A Cidade e as Serras

A Cidade e as Serras Eça de Queiroz




Resenhas - A Cidade e as Serras


159 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11


Isa yumi 26/04/2021

A mensagem por trás do livro reflete até hoje na sociedade. Eça realmente fez um bom trabalho interpretando essa nova realidade. No entanto, a linguagem pode ser um pouco complicada e cansativa (o que, não duvido de ser proposital).
comentários(0)comente



Mylena 13/05/2021

Livro essencial pra fuvest.
É um livro muito bom que mostra o início da contemporaneidade. O chuveiro elétrico, a estante de livros, o elevador, a privada;
Passa-se no século XVIII em Portugal, o personagem Jacito é um homem rico que possui essas modernidades, embora isso não o faça feliz. Seu assistente relata as suas melancolias, e preocupa-se de ver o seu Gran Príncipe infeliz.
Faz-se uma comparação de quanto o homem vivia na serras e agora na cidade. Apesar de o homem possuir tantas coisas, nem sempre isso o fará feliz.
comentários(0)comente



florescerdaleitura 03/08/2021

Muito bom.
Gostei muito de ler até o capitulo 9, depois eu não consegui fluir muito bem na leitura.
Gostei muito da escrita e do enredo. Mas acho que poderia ter um final melhor.
comentários(0)comente



Catarine Heiter 30/12/2021

Minha primeira experiência lendo Eça de Queiroz e posso dizer que não vejo a hora de continuar explorando a sua obra! Não posso negar o abalo inicial ao me deparar com uma escrita mais rebuscada, mas em poucas páginas já me sentia extremamente familiarizada com esta narrativa! O humor é o ponto alto do autor nesta obra, ao apresentar os dois extremos vivenciados por Jacinto: uma vida urbana exageradamente tecnológica e uma vida rural simples conectada com os anseios mais profundos da alma. Futilidade, exagero e tédio marcam, a longo prazo, a vida do personagem em Paris e uma reviravolta da vida o leva a repensar (e vivenciar) os valores da vida nas serras. Uma obra que traz elementos críticos muito fortes e que marca uma reconciliação do autor com seu país, na figura não mais do ‘rural atrasado’, mas sim do ‘que carrega em si o que no fim é o que importa’.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL2021, na categoria Mais de 2 anos na estante
comentários(0)comente



Garota Escapista 06/01/2022

"A Cidade e as Serras" é um livro escrito por Eça de Queirós. Publicado postumamente, conta a história de Jacinto pelos olhos do seu amigo, Zé Fernandes.
Cercado por todas facilidades e conhecimentos da época, Jacinto já não sentia mais prazer pela vida parisiense. Um dia, quando problemas o fazem ir para Tormes, sua terra natal, ele começa mudar a visão que tinha da serra e também de si mesmo.

Achei o início da leitura lento, mas depois ela avançou rapidamente. Foi bom conhecer a escrita do Eça.
Esse livro não figura entre meus favoritos, porque ainda pretendo ler outras obras do autor.

Mais resenhas em @garotaescapista
comentários(0)comente



Marconi Moura 08/01/2022

7,0
Uma pequena história de crítica à civilização moderna,  no estilo realista do final do século 19 e início do século 20. Tem boas pitadas de ironia e elementos históricos/culturais interessantes. Leitura agradável, mas a meu ver, com pouca complexidade.
comentários(0)comente



Giovanna 25/02/2022

Me apaixonei pela vida do campo
Gostei muito do desenvolvimento, me apaixonei pela vida do campo. Aprendi a valorizar mais as coisas simples da vida.
Demorei a entender um pouco o vocabulário por ser ainda novo para mim, e por conta disso demorei para finalizar a leitura.
Achei os personagens principais muito bem desenvolvidos.
Refleti bastante e o livro me deu uma nova perspectiva sobre a "cidade grande".
Super indico.
comentários(0)comente



Diogo 14/03/2022

Bucólico
Eu amei A cidade e as serras!
Eça é pungente, lírico, irônico, crítico. Tece sua história de maneira simples e elegante, divertida e com belas descrições bucólicas. O tema é interessante, pitoresco. Que leitura agradável!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Betânia 28/06/2022

A cidade e as serras
O livro destaca os contrastes da vida na cidade e da vida no campo. Faz o leitor refletir com uma história simples, agradável e com uma boa crítica sobre o ser humano e a busca pela felicidade.
comentários(0)comente



Juca Fardin 28/07/2022

Festa da Língua Portuguesa
Que escrita, que técnica, que festa!!!! Para aqueles que apreciam clássicos de grande arte!!!! Eça é monstruosamente um grande escritor. Quero, agora, ler tudo dele, inclusive ir a Tormes.
comentários(0)comente



Bernal 24/08/2022

Chato, mas necessário
Este livro foi uma tentativa de reconciliação do autor com seu país, lugar que tanto alfinetou ao longo de suas obras, por isso é possível sentir um tom nostálgico em muitos momentos. Foi meu primeiro contato com Eça, cuja escrita rebuscada não achei nada fácil de lidar. Mas, independente desta experiência, é inegável o peso deste clássico. Recomendo! 

Resenha completa no IG @be.thereader
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ney Santos 26/10/2022

E, assim como todos os livros clássicos, essa é uma obra atemporal!
.
Uma leitura agradável e que nos faz refletir, com críticas ao modo "consumista" de viver das sociedades das cidades (incorporada por Paris), em contrapartida ao "viver somente com o necessário" dos habitantes do campo (as serras portuguesas).
.
O que Eça faz, nesta obra póstuma, é contrapor a vida na cidade e a vida no campo, e mostrar seus defeitos e suas qualidades através da vida do personagem Jacinto.
.
comentários(0)comente



159 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR