O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Vini 09/10/2023

Que leitura engraçada. Comecei e terminei a leitura na sala de aula, nas aulas de literatura. É um livro cativante e engraçado, parece muito com o auto da compadecida. Super recomendo essa leitura.

Ana Claudia 08/10/2023

Primeiro livro do Ariano Suassuna que eu leio. Interessante ver como é a escrita dele. Mas a obra não me conquistou.

mariaaacan 06/10/2023

Envolvente, cômico, leve. com muito regionalismo, ariano nos deixa uma lição de vida.
o livro é curto, então dá pra ler rapidinho. vale a pena :)

Lavs 28/09/2023

" Eurição
não criará dificuldade.
Gosta da filha, mas gosta ainda mais de dinheiro!'

!!
Lavs 28/09/2023minha estante
Euricão*

Thais645 23/09/2023

Recomendo super !!!
O livro é muito bom, ele te prende desde a primeira página com sua história e seus personagens super legais e engraçados.
O livro consegue misturar romance, comédia e um pouco de mistério de uma forma criativa e cativante de ler. Ele tem muito mais diálogos, o que deixa a leitura mais fluida e interessante. Recomendo muitoo!!

Gustavo GR 12/09/2023

A obra O Santo e a Porca Ela é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna, um renomado escritor e dramaturgo brasileiro. A peça foi escrita em 1957 e é uma comédia que mistura elementos da cultura nordestina com críticas sociais.

O livro "O Santo e a Porca" passa-se no interior do Nordeste do Brasil e ira nos contar a história que gira em torno da vida de Euricão Árabe, um homem avarento e excêntrico que é fissurado por uma porca de madeira onde está todo o seu dinheiro, além de ser um grande devoto de Santo Antônio. Ele vive com sua filha Margarida, e recusa-se a dar o dote necessário para que ela se case.

A trama se complica quando diversos personagens, incluindo o pretendente de Margarida, Dodó, e outros moradores da região, tentam de diferentes maneiras enganar Euricão Árabe e obter o dote. Cada personagem tem suas próprias motivações, e suas tentativas de engano levam a uma série de situações hilariantes e mal-entendidos.

A peça é uma sátira que critica a ganância, a hipocrisia e as superstições presentes na sociedade nordestina da época. Ela também aborda questões de amor e casamento, explorando as complexidades dos relacionamentos humanos.

Ao longo da história, os personagens elaboram planos mirabolantes e se envolvem em situações cada vez mais engraçadas, culminando em um desfecho surpreendente que revela os segredos de cada um. "O Santo e a Porca" é uma comédia inteligente que oferece uma visão humorística e crítica da sociedade nordestina, enquanto também celebra as tradições culturais da região.

Eu com certeza recomendaria para outras pessoas, possui uma ótima leitura, um texto fluido e além de ser uma excelente comédia, em inúmeros momentos nos refletir sobre a avareza, que é um dos temas principais do livro como um todo, sem dúvidas um obra exemplar.

Isabellaxms 12/09/2023

O santo e a Porca
Ariano Vilar Suassuna foi um escritor, dramaturgo e poeta brasileiro, nasceu na Paraíba em 16 de junho 1927 e faleceu em 23 de julho de 2014 na cidade de Recife, cidade onde morou desde os seus 15 anos. Ariano Suassuna foi um grande defensor e representante da cultura nordestina no Brasil, bem como um dos maiores escritores do país. Suas obras são fortemente marcadas por tradições e características gerais de tudo que representa a cultura nordestina, algumas de suas principais obras são Auto da compadecida, A pena e a lei, Farsa da boa preguiça e o Santo e a porca (obra a qual se trata essa resenha).
O santo e a porca é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna em 1957. O nome da peça se da pela porca de madeira pertencente ao personagem Eurico Árabe, o mesmo é devoto de Santo Antônio, o qual sempre é aclamado por Eurico ao longo da história, sobretudo pela proteção da porca que continha dinheiro. Nesse sentido, ao abrirem as cortinas do primeiro ato conhecemos os personagens da peça: Eurico Árabe (mais conhecido como Euricão Engole-Cobra e tem como principal característica sua ganância), Caroba (funcionária da casa de Eurico e extremamente manipuladora, responsável pela organização dos esquemas ocorridos ao longo da história), Pinhão (noivo de Caroba), Margarida (filha de Eurico), Dodó (noivo de Margarida e filho de Eudoro), Benona (Irmã de Eurico) e Eudoro. A história se inicia e Margarida e Dodó mantem seu relacionamento escondido, pois Eudoro acha que seu filho está em Recife estudando, como consequência Eudoro está interessado em Margarida, vale destacar que Eudoro é ex noivo de Benona. A partir disso, Caroba propõem a Margarida e Dodó para não contarem a ninguém de seu relacionamento e monta um plano para tudo dar certo, tal plano envolve muitos conflitos no decorrer da história uma vez que Eudoro está interessado em Margarida, mas graças a manipulação de Caroba, Eurico acha que ele está interessado em Benona. Já no terceiro ato, ao fim de um jantar e graças a Caroba tudo se resolve, todos casam com quem queriam e no final Eurico perdeu a filha e sua preciosa porca, terminando o livro sozinho.
Eu indicaria o livro, sobretudo pelas sua características que tornam a história ainda mais interessante, a linguagem e o cenário nordestino tornam a história ainda mais divertida.
Isabellaxms 12/09/2023minha estante
Terceiro ato concluído, sem dúvida foi divertido acompanhar o desfecho da história, foi ótimo ver todos se casando com quem queriam e Euricão sofrendo as consequências de seu amor pela porca

