O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna




Resenhas - O Santo e a Porca


364 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


JoAo366 23/10/2023

Essa peça é muito boa, ela te prende com o humor e os acontecimentos. A peça é uma comédia mais também trás muitas reflexões.
comentários(0)comente



Carolina 19/10/2023

Ou o santo, ou o apego aos bens mundanos
O santo e a porca é uma imitação nordestina de uma peça do Plauto, Aulularia (195 a. C.) (Trad. "A Comédia da Marmita"), que também inspirou a comédia "O Avarento" de Molière.

Euricão guarda dinheiro escondido por toda a vida numa porca de madeira [que representa os bens desse mundo] pedindo a intercessão de Santo Antônio, seu santo de devoção, para que proteja a ele e seu dinheiro. Ele passa a peça inteira obcecado pelo perigo de ser roubado e faz de tudo para proteger sua porca. A ação se dá em meio a muitas confusões e mal-entendidos, criados pela sua empregada Caroba, que nada sabe da porca, mas está tentando organizar três casamentos. Caroba é esperta e suas manobras lembram as de João Grilo.

Já é dito na introdução qual será o desfecho da história, com sua explicação. Ao perder todo seu dinheiro, Euricão tem uma epifania e percebe seu apego aos bens deste mundo. Ele explica que a única diferença entre ele e os outros personagens [e entre nós, por tabela], é que eles ainda têm a sua porca (aquilo que desejam e valorizam nesse mundo), mas que a qualquer momento podem perdê-la, pois o mundo é assim. Então ele se volta novamente para Santo Antônio procurando respostas sobre a vida que apenas o santo poderia lhe dar.

comentários(0)comente



laiscunhaf 14/10/2023

Uma viagem hilariante ao sertão nordestino
Com personagens peculiares e situações absurdas, a peça nos faz rir enquanto questionamos a ganância humana e os valores morais.

Uma leitura divertida e crítica que nos lembra que o riso também pode nos fazer refletir.

[2016]
comentários(0)comente



Raygreenbriar0 09/10/2023

Muito divertido!
Minha professora de português pediu para que lêssemos esse livro e eu não poderia amar mais a ideia. Foi rapidinho mas eu ri do início ao fim, simplesmente apaixonamte!
comentários(0)comente



Vini 09/10/2023

Que leitura engraçada. Comecei e terminei a leitura na sala de aula, nas aulas de literatura. É um livro cativante e engraçado, parece muito com o auto da compadecida. Super recomendo essa leitura.
comentários(0)comente



Ana Claudia 08/10/2023

Primeiro livro do Ariano Suassuna que eu leio. Interessante ver como é a escrita dele. Mas a obra não me conquistou.
comentários(0)comente



mariaaacan 06/10/2023

Envolvente, cômico, leve. com muito regionalismo, ariano nos deixa uma lição de vida.
o livro é curto, então dá pra ler rapidinho. vale a pena :)
comentários(0)comente



Lavs 28/09/2023

" Eurição
não criará dificuldade.
Gosta da filha, mas gosta ainda mais de dinheiro!'















!!
Lavs 28/09/2023minha estante
Euricão*




Thais645 23/09/2023

Recomendo super !!!
O livro é muito bom, ele te prende desde a primeira página com sua história e seus personagens super legais e engraçados.
O livro consegue misturar romance, comédia e um pouco de mistério de uma forma criativa e cativante de ler. Ele tem muito mais diálogos, o que deixa a leitura mais fluida e interessante. Recomendo muitoo!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Mara 14/09/2023minha estante
ok




Gustavo GR 12/09/2023

A obra O Santo e a Porca Ela é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna, um renomado escritor e dramaturgo brasileiro. A peça foi escrita em 1957 e é uma comédia que mistura elementos da cultura nordestina com críticas sociais.

O livro "O Santo e a Porca" passa-se no interior do Nordeste do Brasil e ira nos contar a história que gira em torno da vida de Euricão Árabe, um homem avarento e excêntrico que é fissurado por uma porca de madeira onde está todo o seu dinheiro, além de ser um grande devoto de Santo Antônio. Ele vive com sua filha Margarida, e recusa-se a dar o dote necessário para que ela se case.

