O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

CarlosJA 11/09/2023

Informações sobre o livro e autor: O Santo e a Porca é uma peça teatral, do
gênero comédia, escrita em 1957 por Ariano Suassuna.

O livro conta a história de Eurico que esconde uma porca com dinheiro, é extremamente religioso e devoto de Santo Antônio. Eurico é muito cuidadoso com esta porca e acha que todos querem roubá-la.

Sim, pois é um livro legal, com uma leitura fluida e fácil de entender.

Solano.gabriel 11/09/2023

Informações do livro:O livro santo e a porca feito no ano de 1957 pelo autor Ariano Suassuna, paraibano considerado um dos maiores escritores do Brasil traz em 3 atos todas as características do movimento armorial.
História bastante interessante, pelo qual conta a história de Eurico um homem bastante avarento, que guardava todas as suas riquezas em uma porca de madeira, porca essa que foi guardada a sete chaves por ele durante todo o livro.
Recomendo muito, pois é uma obra bastante interessante, com uma leitura gostosa de se ler e que te mantém facilmente ligado no enredo contado pelo livro

João GuilhermeJA 11/09/2023

O livro O Santo e a Porca escrito por Ariano Suassuna, traz um estilo puxado para o Nordeste. Vale ressaltar que o livro apresenta uma história bastante interessante, tendo uma história sendo retratada em torno de Eurico e sua porca de madeira.

Como tinha dito anteriormente, Eurico se torna o protagonista da história, tendo sua filha Margarida entre outros personagens. Que depois de várias confusões termina Eurico sozinho, Caroba e Pinhão, Benona e Eudoro e Por fim Margarida e Dodó

No final, achei uma leitura engraçada e interessante, pois como um morador nordestino, o livro representa muito do linguajar que presenciamos, da crença, pois no nordeste, apresenta um alto índice de pessoas devotas de algum santo, e na minha opinião, eu recomendaria a leitura do livro, tanto para se descontrair, tanto para ter uma visão mais abrangente da cultura nordestina.

MFAGð¤ 11/09/2023

O Santo e a Porca - Resenha
Informações sobre o livro e o autor

"O Santo e a Porca" é uma comédia teatral escrita pelo renomado autor brasileiro Ariano Suassuna. Suassuna, nascido em 1927 e falecido em 2014, foi um dos mais influentes dramaturgos, romancistas e poetas do Brasil. Ele é conhecido por suas obras que exploram as raízes culturais do Nordeste brasileiro e frequentemente misturam elementos do folclore e da comédia.

Breve resumo sobre a história

A trama se desenrola em uma típica casa de uma família nordestina, onde as relações familiares, os segredos e as ambições são explorados de maneira satírica e bem-humorada. O enredo central gira em torno da personagem Euricão, um homem idoso que mantém a sua fortuna escondida em uma porca de madeira, acreditando que isso o protegerá de pessoas gananciosas e interesseiras.

A obra é rica em ironia e sátira social, abordando temas como ganância, hipocrisia e a relação entre a religião e a moralidade. O personagem do "Santo" é uma figura que faz uso da fé para atingir seus objetivos pessoais, adicionando uma dimensão crítica à peça.

Opinião sobre a obra

Recomendo definitivamente a leitura ou a apreciação da peça teatral. Ela oferece uma visão única da cultura nordestina do Brasil, ao mesmo tempo em que proporciona momentos de diversão e reflexão. É uma leitura enriquecedora tanto para aqueles que buscam entretenimento quanto para os interessados na riqueza da literatura brasileira.

Portanto, minha recomendação é sim. Eu recomendo demais a leitura de "O Santo e a Porca" pois proporciona uma experiência literária incrível e é uma peça teatral que merece ser apreciada tanto no papel quanto nos palcos.

Julia2CA 11/09/2023

O santo e A porca
Informações sobre o livro e o autor da obra:
O santo e A porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita por Ariano Suassuna, em 1957. É uma comédia dividida em três atos, aproxima-se da literatura de cordel.

Resumo do livro:
?A obra tem como personagem principal Eurico, um homem avarento, devoto de Santo Antônio, guarda dinheiro em sua porca. O principal enredo foi a carta enviada por Eudoro, dizendo-lhe que tomaria seu maior tesoura. Que o deixa aprensivo, achando que referia-se à sua porca, quando queria pedir a mão de sua filha. Enquanto isso, Caroba (funcionária de Eurico) se aproveita da situação para conseguir dinheiro e casar-se com Pinhão.

Minha opinião sobre a obra:
Recomendaria sim a leitura, além de apresentar diversas críticas sociais, consegue ser uma leitura gostosa, leve e nem um pouco cansativa.

Miguel.UchAa 11/09/2023

Resenha
Sobre a obra:O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor Ariano Suassuna (dramaturgo, poeta, escritor, romancista) em 1957, abordando o tema da avareza.
Ariano é paraibano, nasceu em João pessoa em 1927 e faleceu em recife, no ano de 2014.

Primeira obra que leio de Ariano Suassuna e adorei. Indico esta leitura para todas as idades, pois a leitura é muito leve, não muito longa, o livro é organizado em falas, tornando mais fácil a leitura. A obra é muito engraçado e os personagens são muito carismáticos, tornando a leitura muito boa.
O livro fala sobre Euricão, um senhor obcecado pela sua porca de madeira e faz de tudo pra a proteger, pensando que todos querem a roubar, ao longo da obra, essa relação dele com a porca vai se desenvolvendo.

GianJA 10/09/2023

Resenha O Santo e a Porca
O livro O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, nascido em João Pessoa, trás uma história que tem como protagonista um velho avarento que só se importa com o dinheiro.

Nela, é contada a trama de romances encobertos em sua família, coincidentemente a seu ciúmes excessivo diante de sua porca de madeira. O livro escrito em formato de peça, além de ter tom bastante humorístico também é capaz de mostrar uma reflexão diante do dinheiro, por meio da situação de Euricão. A obra é finalizada com a situação de solidão do personagem principal e seu pensamento reflexivo diante do sentido de sua vida enquanto conversa com Santo Antônio.

O livro é muito bom, ainda mais por ter sido a minha primeira leitura a uma obra de Ariano Suassuna, recomendo pois é uma obra que lém de trazer reflexões importantes para a vida é bastante engraçada e leve de se ler.