O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Ana 26/07/2023

Ok
É uma leitura tranquila ainda mais por ser uma peça.
Mas a história acaba sendo muito curta pra vc se apegar com algum personagem, não que esse seja objetivo do livro, mas gosto de conhecer mais as pessoas que participam da história

Mega.Master 23/07/2023

Ah, fazer o que? é uma ótima peça.
Uma ótima peça e também uma ótima história se você quiser ler ela ao invés de assistir. É fácil de acompanhar, engraçada e muito bem feita.
Arrasou, Ariano Suassuna.

Juliana 18/07/2023

A história é em forma de uma peça. Mas é bem fluida e super fácil de entender. É o meu segundo livro do autor e com certeza esse é o meu favorito.

Evva_sec 18/07/2023

Muito bom!
Não tem como ficar imune a essa confusão hilária criada por Ariano Suassuna.

A história é divertida e gostaria muito de ter a oportunidade de assistir uma montagem dessa peça tão divertida.

Para quem gosta de teatro, dia a dica de uma leitura leve e rápida

Dezwith (Capítulo 18) 16/07/2023

Caricaturas de Personas do Sertão
O avarento. A esperta (ao melhor estilo João Grilo). A donzela. A Moça Velha. O filho rebelde. O Coronel. O raparigueiro.

O Santo e a Porca, mesmo sendo uma peça curta, tem de tudo um pouco. Diálogos engenhosos em tempo e espaço reduzidos fazem com que a leitura seja super fluida e dinâmica, diferente do que ocorre em algumas peças de teatro clássicas.

Super recomendo para todos os públicos (da criança ao idoso).

Julia de marte 11/07/2023

A Porta? A Porca
Li junto com alguns dos meus amigos do curso de teatro, a gente decidiu fazer essas reuniões para lermos algumas obras dramaturgicas contemporâneas Brasileiras, tudo isso para complementar nossa experiência teatral. E essa foi a primeira obra que lemos, e eu só tenho a dizer que foi extremamente engraçado essa experiência, eu amei! O Santo e A Porca superou minhas expectativas, os personagens são muito bem construídos, a leitura é gostosa de se ler, gostei especialmente porque senti a commedia dell arte bem presente, o texto é genial! Cara... Ariano Suassuna já tem o meu coração todinho.

Bruno 10/07/2023

INCRIVEL
O livro é um roteiro de teatro, por tanto nao há grande descrição da cena e tem basicamente um cenário, que é a casa em que se passa história. De maneira geral, o livro é >perfeito

Alex.Santos 07/07/2023

Uma leitura leve e divertida que nos faz dar várias risadas com as situações e atrapalhadas do avarento Euricão, gostei muito desse livro do grande Ariano .

EduardaCGP 02/07/2023

Leve e divertido
Leitura leve, rápida, muito divertida e, ainda por cima, com ensinamentos.
Escrita cheia de regionalismo, da pra sentir o sertão nordestino gritando. Me rendeu ótimas risadas! Eterno Ariano!

ð¥UNKNOWNð 23/06/2023

Mais uma obra incrível
Foi maravilhoso descobrir Ariano Suassuna, quem fala que autores e autoras nacionais não sabem escrever livros incríveis não leram essa obra de arte, eu recomendo muito, e uma das minhas personagens preferidas foi a Caroba ela deu uma volta em todo mundo kkkk, foi maravilhoso e ainda faz a gente pensar.

Henrique Fendrich 22/06/2023

Divertido livro que me caiu para ler durante o vestibular em 2004. Suassuna realmente sabia como poucos contar uma história popular.

Elvis 11/06/2023

Escolher a porca ou o santo?
Mais uma peça divertidíssima do mestre, com grandes confusões, risadas e safadezas. Contudo, como não poderia deixar de ser, até a peça mais leve do Ariano faz críticas a diversos pontos da sociedade e a posição de ricos e pobres.

Nicole684 10/06/2023

Sinceramente eu não achei que ia ser tão bom kkkk, sou escritora de peças escolares e peguei só pra ter uma leve ideia de como completar uma peça e simplismente comecei a encenar sozinha de tão viciante. Se vc quer uma peça humorística, sem enrolação, com leves suspenses e muita agitação e viciante? O santo e a porca ??

Alguém q lê 08/06/2023

É bom, achei divertidinho
É un livro estilo A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água (de Jorge Amado), por ser divertido, curto, leve, ter personagens super engraçados, ter uma história absurda que ainda sim te prende e conseguir passar uma rápida crítica sobre o jeito de ser das pessoas. Foi a minha primeira vez lendo algo do Ariano, e, mesmo não sendo um livro favoritado ou que eu tenha amado, ainda sim gostei e quero ler mais coisas do autor. Nesse livro, vamos conhecer: Euricão, um senhor super egoísta e religioso que guarda dinheiro em uma porca de madeira, Margarida, filha de Euricão, Dodó, par romântico de Margarida e filho de Eurico, Benona, irmã de Euricão, Eurico, fazendeiro rico, Pinhão, trabalha para Eurico e é par romântico de Caroba e a maioral do livro: Caroba.

A história gira em torno de um núcleo só, então é muito fácil de ler e também se passa em um curto período de tempo. É bem absurda mas é boa para aqueles momentos que você quer ler algo para discontrair e usar como crítica também. No caso, o livro crítica o comportamento de Euricão que só pensa em seu dinheiro e não dá valor as pessoas ao seu redor. Além também de tratar sobre pessoas aproveitadoras como o Euricão o livro tem uma fala ao final que trata brevemente de como os trabalhadores das fazendas são explorados.
Recomendo a leitura da introdução, que foi escrita pelo próprio Ariano. Eu (q posso ter viajado muito) consegui fazer uma ligação do assunto falado com a última fala do livro.

Ana Clarke 02/06/2023

7/10
Nunca tinha lido algo nesse gênero, não sei se chama peça mesmo mas enfim. Eu me decepcionei um pouco porque achei que seria algo tipo O Auto Da Compadecida, mas eu devia ter imaginado que essa daí é insuperável. De longe a história não é tão interessante quanto, mas ainda assim é legal. É uma leitura rapidinha de fazer e é uma boa opção pra quem quer ler algo descontraído.