O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Sávio Samuel J.C 10/09/2023

Resenha Crítica do livro o Santo e a Porca
"O Santo e a Porca" é uma obra de teatro escrita por Ariano Suassuna que mergulha profundamente no universo da comédia e da sátira social. Publicada em 1957, a peça se passa no sertão nordestino do Brasil e gira em torno da família de Euricão Árabe, um homem avarento e supersticioso que acredita que uma porca possui poderes divinos.
Em resumo, "O Santo e a Porca" é uma peça teatral que oferece uma crítica social afiada, usando a comédia e a sátira para expor os vícios humanos. Embora possa não ser do agrado de todos devido ao seu estilo específico e contexto regional, é uma obra que continua a ser relevante para quem busca uma análise humorística e crítica da sociedade.
Uma das características mais marcantes desta obra são os personagens caricatos e exagerados, que funcionam como representações extremas de vícios humanos como ganância, hipocrisia religiosa e moralidade duvidosa. A porca, objeto de adoração de Euricão, simboliza a obsessão humana por interesses pessoais, enquanto os demais personagens orbitam ao redor desse absurdo culto.
A peça também utiliza o regionalismo da linguagem e do contexto nordestino para enriquecer a narrativa, proporcionando um sabor autêntico à história. O humor ácido e o tom satírico permeiam toda a trama, provocando risos e reflexão sobre a sociedade e seus valores.
Particularmente eu recomendaria a leitura, pois é bem divertida e diferente, além de passar no Nordeste, algo que me familiarizei bastante.

Aquires0 08/09/2023

Mais um de Ariano Suassuna que foi um acerto gigantesco!
Um livro sobre solidão, sobre escolhas, mentiras e com personagens variados bem interessantes.
A história é legal, engraçada e triste ao mesmo tempo.

Barbara1444 07/09/2023

Divertido
Muito divertido, tudo q Ariano Suassuna representava está neste livro. Quando lemos somos transportados a outros tempos e costumes, que hoje parecem absurdos, mas que eram a realidade da época.

Paula823 04/09/2023

Resenha do Livro “O Santo e a Porca” do Autor Ariano Suassuna.

A narrativa retrata a história de Euricão Árabe, um velho avarento e muito devoto de Santo Antônio, ele esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito desconfiado Eurico acha que todos querem roubar sua porca, até um estupor paranoico lhe assolar.

Com referências do cordel, e separado em três atos, traz uma trama cômica, com menções do divino e do profano, bem como segredos, romances, e muita confusão. O livro é leve e tem uma leitura rápida, é incrivelmente maravilhoso, que nos encanta com um enredo simples e surpreendente.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Moyses5 01/09/2023

É um livro muito bom, meu primeiro contato com um livro do ariano e é um ótimo livros, leitura fácil, poucas páginas, você sente que consegue ler em poucas horas, mas acho que é um livro que recomendo para quem não tem
O abito da leitura

Thais645 31/08/2023

"Mas agora sei novamente que posso morrer, estou novamente colocado diante da morte e de todos os absurdos, nesta terra a que cheguei como estrangeiro e como estrangeiro vou deixar. Mas minha condição não é pior nem melhor do que a de vocês. Se isso aconteceu comigo, pode acontecer com todos, e se aconteceu uma vez pode acontecer a qualquer instante."

JAssica.Leituras 29/08/2023

Leitura rápida. Gostei muito da personagem Caroba. E mesmo sabendo o desfecho final da porquinha, achei a história bem engraçado.

Gabygab 27/08/2023

O SANTO E A PORCA.
Que livro bom,ele é cômico e dramático na medida certa.
E fazer você refletir,se dinheiro é realmente tudo que importa?
Para seu eurição/Eurico seu dinheiro vem acima de tudo e todos.
Sua ganância era tanta que em todo momento do livro tentava tirar dinheiro de alguém,e por causa disso acabou no final se dando mal,enquanto todos os casais da trama se casam,seu eurição descobri que seu dinheiro,que junto durante anos,já não tem mais valor.
Enquanto Todos estão felizes,seu eurição se lamenta e culpa Santo Antônio por sua falta de sorte,No fim acabou sozinho com a porca,agr sem dinheiro.
A trama girar em torno da porca,o medo de seu eurição de ser roubado,sua fé em santo Antônio,e dos casamentos que acontecem.

