A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Luana 12/04/2024

Ótimo
Me senti assistindo um documentário enquanto lia, aquele ?dos bons?, sabe?

Vale a pena a leitura, principalmente pra quem gosta de saber um pouco mais sobre a segunda guerra.

Yas (@vestigiosdesolitude) 28/05/2020

Relatório sobre Hitler
Um relatório psicanalitico escrito antes da morte de Adolf Hitler e que traduziu algumas questões que o mesmo apresentava ou poderia apresentar e que acertou em várias dessas proposições!! Recomendo para quem gosta do assunto e principalmente pessoas que são da área.

Maíra 30/06/2020

Surpreendente a análise psicológica feita durante a guerra. Explica fatos da vida de Hitler que o levaram a cometer as atrocidades que foram cometidas na Alemanha nazista. Além disso, como uma pessoa sem grandes atribuições físicas, conseguiu ter tantos seguidores como ele conseguiu, suas estratégias para os chamados "discursos calorosos" no livro.

Bruno.Ariel 12/07/2020

A mente genial de um louco
Como entender a mente de um louco? Como entender Hitler? Foram essas perguntam que eu me fiz antes de começar a ler esse livro.

Levei um pouco mais de tempo que o normal para essa quantidade de páginas, para entender e digerir o que estava lendo.

Para que o relato e a análise fosse feito de maneira inidônea nada melhor que o autor estivesse presente, não necessariamente tão de perto, no dia a dia de Hitler.

E bingo. Temos uma obra fantástica que conta a mente alucinada desse ser.

PS: antes de começar a leitura, tente esquecer todas as atrocidades de Hitler.

starlalinanix 14/09/2020

É um bom livro para quem deseja saber mais sobre a mente de Adolf Hitler, mas para quem gostaria de um pouco mais da história da guerra, não recomendo. É um livro que conta sobre sua vida e porque toma certas decisões. Mas é bem interessante.

Julia Tristão 07/01/2021

Uma leitura bastante cansativa e extremamente perturbadora.

Adri Crivelaro 28/02/2021

Perturbador e esclarecedor
Em uma linguagem acessível, faz um retrato perturbador da mente do ditador, desde a infância (apesar do pouco material disponível) até 1943, ano de publicação. E, para mim, isso é o mais interessante do relatório, foi feito em uma época em que Hitler ainda estava vivo. Para quem se interessa pelo assunto, é uma leitura indispensável.

Larysse0 27/10/2022

"O judeu se tornou o símbolo de tudo que Hitler odiava em si mesmo"
Eu definiria esse livro como surpreendente. Apesar de se tratar de uma análise do ponto de vista da Psicologia, o autor é bem objetivo e apresenta os fatos numa linguagem clara e não muito técnica. É interessante saber como a infância de Hitler e sua relação com os pais influenciaram na sua personalidade, e como ele possuía características que ninguém imaginaria que ele tivesse. Além disso, mais curioso ainda é perceber que ele se achava um ser tão superior mas que, no fundo, era um poço de inseguranças na luta contra o que ele odiava em si mesmo. Eu comecei a leitura na curiosidade de saber o que leva uma pessoa a cometer tantas atrocidades num nível tão catastrófico e terminei aceitando o fato de que, provavelmente, nem esse livro, nem ninguém no mundo tem essa resposta porque não há nada tão ruim que se compare ou justifique suas atitudes. Como disse o próprio autor: "Não importa quanto tempo estudemos o material disponível, o fato é que não somos capazes de encontrar uma explicação racional de sua conduta".

Nando 30/10/2022

Perturbador
O livro me ensinou muito, entrar um pouquinho na cabeça de uma mente tão perturbando fez a minha mente refletir como sou normal.

Jamile 10/11/2022

No mínimo interessante
Achei o livro bem maçante. O autor descreve a vida de Adolf Hitler sob perspectiva das pessoas que conviveram com ele, sobre perspectiva da biografia de Hitler e acredito que ele tenha procurado outras fontes também. Assim, descrevendo a história de vida de Hitler, o autor faz sua análise psicológica. É interessante.

Raven 11/02/2023

Aprofundado
O livro é basicamente um estudo aprofundado de como Hitler se vê e como é visto pelo povo alemão e seus colaboradores, bem como os acontecimentos que o levaram a fazer o que fez e como cada uma de suas situações adversas podem ser aplicadas a uma pessoa comum e mesmo assim ele se sobrepôs e se tornou o que conhecemos.

