Codinome Villanelle

Codinome Villanelle Luke Jennings

Resenhas - Codinome Villanelle

Gabs 03/11/2020

Killing minha vontade de ler
O livro começa mal e termina pior ainda, tentando criar mais expectativas vazias de personagens com pouquíssimo carisma. Logo nas primeiras páginas já dá pra sentir o cheiro que o livro é uma grande enrolação de personagens secos e rasos. No início o que mais se lê são nomes de marcas de grife desnecessárias para ambientar o leitor em um universo de luxo.

As personagens são chatas e os flashbacks apresentados não adicionam nada a narrativa da história. Narrativa essa que só chega a ser divertida em seus momentos de ação, mas nada demais que ultrapasse o senso do bom gosto. O ritmo do livro se perde toda a vez que se muda de sessão dentro do capítulo, por mais que seja um conteúdo de poucas páginas, não é um livro que te prende e pede para ser lido.

Em certa parte da história existe uma frase transfóbica, completamente desnecessária que nem se encaixa com o perfil de uma das protagonistas. Então, outro grande ponto negativo.

Sei da existência da série e espero que a história funcione melhor em um formato audiovisual, pois as partes que são interessantes são as descrições de cenas de assassinato.

De resto, com certeza, é um livro descartável, previsível, entediante e transfóbico que não vale nem a primeira leitura.

Mayara.Dominguez 01/11/2020

Não criei muitas expectativas, gostei muito de conhecer mais a história da Vilanelle, principalmente o motivo da escolha do nome, pensei que não iria querer a continuação mas o final me deixou com aquele gostinho de quero mais.
Bem diferente da série em muitos aspectos, mas não é tão ruim.

@livrodores 26/10/2020

Codinome Villanelle
Eu ainda não tive contato com a série que acabou sendo inspirada nessa obra, apesar de saber por alto o que acontece não sabia ao certo o que seria, apenas que envolveria muitos assassinatos, método, investigações e o diferencial, trazer uma mulher como serial Killer!

Somos logo apresentados a fria, destemida, bonita e sofisticada Villanelle! Seu trabalho é matar pessoas ricas e influentes, ela não faz perguntas, apenas executa com maestria de maneira discreta seu serviço! Ao longo dos capítulos vamos conhecer melhor seu passado, chamada de Oxana ela acabou presa por triplo homicídio, teve uma infância conturbada, passando por lares adotivos e é na prisão que recebe uma proposta inusitada, usar sua inteligência e distanciamento social para realizar tarefas orquestradas por uma organização oculta!

De outro lado temos a talentosa agente Eve, seu trabalho envolve auxiliar nas ameaças contra indivíduos, ela leva uma vida tranquila com seu marido matemático que também é muito inteligente e lhe ajuda em alguns momentos! Eve começa a farejar o rastro de Villanelle quando a mesma mata um homem que estava sobe proteção de Eve!

A narrativa é feita de maneira muito acelerada, são vários os casos de assassinatos, o passar dos dias/meses, o que me desagradou um pouco já que prefiro um bom detalhamento! Apenas as duas personagens possuem um pouco mais de aprofundamento, mas não fez com que eu me apegasse!

Villanelle mostra uma vida de luxo, sexo e nenhum envolvimento emocional, apenas quando sente que Eve está a sua procura é que as coisas começam a mudar. Eve perdeu seu parceiro e vai buscar de toda maneira prender a mulher responsável!

gabi 24/10/2020

Acho que fui com expectativas um pouco grande por causa da série ser inspirada no livro, e não foi isso que eu esperava. E ainda tem uma parte do livro com uma frase transfóbica, que não serviu de nada. Enfim, série muito melhor.

Matswada 24/10/2020

Diferente da série, mas muito bom!
Selecionei esse livro para leitura depois de ter finalizado as temporadas da série, e por mais que tenha muita coisa parecida com a série, toma alguns caminhos diferentes. Gostei bastante do livro, mas faltou mais o desenvolvimento dos personagens principais.

janeway 14/10/2020

Quando começa a ficar interessante, acaba - Killing Eve #01
Talvez quem teve contato com a série Killing Eve aceite melhor o livro do que quem esteja procurando uma história de espionagem para ler, pois aqui os órgãos de inteligência governamentais não são tão inteligentes assim e a história deixa de lado por uma boa parte do tempo quase tudo o que é típico deste gênero. E quem estiver procurando, assim como eu estava, mais da dinâmica Villanelle-Eve, irá se decepcionar com esse primeiro volume.

O livro é uma enorme introdução e tem um desenvolvimento muito lento. Por vezes senti que o autor não sabia exatamente o que fazer com a história, resultando em diversas vezes na volta das mesmas informações e na descrição excessiva de elementos que não faziam diferença na narrativa.

Eu até gostei da forma como a Villanelle conduz seus assassinatos nos livros, com muito mais cuidado do que na série. Porém, a personagem é extremamente sexualizada de uma forma muito bizarra e todas as passagens de sexo me deixaram com interrogação na cabeça, pois não acrescentaram em nada, nem mesmo na personalidade dela. Isso se torna mais bizarro se pensar que, mesmo tendo um pouco mais de 200 páginas, o autor preferiu priorizar essas cenas e deixar tanto a Villanelle como a Eve com personalidades superficiais, de modo que o que te impulsiona a ler é saber quando que ele vai chegar em algum lugar.

