A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Michela Wakami 20/09/2022

Uma mente doentia
Através dessa leitura, descobri muitas coisas sobre o Hitler que eu desconhecia.

Esse livro, contém muitos fatos, que tenta explicar a loucura de Hitler, algumas análises psicológicos.

Mas será que é possível entender o que se passava na mente doentia desse monstro?

Um ser que ficou marcado na história, como o ser, mais cruel que já existiu.

Em qualquer discurso, artigo ou discussão acirrada, a pessoa que comparar um adversário ou seus argumentos com Hitler ou com o nazismo perderá a razão e será considerada a perdedora.

Em uma entrevista, Hitler diz: há pouco espaço num cérebro, ou, por assim dizer, pouco espaço de parede, e, se você mobília-lo com seus slogans, a oposição não terá lugar para pendurar seus quadros, porque o aposento do cérebro já estará abarrotado com sua mobília.
Janaina Edwiges 20/09/2022minha estante
Este livro é bem interessante. Gostei da abordagem detalhada sobre os pais, infância, adolescência e juventude de Hitler, além das descrições de seu comportamento anteriores ao ingresso na política. Desconhecia muitos desses fatos.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Sim, interessantíssimo.
Eu também desconhecia muitos dos fatos relatados aqui, para quem gosta do tema, é um livro muito bom.

Fabricio268 20/09/2022minha estante
Vejam a grande inteligência do Hitler na frase que ele usou nessa entrevista acima. Até hoje muitos líderes governamentais ou não, grandes marcas empresariais e etc usam essa técnica de convencimento. O cara era um monstro desumano e inescrupuloso, fato. Pena que usou seu poder de sedução e inteligência para o mal. Seu carisma é tanto que até hoje tem seguidores e defensores.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Bizarro!

Alan kleber 28/09/2022minha estante
Outro livro impactante sobre o nazismo é o "Filho de Nazistas".

Alan kleber 28/09/2022minha estante
É um livro imperdível e assustador.

Michela Wakami 29/09/2022minha estante
Alan, obrigada pela dica.

Luiz Amaro 31/03/2020

VOCÊ VAI SE SURPREENDER
O histórico e famoso estudo de Walter C. Langer. O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista, e facilitou o entendimento de sua personalidade. Quem ele era de fato?

Me surpreendi bastante com essa leitura, estava esperando uma leitura difícil, técnica, tanto no ramo da psicologia quanto no da história. Mas não, a narrativa é fácil, rápida e objetiva, facilitando bastante o entendimento do por que o gênio do mal agiu como agiu.

São relatos surpreendentes que com certeza deixarão o leitor de queixo caído. Hitler não foi só um sádico, psicopata, genocida e um exímio manipulador das massas. Este livro mostrará sua outra face.
Isa / Machi 18/04/2020minha estante
Minha melhor aquisição de 2019, adorei o tipo do livro!

Erica.Michele 28/12/2020minha estante
Entrou pra minha lista!

Juh 18/08/2021minha estante
Na verdade ele foi um Psicopata, genocida e tinha uma psique perturbada, mas o livro tenta mostrar um lado ameno, vitimesco. É como se tentasse explicar as ações dele por sua criação. Eu esperava mais... Mas ainda não terminei, aliás, só comecei, quem sabe consigo algo mais no decorrer do livro.

Jaqueline 24/09/2021minha estante
Não costumo ler esse tipo de livro, me surpreendeu. Achei muito interessante, despertou ainda mais meu interesse por literatura sobre psicologia. Infelizmente não consegui seguir o conselho inicial do livro que não fazer comparações.

Janaina Edwiges 29/04/2022

"O judeu se tornou o símbolo de tudo que Hitler odiava em si mesmo"
Este livro é perfeito para quem aprecia Psicologia e tem interesse em mergulhar na mente de um dos mais terríveis ditadores da história. O psicanalista Walter Charles Langer foi contratado pelo Escritório de Serviços Estratégicos, órgão de inteligência dos Estados Unidos precursor da CIA, para elaborar um estudo da mente de Hitler, enquanto ele ainda estava no poder. Esse trabalho está focado inteiramente no líder nazista e nas forças sociais que o afetaram no decorrer de seu desenvolvimento.

O livro é dividido em 6 partes:
1. Como ele acredita ser;
2. Como o povo alemão o conhece;
3. Como seus colaboradores o conhecem;
4. Como ele se conhece;
5. Análise e reconstrução psicológica;
6. Seu provável comportamento no futuro.

Particularmente, gostei da abordagem detalhada sobre os pais, infância, adolescência e juventude de Hitler, além das descrições de seu comportamento anteriores ao ingresso na política. Recomendo bastante para todos que se interessam pela temática do Regime Nazista e querem entender melhor as ações do Führer, que, como nos mostra o autor, acreditava estar destinado a ser tornar um Hitler imortal, escolhido por Deus para ser o novo Salvador da Alemanha e o fundador de uma nova ordem social para o mundo.

