A Droga da Obediência

A Droga da Obediência Pedro Bandeira

Resenhas - A Droga da Obediência

HeloOkubaro 15/04/2021

Eu acho que sou muito dura na hora ds avaliar os livros, mas eu tinha uma expectativa muito alta pro livro por todas as avaliações que recebi, acho que o enredo foi muito bom mas não é o tipo de livro que eu voltaria a ler.

Amanda 25/08/2023

Só a desobediência modifica o mundo
O que pode ser dito que já não tenha sido repetido inúmeras vezes sobre um dos livros infantojuvenis mais queridos há quatro décadas? É até difícil conhecer alguém que não tenha lido A Droga da Obediência; além disso, em 99% das vezes, os relatos são semelhantes: esse livrinho, obrigatório pela escola, foi o primeiro contato prazeroso com a leitura para esses indivíduos. No meu caso, li também por causa da escola, mas como professora, não aluna. É até incrível que eu não tenha esbarrado com este livro durante minha adolescência, para ser sincera.

A história é muito gostosinha de acompanhar, e aqui lembrando que temos que analisar do ponto de vista do objetivo/público-alvo do livro, porque é natural que seja uma narrativa cheia de clichês e bastante previsível para um adulto. Mas para um jovem aprendendo a gostar de ler... Basta, para mim, ver a reação dos meus alunos, em 2023, de 12 anos: simplesmente encantados, devorando o livro, e sempre relatando: "Eu odiava ler antes de conhecer Pedro Bandeira". E olha que estamos falando de um livro de 1984.

Na narrativa, acompanhamos um grupo de amigos no início da puberdade - os Karas - lutando para desvendar um grande mistério: o sequestro de diversos estudantes de algumas das escolas mais caras de São Paulo. Os personagens são bem desenvolvidos e é muito fácil se apegar a eles durante a leitura, e tem para todos os gostos: o protagonista líder nato, a amiga sensível e descolada, o gênio nerd, o criativo e até o corajoso Chumbinho, mascote da turma.

Além dos personagens e do enredo simples, porém divertidos, a própria linguagem é cativante, fluida, e é possível ler A Droga da Obediência em apenas um dia, "de uma sentada só". E confesso que o Pedro Bandeira soube construir tão bem todos os elementos dessa narrativa que conseguiu inclusive me surpreender com o final.

Creio que todos deveriam poder conhecer este tipo de leitura em algum momento, de preferência na idade adequada (apesar de ser ótimo para todas as idades, é muito cativante para os mais novinhos), para criar essa relação querida com os livros. Infelizmente, muitas escolas empurram conteúdos que não fazem nenhum sentido para os alunos, que não são relevantes, muitas vezes porque o momento não é propício, e acabam afastando ainda mais a criança do mundo literário. Lutemos por mais livros que estreitem esse vínculo e tragam nossos jovens para leituras divertidas, inteligentes e críticas de acordo com a idade deles.
Manoel.Ramalho 01/10/2023minha estante
Acho incrível o que Pedro Bandeira fez por mim, sem ao menos me conhecer... o leitor que sou hoje, devo ao autor que ele foi e continua a ser... este mestre da literatura infantojuvenil brasileira...

Lembro-me com os meus 11, 12 anos, encantado pelos clássicos do autor: "A Marca de uma lágrima", "Mais respeito, eu sou criança" e claro, pelas aventuras dos Karas...

Tínhamos até um grupo no colégio que chamávamos de Os Karas... e quando queríamos nos reunir no recreio, fazíamos um K na palma da mão e discretamente nos chamávamos com o símbolo na mão...

Era muito bom sonhar... e com ele descobri o prazer da leitura... e graças a professores que como vc, despertaram o prazer em mim e em mtos alunos...

Obrigado Pedro Bandeira... Obrigado professores...

Manoel.Ramalho 01/10/2023minha estante
Uma vez tamanho meu encanto pelo autor, decidi escrever uma carta para ele... e para minha surpresa, ele me respondeu a carta com outra, me dizendo que Chumbinho (meu Kara preferido) e todos os outros integrantes ficariam muito felizes de ter em sua equipe alguém como eu...

Ninguém faz ideia do que isso significa para uma criança... e também não faz ideia de como esta ação, transforma toda uma vida...

Amanda 01/10/2023minha estante
Que relato incrível!! ??
É tão bom saber desse tipo de coisa, ver na prática como a leitura influencia tantas vidas e nos marca profundamente! Seu comentário me deixou muito feliz!

opalind_ 13/11/2021

Eu queria muito ser um dos Karas
ESSE LIVRO É TÃO BOM. Tem mistério, tem aventura, tem um núcleo de personagens com personalidade e tem códigos que perduram até hoje (um beijo pra você, tênis polar e código vermelho). Me fez querer aprender morse, é um infantojuvenil tão divertido e aventuroso e, novamente, cheio de nostalgia. Obrigada Larissa, minha prof. de português da quinta série, por fazer a turma ler esse livro e por me emprestar o último ???

jujupaludo 26/07/2023

- Eu só entendo que a minha capacidade de criticar tudo o que ouço e vejo e a minha capacidade de contestar tudo o que descubro de errado é que fazem de mim um ser humano! É a minha capacidade de desobedecer que faz de mim um homem!

