O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

moacircaetano 11/08/2023

Meu primeiro Suassuna, não li sequer o Auto da Compadecida, grande expectativa... achei bem mais ou menos.

Pietrus.caue 07/08/2023

Santo e a porca
Ariano Vilar Suassuna OMC (João Pessoa, 16 de junho de 1927 ? Recife, 23 de julho de 2014) foi um intelectual, escritor, filósofo, teórico da arte, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, artista plástico, professor, advogado e palestrante brasileiro.

O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor paraibano Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, é "uma imitação nordestina" da peça Aulularia, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto.

A peça O Santo e a Porca representa a manifestação da cultura nordestina.O tema gira em torno da avareza, em que o personagem principal Euricão Árabe, é um velho avarento e de devoto de santo Antônio no qual guarda toda a sua econômia na porca de madeira e pensa que vai perder todo o dinheiro que está guardado nela. No início, Eurico recebeu Pinhão em sua casa, que trazia uma carta de seu padrão Eudoro Vicente. E começou a rogar ao santo Antônio. Tanto medo devia-se à fortuna que escondia dentro de uma porca de madeira herdada de seu bisavô. No meio, ao ver que sua porca corre risco, ele chega a desacreditar no santo. O personagem está sempre entre o divino e o material fazendo uma confusão entre ambos. No final, Pinhão pegou a porca no socavão e a levava para o quarto. Uma discussão se inícia, Pinhão e Caroba saem do quarto. Depois Eudoro e Benona saem também. Os três casais que de repente estão juntos e felizes menos Euricão lamentando a perda da porca que sumiu. Pinhão disse que entregava a porca em troca dos vinte contos de réis que Eurico pegou emprestado com Eudoro, o homem acabou por aceitar. Mas assim que teve a porca de volta descobriu que o dinheiro contido nela já tinha sido recolhido e não valia mais nada ficou apenas com o santo Antônio.

Sim recomendaria, porque é um livro que tem muito sobre a cultura do interior nordestino. E a obra fala sobre algumas coisas que no passado era normal se acontecer no cotidiano das pessoas.
Mara 14/09/2023minha estante
ok

Mara 14/09/2023minha estante
ok

Murilo JA 07/08/2023

O Santo é A Porca
O livro se retrata de uma obra muito boa e bastante parecida com o filme O Auto da Compadecida pois relata o aparecimento de uma porca que avia dinheiro guardado, isso me chamou bastante atenção devido relatar nas duas obras mas outras curiosidades são que os personagens tem uma fé muito religiosa em Santos. o livro Santa é A Porca também se retrata em uma peça de teatro e o livro a qual foi escrito está em forma de peça teatral. E um livro de bastante qualidade e super indico a leitura.

Cristiane 06/08/2023

Uma peça leve e divertida.
No geral eu gostei, mas achei que o final merecia ser um pouco mais elaborado, porque durante toda a peça a gente já imagina qual é o final, e aí ele chega e só passa, nada mais. Mas foi uma boa leitura, gostei.

Pedro 03/08/2023

Mais um delicioso livro de Ariano Suassuna. Engraçado, oportuniza bons risos e tem uma leitura incrivelmente fluida

Renata Rocha 02/08/2023

Mais um livro lido do ariano suassuna, neste livro tive mais facilidade de acompanhar, trata - se de uma leitura rápida e bem leve mas que também te leva a refletir sobre os valores das coisas e no que você se apega, mais uma vez consigo perceber a semelhança entre as obras do autor, ele tem uma escrita bem característica dele e isso é visivel em suas obras.

Bianca.Drewnowski 27/07/2023

10/10
Se eu tivesse 10% da perspicácia da Caroba eu tava feita na vida. Livro excelente. Só uma mente de titânio pra montar um enredo desses. Li por indicação do podcast Suposta leitura. Recomendo também, vale muito a pena!

Ana 26/07/2023

Ok
É uma leitura tranquila ainda mais por ser uma peça.
Mas a história acaba sendo muito curta pra vc se apegar com algum personagem, não que esse seja objetivo do livro, mas gosto de conhecer mais as pessoas que participam da história

Mega.Master 23/07/2023

Ah, fazer o que? é uma ótima peça.
Uma ótima peça e também uma ótima história se você quiser ler ela ao invés de assistir. É fácil de acompanhar, engraçada e muito bem feita.
Arrasou, Ariano Suassuna.

Juliana 18/07/2023

A história é em forma de uma peça. Mas é bem fluida e super fácil de entender. É o meu segundo livro do autor e com certeza esse é o meu favorito.

Evva_sec 18/07/2023

Muito bom!
Não tem como ficar imune a essa confusão hilária criada por Ariano Suassuna.

A história é divertida e gostaria muito de ter a oportunidade de assistir uma montagem dessa peça tão divertida.

Para quem gosta de teatro, dia a dica de uma leitura leve e rápida

Dezwith (Capítulo 18) 16/07/2023

Caricaturas de Personas do Sertão
O avarento. A esperta (ao melhor estilo João Grilo). A donzela. A Moça Velha. O filho rebelde. O Coronel. O raparigueiro.

O Santo e a Porca, mesmo sendo uma peça curta, tem de tudo um pouco. Diálogos engenhosos em tempo e espaço reduzidos fazem com que a leitura seja super fluida e dinâmica, diferente do que ocorre em algumas peças de teatro clássicas.

Super recomendo para todos os públicos (da criança ao idoso).

Julia de marte 11/07/2023

A Porta? A Porca
Li junto com alguns dos meus amigos do curso de teatro, a gente decidiu fazer essas reuniões para lermos algumas obras dramaturgicas contemporâneas Brasileiras, tudo isso para complementar nossa experiência teatral. E essa foi a primeira obra que lemos, e eu só tenho a dizer que foi extremamente engraçado essa experiência, eu amei! O Santo e A Porca superou minhas expectativas, os personagens são muito bem construídos, a leitura é gostosa de se ler, gostei especialmente porque senti a commedia dell arte bem presente, o texto é genial! Cara... Ariano Suassuna já tem o meu coração todinho.

Bruno 10/07/2023

INCRIVEL
O livro é um roteiro de teatro, por tanto nao há grande descrição da cena e tem basicamente um cenário, que é a casa em que se passa história. De maneira geral, o livro é >perfeito