Raquel 11/02/2023

Parte I - Como ele acredita ser.
Hitler se via como alguém superior, melhor que todos, inesquecível, que seria lembrado por séculos após sua morte. Chegou a se comparar com Jesus Cristo, um salvador para a Alemanha.

Parte II -  Como o povo alemão o conhece.
Era um homem sem nenhum atrativo, mestiço, baixo, de ombros estreitos e cabelo escuro. Porém, ao discursar hipnotizada sua plateia, pois de alguma forma, sabia o que o público queria ouvir.
Aos poucos o partido nazista passou a divulgar a imagem de Hitler quase como um semi deus. Um homem superior, que não bebia, não fumava, não comia carne, não fazia sexo, gostava de animais e crianças e era sensível as causas dos outros. Que trabalhava 18 horas por dias, e que não recebia salário.
Em 1937 Hitler virou uma espécie de religião, quando grupo de "cristãos" aprovou que a palavra de Hitler era a lei de Deus.

Parte III - Como seus colaboradores o conhecem.
Primeira parte faz um esboço de como a propaganda nazista o apresentou: um exímio trabalhador, capaz de trabalhar por longos períodos, dormindo pouco, alto poder de concentração e capacidade de solucionar problemas difíceis. Quase um super homem.
Depois aborda 27 técnicas relativo a psicologia de grupo aplicadas por Hitler, que permitiu que ele alcançasse o poder em pouco tempo.
Na sequência descreve como ele era de fato, a partir de relatos de pessoas mais próximas dele. Em resumo era um menino mimado que só fazia o que queria, na hora que queria. Nos seus últimos anos na escola, não foi um bom aluno, não gostava de trabalhar na vida adulta, nunca teve regularidade ou disciplina em seus atos e sempre gostou do ócio.
Já no partido nazista, se esquivava de reuniões importantes, abandonando algumas sem aviso prévio, se atrasava em compromissos importantes, era covarde, por vezes fugiu de situações que considerou desconfortáveis, sem falar em seus ataques de fúria, que mais pareciam birra infantil e as ameaças de se matar caso algo não saísse como ele desejasse. Gostava de passar seu tempo assistindo filmes (alguns de conteúdo duvidoso) e fazendo caminhadas ao ar livre.
Outra mentira era que ele tinha um estilo modesto. Da culinária, passando pela vestimenta e indo aos acessórios tudo era da mais alta qualidade.
Um fato curioso é que algumas das mulheres que se envolveram com ele tentaram ou cometeram suicídio.
Ele ficava semanas no mais puro ócio, adiava até a última hora qualquer decisão, então em um estalo tinha uma ideia, e queria que a qualquer custo fosse executada, ele não queria pessoas que tinham ideias inteligentes, mas pessoas inteligentes que conseguissem executar suas ideias loucas.

Parte IV - Como ele se conhece
Suas origens não tinha muita pureza de sangue. O pai, Alois Hitler, era bastardo, beberão e talvez com origens judaicas.
A mãe Klara Polzlq, era prima em segundo grau do pai, 23 anos mais nova, e antes tinha sido filha de criação dele. Ela teve um sobrinho com deficiência física. Teve pelo menos um filho fora do casamento e provavelmente um com deficiência mental. Então a pureza que Hitler tanto queria, não existiu na família dele.
Teve pelo menos três irmãos que chegaram a vida adulta: Angela (irmã mais velha) e a favorita dele, Alois Jr., com o qual teve um péssimo relacionamento desde a infância e Paula irmã legítima por parte de mãe e pai, 7 anos mais jovem, e que também não teve um bom relacionamento.
Hitler teve três sobrinhos, William filho de Alois Jr, Geli e Leo filhos de Angela. Teve contato, apenas com Geli, que acreditasse que tenha tido um relacionamento amoroso, que terminou com a morte ou suicídio dela.
Após a morte da mãe, viveu de forma medíocre. Quando a situação se tornava mais crítica, pintava um quadro ou cartões postais, e após obter algum dinheiro voltava a se dedicava ao ócio.
Tentou se afiliar ao exército, mas foi rejeitado. Então quando a 1° Guerra iniciou, se alistou de forma voluntária. Passou 4 anos no exército, não recebeu nenhuma promoção, mas de forma misteriosa conquistou uma Cruz de ferro, uma horária, que não foi registrada em nenhum arquivo do exército.
Com o fim da Guerra ele voltou a antiga vida. Mas depois se reaproximou do exército, e ganhou prestígio ao executar alguns discursos.
Nessa parte o autor fala sobre a dupla personalidade de Hitler: o fraco, chorão, medroso, procrastinador e o perverso, tirano, capaz de matar os próprios amigos.