Miguel, líder dos Karas.

pg. 168

Clarice Cardozo 26/03/2023

O início dos Karas!
Esse livro foi leitura obrigatório do 7° ano, se eu não me engano. Esse e "a droga da amizade". E eu não li. Mas agora, no 3° e último ano, li esse livro e com certeza devia ter lido antes.
Bem, A Droga da Obediência é em primeiro lugar um livro adolescente, então tecnicamente, você não pode esperar algo como CSI, ou Chicago PD. Notei, sim, enquanto estava lendo, aqueles elementos que se contassem para a gente "de verdade", não acharíamos assim tão críveis. Mas essa é a proposta do livro, e claro, é coerente com o público alvo. Isso não faz o livro melhor ou pior, só estou pontuando para você que já está lendo um pouco mais velho não esperar algo diferente.
Mas isso contribuiu muito para a minha afeição com o livro e tem ligação direta com o primeiro motivo de eu ter engolido esse livro em 2 dias: primeiramente, cada cena tem gosto de juventude! Ter um clube secreto, com códigos, um esconderijo, e investigar, sozinhos, um caso de polícia, isso é um sonho adolescente que provavelmente todos tivemos quando éramos mais novos. A coisa que mais ouço elogiarem nos jovens é sua energia, sua paixão. E isso é tão vivo durante todo o livro, e faz você se conectar com essa época através dos personagens. Quem, meus amigos, se envolveria em algo que os adultos estão cuidando, apenas pela incontrolável vontade fazer o bem? Apenas por não conseguir tomar uma posição passiva vendo o mal acontecer por perto? A verdade, é que quando somos jovens, somos sim, um pouco presunçosos. Achamos que sabemos mais que os adultos. Achamos que podemos tudo. Conforme vamos crescendo, perdemos isso. É claro que nosso orgulho pode fazer com que cometamos erros que poderiam ser evitados. Não estou dizendo que devemos todos passar a nos meter em tudo que não nos diz respeito, e achar que podemos, agora, solucionar todos os casos arquivados da polícia. O que estou dizendo é que não deveríamos pensar que somos tão fracos. Porque o adolescente que perde essa energia, essa vontade de fazer o bem, essa fé na força do amor, ele vira o adulto que espera sempre o outro ajudar o próximo. "Ah, eu não sou a única pessoa capaz de ajudar. Alguém já está indo", ou "Se ninguém fez até agora, não vou ser eu quem vai fazer." E todos começamos a pensar assim, então acaba que ninguém se move para ajudar. Estou falando isso para pequenas coisas, como ajudar alguém que caiu na rua, até grandes coisas, como o sequestro de meninos e meninas de diferentes escolas em São Paulo. O que quero dizer é que, independente de onde estejamos, o que fazemos, em que cargo ou qualquer coisa do tipo, todos temos algum poder para fazer o bem, para fazer a diferença. Mas o cuidado com essa vida faz a gente se esquecer disso. No nosso mundo, viver às vezes se torna tão trabalhoso, nos preocupamos com tantas coisas. Passamos a nos sentir tão vulneráveis, porque passamos a ver que a realidade é mais dura do que pensávamos ser quando éramos crianças. Passamos a ver como o dinheiro dita nossa vida, que as relações não são tão simples, e que a vida não é um recreio. Vamos nos encaixando no mundo das "pessoas grandes", sufocando a chama de vida que vive no coração de cada jovem. Eu espero que sejamos adultos que manteram a chama acesa, que acreditam no poder do amor e da amizade, que têm fé que podem sim lutar contra o mundo e principalmente, que não se cansam de fazer o bem.
Bem, tinha outras coisinhas que queria pontuar, mas essa resenha já ficou grande demais. Provavelmente ninguém vai ler, mas tudo bem. Só quero deixar claro que meu personagem favorito é o Crânio, o melhor sempre ???
Maria 11/04/2023minha estante
Deverás maravilhoso!!

~Líviaaa~ 06/08/2021

Resenha -A Droga da Obediência
Esse livro eu li como paradidádico da escola,mas acabou que eu amei,adoraria ter um box,história super interessante,recomendo bastante,vc vai se interessar!

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
A polícia não é capaz de perceber um mero padrão de crimes (x número de crimes em tais lugares similares em uma freqüência y), mas as crianças...

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Adele 06/11/2021

Livro legal
Gostei do livro, me tirou da ressaca literária. Gostei de ler, e é bem relaxante. Os personagens são até legais. Acho que é um ótimo livro literário para a escola, tem uma linguagem simples mesmo sendo antigo.

Luiza3055 11/09/2021

Releitura
Foi uma releitura que eu fiz pois esse livro foi a porta de entrada pro universo literário pra mim. Muito bom reviver tudo aquilo

Carol 03/07/2020

Estímulo à leitura de livros nacionais
Primeiro livro que li de Pedro Bandeira e considerei a leitura bem interessante. A linguagem é voltada para o público juvenil, mas isso não impede a leitura por pessoas mais velhas - a experiência dessa leitura será única para cada um, de acordo com a mentalidade no momento da leitura. Vale a leitura inclusive por quem não tem o hábito da leitura - pode ser um ótimo começo, estimulando a buscar outras leituras e ampliar as experiências que os livros podem dar.