E quando parece chegar, o livro acaba.

Aqui está um dos casos no qual a adaptação é infinitamente superior ao conteúdo original.

Silvana 12/10/2020

Faz três anos que Oxana Borisovna Vorontsova faleceu. A garota de vinte e três anos era uma estudante universitária de francês e linguística quando foi acusada de homicídio triplo qualificado e levada para o centro de detenção para mulheres em Dobryanka. Essa é a história oficial, mas na verdade Oxana se tornou Villanelle, uma das assassinas mais habilidosas do mundo. Desde pequena ela soube que era diferente, então aprendeu a imitar as expressões e reações das pessoas para disfarçar sua indiferença perante tudo. E parece que para compensar essa falta de sentimentos, ela tem uma inteligência acima da média e sua memória grava tudo o que já viu com apenas uma olhada.

E esse foi um dos motivos que levaram-na a ser recrutada. Faltando quinze dias para seu julgamento Oxana conheceu Konstantin e aceitou trabalhar para um misterioso conselho conhecido como Os Doze. Ela passou por um treinamento rigoroso aprendendo de tudo, desde condicionamento físico e combate desarmado, curso de fuga e evasão, resistência a interrogatórios, treinamento com armas e até mesmo comportamento. Desde então ela tem percorrido o mundo cumprindo sua missões, vivendo uma vida de luxo e se entregando aos prazeres do sexo sempre que seu corpo necessita, mas tudo isso com a maior discrição possível.

Porém Villanelle despertou a atenção de Eve Polastri, chefe de uma subdivisão do serviço britânico de segurança. O trabalho de Eve é avaliar ameaças contra indivíduos de alto risco que entram no Reino Unido. Há dois anos Eve vem montando seu próprio arquivo de assassinatos de figuras proeminentes não solucionados e alguns casos tem tirado seu sono porque parecem ter sido cometidos por uma mulher, o que deixa Eve fascinada pela ideia de uma mulher para quem o ato de matar não é nada de mais. E Eve vai ter a chance de entender essa assassina, já que Villanelle mata uma pessoa debaixo do seu nariz, o que faz com que prender Villanelle se torne uma questão pessoal.

"— Ela é uma escrota homicida, Gary, e me custou a carreira. Eu a quero, viva ou morta."

Como vocês podem ver pela capa do livro, foi ele que inspirou a série de TV Killing Eve. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar da série até receber o livro em parceria com a editora. Então meus comentários serão referentes somente ao livro, e pode ser que quem assistiu a série perceba diferenças entre o enredo e até mesmo na personalidade dos personagens. Que é o que geralmente acontece em adaptações. Esse livro é o primeiro de uma série, então o que encontramos nas poucas mais de duzentas páginas do livro é basicamente uma apresentação dos personagens e suas respectivas histórias de vida. E a leitura é tão ágil que dá para ler o livro em uma sentada.

O livro é dividido em quatro capítulos e ao meu ver o autor já escreveu o livro pensando em uma adaptação, porque a impressão que passa é que cada capitulo corresponde a um episódio. E sem falar que as cenas são feitas para serem assistidas. O livro é um thriller de espionagem, então esperem muita ação e nada muito profundo, pelo menos foi assim nesse primeiro livro. No primeiro capítulo conhecemos Oxana e como ela se tornou Villanelle, no segundo somos apresentados a Eve e em como a vida das duas acabou se cruzando, e nos dois capítulos seguintes temos cada uma delas fazendo seu trabalho: Villanelle perseguindo e matando seus alvos e Eve seguindo seu rastro.

Não sei se foi a forma como o autor apresentou as personagens, com Villanelle sendo apresentada antes de Eve, mas o certo é que a simpatia do leitor, pelo menos a minha, vai para ela e não para a "mocinha" da história, no caso a Eve. Villanelle é uma psicopata que sente prazer em planejar e executar o assassinato de suas vitimas. E além de matar, Villanelle também gosta de subjugar seus parceiros sexuais e o interesse dela se encerra quando a pessoa se rende. Ela é bissexual e isso foi tratado da maneira que deveria ser sempre, normal. E enquanto Villanelle tem múltiplas facetas a ser desvendadas, Eve é uma pessoa comum, descontente com sua vida, e pelo menos nesse primeiro livro achei ela muito chata.

Mas enfim, eu gostei muito do livro. Fazia tempo que não lia um livro tão rápido assim. Terminei a leitura em poucas horas, desejando ter os outros livros da série em mãos para continuar acompanhando o jogo de gato e rato das protagonistas. Acho que vou ter que assistir a série hehe. E outra coisa que me fez amar o livro foi que o enredo inicial me lembrou muito uma série pela qual sou apaixonada, Nikita, não sei se alguém aqui assistiu. Quanto a capa achei linda e tem muito a ver com a história. Enfim, é uma leitura que recomendo para quem gosta de um bom enredo de espionagem.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/09/resenha-codinome-villanelle-luke.html

@de.leitura por Vinicius Machado 11/10/2020

Depois de ver 3 temporadas como se a minha dependesse daquilo, em um dos u?ltimos episo?dios, eu resolvi parar para ver a abertura de Killing Eve e quando vejo: ?Baseado na se?rie de livros Villanelle? e eu ?Como e?????. Bom, descobri que existe uma se?rie de livros em que o seriado e? baseado, com ao todo 3 livros ate? o presente momento, tendo so? o 1ª lanc?ado no Brasil, o qual vamos falar hoje.