Eu gostei muito do livro,e gostaria muito de pode ver a peça de teatro,que deve ser incrível.
Foi o meu primeiro livro do autor Ariano sussana,e eu adorei o jeito dele de escrever,gostei tanto que quero ler outro livros dele,como por exemplo o auto da compadecida.

Natali Pacheco 25/08/2023

Muito bom!
Foi meu primeiro contato com a escrita do autor. Gostei demaissss e praticamente devorei o livro! Muito divertido e não dá vontade de parar de ler.

MannoelGR 12/09/2023minha estante
Comentário sobre o ato 3 do livro "O Santo e a Porca"
Nesse ato, há a conclusão da história. Achei que houveram alguns momentos de tensão (principalmente quando Pinhão "trai" Caroba) e que o destino do personagem Euricão foi triste, porém justo.

MannoelGR 12/09/2023minha estante
Comentários sobre os atos 1 e 2 do livro "O Santo e a Porca"
1 ato: No início de primeiro ato, achei a apresentação e diálogos dos personagens um pouco confusos, pois devido às manipulações da personagem Caroba, a compreensão da narrativa fica mais complicada, porém achei a leitura agradável quando comecei a entender a história.

2 ato: Achei o segundo ato bem mais fácil de se entender pois eu já havia entendido a dinâmica entre os personagens e suas intenções.

Nanda_li 22/08/2023

Genialidade de Suassuna
Após a experiência incrível de ler O Auto da Compadecida, resolvi pegar mais uma peça teatral de Suassuna para ler. O estilo, a construção dos personagens, as histórias, tudo é viciante em Suassuna. Essa é mais uma obra na qual o autor deixa clara sua genialidade.
Essa história poderia tranquilamente ser mais uma parte da história, como se fosse um outro núcleo, passada em Taperoá. Podia facilmente, na mesma história, ter o núcleo de Chico e João Grilo e o núcleo de Seu Euricão e a porca.
Adorei o livro! Leitura fácil e rápida!!!

moacircaetano 11/08/2023

Meu primeiro Suassuna, não li sequer o Auto da Compadecida, grande expectativa... achei bem mais ou menos.

Pietrus.caue 07/08/2023

Santo e a porca
Ariano Vilar Suassuna OMC (João Pessoa, 16 de junho de 1927 ? Recife, 23 de julho de 2014) foi um intelectual, escritor, filósofo, teórico da arte, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, artista plástico, professor, advogado e palestrante brasileiro.

O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor paraibano Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, é "uma imitação nordestina" da peça Aulularia, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto.

A peça O Santo e a Porca representa a manifestação da cultura nordestina.O tema gira em torno da avareza, em que o personagem principal Euricão Árabe, é um velho avarento e de devoto de santo Antônio no qual guarda toda a sua econômia na porca de madeira e pensa que vai perder todo o dinheiro que está guardado nela. No início, Eurico recebeu Pinhão em sua casa, que trazia uma carta de seu padrão Eudoro Vicente. E começou a rogar ao santo Antônio. Tanto medo devia-se à fortuna que escondia dentro de uma porca de madeira herdada de seu bisavô. No meio, ao ver que sua porca corre risco, ele chega a desacreditar no santo. O personagem está sempre entre o divino e o material fazendo uma confusão entre ambos. No final, Pinhão pegou a porca no socavão e a levava para o quarto. Uma discussão se inícia, Pinhão e Caroba saem do quarto. Depois Eudoro e Benona saem também. Os três casais que de repente estão juntos e felizes menos Euricão lamentando a perda da porca que sumiu. Pinhão disse que entregava a porca em troca dos vinte contos de réis que Eurico pegou emprestado com Eudoro, o homem acabou por aceitar. Mas assim que teve a porca de volta descobriu que o dinheiro contido nela já tinha sido recolhido e não valia mais nada ficou apenas com o santo Antônio.

Sim recomendaria, porque é um livro que tem muito sobre a cultura do interior nordestino. E a obra fala sobre algumas coisas que no passado era normal se acontecer no cotidiano das pessoas.