A história prende facilmente a atenção, por ser leve e com detalhes interessantes. O grupo de adolescentes apresenta algumas características interessantes, mas senti falta de maior participação dos pais ao longo do texto, além de ser um grupo predominantemente formado por garotos - poderia ter mais garotas participando, como uma forma de mostrar aos adolescentes a expandir seu círculo de amizades e a conviver ainda mais com as diferenças, de forma respeitosa, já que é um período da vida em que estamos constantemente passando por aprovações para tentar se inserir num grupo (esse aprendizado também é aplicável aos adultos, visto que nunca paramos de aprender com as experiências).

Taty 05/09/2021

O avesso dos coroas, o contrário dos caretas : Os Karas
Quando eu vi as resenhas desse livro, a maioria era de pessoas que já haviam lido na adolescência, bem não foi o meu caso, eu sempre via esse livro na biblioteca e eu falava pra min mesmo: eu tenho que ler esse livro depois tá na minha lista, e era sempre assim, até que 13 anos depois, o 'depois' chegou rsrs, eu amo livro de mistério, de caso e crimes, então eu sou muito suspeita pra falar, mais eu gostei muito desse livro, primeiro porque querendo ou não ele é muito a cara da minha adolescência, segundo porque claramente é um livro simples mas feito com amor, os personagens cativam, principalmente o chumbinho que pra min foi a estrela da história toda, mas além disso pela raiz biográfica que o livro tem e finalmente porque tudo que é feito aqui no brasil eu tenho tendência a apoiar muito porque nos temos verdadeiros talentos na história da nossa escrita e o Pedro é um deles e sim a Netflix deveria fazer uma série baseada nos Karas ia fazer mas sucesso que stranger things eu tenho certeza.

Aline.Rodrigues 22/06/2020

Que momento nostalgia
Esse foi o 2 livro que li do Pedro Bandeira,me lembro vividamente que o título me chamou muita atenção e me deu muita vontade de ler.
Eu comecei a leitura imaginando uma coisa,porém o autor me surpreendeu e a história era completamente diferente.
Como disse na resenha anterior,do livro:A marca de uma lágrima,o autor consegue escrever personagens cativantes,tanto que me lembro dos nomes dos personagens até hoje.
Então eu conhecir personagens incríveis:Miguel,Calu, Crânio,Magri e Chumbinho.Adolescentes que vivem grandes aventuras,que são corajosos,inteligentes,espertos,que lutam contra o mal e principalmente que são grandes amigos.
Ah como eu queria ser uma Kara.Gracas a Deus eu tive a oportunidade de ler essa história na minha adolescência e vive-la intensamente.
O que dizer dessa obra?Livro incrível,muito bem escrito, história emocionante e que nos deixam aflitos,com medo de acontecer algo ruim com as personagens.
Ah como vocês perceberam sou muito fã de Pedro Bandeira,então sou suspeita para falar de sua obra.
Quem nunca leu,leia que não vão se arrepender.

Belly 23/10/2021

A Droga da Obediência
QUE LIVRO BOMMMMM
Eu amei muitooooo, a história prende demais e eu só não terminei o livro em um dia por conta do horário. Estou ansiosa para ler o resto da série Karas.

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??A droga da obediência

Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna

Livro da coleção "Os Karas", da minha infância-adolescência, não poderia deixar de falar dessa coleção maravilhosa, apesar de ser uma história rápida, para um público de idade menor, pra mim é um clássico e um dos livros que mais tenho lembrança e gostei de ler.
Foi publicado em 1984, mas já foram feitas muitas edições até então.
"Os Karas" são um grupo de amigos que ajudam a desvendar os crimes que ocorrem nas redondezas.
De repente começam a acontecer coisas estranhas, como o sumiço de 27 estudantes de vários colégios, sem explicação.
Descobrem que se trata de uma macabra trama, envolvendo o Doutor Q.I. , que passa a utilizar uma droga em diversos estudantes.
Mesmo que seja um livro com a escrita mais fácil, não deixa de ser ótimo, ate procurei para comprar a coleção e encontrei na "Estante Virtual", @estantevirtual_oficial recomendo bastante.
Pedro Bandeira foi um dos primeiros autores que me fizeram apaixonar por leitura.
Pedro Bandeira, você é o "Kara"... hahaha

#adrogadaobediencia #oskaras #pedrobandeira #editoramoderna #coleçãoclassica #leitura #leituradiaria #leitorescompulsivos #leitoresanonimos #loucosporlivros #universodoleitor #instabooks #booksgram #lovebooks #bookslove #booksbooksbooks #livros #livrosemaislivros #lersempre #lermais #leiturinha #instalivros #habitodeleitura #amoler #bookaholic #resenhaliteraria #wishingabook

laura 01/08/2022

Droga da Obediência?
Outro que li pra escola. Esse eu gostei um pouco mais, mas não tanto também. Nunca sei o que falar nesses da escola socorro