O livro, assim como a se?rie, nos conta a histo?ria da relac?a?o doentia entre a agente do MI6, Eve Polastri, e a serial killer sociopata Villanelle. Assim como a se?rie, o livro e? altamente VICIANTE, daqueles que voce? engole em pouqui?ssimo tempo, principalmente por causa da personagem da Villanelle. Ela e? emocionante tanto de se ler quanto de se assistir, parece que voce? so? precisa de mais e mais dela. Ja? a personagem da Eve, assim como na se?rie, tem uma aura cinza que combina com a proposta do autor.

O livro apresenta algumas diferenc?as da se?rie, mas acho que as duas mais marcantes sa?o que a histo?ria do passado da Villanelle e? nos contado nas primeiras pa?ginas do livro, enquanto na se?rie e? um dos maiores miste?rios guardados ao longo da 1ª e 2ª temporada. A outra grande diferenc?a e? que no livro, o personagem da Carolyn (Fiona Shaw) e? um homem e eu na?o tinha percebido quanta diferenc?a isso fazia para a histo?ria ate? perceber a troca dela por um personagem masculino, acho que os roteiristas da se?rie fizeram um trabalho fanta?stico em transforma-lo em uma mulher, deu mais camadas para a personagem e pode acrescentar mais linhas de histo?ria, como a relac?a?o dela de ma?e com os filhos.

Contudo, o livro e? ta?o imperdi?vel quanto a se?rie. De poucas pa?ginas, mas muita emoc?a?o, personagens marcantes, e? um thriller de primeiri?ssima categoria e merece um lugar na estante de todo fa? de romance policial!

Debyh 08/10/2020

Muito ruim
Essa história tem tantos problemas que realmente é difícil resenhar já que geralmente eu tento tirar algum ponto positivo dos livros que leio. Mas acho que neste livro não consigo. Tenho que começar falando dos personagens, nenhum deles me agrada e poucos deles fazem algum sentido. Falando diretamente da nossa protagonista, Villanelle, o autor usou vários estereótipos para justificar o fato de ela ser uma assassina quando que simplesmente (do meu ponto de vista) ela é sociopata (ou psicopata, algo entre os dois, sei que são diferentes, mas seria mais ou menos isso). Todo o passado dela e aquele monte de flashbacks de sua vida para mim foi tudo inútil (e muito enrolado). Não sou do tipo que se apega a vilão (raramente acontece), então não torci para ela.
E as cenas de sexo com as conquistas dela, para que aquilo? Não fez muito sentido com o resto do livro. Eve é chata em tantos aspectos que dá um pouco de sono ficar falando dela. Tem sua vida com o marido e tal, mas reclama dele ao mesmo tempo que o elogia (?), sim, não tem sentido mesmo. Os personagens secundários eram tão sem graça que também nem me lembro direito, todos muito estereotipados.
resenha completa: http://euinsisto.com.br/codinome-villanelle-killing-eve-1-luke-jennings/

site: http://euinsisto.com.br/codinome-villanelle-killing-eve-1-luke-jennings/

airallis 07/10/2020

De razoável pra ruim
Li pela série e achei bem sem graça. O livro não me cativou de verdade e os personagens são mornos, salvo Villanelle. Algumas descrições de momentos de ação deixaram a desejar e há personagens mal desenvolvidos. Para mim, os pontos positivos são a presença da Villanelle e a representatividade LGBTQ+. Fora isso, chato, morno, sem graça.

Bia 04/10/2020

Livro que te prende pela caçada de Eve à assassina desconhecida, Villanelle. A parte cansativa do livro é o excesso de detalhes na descrição de ambientes e caracterização; algumas vezes esses detalhes se fizeram necessários para a narrativa, mas em outras serviram apenas como uma forma de encher os parágrafos. De modo geral, adorei a leitura e espero poder ler os outros dois livros da trilogia.

Fran 30/09/2020

Não é ruim, mas podia ser bem melhor.
Um livro voltado para a ação com sua narrativa ágil e protagonistas que movem a história com escolhas audaciosas e cheia de poder feminino.

Frida 29/09/2020

Decepcionante para quem gostou da série. É um livro curto e rápido de ler. Nenhuma das personagens é bem explorada. Esperava mais.

Veronica16 19/09/2020

Incrível
Comecei a ler por causa da série do mesmo nome, não pude ficar mais feliz pelas diferenças entre a série e o livro, era como se eu tivesse em uma leitura paralela da mesma obra. Apesar das suas semelhanças tem muitos elementos cruciais no livro que não entraram para a série que torna tudo mais interessante.