A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Nana Bastos 08/07/2021

A Mente de Adolf Hitler
Que lindo extremamente espetacular. Uma leitura bem leve. Com certeza entrou na lista dos meus favoritos!

Jessica.Goncalves 11/04/2021

Ao ler esse livro, vc não consegue entender como o Hitler conseguiu convencer tantas pessoas, pois efetivamente só tinha a oratória ao seu favor, não sendo nada objetivo ou com competência estratégicas e de guerra.
Mas é um livro importante para perceber como os governantes convencem a massa, havendo uma alienação generalizada.

- Viih O 06/06/2020

História perturbadora e triste!
Quando Langer faz uma análise psicológica da mente de Adolf Hitler, ele nos transporta tão perto de sua história de vida que, ao ler, me senti como se fizesse parte dela. A juventude de Hitler se descreve num mar negro, num nevoeiro, não há cores nem brilho. Ele passa pela idade mais linda de um ser humano (a infância, que representa a pureza) de uma forma tão perturbadora que, ao envelhecendo, a ância de destruir essa lembrança ou construir uma nova identidade, não age de forma natural ou normal, mas age da forma mais insana possível. Porém, para esse desenvolvimento, colado ao ser humano mal que era, estava a psicopatia e esquizofrenia. Hitler soube aproveitar cada fraqueza sua e transporta-lá a um terceiro, os judeus. Soube aproveitar a fraqueza do povo alemão, colocando como a sua forma derrotada, sabendo conduzi-los exatamente como se conduziu para "crescer" (guiado sob por uma força espiritual, como ele acreditava). Para o crescimento do seu eu interior, ele substituiu cada fraqueza e perdas da sua vida para o mundo.
Um adendo importante que Eurípedes faz no prefácio é a imagem que fazemos de Hitler. Um erro fatal que cometemos em tempos atuais, assemelhar seus atos e identidade à líderes ativos, onde, Eurípedes cita Godwin ao que ele refere o termo "reductio ad Hitlerium". Pois nada se compara ao que foi feito na Alemanha nazista, e reduzi-lo aos contratempos e oposição políticas atuais.
Deixando de lado todo os horrores cometidos em seu governo, Hitler não pensa ou age diferente dos políticos do mundo todo, do passado ao presente.

belovend 21/10/2020

Uma viagem pela mente de Hitler
É simplesmente agonizante ler esse livro. Entender tudo o que se passava psicologicamente com a mente insana de Adolf Hitler, sua história, e o porquê de seus pensamentos (todos os seus traumas de infância, sua passagem pela 1º guerra, entre muitos outros acontecimentos)

Lary 12/04/2021

Possíveis teorias que expliquem a mente do Hitler
Para quem tem interesse em querer aprofundar nessa temática vale a leitura. É um livro que me deixou chocada em muitas partes por costurar certos acontecimentos que muitaa pessoas não sabem o porquê, depois que você lê você consegue entender o quão louco era a cabeça de Hitler.

Michely 06/11/2018

Uma excelente análise da mente do führer
Muito bem escrito, esse livro é leitura obrigatória para os que, assim como eu, têm interesse em livros relacionados à segunda guerra mundial e à psicanálise.
A obra traz à tona uma análise psicológica de um dos maiores genocidas da história da humanidade: infância, adolescência, perdas familiares, interesses, comportamento sexual...e vai além: promove uma reflexão acerca da sociedade alemã da época...que criou Hitler, foi moldada por ele ou os dois?
Impossível não fazer associações com a realidade política que vivenciamos hoje em nosso país...é ler, e tirar suas próprias conclusões!
day 10/11/2018minha estante
Maravilhosa resenha

Ana Laura 21/03/2019minha estante
Show!

Gian 09/11/2021

Hitler assim como todos nós foi uma criança normal, gostava de chocolate, de brincar (por mais que tivesse poucos amigos), tinha irmãos e irmãs, não se dava bem com o pai nem com mãe.
Quem diria que essa criança se tornaria o que um dia o mundo conheceu como Adolf Hitler, o tirano, genocida, assassino, sujo, etc...
Uma coisa boa dele (se é que existiu algo de bom pra falar dele) foi a genialidade e liderança dele, um líder nato que infelizmente usou toda essa liderança e genialidade para o mal! Enfim, o gênio do mal!

booksbystef 04/12/2022

análise bem dirigida, mas muito emotiva...
Adoro psicanálise e acho que a análise aqui foi bem precisa e esplendidamente bem feita, porém, excluiu bastante a perversidade de Hitler. Ao meu ver, tentou colocar Hitler como alguém sofrido e esquizofrênico, mas acredito no contrário. Hitler era de uma frieza inigualável, perverso e cruel. Não acho que alguém descrito como no livro poderia, mesmo com tanta revolta consigo mesmo, projetando seu ódio por si em uma nação, cometer um dos maiores genocídios da história. Enfim, mesmo assim gostei bastante do aprendizado e das curiosidades jamais imaginadas. Valeu a pena.

