O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Alex.Santos 07/07/2023

Uma leitura leve e divertida que nos faz dar várias risadas com as situações e atrapalhadas do avarento Euricão, gostei muito desse livro do grande Ariano .

EduardaCGP 02/07/2023

Leve e divertido
Leitura leve, rápida, muito divertida e, ainda por cima, com ensinamentos.
Escrita cheia de regionalismo, da pra sentir o sertão nordestino gritando. Me rendeu ótimas risadas! Eterno Ariano!

ð¥UNKNOWNð 23/06/2023

Mais uma obra incrível
Foi maravilhoso descobrir Ariano Suassuna, quem fala que autores e autoras nacionais não sabem escrever livros incríveis não leram essa obra de arte, eu recomendo muito, e uma das minhas personagens preferidas foi a Caroba ela deu uma volta em todo mundo kkkk, foi maravilhoso e ainda faz a gente pensar.

Henrique Fendrich 22/06/2023

Divertido livro que me caiu para ler durante o vestibular em 2004. Suassuna realmente sabia como poucos contar uma história popular.

Elvis 11/06/2023

Escolher a porca ou o santo?
Mais uma peça divertidíssima do mestre, com grandes confusões, risadas e safadezas. Contudo, como não poderia deixar de ser, até a peça mais leve do Ariano faz críticas a diversos pontos da sociedade e a posição de ricos e pobres.

Nicole684 10/06/2023

Sinceramente eu não achei que ia ser tão bom kkkk, sou escritora de peças escolares e peguei só pra ter uma leve ideia de como completar uma peça e simplismente comecei a encenar sozinha de tão viciante. Se vc quer uma peça humorística, sem enrolação, com leves suspenses e muita agitação e viciante? O santo e a porca ??

Alguém q lê 08/06/2023

É bom, achei divertidinho
É un livro estilo A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água (de Jorge Amado), por ser divertido, curto, leve, ter personagens super engraçados, ter uma história absurda que ainda sim te prende e conseguir passar uma rápida crítica sobre o jeito de ser das pessoas. Foi a minha primeira vez lendo algo do Ariano, e, mesmo não sendo um livro favoritado ou que eu tenha amado, ainda sim gostei e quero ler mais coisas do autor. Nesse livro, vamos conhecer: Euricão, um senhor super egoísta e religioso que guarda dinheiro em uma porca de madeira, Margarida, filha de Euricão, Dodó, par romântico de Margarida e filho de Eurico, Benona, irmã de Euricão, Eurico, fazendeiro rico, Pinhão, trabalha para Eurico e é par romântico de Caroba e a maioral do livro: Caroba.

A história gira em torno de um núcleo só, então é muito fácil de ler e também se passa em um curto período de tempo. É bem absurda mas é boa para aqueles momentos que você quer ler algo para discontrair e usar como crítica também. No caso, o livro crítica o comportamento de Euricão que só pensa em seu dinheiro e não dá valor as pessoas ao seu redor. Além também de tratar sobre pessoas aproveitadoras como o Euricão o livro tem uma fala ao final que trata brevemente de como os trabalhadores das fazendas são explorados.
Recomendo a leitura da introdução, que foi escrita pelo próprio Ariano. Eu (q posso ter viajado muito) consegui fazer uma ligação do assunto falado com a última fala do livro.

Ana Clarke 02/06/2023

7/10
Nunca tinha lido algo nesse gênero, não sei se chama peça mesmo mas enfim. Eu me decepcionei um pouco porque achei que seria algo tipo O Auto Da Compadecida, mas eu devia ter imaginado que essa daí é insuperável. De longe a história não é tão interessante quanto, mas ainda assim é legal. É uma leitura rapidinha de fazer e é uma boa opção pra quem quer ler algo descontraído.

book4ng3ls 01/06/2023

Seila ne
Passa uma mensagem que a minha mente não conseguiu captar, mas se você ler realmente querendo ler talvez seja melhor

Aline 23/05/2023

Uma confusão maravilhosa
O livro é uma delícia de ler, é rapidinho pois é uma peça de teatro. A história é sobre seu Eurico que guarda uma porca recheada de dinheiro e sua filha margarida que está apaixonada por um filho de um fazendeiro que já foi noivo de sua tia.
Mas daí ele vai pedir a mão da filha, o pai entende que é da irmã e a empregada faz todo um malabarismo pra arrumar três casamentos ( inclusive o dela mesmo).

Leo 22/05/2023

Confusão do início ao fim!
Me senti transportado diretamente ao teatro lendo essa maravilha, com um enredo leve e muito divertido, você nem sente o tempo passar com a leitura.

Maria 17/05/2023

Riso
Um livro de comédia nordestina. Com uma escrita fácil e rápida de ser lida. Que te faz soltar vários risos ao decorrer de cada página. Ele retrata alguns problemas sociais, entre eles a Avareza e a pobreza, podemos ver um problema social na frase " aí a crise, aí a carestia", que é muito repetida ao decorrer do livro. Gostei muito, e indico para quem gosta de livros de comédia.

Manuela 08/05/2023

Ariano Suassuna, um dos maiores autores nacionais e não temos como negar. A forma como se utiliza da cultura popular nordestina para trazer a tona personagens marcantes e histórias repletas de humor e ensinamentos é majestosa.

Escrita simples e ligeira, O santo e a Porca nasce como obra teatral, o livro é lido pelos diálogos dos personagens e a descrição de suas ações no palco.

Uma história sobre avareza, afetos, desencontros e amor. Um recorte da vida de seus personagens, um enredo que se passa em pouquíssimos dias.
Há uma porca, cheia de dinheiro, há uma moça com quem desejam se casar, há desejos e anseios que não se encontram, e há confusão, como nas obras de Suassuna.

juuh ð 29/04/2023

É...
Já começamos pelo fato de eu ter sido obrigada pela escola a ler o livro então já sabemos que não uma leitura q ia me dar ânimo e prazer.
A proposta do livro em si não é ruim, por isso as 2 estrelas, mas por ser um estilo de peça teatral pode ser bem confuso em algumas partes(a maioria) e não ser uma história que me prenda de querer ficar lendo e tals.
Eu tinha abandonado ele no início do "Terceiro Ato" pq não tava mais aguentando os personagens chatos e a enrolação, porém fui obrigada a acabar o livro pra fazer um trabalho então estamos aí.
Duas estrelas pela proposta do livro que em si é boa até(vamos fingir q n é por dó)
Estelaa 29/04/2023minha estante
Não li esse mas li O Auto da Compadecida (obrigada pela escola tbm) e mds q livro ruim. Por ser da msm autora esse deve ser ruim quanto o outro