O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Theus16y 12/09/2023

Teatro em palavras
Recomendo bastante esse livro para quem gosta de um estilo de teatro mais voltado para comédia e romance, ele tem uma leitura rápida e bem fácil de se interpretar. Tanto que para quem é iniciante na leitura, pode se lê o santo e a porca para e treinando a mente na literatura.

Ana Rosa 12/09/2023

Em primeira análise, Membro da academia brasileira de letras o autor, Ariano Suassuna paraibano nascido em 1927 alto, adora futebol, e mestre de contar histórias onde todas as suas obras são nosdernistas universais e brasileiras, marcadas de romances, etc.
A peça o santo e a porca marca as tradições do nordeste, culturas, falas, gírias e uma ótima lição de vida que todas as pessoas deveriam levar para o resto da vida, inclusive seu Euricão!

Em segunda análise, a peça traz a história de uma porca, que para um dos personagens era sua maior riqueza, onde para ele , sem esse objeto na significa para ele. O personagem citado tem uma filha, que fica em segundo lugar como prioridade.
Personagens ao tentarem fazer casamentos decidem preparar um jantar para melhor entretenimento, porém acabou em uma grande confusão, chegando a brigas de tapas, xingamentos, etc. Ao final, o dono da porca consegue refletir durante toda a peça, seu comportamento e aprender uma boa lição.
Em terceira análise, indico sim o livro!
Primeiro que é bastante engraçado, toda a discussão que há entre nordestino, e segundo que para aqueles que possuem ganância em dinheiro, "amarrado" e não consegue enxergar quem são suas prioridades. O livro não termina em um final feliz, e é importante pessoas verem que nem sempre a vida termina em um final feliz.

Allicya.Medeiros 12/09/2023

O santo e a porca- Resenha
Ariano Suassuna foi um poeta, autor, dramaturgo, romancista e artista plástico nascido na Paraíba, em 1927 mas faleceu em Recife em 2013 onde ele morava desde os 15 anos. Sua primeira história publicada em 1947 (Uma mulher vestida de sol) foi um sucesso, ele adquiriu nome nacional e internacional através do Auto da Compadecida, entre outras obras. Suas histórias nascem a partir do Nordeste e do sertão, por isso são consideradas universais. A peça O Santo e a porca, foi escrita em Novembro de 1957 com o gênero comédia, abordando o tema sobre avareza.
Essa peça gira em torno da avareza do personagem principal, Euricão Árabe, que é um velho avarento e devoto de Santo Antônio o qual ele confia para proteger a porca de madeira, onde ele guarda todo o seu dinheiro e pensa que vai perdê-la a todo momento da peça.
É uma leitura boa, leve, divertida e rápida. Indico ler pois acho que a mensagem que a peça busca passar, ela consegue. Sendo de uma forma legal de se entender, apesar de não ser o final que todos esperam é o final ideal para essa peça. Gostei da leitura.

Majú Maia 12/09/2023

Resenha: O santo e a porca
O santo e a porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor paraibano Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, é "uma imitação nordestina" da peça Aulularia, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto.

Ariano Suassuna (1927- 2014) foi um escritor brasileiro.Sua obra reúne, além da capacidade imaginativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino.Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira n.º 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira n.º 35 da Academia Paraibana de Letras.

A história conta um pouca da vida e história de um senhor,Euricão, que possui uma porca,para ele,muito valiosa. Desse modo,para protegê-la, ele recorreu à Santo Antônio,do qual ele era devoto,apesar de se mostrar um tanto duvidosa em alguns momentos. Além de Euricão,tamb8ém existem outros personagens,como Dodó,Caroba,Margarida,Benona,Eudoro e Pinhão. Desses,Caroba é a que possui mais destaque,justamente por sua inteligência e poder de manipulação, ela elabora um plano,a fim de conseguir unir os casais da narrativa. Ao longo da narrativa,muitas revelações e confusões ocorrem,o que garante a comédia da peça.

Eu recomendo sim a obra,pois é muito divertida e descontraída,mesmo confundindo o leitor algumas vezes. Mas,não só de diversão ela é feita,afinal,também apresenta alguns percausos vivenciados pelos sertanejos. Por isso,creio que é uma obra muito boa.

Ivison.LucasJA 11/09/2023

Informações livro e autor: O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. É uma comédia em três atos. Aproximando-se da literatura de cordel
Breve resumo da história: A história gira em torno de Eurico um rapaz com forte crença espiritual em Santo Antônio e um grande apego a sua porca que guardava dinheiro toda a história do livro se desenvolverá neste sentido.
Sua opinião sobre o livro: sim, para aqueles que gostaram do filme o auto da compadecida gostaria da ótima leitura que é o livro a Santa é a Porca