A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Michela Wakami 20/09/2022

Uma mente doentia
Através dessa leitura, descobri muitas coisas sobre o Hitler que eu desconhecia.

Esse livro, contém muitos fatos, que tenta explicar a loucura de Hitler, algumas análises psicológicos.

Mas será que é possível entender o que se passava na mente doentia desse monstro?

Um ser que ficou marcado na história, como o ser, mais cruel que já existiu.

Em qualquer discurso, artigo ou discussão acirrada, a pessoa que comparar um adversário ou seus argumentos com Hitler ou com o nazismo perderá a razão e será considerada a perdedora.

Em uma entrevista, Hitler diz: há pouco espaço num cérebro, ou, por assim dizer, pouco espaço de parede, e, se você mobília-lo com seus slogans, a oposição não terá lugar para pendurar seus quadros, porque o aposento do cérebro já estará abarrotado com sua mobília.
Janaina Edwiges 20/09/2022minha estante
Este livro é bem interessante. Gostei da abordagem detalhada sobre os pais, infância, adolescência e juventude de Hitler, além das descrições de seu comportamento anteriores ao ingresso na política. Desconhecia muitos desses fatos.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Sim, interessantíssimo.
Eu também desconhecia muitos dos fatos relatados aqui, para quem gosta do tema, é um livro muito bom.

Fabricio268 20/09/2022minha estante
Vejam a grande inteligência do Hitler na frase que ele usou nessa entrevista acima. Até hoje muitos líderes governamentais ou não, grandes marcas empresariais e etc usam essa técnica de convencimento. O cara era um monstro desumano e inescrupuloso, fato. Pena que usou seu poder de sedução e inteligência para o mal. Seu carisma é tanto que até hoje tem seguidores e defensores.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Bizarro!

Alan kleber 28/09/2022minha estante
Outro livro impactante sobre o nazismo é o "Filho de Nazistas".

Alan kleber 28/09/2022minha estante
É um livro imperdível e assustador.

Michela Wakami 29/09/2022minha estante
Alan, obrigada pela dica.

Luiz Amaro 31/03/2020

VOCÊ VAI SE SURPREENDER
O histórico e famoso estudo de Walter C. Langer. O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista, e facilitou o entendimento de sua personalidade. Quem ele era de fato?

Me surpreendi bastante com essa leitura, estava esperando uma leitura difícil, técnica, tanto no ramo da psicologia quanto no da história. Mas não, a narrativa é fácil, rápida e objetiva, facilitando bastante o entendimento do por que o gênio do mal agiu como agiu.

São relatos surpreendentes que com certeza deixarão o leitor de queixo caído. Hitler não foi só um sádico, psicopata, genocida e um exímio manipulador das massas. Este livro mostrará sua outra face.
Isa / Machi 18/04/2020minha estante
Minha melhor aquisição de 2019, adorei o tipo do livro!

Erica.Michele 28/12/2020minha estante
Entrou pra minha lista!

Juh 18/08/2021minha estante
Na verdade ele foi um Psicopata, genocida e tinha uma psique perturbada, mas o livro tenta mostrar um lado ameno, vitimesco. É como se tentasse explicar as ações dele por sua criação. Eu esperava mais... Mas ainda não terminei, aliás, só comecei, quem sabe consigo algo mais no decorrer do livro.

Jaqueline 24/09/2021minha estante
Não costumo ler esse tipo de livro, me surpreendeu. Achei muito interessante, despertou ainda mais meu interesse por literatura sobre psicologia. Infelizmente não consegui seguir o conselho inicial do livro que não fazer comparações.

