Paula

Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

resbeka 02/04/2024

Lindo.
? Que existe do outro lado da vida? É apenas noite silenciosa e solidão? Que resta quando não há desejos, recordações nem esperanças? Que existe na morte? Se eu pudesse ficar imóvel, sem falar nem pensar, sem suplicar, chorar, recordar ou esperar, se eu pudesse submergir-me no silêncio mais total, talvez que então pudesse ouvir-te, filha. ? Eu definitivamente não estava preparada para esse livro. Escrita linda, história extremamente turbulenta e ainda assim extremamente linda. O amor de mãe e filha pode ultrapassar tudo já visto.

Alain 27/03/2024

Peguei uma promoção do Kindle Unlimited na Black Friday e o algoritmo me indicou Isabel Allende, acertando em cheio! Apesar das altos e baixos com seus livros, esse mistura de autobiografia e crônicas sobre a convalescência da filha Paula me conquistou. A narrativa mergulha nas emoções enquanto acompanha Paula no hospital, misturando memórias desde a infância até a maturidade. Descobri até a relação de parentesco dela com Salvador Allende! O livro é um turbilhão de tristeza, especialmente quando Paula adoece gravemente e Isabel se vê impotente. A história de Isabel e seu desabrochar sexual, e as travessuras da filha Paula trazem um toque de leveza. Também é fascinante ver como Isabel encontrou inspiração e superou desafios criativos. Os relatos sobre a ditadura de Pinochet e sua vida nos EUA adicionam profundidade. O amor incondicional de Isabel por Paula é comovente, especialmente quando enfrentam a despedida inevitável. Os últimos capítulos, com o sonho emocionante de Isabel e a carta de despedida de Paula, são de partir o coração.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/01/livros-2024-1-paula-1994.html

Luiza3248 27/03/2024

Vai além da doença de Paula!
Este foi meu primeiro livro de Isabel Allende, e, pude perceber que talvez seja o único livro de não-ficção da autora, sendo muito diferente de toda sua obra.

"Paula" é diferente do que eu imaginava, justamente por estar esperando uma outra coisa da autora, não sei exatamente o quê. No início foi difícil engatar a leitura, porém, fiquei encantada logo com a forma que a autora relatou essa período de doença da sua filha e, ao mesmo tempo, sua autobiografia.

Por meio deste livro, conheci um pouco de Paula, mas mais ainda a famosa escritora. Conheci, além disso, a história do Chile e da Ditadura Militar que ocorreu no país de forma tão dura e triste.

Isabel Allende escreve com maestria, reunindo humor, emoção, lembranças, fatos históricos, e, é claro, a magia (ou, espiritualidade , por assim dizer) própria de sua obra, característica marcante de sua escrita.

Amei conhecer a fundo sua família, sua história e seu país de origem antes de adentrar aos seus romances. Por meio do livro "Paula", é possível compreender, inclusive, as motivações e as inspirações nas quais se baseiam seus livros e contos.

Esther.Prado 27/03/2024

Que leitura forte, que dor ler todo o processo de aceitação da morte e do luto, conhecer de perto a vida de Isabel e sentir a dor e o luto com ela. Paula foi muito amada e jamais esquecida.

Evva_sec 26/03/2024

Emocionante
Que relato envolvente e emocionante. Como Isabel Allende conseguiu a façanha de falar sobre as alegrias de uma.vida plena e a despedida de sua filha. Esta é uma leitura que merece umas pausas para absorver as emoções que envolvem seus personagens reais. É indescritível o poder desse livro. Maravilhoso!

Gabriela3492 17/03/2024

Fiquei presa nesse livro. Não evolui, muito parado e chato.
Definitivamente Isabel Allende não é meu estilo de leitura. O livro é mais como um diário de memórias e impressões da autora enquanto sua filha enfrenta uma doença terminal. Excessivamente descritivo, sem relevâncias.

Mika 12/03/2024

Sensibilidade, amor e aventuras
Eu tô surpresa em como estou me sentindo ao terminar essa leitura. No início estava achando tudo meio alegórico demais talvez por ainda não estar conectada a Isabel e Paula. De repente, do nada, me vi em uma compulsão para saber mais da vida dessa autora, com uma personalidade e família fascinantes.
Eu não sou mãe e ainda assim a escrita no capítulo final me fez sentir uma, me fez sentir toda a dor...e isso é a coisa mais linda que a literatura pode fazer por alguém.

Camila Negrão 07/03/2024

Genial intersecção entre sentimentalismo, tristeza, memórias e amores.
Um livro dinâmico. Achei impressionante como Isabel Allende costura relatos tão tristes e sentimentais da doença da filha com outras lembranças de sua própria vida, passando por traumas, alegrias, ditaduras e até erotismo.
Foi meu primeiro livro da autora e achei que tem seus prós e contras em fazer dessa forma. Ler o livro ao mesmo tempo em que se descobre tanto sobre a autora automaticamente traz alguma empatia ou até intimidade com a história biográfica. Ao mesmo tempo, às vezes desejei que já houvesse lido os livros aos quais ela faz referência para entender quem Isabel é como contadora de romances e ficção e não como pessoa.
De toda maneira, "Paula" nos faz pensar sobre momentos diversos da vida - nossa relação com a família, nossa carreira e talentos, onde moramos, quem amamos e inevitavelmente, nos faz também refletir sobre a morte. Acompanhar o padecimento de Paula pelos olhos de uma mãe nos proporciona dor ao ler o livro, mas também é de se admirar a força e reflexões que Isabel faz ao longo desse ano de luta.
Confesso que a segunda parte do livro, quando Paula muda de cenário e as lembranças de Isabel já estão mais dedicadas à sua vida adulta, me cativaram mais. Foi a partir da página duzentos e alguma coisa que realmente me apeguei ao livro.
Na página 330, uma frase me deu arrepios ao ler e é esse sentimento que busco lendo obras tão sentimentais quando essa:
"morra filha, acrescentei em silêncio, pois minha voz não conseguiu sair".
A sensação de desejar tanto algo que não podemos falar em voz alta é muito bem traduzida nessa segunda metade do livro e Isabel é de uma transparência e honestidade gigantes ao expressar isso em sua obra.
Por fim, a leitura me lembrou uma fala de Ana Claudia Quintana Arantes de que, quando endoecemos e morremos aos poucos, pensamos ser um peso aos conhecidos e familiares. Mas na realidade, a morte lenta é mais fácil de se processar e aceitar do que uma morte repentina de alguém que amamos. Paula passa por isso e nos relatos de Isabel conseguimos observar como o processamento dessa dor e da morte se dá aos poucos com a família de Paula.

Nado 03/03/2024

Paula, de Isabel Allende, é uma emotiva biografia publicada em dezembro de 1991. A narrativa comovente começa com a angustiante situação de sua filha, Paula, gravemente enferma em um hospital na Espanha, acometida por porfiria. O livro não se limita à tristeza, mas se torna uma jornada de amor, memórias e força, enquanto Isabel compartilha sua história como filha, esposa e mãe. Alternando entre sua própria vida e os meses ao lado de Paula, a autora utiliza a escrita como uma aliada para enfrentar medos e angústias. A obra também nos transporta para o Chile pós-golpe militar de 1973, destacando as mudanças políticas e sociais. "Paula" me deixou angustiado em muitos momentos. A relação mãe e filhos é muito significativa para mim, o que trouxe alguns questionamentos e pensamentos melancólicos. O epílogo, ao mesmo tempo em que é triste, é uma das mais lindas declarações de afeto que já li.

juderezende 26/02/2024

Denso e triste, porém muito bonito
Acho que nenhum livro me afetou tanto como esse. Em certos momentos eu me esquecia que estava lendo uma autobiografia, em outros o choque de que aquilo foi realidade se abateu em mim com tanta força que tive que pausar a leitura pra respirar.
Embora a maior parte do que esteja escrito ali é uma autobiografia de uma das minhas autoras favoritas (embora eu discorde com ela em tantas coisas) no passado, a parte do presente foi a que mais me chocou. O relato de uma mãe que vê a filha numa situação como aquela me lembrou exatamente do que eu vivi com a minha mãe. Os sentimentos, a familiaridade com o ambiente hospitalar, tudo voltou a mim - não que eu tenha me esquecido.
Nao quero fazer uma resenha do livro em si, mas da minha experiência pessoal com ele, porque acho que nunca me senti assim com livro nenhum: intimamente ligada a história. Eu conheci Paula, me afeiçoei a ela, meu coração se quebrou no momento em que o livro narrou sua morte. Foi uma leitura bem difícil, mas valeu a pena cada página.
Embora decepcionada com a Isabel em muitas situações, isso me fez ver que pessoas são assim mesmo. Erram, tentando acertar. São imperfeitas. Ela tem minha total admiração.

Rafa 24/02/2024

Paula
Não sabia ao certo o que esperar desse livro, apesar de ser muito recomendado.
O relato de uma mãe sobre em um dos piores momentos de sua vida vivendo tão de perto a doença de sua filha.
É um livro muito sensível, uma auto biografia, Isabel encontra uma forma de viver esses momentos de angústia desabafando com a escrita. E assim temos acesso às suas memórias de infância, juventude e seus segredos, além de nos inserir na história da ditadura chilena.
Foi o primeiro livro que li no ano e gostei muito.

Mari M. 23/02/2024

Um livro denso e muito profundo
O que mais me pegou nesse livro eram as horas de desespero para Paula acordar e as passagens pelas fases do luto. Foi muito bom conhecer a história de Isabel, seus antepassados, sem filtros, mas principalmente ler sobre a finitude, da vida, das coisas, dos amores e de uma versão de si mesma. Mas também é sobre redescoberta, de si mesma apesar de tudo. Amei!