Gustavo 05/02/2023

A IMAGEM DISTORCIDA DE UM HOMEM
Os relatos desse livro foram bem de encontro a imagem sobre Hitler que eu tinha a respeito da imponência e poder que ele passava mediante seus feitos grandiosos e horripilantes dignos de um líder com histórico de plena autoconfiança, segurança no poder decisório, determinação e exemplo de força. Mas descobrir que, na verdade, ele era uma pessoa insegura, preguiçosa, procastinadora e que odiava sua solitude e por muitas vezes de tão nervoso tropeçava nas palavras por não saber o que dizer em seus próprios discursos, muitas vezes travava diante a solução de um problema e passava até dias para resolvê-lo, foi justamente o que surpreendeu de como conseguiu convencer e conduzir uma nação a um caminho tão deplorável e triste na história da humanidade. Daí o ponto de dúvida levantado que mais achei interessante. Teria Hitler convencido e transformado uma nação com seus argumentos e poder de persuasão ou teria uma nação transformado o homem cheio de traumas e conflitos psicológicos no Hitler? Se esse homem não tivesse chegado ao poder, haveria um outro führer? Enfim, não tem como saber. Realmente ele era um cara com sérios transtornos psicológicos, como muitos outros líderes por aí atualmente.

O que não gostei muito foram as várias suposições levantadas com base em achismo, muitas referentes a "supostos" acontecimentos em sua infância que "supostamente" o tenha levado a agir como agiu. Perde um pouco da credibilidade do estudo, mas de resto, gostei muito.

Adiel.Guimaraes 20/01/2022

!!!!
Perceberão que a loucura do Führer se tornou a loucura de um país, ou até mesmo de uma grande parte do continente. Perceberão que não se trata inteiramente das ações de um único indivíduo, mas que existe um relacionamento recíproco entre o Führer e o povo, e que a loucura de um estimula a do outro, e vice-versa. Não foi só Hitler, o louco, que criou a loucura alemã; a loucura alemã também criou Hitler.
Li 15/05/2022minha estante
Que comentário maus interessante!

Claudia 28/01/2022

Adorei essa leitura
?Do ponto de vista psicológico, não é muito improvável deduzir que, à medida que a perversão se desenvolveu e ficou mais desagradável ao ego de Hitler, suas exigências foram repudiadas e projetadas sobre o judeu. Nesse processo, o judeu se tornou o símbolo de tudo que Hitler odiava em si mesmo.?
Dinho.Evangelista 28/01/2022minha estante
Parece interessante o livro.

César 14/03/2021

Na mente do mal
Interpretação psicológica indireta do Führer. Trabalho muito interessante, por além da análise, traz alguns pontos da vida dele que desmistifica todo o trabalho de propaganda feito. Indico para quem gosta do tema de Segunda Guerra.

Larissa.Peri 28/09/2021

Sensacional
Um dos meus livros favoritos.
A escrita é excelente o autor sensacional, ele conseguiu tratar sobre dois assuntos bem complicados de uma maneira simples e prática. Leitura fluida e rápida.
FalaLud 28/09/2021minha estante
Acho que li outro livro então ?
No começo tava gostando, mas depois comecei a achar repetitivo e cansativo.

Nicole 31/12/2021

A Mente de Hitler
O livro conta com uma análise muito inteligente e muito bem feita acerca do comportamento de Adolph Hitler, analisando seu passado, presente (época em que foi escrito) e seu provável comportamento futuro (muito preciso). Uma obra muito rica, que conta com um vasto material, sintetizado de uma forma que possibilita a compreensão e entendimento de todos, especialistas ou não. Com certeza é uma das minhas melhores leituras desse ano, obra que deveria ser recomendada, inclusive, por professores, de modo que se possa entender melhor o conteúdo, fundamental, não para justificar, mas para entender o porquê de tudo ter acontecido da maneira que aconteceu nesse tão marcante período da história. Recomendo muito a leitura desse livro impressionante!

Fenrir 30/11/2022

O melhor estudo sobre Hitler!
Que leitura estupenda, fácil e descritiva! Aqui você entende melhor a mente desse ser que habitou este mundo e foi um monstro! Vale a pena cada linha de leitura deste livro !

Paula 20/04/2021

"Talvez os picos coroados de neve dos Alpes que brilham às luz do luar lembrem a Adolf Hitler das alturas cintilantes, porém frias e solitárias, que ele escalou da fama e das conquistas."

Pratique.Livrotera 02/03/2022

Fatos curiosos sobre Hitler:

Ele era Austríaco, e não Alemão.

Sua mãe se chamava Klara Hitler, e era 23 anos mais nova que seu marido, Alois Hitler.