Michely 06/11/2018

Uma excelente análise da mente do führer
Muito bem escrito, esse livro é leitura obrigatória para os que, assim como eu, têm interesse em livros relacionados à segunda guerra mundial e à psicanálise.
A obra traz à tona uma análise psicológica de um dos maiores genocidas da história da humanidade: infância, adolescência, perdas familiares, interesses, comportamento sexual...e vai além: promove uma reflexão acerca da sociedade alemã da época...que criou Hitler, foi moldada por ele ou os dois?
Impossível não fazer associações com a realidade política que vivenciamos hoje em nosso país...é ler, e tirar suas próprias conclusões!
day 10/11/2018minha estante
Maravilhosa resenha

Ana Laura 21/03/2019minha estante
Show!

THALES76 05/12/2020minha estante
Hitler, com certeza é o vilão mais conhecido da humanidade.
Desde criança ouço falar nele, também já li muito, assisti a documentários, tem até o diário que ele escreveu enquanto estava preso, que era proibido no Brasil há pouco tempo.

Lelouch_ph 06/12/2020minha estante
O Mein Kampf ou Minha luta é citado no livro, ele inventou muita coisa do diário pra se colocar como vítima segundo o autor e todo mundo que ele entrevistou.

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Qualquer semelhança é mera coincidência?
Pensa em um político:

?anticomunista, que sonhava ser o aniquilador do marxismo

?se dizia redentor da família e do lar dos cidadãos

?gostava de citar passagens bíblicas em seus discursos ao mesmo tempo que utilizava xingamentos e palavras de baixo calão

?se identificava com Jesus

?seus comícios tinham um tom religioso

?acreditava que tinha uma missão divina a cumprir

?quando derrotado reagiu como um menino birrento e recusou aceitar a realidade e se adaptar a ela de forma realista.

?Eu estou falando sobre Adolf Hitler.

Este livro é fruto de um relatório psicológico encomendado por uma organização estadunidense. O estudo foi feito quando Hitler ainda era vivo.

Precisamos aprender com o passado, meus amigos. Os desvios de caráter de Hitler a princípio eram vistos como "engraçados". Mas o desfecho desta história foi macabro.

Marcos civilizatórios são os requisitos mais básicos para uma sociedade existir.

Em breve resenha completa no @quemleganhamais

#livro #leitura #quemleganhamais #segundaguerramundial #historia
Raquel 11/02/2023minha estante
Fiz o mesmo comparativo que você.

Claudia 28/01/2022

Adorei essa leitura
?Do ponto de vista psicológico, não é muito improvável deduzir que, à medida que a perversão se desenvolveu e ficou mais desagradável ao ego de Hitler, suas exigências foram repudiadas e projetadas sobre o judeu. Nesse processo, o judeu se tornou o símbolo de tudo que Hitler odiava em si mesmo.?
Dinho.Evangelista 28/01/2022minha estante
Parece interessante o livro.

Larissa.Peri 28/09/2021

Sensacional
Um dos meus livros favoritos.
A escrita é excelente o autor sensacional, ele conseguiu tratar sobre dois assuntos bem complicados de uma maneira simples e prática. Leitura fluida e rápida.
FalaLud 28/09/2021minha estante
Acho que li outro livro então ?
No começo tava gostando, mas depois comecei a achar repetitivo e cansativo.

toria 24/05/2023minha estante
exatamente!!

Thais.Carvalho 15/03/2022

O livro é muito interessante. Faz uma análise psicológica sob o viés psicanalítico da mente de Adolf Hitler.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Adiel.Guimaraes 20/01/2022

!!!!
Perceberão que a loucura do Führer se tornou a loucura de um país, ou até mesmo de uma grande parte do continente. Perceberão que não se trata inteiramente das ações de um único indivíduo, mas que existe um relacionamento recíproco entre o Führer e o povo, e que a loucura de um estimula a do outro, e vice-versa. Não foi só Hitler, o louco, que criou a loucura alemã; a loucura alemã também criou Hitler.
Li 15/05/2022minha estante
Que comentário maus interessante!

anaraújo 22/09/2019

O psicanalista Walter Langer teve a missão de desvendar a mente de Hitler, em um estudo realizado ainda durante a guerra, que trás incríveis revelações sobre a personalidade de uma das figuras mais desprezíveis da história.
Livro muito bom, mas muito assustador também.
Como as massas se deixam iludir por líderes com discursos banhados de ódio?
Mi 26/01/2020minha estante
Mais atual do que nunca

