Codinome Villanelle

Codinome Villanelle Luke Jennings

Resenhas - Codinome Villanelle

Victor Luswarghi 15/01/2021

Villanelle
Um livro que nos introduz Villanelle e Eve (as duas protagonistas), mostrando suas vidas, suas ambições, seu modo de lidar com diversas situações e etc...
Muitas notas negativas sobre não ter encontrado o tão esperado encontro das protagonistas no livro (que é surpreendente para quem já assistiu Killing Eve), porém é importante saber que o livro é uma trilogia, logo, a continuação será lançada ainda esse ano (segundo conversa com a Editora Suma), e consequentemente, terá esse encontro.
Achei o livro rico em detalhes porém uma narrativa rápida e envolvente. Vemos uma Villanelle diferente da Villanelle representada por Jodie Comer na série. Uma protagonista mais esperta, mais ambiciosa.
Achei o livro surpreendente por trazer o que ele propôs de forma envolvente.
Recomendo a todos a leitura da trilogia e, principalmente, para aqueles que gostam de Thrillers de assasinos em série.

vih 05/01/2021

Enroladinho
Enrolado demais. O desenvolvimento da personagem da Villanelle é interessante, o treinamento e preparo dela para se tornar uma assassina profissional é bem bacana. Entendo que esse primeiro livro seja focado na vida dela, mas senti muita falta de ver a atuação da Eve também, uma vez que ela tem um papel muito importante nas investigações e até mesmo no propósito da história, que na minha interpretação, é uma caça, e no livro isso está bem fraco. Os detalhes do contexto da história é bem legal, como os lugares são detalhados e etc, é bem fácil de visualizar, mas senti muita falta de ver a Eve e Villanelle atuando juntas.

Isadora 03/01/2021

Como não amar Vilanelle?
Villanelle é aquela personagem que odiamos amar, simplesmente não tem como não se encantar por ela.
Eu li o livro após ter assistido a série, achei bem interessante para conhecer mais do passado tanto de Villanelle, quando de Eve.

brunagod 31/12/2020

Interessante...
Apesar do livro ser pequeno ainda achei que não tem muitos acontecimentos. Vale a pena por contar mais do passado da Villanelle, mas a primeira temporada da série de televisão acrescentou mais momentos interessantes e talvez mais ainda do olhar das duas.

aninhaalemes 28/12/2020

O livro é tão bom quanto a série, vale muito a pena ler!!!!!

DomDom 27/12/2020

E a felicidade de receber um livro que foi base para uma série televisiva de um dos meus gêneros preferidos fica onde? Nas nuvens, é claro! Só posso adiantar que foi uma leitura bastante rápida, pois, além do livro ser curtinho, a narrativa é viciante.
“Codinome Villanelle” usa duas frentes narrativas em 3ª pessoa: A de Oxana Vorontsova, conhecida sob o pseudônimo Villanelle (durante a narrativa ela vai adotando outras identidades de acordo com o trabalho que lhe for atribuído.), e de Eve Polastri, nossa protagonista escolhida para capturar a vilã. Achei bastante interessante essa abordagem, pois temos uma visão mais ampla dos acontecimentos. Senti que conheci um pouco mais a Villanelle, pois o autor inseriu mais informações sobre o passado dela.

“Quando era bem jovem, ela havia aprendido que as pessoas podiam ser manipuladas. O sexo era útil nesse sentido, e Oxana adquiriu um apetite voraz. Não tanto pelo ato em si, embora isso proporcionasse alguma satisfação, quanto pelo entusiasmo da caça e da dominação psíquica. Ela gostava de escolher figuras de autoridade para servir de amantes. Suas conquistas haviam incluído professores homens e mulheres, um colega do pai na Spetsnaz, uma jovem de uma academia de Kazan com quem ela estava disputando os Jogos Universitários e o melhor de todos: a psicoterapeuta a quem fora encaminhada para avaliação em seu primeiro ano na Universidade.” Posição 333

As personagens principais, apesar de serem bem complexas, caem um pouco no clichê do gênero literário. De um lado, a espiã russa de uma beleza incomparável, psicopata, fria e calculista (clichê); e do outro, Eve Polastri, funcionária do serviço secreto, inteligente, sagaz, e que deixa sua vaidade e família em segundo plano (mais do mesmo). E a parte clichê não ficou apenas nas personagens. Uma pergunta que faço é: Alguém já leu algo do gênero em que um dos lados tem a possibilidade clara de eliminar seu adversário, mas não o faz? Pois é! Isso também acontece aqui. Mas algo que achei interessante, e, até certo ponto inovador para mim, foi o embate “mulher x mulher” em uma trama investigativa. E, nessa guerra, Villanelle, por enquanto, leva vantagem. Enquanto a vilã conhece Eve, e, até certo ponto, os seus passos, a outra ainda não conseguiu identificar seu alvo.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2020/05/codinome-villanelle-luke-jennings.html

Thiago Pontes 22/12/2020

Villanelle, como resistir?
Villanelle é uma daquelas vilãs que amamos. Conheci a personagem na série Killing Eve e, quando soube que a história era a adaptação de um livro, fui correndo atrás do material base. Aqui Villanelle, uma assassina de aluguel de uma grande corporação, apresenta todas as características inerentes a um sociopata. Fashionista, carismática, sedutora e letal são alguns dos adjetivos que podem ser atribuídos a ela. É uma daquelas histórias em que é impossível não torcer para o vilão.