Klara engravidou algumas vezes, mas em todas o bebê morria, até ter Adolf e então ele se tornou o centro das atenções da mãe.

Ele nunca foi o melhor aluno da escola.

Não se esforçava em nada que fazia.

Nunca gostou de trabalhar. Tentou ser artista mas fracassou.

Depois da morte da mãe, foi pra Viena, no início o seu padrinho JUDEU o auxiliou.

Em Viena ele vivia sujo, e considerava isso um?fetiche? sexual.

Acabou morando em uma pensão cheia de homossexuais judeus, e por aí já da pra entendermos sua vida sexual.

Foi para a Primeira Grande Guerra, e fazia questão de manter seu uniforme impecável.

Sempre achou que era o escolhido de Deus, e que Ele o livrou muitas vezes da morte. Ele se via como o próprio Jesus na terra.

Na guerra, notou-se sua habilidade na oratória, e então ele virou instrutor, e não parou mais.
Porém não conseguia discursar se não sentisse a animação do público.
Também ficava desconfortável em entrevistas, pois se pego desprevenido, simplesmente não conseguia falar nada.

Era muito imprevisível, em uma hora estava em um discurso, e do nada virava as costas e ia embora.

Associou a Alemanha a sua mãe, a querida e amada mãe, e a Áustria com seu pai.
E os judeus ele associou a sífilis e doenças.

Não tinha relações sexuais.

Era vegetariano.

Não bebia.

Não fumava.

Não tinha amigos.

Não conseguia dialogar com ninguém.

Haviam dias em que não dormia nada e dias que só queria dormir.

Morria de medo de morrer de câncer, ou envenenado, ou que alguém o traísse.

As poucas vezes que esteve com uma mulher em seu quarto, elas relataram que ele gostava de se deitar nu no chão, e pedia para que chutassem ele e defecassem. Isso acabou levando uma delas ao suicídio.

Odiava ser contrariado.

Sua cama só podia ser feita por homens.

Tinha muitos pesadelos, e muitas vezes acordava gritando.

Podemos ver traços de transtorno bipolar, psicopatia, esquizofrenia, depressão, e muitas outras questões mentais. E eu acredito que ele era homossexual e se sentia atraído por judeus.

Jeferson.Gomes 16/02/2022

A SUBORDINAÇÃO À LOUCURA.
Olhar para a mãe submissa sendo estuprada, levou-o a inferioridade de sua "Raça". A feminilidade não está presente somente em seu quadril largo.

Não há interesse em estudar cálculos. A história conta a derrota em goles de premeditação, ansiedade e confusão.

Lavar roupas na guerra foi sua condecoração à subordinação. Piadas e explosões não o reprimiu em sua oratória. Receber cartas e mulheres, não fazem parte da sua dedicatória.

Seu mundo surgiu no ninho sobe seus olhos de águia. O alvoroço eclodiu com os gritos do campo e da prisão. O povo escolheu o político que repudiou Cristo caído.

Foi fácil convencer a nação nos períodos de "Mutismo e Cegueira". O olhar trêmulo está escoltado por binóculos que admiram a nudez e a "Sujeira Moral".

A fé aclama a violência. O ódio ergue a pátria, o prende na reclusão e luta em sua mente. Não apareceu nenhum parente, porque a humanidade é inexistente.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Márcia 12/03/2023

Por que Hitler foi tão cruel?
Continuando minha saga para tentar entender como a Alemanha, uma nação com um patrimônio tão rico em teologia, arte e ciência e desenvolvimento científico e tecnológico colapsou aos pés desse homem aí, Adolf Hitler o nazismo.
Este livro, que foi mantido como documento confidencial por quase quatro séculos, é um relatório feito durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto Hitler ainda estava no poder, pelo psicólogo americano Walter C. Langer, que procurou esmiuçar a mente de Hitler, trazendo desde fatos de seus primeiros anos de vida, das conturbadas relações familiares, até suas manias, perversões e comportamentos durante a guerra.
É chocante que, ao final, em suas conclusões, o autor enumera oito motivos como consequência final de seu comportamento. O número oito coloca esse como sendo o desenlace mais plausível: ?Hitler pode se suicidar?. E ACERTOU! Diz o autor: ?É provável que ele tenha um medo exagerado da morte, mas, sendo um psicopata, poderia, sem dúvida, preparar o personagem do super-homem (Übermensch) para o pior e realizar a ação.
Porém, por mais que se tente e pesquise, penso, é incompreensível que a humanidade produza homens como Hitler, mesmo em terra arrasada, como foi o caso da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.
Agora sigo na saga da biografia de Josef Stalin (800 páginas!). Quem, entre os dois, teria sido o mais sanguinário?

Rodrigo Leão 11/05/2022

Incrível
Recomendo muito esse livro , principalmente pelo estudo psicológico feito ,numa das mentes mais cruéis que já existiu .para quem gosta do tema é um prato cheio