Parte V - Análise e reconstrução psicológica.
Quando Hitler chegou ao poder, o mundo pode vislumbrar quem ele era. A princípio trataram como algo divertido, irreal e que não iria durar. Com o passar do tempo e suas ações tendo êxito, o consideraram louco.
Porém, a pior parte foi quando constatou-se que não bastava eliminar Hitler, pois o país inteiro, também estava consumido pela loucura. "Não foi só Hitler, o louco, que criou a loucura alemã; a loucura alemã também criou Hitler" página140.
A psicologia freudiana diz que os primeiros anos de vida de um indivíduo, são responsáveis pela formação do seu caráter.
Pouco se sabe sobre a infância dele, a não ser o que ele mesmo informou em Mein Kampf, ao tentar mostrar que teve um lar tranquilo, com o pai provendo o sustento e a mãe cuidando do lar e filhos (páginas 145). Mas em outras partes como se não estivesse falando de si mesmo, fala sobre as impressões que são criadas na cabeça de uma criança ao presenciar abusos e violência. Através de outros relatos, sabe-se que o pai era violento e autoritário.
Hitler passou a vida a procura de uma figura masculina para se inspirar. Como não encontrou, achou que ele tinha os pré requisitos para inspirar outras pessoas no papel de "Führer". O povo alemão também estava sedento em encontrar alguém para ocupar esse lugar, e quando Hitler apareceu, eles aceitaram de bom grado.

VI - Seu provável comportamento futuro
Com o enfraquecimento das linhas alemãs, quais seriam as possibilidades para o futuro de Hitler?
Morrer de causas naturais, pedir asilo político em um país neutro, morrer em batalha, ser assassinado, enlouquecer, os militares se revoltarem contra ele, cair nas mãos dos inimigos ou se suicidar?

Hoje sabemos como essa triste história terminou. Com a morte de 6 milhões de judeus inocentes, um covarde tirando a própria vida, alguns culpados sendo condenados e vários outros escapando da condenação.
Precisamos nos lembrar sempre dos horrores da Segunda Guerra, para não se repetir.

Paula 05/06/2023

Com o intuito de fornecer um perfil que pudesse contribuir para a derrota nazista na Segunda Guerra Mundial, o psicanalista Walter C. Langer foi imbuído da missão de decifrar um enigma chamado Adolf Hitler. Publicada originalmente enquanto o conflito ainda estava em curso, é uma obra única por se tratar de uma biografia psicológica construída a partir de entrevistas com pessoas que conviveram com o líder nazista.
Usando as informações disponíveis, Langer analisa a personalidade de Hitler, que é apresentado como um individuo extremamente narcisista, paranoico e obcecado pelo poder.
Essa análise me surpreendeu demais em alguns aspectos, a imagem sobre Hitler que eu tinha era a de sua imponência e poder que passava mediante seus feitos grandiosos e horripilantes, dignos de um líder de plena autoconfiança, poder decisório, determinação e exemplo de força. Mas no final, o sentimento que tive era de que Hitler era um homem patético e me faz questionar mais ainda como ele chegou onde chegou.

MartinsAlan 06/08/2023

História bem escrita
A primeira parte do livro é bastante atrativa e historicamente rica em detalhes para entendermos um pouco mais da segunda guerra mundial. A segunda parte entra mais a fundo na mente do Hitler e se torna um pouco mais chata de ler. Mas e um ótimo livro. Cheio de fatos muito interessantes. E podemos comparar com o Brasil de 2023.

Ivinha 21/08/2023

A análise sobre a psique de um cara completamente psicopata esquizofrênico e neurótico.
Muito legal ver os prováveis motivos que o levaram a ser quem ele foi.
Recomendo? mas sabendo que pode ser uma leitura densa