JoAo366 15/01/2021

Análise meticulosa do comportamento de Hitler. Temas que buscam a pessoa por trás dos discursos calorosos. Recomendo pra quem gosta de história e psicologia.
Dickson 10/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Nana 20/07/2023

Passei o livro inteiro pensando na teoria do caos, pq se Hitler tivesse sido aprovado na Academia de Belas Artes, tenho quase certeza de que ele não teria feito toda a merda que ele fez.
DanielSLopes 02/08/2023minha estante
Eu estou lendo e estou pensando o mesmo. Mas eu vi em algum lugar uma análise em que comentaram que muito provavelmente ele teria se inclinado para o lado político da mesma forma. Talvez teríamos tido um ditador artista no lugar.

Vinicius.Villela 27/02/2020

A Construção Psicológica Íntima e Geral de um desastre
O quão insana e ignorante uma nação e sua massas se deixa ficar para ser guiado por um homem tão problemático, desequilibrado e frágil? Lição que cada dia fica mais relevante.
Este livro é um prato magnífico de psicologia pura e profunda, escrito de uma maneira de facílima compreensão. Hitler é uma figura extremamente complexa e frágil.
É o ser humano mais improvável de estar na situação que se encontrou, se não fosse a vontade da nação Alemã em se deixar guiar por alguém tão sádico quanto os próprios eram, em seu interior vingativo, fruto do contexto histórico em que estavam submetidos.
Para alguns isso deve soar até ofensivo, mas a o escrutínio das mais profundas e hediondas faces de um ser humano como Hitler quase o fazem uma figura que se pode sentir empatia. Suas falhas e perversões mais profundas são expostas, e ali, se observa um ser humano nu, impotente problemático, como, sinceramente, todos somos, em graus, obviamente, extremamente distintos e não sem suas particularidades. Acho inevitável ver a desconstrução de um ser humano aos seus níveis mais básicos e não fazer o mesmo consigo próprio. Tudo que me aprofunda em meu conhecimento próprio e do mundo em que vivo de maneira profunda é uma leitura essencial.
Wkleber 23/12/2020minha estante
É um documento extraordinário, embora na nossa historiografia esses aspectos psicológicos, fiquem menos proeminentes em relação aos feitos históricos, e esse livro acaba preenchendo certas lacunas que nos dá uma noção das motivações que fez um austríaco natural de Braunau An in ( sua cidade natal na Áustria) a encabeçar um movimento ideológico, arrastando muitos aspectos estritamente pessoal e mal resolvido de sua vida, em fusão com o sentimento nacionalista imperialista do povo alemão , com forte influência da eugenia e o darwinismo social da necessidade de espaço vital para seu plano de supremacia e do extermínio de judeus "responsáveis", segundo os nazistas, da decadência tanto da miscigenação desse povo "nômade e sem pátria" com as duras restrições do tratado de Versalhes, do qual em seus discursos esse tema era o mais exaltado entre as massas. Walter Langer , vai esmiuçar de forma brilhante , mesmo que especulativa esses aspectos da motivação, frustração e amargura de Hitler, também correlacionando obras biográficas de outros autores, consultas da obra mein kampf, relatos de pessoas que conviverem com ele em determinados momentos no seu trabalho de síntese criando argumentos muito sólidos, a ponto de "adivinhar" dois anos antes que ele se suicidaria quando se sentisse acuado e também a revolta de alguns colaboradores que sabotaram e tentaram matar o Fuher por serem mais racionais e menos ideológicos. Eu amei esse livro e sempre leio para contextualizar com outras balizas históricas, como por exemplo, o livro de Hanna arendt , do qual cunhou a frase; BANALIDADE DO MAL, no livro, eichmann em jerusalem. Espetacular...