O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

emilly1176 23/12/2023

"ai a crise, ai a carestia! Santo Antônio, me proteja!"
"O Santo e a Porca" conta a história de um velho avarento obcecado por uma porca de madeira cheia de dinheiro. No meio dessa obsessão, tem casamento (muito casamento!), roubo, santo, promessa e mais um monte de coisa que só dá pra entender lendo o livro.

Ariano Suassuna dispensa comentários, então vou resumir dizendo que é mais uma obra incrível do autor, extremamente engraçada e com uma certa moral no final, já que Ariano sempre tentava trazer reflexões nos seus escritos.

Por ser um roteiro de peça, a obra se torna mais interessante (e até mais compreensível) quando interpretada.

Tenho um carinho maior por esse livro porque minha turma fez uma apresentação de "O Santo e a Porca" no auditório do IF esse mês, então o enredo fica marcado na memória de forma mais forte.

Vai ficar como um dos meus favoritos do ano (e que Santo Antônio nos proteja!).

Milena 23/12/2023

Divertidissimo
Peça teatral que descreve de forma muito divertida e contagiante sobre a avareza humana. O regionalismo como sempre muito marcante nas obras do Suassuna deixam a historia ainda mais admiravel.

Silvio Roni 09/12/2023

Engraçado
Uma ótima leitura para destrair a mente e dar boas risadas.
Um humor descompromissado e leve, muito bom para se ler ao fim do dia.

08/12/2023

Grande Ariano!
Como boa parte dos livros do Suassuna, o livro tem uma história envolvente e engraçada, que dá pra soltar algumas risadas lendo. Curto e de boa leitura.

Tiago.Zulian 07/12/2023

Santa porca
A admiração pela porca, ou cofrinho de dinheiro que o personagem principal tem e que lhe ensina uma lição ao final, em uma historia dinamica cheia de mau entendidos mostrando um humor vibrante do autor. Ótima historia.

sophsdaybyday 18/11/2023

A porca que não valia nada
O Santo e a Porca é uma peça teatral que tive que ler para a escola, mas aproveitei cada minuto lendo porque é de fácil entendimento e é engraçado. Não é como Alto da Barca do Inferno em que você só quer bater sua cabeça repetidamente na parede porque não consegue entender.
O livro é meio confuso no começo, mas começa a se desenrolar bem de uma forma realmente teatral, o que ajuda na leitura.

andy_Pendiuk 13/11/2023

O Santo e a Porca
Ariano Suassuna escreve com maestria personagens espertos e inteligentes que conservam sua simplicidade, é sempre maravilhoso ler as narrativas intrincadas e elaboradas que ele escreve.

O livro provoca uma reflexão de que o apego ao dinheiro muitas vezes nos afasta do verdadeiro tesouro: as pessoas à nossa volta.

Daniellasalves 05/11/2023

Ariano, astuto e cômico
Gostoso de ler, engraçado e de rápida leitura. Comédia, perspicácia, regionalidade, triângulo amoroso, reflexão, lição de vida, Ariano e esta peça entregam tudo! É daquelas histórias que a gente quer conhecer mais e mais histórias daqueles personagens.

Gois 31/10/2023

Sátira divertida
Uma sátira sobre avareza se passando no interior do nordeste. Um espaço pequeno refletindo questões grandes internas. Encenado deve ficar bem engraçado. É mais caricato que o Auto da Compadecida. Rapidinho de ler.

Mauro101 30/10/2023

Suassuna é Único
É uma leitura leve, lírica, diferente do que costumamos ler por aí. Diálogos ligeiros, parece que estamos ouvindo Suassuna falar com seu sotaque. Brilhante.

mlly.maia 26/10/2023

Ótima leitura
Uma leitura rápida, e que te faz pensar sobre a avareza e como é sua devoção pelo que crer, se é realmente devoção ou simplesmente de troca...

JoAo366 23/10/2023

Essa peça é muito boa, ela te prende com o humor e os acontecimentos. A peça é uma comédia mais também trás muitas reflexões.

Carolina 19/10/2023

Ou o santo, ou o apego aos bens mundanos
O santo e a porca é uma imitação nordestina de uma peça do Plauto, Aulularia (195 a. C.) (Trad. "A Comédia da Marmita"), que também inspirou a comédia "O Avarento" de Molière.

Euricão guarda dinheiro escondido por toda a vida numa porca de madeira [que representa os bens desse mundo] pedindo a intercessão de Santo Antônio, seu santo de devoção, para que proteja a ele e seu dinheiro. Ele passa a peça inteira obcecado pelo perigo de ser roubado e faz de tudo para proteger sua porca. A ação se dá em meio a muitas confusões e mal-entendidos, criados pela sua empregada Caroba, que nada sabe da porca, mas está tentando organizar três casamentos. Caroba é esperta e suas manobras lembram as de João Grilo.

Já é dito na introdução qual será o desfecho da história, com sua explicação. Ao perder todo seu dinheiro, Euricão tem uma epifania e percebe seu apego aos bens deste mundo. Ele explica que a única diferença entre ele e os outros personagens [e entre nós, por tabela], é que eles ainda têm a sua porca (aquilo que desejam e valorizam nesse mundo), mas que a qualquer momento podem perdê-la, pois o mundo é assim. Então ele se volta novamente para Santo Antônio procurando respostas sobre a vida que apenas o santo poderia lhe dar.

laiscunhaf 14/10/2023

Uma viagem hilariante ao sertão nordestino
Com personagens peculiares e situações absurdas, a peça nos faz rir enquanto questionamos a ganância humana e os valores morais.

Uma leitura divertida e crítica que nos lembra que o riso também pode nos fazer refletir.

[2016]

Raygreenbriar0 09/10/2023

Muito divertido!
Minha professora de português pediu para que lêssemos esse livro e eu não poderia amar mais a ideia. Foi rapidinho mas eu ri do início ao fim, simplesmente apaixonamte!