Ju 29/11/2020

Gostei bastante do livro, é um pouco diferente da série, mas adorei saber mais sobre as emoções e motivações das personagens. É uma leitura bem rápida e que prende a atenção.

Gabs 03/11/2020

Killing minha vontade de ler
O livro começa mal e termina pior ainda, tentando criar mais expectativas vazias de personagens com pouquíssimo carisma. Logo nas primeiras páginas já dá pra sentir o cheiro que o livro é uma grande enrolação de personagens secos e rasos. No início o que mais se lê são nomes de marcas de grife desnecessárias para ambientar o leitor em um universo de luxo.

As personagens são chatas e os flashbacks apresentados não adicionam nada a narrativa da história. Narrativa essa que só chega a ser divertida em seus momentos de ação, mas nada demais que ultrapasse o senso do bom gosto. O ritmo do livro se perde toda a vez que se muda de sessão dentro do capítulo, por mais que seja um conteúdo de poucas páginas, não é um livro que te prende e pede para ser lido.

Em certa parte da história existe uma frase transfóbica, completamente desnecessária que nem se encaixa com o perfil de uma das protagonistas. Então, outro grande ponto negativo.

Sei da existência da série e espero que a história funcione melhor em um formato audiovisual, pois as partes que são interessantes são as descrições de cenas de assassinato.

De resto, com certeza, é um livro descartável, previsível, entediante e transfóbico que não vale nem a primeira leitura.

Mayara.Dominguez 01/11/2020

Não criei muitas expectativas, gostei muito de conhecer mais a história da Vilanelle, principalmente o motivo da escolha do nome, pensei que não iria querer a continuação mas o final me deixou com aquele gostinho de quero mais.
Bem diferente da série em muitos aspectos, mas não é tão ruim.

@livrodores 26/10/2020

Codinome Villanelle
Eu ainda não tive contato com a série que acabou sendo inspirada nessa obra, apesar de saber por alto o que acontece não sabia ao certo o que seria, apenas que envolveria muitos assassinatos, método, investigações e o diferencial, trazer uma mulher como serial Killer!

Somos logo apresentados a fria, destemida, bonita e sofisticada Villanelle! Seu trabalho é matar pessoas ricas e influentes, ela não faz perguntas, apenas executa com maestria de maneira discreta seu serviço! Ao longo dos capítulos vamos conhecer melhor seu passado, chamada de Oxana ela acabou presa por triplo homicídio, teve uma infância conturbada, passando por lares adotivos e é na prisão que recebe uma proposta inusitada, usar sua inteligência e distanciamento social para realizar tarefas orquestradas por uma organização oculta!

De outro lado temos a talentosa agente Eve, seu trabalho envolve auxiliar nas ameaças contra indivíduos, ela leva uma vida tranquila com seu marido matemático que também é muito inteligente e lhe ajuda em alguns momentos! Eve começa a farejar o rastro de Villanelle quando a mesma mata um homem que estava sobe proteção de Eve!

A narrativa é feita de maneira muito acelerada, são vários os casos de assassinatos, o passar dos dias/meses, o que me desagradou um pouco já que prefiro um bom detalhamento! Apenas as duas personagens possuem um pouco mais de aprofundamento, mas não fez com que eu me apegasse!

Villanelle mostra uma vida de luxo, sexo e nenhum envolvimento emocional, apenas quando sente que Eve está a sua procura é que as coisas começam a mudar. Eve perdeu seu parceiro e vai buscar de toda maneira prender a mulher responsável!

gabi 24/10/2020

Acho que fui com expectativas um pouco grande por causa da série ser inspirada no livro, e não foi isso que eu esperava. E ainda tem uma parte do livro com uma frase transfóbica, que não serviu de nada. Enfim, série muito melhor.

Matswada 24/10/2020

Diferente da série, mas muito bom!
Selecionei esse livro para leitura depois de ter finalizado as temporadas da série, e por mais que tenha muita coisa parecida com a série, toma alguns caminhos diferentes. Gostei bastante do livro, mas faltou mais o desenvolvimento dos personagens principais.

janeway 14/10/2020

Quando começa a ficar interessante, acaba - Killing Eve #01
Talvez quem teve contato com a série Killing Eve aceite melhor o livro do que quem esteja procurando uma história de espionagem para ler, pois aqui os órgãos de inteligência governamentais não são tão inteligentes assim e a história deixa de lado por uma boa parte do tempo quase tudo o que é típico deste gênero. E quem estiver procurando, assim como eu estava, mais da dinâmica Villanelle-Eve, irá se decepcionar com esse primeiro volume.

O livro é uma enorme introdução e tem um desenvolvimento muito lento. Por vezes senti que o autor não sabia exatamente o que fazer com a história, resultando em diversas vezes na volta das mesmas informações e na descrição excessiva de elementos que não faziam diferença na narrativa.

Eu até gostei da forma como a Villanelle conduz seus assassinatos nos livros, com muito mais cuidado do que na série. Porém, a personagem é extremamente sexualizada de uma forma muito bizarra e todas as passagens de sexo me deixaram com interrogação na cabeça, pois não acrescentaram em nada, nem mesmo na personalidade dela. Isso se torna mais bizarro se pensar que, mesmo tendo um pouco mais de 200 páginas, o autor preferiu priorizar essas cenas e deixar tanto a Villanelle como a Eve com personalidades superficiais, de modo que o que te impulsiona a ler é saber quando que ele vai chegar em algum lugar.

E quando parece chegar, o livro acaba.

Aqui está um dos casos no qual a adaptação é infinitamente superior ao conteúdo original.