A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Naty 11/02/2022

Uma leitura completamente diferente da qual estou acostumada, mas sem dúvidas interessante. Uma mente fora do comum que por mais que tantas pessoas e especialistas tenham tentado decifrar, ainda deixou mistérios q nunca serão disvendados

anaraújo 22/09/2019

O psicanalista Walter Langer teve a missão de desvendar a mente de Hitler, em um estudo realizado ainda durante a guerra, que trás incríveis revelações sobre a personalidade de uma das figuras mais desprezíveis da história.
Livro muito bom, mas muito assustador também.
Como as massas se deixam iludir por líderes com discursos banhados de ódio?
Mi 26/01/2020minha estante
Mais atual do que nunca

José 10/03/2022

Uma excelente relatório sobre análise psicológica!
O livro é de fácil leitura. O autor, um psicanalista que foi contratado para fazer a análise psicológica de Hitler, o líder da Alemanha nazista, consegue explanar muito bem seu relatório neste material. O livro discorre sobre a vida de Hitler, de acordo com pesquisas e entrevistas realizadas com pessoas que viveram próximas dele, analisando sua infância, convívio familiar, relacionamentos, trabalhos. É dividido em partes: Como Hitler acreditava ser; como o povo alemão o conhece; como seus colaboradores o conhecem, etc. Também é realizada uma análise e reconstrução psicológica de Hitler e como seria seu provável comportamento no futuro. Um ótimo livro.

Vogel 29/10/2022

Achei repetitivo em vários momentos, esperava mais do que suposições, tudo muito baseado no talvez... enfim achei bem cansativo, algumas partes bem interessantes, mas não foi tido o que eu esperava.

Caroline 10/01/2021

Este livro mostra um outro lado de Hitler que não conhecíamos, ao contrário do que pensamos, ele tinha seus momentos de fragilidade e dúvidas, e que mesmo assim, não é compreensível como ele fez o quê fez!

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Qualquer semelhança é mera coincidência?
Pensa em um político:

?anticomunista, que sonhava ser o aniquilador do marxismo

?se dizia redentor da família e do lar dos cidadãos

?gostava de citar passagens bíblicas em seus discursos ao mesmo tempo que utilizava xingamentos e palavras de baixo calão

?se identificava com Jesus

?seus comícios tinham um tom religioso

?acreditava que tinha uma missão divina a cumprir

?quando derrotado reagiu como um menino birrento e recusou aceitar a realidade e se adaptar a ela de forma realista.

?Eu estou falando sobre Adolf Hitler.

Este livro é fruto de um relatório psicológico encomendado por uma organização estadunidense. O estudo foi feito quando Hitler ainda era vivo.

Precisamos aprender com o passado, meus amigos. Os desvios de caráter de Hitler a princípio eram vistos como "engraçados". Mas o desfecho desta história foi macabro.

Marcos civilizatórios são os requisitos mais básicos para uma sociedade existir.

Em breve resenha completa no @quemleganhamais

#livro #leitura #quemleganhamais #segundaguerramundial #historia
Raquel 11/02/2023minha estante
Fiz o mesmo comparativo que você.

Cân 16/06/2022

Mas, afinal, que mentalidade era essa?
Mesmo depois da leitura, das explicações por trás das atitudes do monstro Hitler, nada ainda consegue justificar toda sua brutalidade, violência e desequilíbrio. Por mais doentia que sua mente foi, seus atos não o tornam humano... E seu poder de convencer o povo, resultou no seu próprio convencimento: que estava no caminho certo, que era o escolhido...

