A Cidade e As Serras

A Cidade e As Serras Eça de Queiroz

Resenhas - A Cidade e as Serras

Hi 03/02/2010

Leitura dificil mas digna de entendimento
Esse livro já cheguei a ler umas duas vezes por não te-lo entendido, por conta dos tantos detalhes que o narrador fala. Porém, num belo dia, no ano em que eu namorava escondido ainda com o Edu, nós marcamos de ir no teatro assistir a peça "As Cidades e as Serras". Aquele dia foi emocionante, tanto estar com o Edu ali quanto a peça de teatro. Primeiro as luzes se apagam e Ze Fernandes começa a narrar a história de Jacinto. Paris, sec. XVIII, cidade agitada e moderna, a civilização urbana. Zé Fernandes e Jacinto e são amigos. Jacinto é um louco por modernidades, ama o urbanismo. Até que um dia resolve ir para Tormes com Ze Fernades. Tormes era uma cidade do interior, onde tudo era difernte da cidade. A principio Jacinto nao gostou. Ate que um certo dia voltando para Tormes descobre que a vida no campo é melhor que na cidade e la decide ficar, futuramente casando e tendo um filho. Ja Ze fernandes fica na cidade mesmo, onde era seu lugar e lá passa toda sua vida solitaria. Depois que vi o teatro, li o lvro novamente e finalmente entendi. Muito bom. Nem todos os livros da Fuvest são chatos heheh

Nath Nakaishi 17/09/2009

Achei um livro muito bom. Mesmo naquela época já se pensava sobre o que realmente é a felicidade. Não gostei muito da personagem Zé Fernandes, achei muito sem sal e sem açúcar.
Mais a história em si é muito interessante. Viver toda uma vida achando que ela é plena e por acidente descobrir que a felicidade tem outras formas.
Não é meu tipo preferido, mas eu gostei.

Cesar AS 21/07/2009

Putz grila. Li duas páginas e larguei de lado. Linguagem complicada, nada de seqssualedade...
Nath Nakaishi 13/12/2010minha estante
Rrsrs... mas é bom ler outros temas, pra variar, comparar e aprender coisas novas ;D

egoista 18/07/2009

Abandonei
Parei faltando poucas páginas para o final e não tive a mínima curiosidade de continuar.

Sudan 11/07/2009

A cidade e as serras
Eça de Queiroz, considerado o maior romancista de seu país, inaugurou o Realismo em Portugal. O conjunto de sua obra, incluindo artigos e cartas, traça um panorama crítico da cultura e dos programas sociais e políticos de seu tempo. Seu estilo, que modernizou a prosa portuguesa, é límpido e preciso, e seu tom, cáustico e mordaz, desnuda os vícios da sociedade portuguesa do fim do século XIX. A Cidade e as Serras é uma deliciosa sátira dos progressos ainda canhestros doA Cidade e as Serras é uma deliciosa sátira dos progressos ainda canhestros dos tempos modernos e reencontro do romancista com a paisagem de sua meninice. Vê-se também aí, no jogo dos contrastes, o apego nostálgico à essencialidade honesta da vida ainda natural e limpa do interior.

Mi 26/03/2009

O livro é um pouco cansativo no ínício, mas se você continuar, aos poucos ele vai ficando melhor e até divertido!

Beatriz Almeida 29/01/2009

As tristezas e alegrias de um homem e seus pesares até encontrar a verdadeira felicidade. Sentimentos que todos nós sentimos.

AlêPeriard 25/01/2009

Amor a terra, é um dos temas desse livro maravilhoso de Eça de Queiróz. Escrito com inteligência, bom humor e ironia é uma ótima dica de leitura.

Eu já li duas vezes.

Rafa.! 14/01/2009

Sinceramente axei o livro um pouco sem sal, um pouco parado. Ate o oitavo capitulo o livro fka mtu na msm, mtu descritivo. Depois disso ele muda e ateh melhora um pouco, mas nada de mais. A linguagem do livro nao atrapalha a leitura, porem tampouco a deixa agradavel.
Mas axo que por ser um livro muito importante para a literatura portuguesa e brasileira, vale a experiencia.