A Cidade e As Serras

A Cidade e As Serras Eça de Queiroz

Resenhas - A Cidade e as Serras

Gabi 01/01/2013

O livro é realmente muito bom. Faz várias reflexões sobre costumes da época em que foi escrito e coloca muito bem em contradição a vida de ostentação da cidade e a vida simples do campo. A leitura não é tão fácil e em alguns momentos chega a ser massante, porém me cativou.

Cah Di Lorenzo 05/11/2012

levo a reflexão desse livro pra minha vida, pois mesmo em uma época totalmente diferente da atual o autor retrata o consumismo e a ânsia por novas tecnologias, sendo que isso é totalmente desnecessário para uma vida feliz. a vida não depende de quanto você tem ou o que tem, mas sim o que é como pessoa.
Enquanto Jacinto vivia em Paris, onde o luxo predominava sua alma era vazia, porém quando chega em guiaes é surpreendido pela beleza proporcionada pela natureza, onde tudo é espontâneo e avança na medida certa.

Weslley 10/10/2012

Mãããe, me leva para as Serras
SURPRESA. Foi o que senti ao ler o livro. Pelos tantos comentários negativos que ouvi antes de ler o livro, fiquei com uma sensação de "leitura obrigada", mas no final valeu muito a pena porque é um ótimo livro. Estava muito desestimulado a ler o livro, ainda mais nos primeiros capítulos, nos quais predominam o Jacinto civilizado, preconceituoso e superficial. Logo de cara não fui com a cara dele. Mas com o passar do tempo, percebi que ele não passava do resultado do que as pesoas o intimavam a ser. Superficial, portanto. Dei muitas risadas com vários episódios, com a festa no 202 e principalmente quando ele "se ferrou" ao chegar em Tormes, logo na estação. Também senti pena do pessimista, tedioso e morto Jacinto mas, com a sua gradativa ressurreição e o acordar para a vida através da natureza, comecei a simpatizar por ele. Claro que a cidade ainda não tinha saído totalmente de dentro dele, e nem saiu, mas a transformação que as Serras proporcionaram em sua vida me tocou tanto que eu fiquei repensando o modo como levo minha vida. A superficialidade, rapidez, preocupações e medos que a cidade proporciona são inexistentes (com algumas exceções) nas Serras, na área rural. Toda essa revolução acerca da vida me deixou com uma vontade louca de experimentar um pouco do que é viver afastado da civilização e felizmente, junto com Zé Fernandes e Jacinto, pude ao menos ter uma noção do quão boa é a vida rural. Mas mesmo assim, não troco a cidade rs!

Anne 06/09/2012

Entediante
Foi decepcionante ler A cidade e as serras. Nem parece o feroz crítico a sociedade Eça de Queiroz. A narrativa é lenta e o enredo não prende a atenção.

Fogui 08/01/2012

Idealismo e Esperança

A Cidade e as Serras.
Eça de Queiroz
Ediouro
21°. edição
1995

É um texto belíssimo, onde Eça resgata valores adormecidos, numa Europa da modernização desenfreada.

Na cidade, é engraçado como o autor trata com humor objetos e situações que se caracterizam pelo moderno e nos mostra, em muitas vezes, a inutilidade de certos objetos considerados, na época, ultramodernos

Já nas Serras tudo muda, os objetos modernos são deixados de lado, e o que é natural impera. E tudo é certo, é encantado, até o amor sincero e puro aparece e fecha com chave de ouro a estória.

ÓTIMO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

ADORO!!!

Kah Moore 21/08/2011

Uma grata surpresa
Não esperava muito desse livro, e estava até meio desanimada para lê-lo. Mas acabou que era uma história inteligentíssima e interessantíssima, com vários pontos que te fazem parar para pensar. Tanto Jacinto e Zé Fernandes são personagens bem construidos, e é interessante ver as mudanças que ambos passam quando se encontram na cidade e quando se encontram no campo. Recomendado, para todos refletirem sobre os exageros do dia-a-dia e o que realmente importa na vida.

Ivens 20/05/2011

Como é dif´cil uma resenha,como é difícil expressar cada sentimento,cada detalhe,cada impressão vivida ao longo de uma leitura.Ema a cidade e as Serras tive a vontade de morar no interior,ter uma vida bucolica e lirica.Não me agradou o fato de Jacinto ser trilharadario fazer tudo o que quiser,o que deixa a historia menos rica pela falta de limites do personagem.Zé Fernandes se mostrou um bom narrador,ainda que sem sal nem açucar.A compraração entre a cidade e a a serra se msotrou rica,ainda que maniqueista.Mas o livro merece muitos méritos por nos fazer sentir a pureza na vida campo,ainda que para isso desqualifique a vida urbana.RECOMENDO

Bruna 06/02/2011

Terminei A Cidade e as Serras neste momento e, agora posso dizer com certeza, é muito maçante.

A história é muito boa e, durante a leitura, fui surpreendida pelo desejo de ir para o campo, andar a cavalo, plantar árvores... - essas coisas fazem com que eu dê duas estrelas ao livro, ao invés de uma apenas.

Ainda assim, como relatei no histórico de leitura, lutei contra o desejo de abandonar o livro a cada página. Se não fosse pelo vestibular, eu teria feito isso - me sentia entediada, me distraía facilmente enquanto lia. Não raro, arrumei desculpas para continuar mais tarde...

No final das contas, vale a pena ler, mas é preciso paciência.
Rah 08/01/2014minha estante
Faço minhas as suas palavras!

Edilene.Stefany 23/09/2023minha estante
Só li a mais pura verdade.

Loni 03/12/2010

Personagens adoráveis, enredo bem estruturado, linguagem elaborada e ainda assim atraente e acessível a sua maneira. Excelente sátira ao cientificismo e à tecnocracia despropositados, me conquistou ao longo da leitura. Em se tratando de uma obra tão aclamada, dizer mais seria redundância.

Gábi 19/06/2010

Clássico divertido
Dos clássicos da literatura, confesso que não gosto muito. A cidade e as serras, no entanto, é uma exceção - é bem-humorado, um pouco mais leve, e o tempo todo leva à reflexão.

Taga 16/06/2010

Eça reproduziu em Jacinto toda uma nação que data desde o século XIX até os dias de hoje. A eterna busca pela felicidade é muito bem retratada na Equação Metafísica de Jacinto, tomada por muitos como uma ideologia de vida sem o saberem. De tão apegados que estamos ao consumismo ditado pelo capitalismo ao qual estamos cercados, achamos que tudo podemos através da tecnologia, inclusive sermos felizes pelo uso de aparatos modernos.

O livro é de uma leitura díficil, monótona e detalhista, mas possui uma crítica muito interessante que é muito bem representada pelo narrador-personagem Zé Fernandes que irnozina o tempo todo a vida supérflua nas Cidades.

Viih 03/06/2010

MTO CHATO. bleh @_@ o autor parece q escreve em grego, e a história não flui.

Gláucia 11/04/2010

Singelo
Retrata os diferentes estilos de vida, rural e urbano, da Portugal do século XIX, através de personagens bem interessantes. Chega a ser bastante divertido e singelo.