A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Sandy Leão 27/08/2020

A mente de Adolf Hitler
É um livro muito bom, vocês irão gostar muito.
Faz a gente vê coisas que nem imaginaríamos que aconteciam com Hitler, é muito bom, recomendo.

Ane Gabriela 20/07/2020

Muito bom!
Uma ótima leitura. E fica muito mais interessante quando sabemos que esta analise psicológica de Hitler foi feita enquanto ele ainda estava em exercício.

Bruno.Ariel 12/07/2020

A mente genial de um louco
Como entender a mente de um louco? Como entender Hitler? Foram essas perguntam que eu me fiz antes de começar a ler esse livro.

Levei um pouco mais de tempo que o normal para essa quantidade de páginas, para entender e digerir o que estava lendo.

Para que o relato e a análise fosse feito de maneira inidônea nada melhor que o autor estivesse presente, não necessariamente tão de perto, no dia a dia de Hitler.

E bingo. Temos uma obra fantástica que conta a mente alucinada desse ser.

PS: antes de começar a leitura, tente esquecer todas as atrocidades de Hitler.

Maíra 30/06/2020

Surpreendente a análise psicológica feita durante a guerra. Explica fatos da vida de Hitler que o levaram a cometer as atrocidades que foram cometidas na Alemanha nazista. Além disso, como uma pessoa sem grandes atribuições físicas, conseguiu ter tantos seguidores como ele conseguiu, suas estratégias para os chamados "discursos calorosos" no livro.

Sergio.Aquino 09/06/2020

Documento histórico imperdível
Relato histórico psicológico muito interessante. Análise psicológica bem organizada. As vezes repetitiva mas sem prejudicar, pelo contrário. Fundamental para quem estuda a historia da segunda guerra mundial e o holocausto. Importante para que possamos perceber alguns truques usados por nazistas e comunistas, como a utilização da imprensa para criar uma imagem positiva, manipulando a verdade e, por consequência, as massas.

Mi 20/02/2020

Ficou faltando algo...
No início do livro eu estava bem empolgada (nos primeiros 4 capítulos). O livro discorre sobre como o Füher acredita ser (fato insano e muito curioso), como a Alemanha, seus colabadores e ele mesmo se conhece, porém no quinto capítulo, quando o autor tenta traçar seu perfil psicólogo, ao meu ver, deixa a deseja em muitos aspectos como: fala sobre diversos fatores das de forma muito superficial, em diversos momentos, trás a tona relatos que não são explicados, com a justificativa de que será tratado mais a frente e o assunto não é retomado, faz afirmações e até diagnósticos com base em falas do Füher, o que não pode definir o perfil psicológico de uma pessoa. Há momentos que ele apresenta evidências (relatos de pessoas próximas, estudos de pessoas com personalidade similar, etc), mas há momentos em que as alegações são baseadas apenas em falas do Füher. O IV capítulo era o que eu mais aguardava, talvez por esse motivo a decepção.

No mais, o livro nos apresenta fatos de sua infância, o relacionamento com a mãe, com o pai e o relacionamento de ambos, e como isso pode contribuir para a formação do carácter que todos já conhecemos. Fala sobre sua vida em Viena, possíveis relações com judeus, sexualidade, comportamento diante de autoridades e sobre a forma de discurso para as massas (particularmente, achei este um tema muito interessante no livro). Nos mostra ainda como diversos fatos ocorridos em sua infância e adolescência advindos do relacionamento com os pais refletiram em ações, comportamentos, escolhas e preferências do "menino Hitler".

Minha única crítica seria com relação ao capítulo IV (para mim, o capítulo que mereceria maior atenção e amarraria todos os pontos do livro).

Yas (@vestigiosdesolitude) 28/05/2020

Relatório sobre Hitler
Um relatório psicanalitico escrito antes da morte de Adolf Hitler e que traduziu algumas questões que o mesmo apresentava ou poderia apresentar e que acertou em várias dessas proposições!! Recomendo para quem gosta do assunto e principalmente pessoas que são da área.

Aisamaque.Morales 26/05/2020

Resenha
Este livro é o histórico e a análise da psiquê de Hitler feitos em 1943, enquanto o líder nazista ainda estava vivo. Mantido como documento confidencial por quase um quarto de século, este estudo pioneiro apresenta uma das maiores pesquisas já feitas.

essa obra é reveladora, pois para termos uma ideia o autor previu, baseado em análises psicológicas, o suicídio de Hitler.

Ale Giannini 17/05/2020

Além do nazismo
O livro da importantes pistas de quem era Hitler e como sua infância, família e juventude contribuíram para torná-lo um dos maiores genocidas do século XX

jpserrinha 17/05/2020

...
Análise meticulosa do comportamento de Hitler. Livro interessante pra quem gosta de História e Psicologia.

Evandro.Calado 26/02/2020

Chocado
Impressionante alguns fatos que o livros traz, só confirma ainda mais que era um louco.

Camilla Cardoso 27/02/2020

Gostei muito
Eu que sou amante de leituras sobre o Nazismo me pergunto: como eu não havia lido essa obra antes? Sem dúvida uma leitura muito esclarecedora e honesta. O autor apresenta análises e ?fofocas? sobre Hitler de forma original. É muito além da visão de muitas outras obras. A leitura é tão fluída que é muito fácil construir visualmente as histórias que são contadas na obra. O autor sempre esclarece os fatos mais evidentes e os fatos que são menos prováveis, sem, contudo despreza-los. Muito boa leitura. Recomendo