Leka 14/08/2021

Interessante
O livro traz vários fatos sobre a vida e o crescimento de Hitler até ele se tornar o líder terrível que causou uma das épocas mais macabras na história. É muito interessante entender o que estava por trás de toda essa loucura, e "humanizar" um pouco o monstro para entender COMO ele convenceu a Alemanha a seguir com o holocausto e concordar com as suas ideias. É uma leitura bem interessante para entender o nazismo e todos os acontecimentos da época. Mas a conclusão é que o Hitler era muito louco mesmo, e a Alemanha se hipnotizou ao ponto de seguir suas loucuras. Creio que nunca entenderemos toda a maldade e coisas terríveis que aconteceram na época, mas espero que as pessoas possam entender e ter isso como exemplo para nunca mais deixar acontecer algo assim de novo.

Thais.Carvalho 15/03/2022

O livro é muito interessante. Faz uma análise psicológica sob o viés psicanalítico da mente de Adolf Hitler.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mi 20/02/2020

Ficou faltando algo...
No início do livro eu estava bem empolgada (nos primeiros 4 capítulos). O livro discorre sobre como o Füher acredita ser (fato insano e muito curioso), como a Alemanha, seus colabadores e ele mesmo se conhece, porém no quinto capítulo, quando o autor tenta traçar seu perfil psicólogo, ao meu ver, deixa a deseja em muitos aspectos como: fala sobre diversos fatores das de forma muito superficial, em diversos momentos, trás a tona relatos que não são explicados, com a justificativa de que será tratado mais a frente e o assunto não é retomado, faz afirmações e até diagnósticos com base em falas do Füher, o que não pode definir o perfil psicológico de uma pessoa. Há momentos que ele apresenta evidências (relatos de pessoas próximas, estudos de pessoas com personalidade similar, etc), mas há momentos em que as alegações são baseadas apenas em falas do Füher. O IV capítulo era o que eu mais aguardava, talvez por esse motivo a decepção.

No mais, o livro nos apresenta fatos de sua infância, o relacionamento com a mãe, com o pai e o relacionamento de ambos, e como isso pode contribuir para a formação do carácter que todos já conhecemos. Fala sobre sua vida em Viena, possíveis relações com judeus, sexualidade, comportamento diante de autoridades e sobre a forma de discurso para as massas (particularmente, achei este um tema muito interessante no livro). Nos mostra ainda como diversos fatos ocorridos em sua infância e adolescência advindos do relacionamento com os pais refletiram em ações, comportamentos, escolhas e preferências do "menino Hitler".

Minha única crítica seria com relação ao capítulo IV (para mim, o capítulo que mereceria maior atenção e amarraria todos os pontos do livro).

yaxnunes 24/04/2024

Não é ruim
Esse livro foi mais um relatório de fatos do que aconteceu em relação a Hitler e também imaginações, inspeculacoes do que poderia ter acontecido, tanto nas ações dele quanto na própria mente de Hitler.

Entender um homem quebrado responsável pela morte de milhões é algo que pode ser complexo, mas na verdade, também pode ser simples.

Afinal, um homem quebrado continua sendo um homem quebrado; um menino medroso embaixo de fardas genocidas, assassinas.

Enfim, uma leitura boa, mas que ainda assim não pode ser levado tão ao pé da letra no quesito 'confiável'. Pra criar uma conclusão sobre alguém tão misterioso, o mínimo que posso fazer é ler diversos outros livros também, e assim julgar.

Entretanto, vale a pena ler e imaginar o que Hitler poderia ter pensado e vivido.

Victoria541 03/01/2022

um ótimo livro
leitura muito fácil e fluída, o livro é muito bem dividido e aborda todos os pontos relevantes na análise

eupoetizo 06/02/2022

Gostei muito do livro, a vida de Hitler é uma grande mistério, mas sem dúvidas, uma mente brilhante (e sombria, catastrófica) que tinha tudo para marcar a história positivamente. Uma das pessoas com melhor oratória e espírito de liderança já existentes.

Clara 25/09/2020

Já sabemos que Hitler era um monstro , mas nesse livro , escrito por um psicólogo vemos que tipo de mudanças podem ocorrer em alguém durante sua vida, a ponto de cometer loucuras(atrocidades).