A trama se complica quando diversos personagens, incluindo o pretendente de Margarida, Dodó, e outros moradores da região, tentam de diferentes maneiras enganar Euricão Árabe e obter o dote. Cada personagem tem suas próprias motivações, e suas tentativas de engano levam a uma série de situações hilariantes e mal-entendidos.

A peça é uma sátira que critica a ganância, a hipocrisia e as superstições presentes na sociedade nordestina da época. Ela também aborda questões de amor e casamento, explorando as complexidades dos relacionamentos humanos.

Ao longo da história, os personagens elaboram planos mirabolantes e se envolvem em situações cada vez mais engraçadas, culminando em um desfecho surpreendente que revela os segredos de cada um. "O Santo e a Porca" é uma comédia inteligente que oferece uma visão humorística e crítica da sociedade nordestina, enquanto também celebra as tradições culturais da região.

Eu com certeza recomendaria para outras pessoas, possui uma ótima leitura, um texto fluido e além de ser uma excelente comédia, em inúmeros momentos nos refletir sobre a avareza, que é um dos temas principais do livro como um todo, sem dúvidas um obra exemplar.
comentários(0)comente



Isabellaxms 12/09/2023

O santo e a Porca
Ariano Vilar Suassuna foi um escritor, dramaturgo e poeta brasileiro, nasceu na Paraíba em 16 de junho 1927 e faleceu em 23 de julho de 2014 na cidade de Recife, cidade onde morou desde os seus 15 anos. Ariano Suassuna foi um grande defensor e representante da cultura nordestina no Brasil, bem como um dos maiores escritores do país. Suas obras são fortemente marcadas por tradições e características gerais de tudo que representa a cultura nordestina, algumas de suas principais obras são Auto da compadecida, A pena e a lei, Farsa da boa preguiça e o Santo e a porca (obra a qual se trata essa resenha).
O santo e a porca é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna em 1957. O nome da peça se da pela porca de madeira pertencente ao personagem Eurico Árabe, o mesmo é devoto de Santo Antônio, o qual sempre é aclamado por Eurico ao longo da história, sobretudo pela proteção da porca que continha dinheiro. Nesse sentido, ao abrirem as cortinas do primeiro ato conhecemos os personagens da peça: Eurico Árabe (mais conhecido como Euricão Engole-Cobra e tem como principal característica sua ganância), Caroba (funcionária da casa de Eurico e extremamente manipuladora, responsável pela organização dos esquemas ocorridos ao longo da história), Pinhão (noivo de Caroba), Margarida (filha de Eurico), Dodó (noivo de Margarida e filho de Eudoro), Benona (Irmã de Eurico) e Eudoro. A história se inicia e Margarida e Dodó mantem seu relacionamento escondido, pois Eudoro acha que seu filho está em Recife estudando, como consequência Eudoro está interessado em Margarida, vale destacar que Eudoro é ex noivo de Benona. A partir disso, Caroba propõem a Margarida e Dodó para não contarem a ninguém de seu relacionamento e monta um plano para tudo dar certo, tal plano envolve muitos conflitos no decorrer da história uma vez que Eudoro está interessado em Margarida, mas graças a manipulação de Caroba, Eurico acha que ele está interessado em Benona. Já no terceiro ato, ao fim de um jantar e graças a Caroba tudo se resolve, todos casam com quem queriam e no final Eurico perdeu a filha e sua preciosa porca, terminando o livro sozinho.
Eu indicaria o livro, sobretudo pelas sua características que tornam a história ainda mais interessante, a linguagem e o cenário nordestino tornam a história ainda mais divertida.
Isabellaxms 12/09/2023minha estante
Terceiro ato concluído, sem dúvida foi divertido acompanhar o desfecho da história, foi ótimo ver todos se casando com quem queriam e Euricão sofrendo as consequências de seu amor pela porca


Isabellaxms 12/09/2023minha estante
Primeiro ato, início de uma nova história, é muito interessante as características semelhantes ao alto da compadecida. Certeza que Caroba vai entregar tudo no decorrer da história


Isabellaxms 12/09/2023minha estante
segundo ato, a entrevista quase acaba com os noivados pois pinhão e dodó não estavam de acordo. O melhor capítulo na minha opinião, desde as brigas até eurico esconder a porca no cemitério.




spoiler visualizar
Mara 14/09/2023minha estante
ok




spoiler visualizar
Mara 14/09/2023minha estante
ok




spoiler visualizar
comentários(0)comente



364 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |