Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

Marilia 21/02/2024

Paula
O que dizer de um livro onde o autor senta do seu lado e fala da vida dele, sem omitir as maiores dores e horrores? O que dizer quando um autor permite tamanha intimidade ao seu leitor? Pede ou oferece (não sei dizer) companhia para assistir a morte se aproximar e olhar nos olhos dela com coragem. Quanto custou escrever esse livro? Tudo!!!

Ray 17/02/2024

Tocante
Esse livro de Isabel Allende nos toca na alma, faz com que sintamos toda a sua dor e drama. E é muito interessante poder saber mais sobre a vida da autora, nos da uma ideia maior de como ela monta cada personagem nos seus outros livros!

Fran 14/02/2024

Paula: uma recordação da vida
Aprendi tanto com essa leitura que fica difícil resumir em uma mera anotação do Skoob.
Quando comecei a ler, instantaneamente me apaixonei pela forma de escrever da Allende. Um realismo mágico, poético, sensível! Impossível se sentir sozinha ao ler uma narrativa tão cuidadosa e expressiva.
Paula nos ensina a viver. As recordações de sua mãe, constroem uma história memorável, com participantes inconfundíveis cheios de personalidade.
Conhecemos a fundo quem é Isabel Allende e seus tatos para o universo literário.
Aprendemos sobre a vida, sobre decisões difíceis, amar e resignificação.

Admiração por essa escritora tão presente e marcante. Obrigada, Isabel por compartilhar conosco um pouco de sua vida, e principalmente, um pouco de Paula.

Cláudia 12/02/2024

Paula
Minha quarta experiência com Isabel Alende. Livro excelente em que a autora relata o último ano de vida de sua filha. Relato emocionante e muito espiritualizado. É com muita leveza que ela registra a passagem da filha para a outra dimensão. Paralelo a esse registro, apresenta sua autobiografia, embora diga que seu propósito é escrever uma carta para a filha.

paula_ti_na_mente 08/02/2024

Carta para a filha
Isabel Allende teve uma filha chamada Paula, que acabou gravemente doente aos 28 anos de idade, vítima de porfiria.
?Soterrada em seu próprio corpo? como Allende afirma em um momento do livro sobre a doença da filha, lemos junto com Isabel essa comovente e grande carta que escreve para sua filha e compartilha conosco.
Contando sua vida, ficando de frente com diversos momentos políticos da história do Chile conhecemos a vida dessa mãe, os amores, desejos e anseios, o maior de todos eles - que sua filha retorne a si mesma.

Sarah Duarte 02/02/2024

?[?] sou tudo aquilo que existe, [?] sou Paula e sou eu mesma, nada sou e sou tudo mais que existe nesta vida e noutras vidas, imortal?.
Nunca li ou vi uma declaração de amor tão grande como essa de Allende para a filha Paula que morreu de uma doença rara. Com o intuito de gravar memórias da existência, o livro se misturou as experiências egoístas e compartilhadas da própria autora, passando pelo tempo cruel ditadura do Chile e o seu exílio na Venezuela, até as aventuras de uma vida bem vivida e ao mesmo tempo desperdiçada. Em alguns momentos ficou enfadonha a riqueza de detalhes, mas esse final, focado na passagem de Paula, me arregaçou o coração.

Luciana 31/01/2024

Bom livro!
O livro conta a história de Paula, a filha da autora, a qual está com um grave problema de saúde.
Como um registro para quando a filha sair daquela situação, a autora faz como se fosse uma autobiografia, permeada pela história do Chile, e ao longo do livro, conta a evolução da doença da filha.
O livro é interessante, mas toma bastante, bastante tempo narrando as mudanças políticas do Chile, seus desdobramentos e os impactos que causaram na vida da autora e sua família, mas quando retorna ao tema de Paula, que dá título ao livro, é uma leitura vibrante, emocionante e extremamente sensível!
Sabendo que grande parte do livro será sobre história, e caso isso não incomode, recomendo a leitura, pois apesar de achar um pouco longo demais, aprendi um pouco mais da história do país que desconhecia!!

day 25/01/2024

Sem palavras
Minha vida se faz ao ser contada e minha memória se fixa com a escrita ,o que não ponho em palavras ,no papel ,o tempo apaga.
Assim como todos os livros da autora,Paula foi um livro que me emocionou grandemente .
Uma mãe, e a difícil missão de deixar sua filha partir.
Apesar de ser triste,esse livro nos conta a história maravilhosa da Paula e todas as mulheres fortes dessa família.
As misérias das doenças nos igualam,não há ricos nem pobres ,ao atravessar este umbral os privilégios se esfumam e nos tornamos humildes .
Silêncio antes de nascer ,silêncio depois da morte ,a vida é puro ruído entre dois silêncios insondáveis.

Miriam 24/01/2024

Enquanto Paula está no UTI
Esse livro foi escrito por Isabel Allende enquanto acompanha sua filha Paula no hospital após uma crise de porfiria. Isabel então começa contando sua história para a filha com medo dela acordar e ter perdido a memória. Nesse livro ela reconta a história do golpe de estado no Chile, conta sobre seus pais, seu avô, seu casamento e caso amoroso. Conta sobre o exílio e descreve também o desespero e a dor de ver a filha acamada sem melhoras? um livro dolorido porém muito bom!

malu 24/01/2024

Um livro extremamente sensível, que nos obriga a pensar MUITO sobre a finitude da vida e sobre como certas coisas são pequenas diante de algumas situações, foi o primeiro livro da isabel allende que eu li, e minhas expectativas eram altas mas eu fui muitas vezes surpreendida não pelo teor do que a isabel estava relatando mas pela sensibilidade com que ela descreve situações que são cotidianas para nós e que a gente acaba se acomodando

Luciane.Gunji 23/01/2024

É impossível não mergulhar na tristeza da autora. Me senti parte da família e, por muitas vezes, queria que o livro tivesse final feliz.

Josana.Baltazar 22/01/2024

Paula, intenso, inteligente acredito que para Isabel uma forma de digerir e processar a dor imensa, uma lição de aceitação e respeito, amei indico.

Cristiane174 22/01/2024

Sensível, real e doloroso
Sofrendo junto com a filha, de uma forma que nenhuma mãe deveria sofrer, Isabel, através de escrita tenta buscar mais sanidade. O relato verdadeiro de sua vida, e daqueles que a cercaram, mostra não só sua dor, mas seus amores, seus dissabores e suas lutas, inclusive políticas, na época do golpe militar no Chile. Quanto mais leio sua obra, mas me encanto por essa mulher extraordinária

Ju Nardocci 13/01/2024

Meu segundo livro da Isabel, depois de A Casa dos Espíritos, e é notável todo o desenvolvimento dela enquanto autora e ser humano. As histórias de sua vida - das mais simples às mais malucas -, contadas em paralelo com o desenvolvimento doloroso da doença de Paula, trazem um quê de magia, comédia e drama, de tal forma que terminei me sentindo íntima da autora e de suas dores. Uma menção honrosa ao epílogo que, até o dia de hoje, foi a coisa mais linda que eu já li.