Isabellaxms 12/09/2023minha estante
Primeiro ato, início de uma nova história, é muito interessante as características semelhantes ao alto da compadecida. Certeza que Caroba vai entregar tudo no decorrer da história

Isabellaxms 12/09/2023minha estante
segundo ato, a entrevista quase acaba com os noivados pois pinhão e dodó não estavam de acordo. O melhor capítulo na minha opinião, desde as brigas até eurico esconder a porca no cemitério.

Lanay Gabriele 12/09/2023

Resenha: O Santo e a Porca
O Santo e a Porca é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna (1927-2014) em 1957. O livro representa a cultura nordestina e aborda questões como a avareza e o egoísmo.

A história conta sobre a vida de Eurico, o qual se sente dividido entre sua porca? Uma porca cheia de dinheiro ? e a sua devoção à Santo Antônio. Eurico recebe uma carta de Eudoro, a qual dizia que ele pretendia privá-lo de seu mais precioso tesouro, o que gera uma série de confusões e mal entendidos.

Recomendo a leitura, pois a obra possui uma narrativa fluída e cheia de humor, com personagens bem escritos e que traz reflexões sobre a avareza e o significado que atrelamos às coisas da vida.

IsabellyLuiza2MM 12/09/2023

RESENHA - O Santo e a Porca
Poeta, dramaturgo, romancista e artista plástico, Ariano Suassuna nasceu na capital da Paraíba, em 1927, e faleceu no Recife, em 2014. Adquiriu renome nacional e internacional com obras como o Auto da Compadecida. Membro da Academia Brasileira de Letras, foi o idealizador do Movimento Armorial com o objetivo de "realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura".
Escrita em novembro de 1957, o Santo e a Porca estreou em março de 1958 no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, em montagem da companhia "Teatro Cacilda Becker", sob direção de Ziembinski. Nas palavras do próprio autor, a peça é uma imitação nordestina de Plauto".
O livro O Santo e a Porca retrata a história do senhor Eurico que é pai de dona Margarida e irmão de dona Benona. Ele apresenta traços distintos de avareza e possui sua porca, onde guarda todo seu dinheiro, e deposita toda sua fé no Santo Antônio. Em sua casa ele tem dois empregados: seu Dodó e dona Caroba. Outros dois personagens que aparecem na história são o senhor Eurico e seu empregado Pinhão. Logo no decorrer do primeiro ato, nós conseguimos perceber que Caroba é uma das personagens mais influentes na história, conseguindo manipular cada um para que tudo aconteça do jeito que ela planeja. Ela faz de tudo para que ela consiga se casar com Pinhão e dona Margarida com Dodó, e outro casal que também acabou se beneficiando foi Eudoro e dona Benona (que já haviam sido noivos há muitos anos antes). No final do terceiro ato, nós conseguimos ver que toda avareza e toda a devoção de Eurico à Santo Antônio, em relação a sua porca, não adiantou, pois ele acaba descobrindo que todo dinheiro que havia dentro da porca não valia mais nada. Então, o desfecho da história acontece com Eurico ficando sozinho e cada personagem vai embora e se casa com o seu devido pretendente.
Esta obra apresenta uma ótima leitura para quem busca desopilar, de minha parte achei muito interessante, em certos pontos da história você se perde e fica um pouco confuso mas logo após você consegue entender. Como se trata de uma peça de teatro, muitos momentos são para rir, mas em torno de toda história você pode refletir um pouco sobre a avareza. Então eu super recomendaria esta obra para aquele leitor que busca desopilar, mas ele precisa sempre estar atento a cada detalhe para não se perder em algumas partes.