Débora 01/02/2022

Sim, razoável
É, sem dúvidas, um livro interessante, mostra os problemas psíquicos de Hitler, suas crenças, seus medos, devaneios e obsessões, no entanto se torna um livro repetitivo, maçante e de difícil leitura perto do final, estendendo temas em mais de uma parte sem motivos, pois já estava bem explicada na primeira.
Não é um livro que tenho interesse de ler uma segunda vez, no entanto ainda indicaria ele como meio de pesquisa ou estudo.

Shirley.Freitas 21/04/2020

Surpreendente
O livro é um relatório realizado pelo autor, Walter C. Langer, que destaca pontos específicos da mentalidade de Adolf Hitler. Cada detalhe te prende e faz você querer ler mais para entender o motivo que o levou a cometer tantas atrocidades.

cecil :) 17/01/2023

foi muito interessante esse livro, estava com medo de começar por parecer ser uma leitura complicada com muitos termos difíceis, mas na realidade a escrita é bem fácil se ser entendida.

eu gostei muito mais do início do do que da parte em que ele faz as análises em si, porque senti muito achismo em tudo que o autor falava, mas entendo que com poucas informações não tinha muito o que fazer, além de que muita coisa fazia sentido sim.

Monalisa.Ribeiro 05/04/2022

Excelente
Hitler era um psicopata neurótico atormentado por medos, ansiedades, dúvidas, recriminações, sentimentos de solidão e de culpa.

O livro mostra vários aspectos e características que acredito que muitas pessoas nem imaginam de Hitler, a análise é completa, o livro é de fácil entendimento e a leitura flui muito bem!
Recomendo.

Sandy Leão 27/08/2020

A mente de Adolf Hitler
É um livro muito bom, vocês irão gostar muito.
Faz a gente vê coisas que nem imaginaríamos que aconteciam com Hitler, é muito bom, recomendo.

Vinicius.Villela 27/02/2020

A Construção Psicológica Íntima e Geral de um desastre
O quão insana e ignorante uma nação e sua massas se deixa ficar para ser guiado por um homem tão problemático, desequilibrado e frágil? Lição que cada dia fica mais relevante.
Este livro é um prato magnífico de psicologia pura e profunda, escrito de uma maneira de facílima compreensão. Hitler é uma figura extremamente complexa e frágil.
É o ser humano mais improvável de estar na situação que se encontrou, se não fosse a vontade da nação Alemã em se deixar guiar por alguém tão sádico quanto os próprios eram, em seu interior vingativo, fruto do contexto histórico em que estavam submetidos.
Para alguns isso deve soar até ofensivo, mas a o escrutínio das mais profundas e hediondas faces de um ser humano como Hitler quase o fazem uma figura que se pode sentir empatia. Suas falhas e perversões mais profundas são expostas, e ali, se observa um ser humano nu, impotente problemático, como, sinceramente, todos somos, em graus, obviamente, extremamente distintos e não sem suas particularidades. Acho inevitável ver a desconstrução de um ser humano aos seus níveis mais básicos e não fazer o mesmo consigo próprio. Tudo que me aprofunda em meu conhecimento próprio e do mundo em que vivo de maneira profunda é uma leitura essencial.
Wkleber 23/12/2020minha estante
É um documento extraordinário, embora na nossa historiografia esses aspectos psicológicos, fiquem menos proeminentes em relação aos feitos históricos, e esse livro acaba preenchendo certas lacunas que nos dá uma noção das motivações que fez um austríaco natural de Braunau An in ( sua cidade natal na Áustria) a encabeçar um movimento ideológico, arrastando muitos aspectos estritamente pessoal e mal resolvido de sua vida, em fusão com o sentimento nacionalista imperialista do povo alemão , com forte influência da eugenia e o darwinismo social da necessidade de espaço vital para seu plano de supremacia e do extermínio de judeus "responsáveis", segundo os nazistas, da decadência tanto da miscigenação desse povo "nômade e sem pátria" com as duras restrições do tratado de Versalhes, do qual em seus discursos esse tema era o mais exaltado entre as massas. Walter Langer , vai esmiuçar de forma brilhante , mesmo que especulativa esses aspectos da motivação, frustração e amargura de Hitler, também correlacionando obras biográficas de outros autores, consultas da obra mein kampf, relatos de pessoas que conviverem com ele em determinados momentos no seu trabalho de síntese criando argumentos muito sólidos, a ponto de "adivinhar" dois anos antes que ele se suicidaria quando se sentisse acuado e também a revolta de alguns colaboradores que sabotaram e tentaram matar o Fuher por serem mais racionais e menos ideológicos. Eu amei esse livro e sempre leio para contextualizar com outras balizas históricas, como por exemplo, o livro de Hanna arendt , do qual cunhou a frase; BANALIDADE DO MAL, no livro, eichmann em jerusalem. Espetacular...