Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Simone de Cássia 04/08/2018

Terminei de ler ontem à noite, mas confesso que não tive uma noite boa depois disso... Páginas pesadas, chocantes.No decorrer da leitura cheguei a pensar em abandonar, e seria o primeiro livro que abandonaria por me sentir mal com o que lia. É um misto de nojo com revolta, de repúdio com angústia. Os abusos a que Alice foi submetida são nauseantes. Os horrores que compõem a sua história são inimagináveis. Cheguei a me sentir mal fisicamente e tinha que parar de ler e dar um tempo pra depois voltar e continuar...O livro é brutal.
Drica 04/08/2018minha estante
Simone, esse é aquele livro do qual vc e a Riva estavam conversando? Meu Deus, nem penso em ler, se vc o avaliou assim, imagina eu...

Simone de Cássia 04/08/2018minha estante
Esse mesmo, Drica... ela me mandou e eu li em dois dias.. Mas, juro que me senti mal... Fiquei bem incomodada...Não lê não...

Riva 04/08/2018minha estante
Eu avisei! É porrada do início ao fim! E como a mente cria mecanismos para se defender. Livros assim eu tento ler de uma vez só, pois se parar... não volto!

Claudia Cordeiro 04/08/2018minha estante
É como o antigo Sybil?

Riva 04/08/2018minha estante
Não sabia dessa Sybil, mas parece ter as bases em fatos parecido (pelo o que pude ler sobre o livro)!

Claudia Cordeiro 04/08/2018minha estante
Li qdo tinha uns 11 anos, dá para imaginar né :(((((((

Riva 05/08/2018minha estante
Cláudia, ler um livro desse tipo aos 11 anos deve ter sido chocante! Embora, acredito que seja mais chocante ler com as nossas idades atuais, pois aí temos total noção da gravidade e da crueldade de tudo.
Se quiser emprestado, falo com a Simone para enviar para você.

Riva 05/08/2018minha estante
Drica, as pessoas me perguntam a razão de eu ler livros assim, e eu respondo, não gosto, mas é necessário para a minha formação. Cada frase de um livro desse, serve de alerta para a vida.
Mas sugiro que não leia! É impactante demais!
Comentei com o meu pai sobre o livro Holocausto Brasileiro, pois a família da minha avó materna é de Barbacena, e minha avó trabalho por anos a fio na Faculdade de Medicina... e de cara ele falou assim: nem precisa trazer para eu ler, já encerrei a minha cota de livros desse tipo!

Claudia Cordeiro 05/08/2018minha estante
Obrigada, mas não tô conseguindo nem terminar os que comecei aqui rsss

Ok! Beijos

Carla 01/04/2016

Hoje eu sou Alice
Um livro intenso que faz você imaginar como é a vida de uma pessoa com Transtorno de Dissociativo de Personalidade ... muito interessante e triste. Vale muito a pena a leitura!
Hsc_Aju 03/04/2016minha estante
Carla... Boa tarde.. Achou ele onde? Procuro já a uns meses. Obrigado.

Carla 09/04/2016minha estante
Olá! Boa noite! Tenho ele em pdf e epub, se você quiser, mando pra você. :-)

Hsc_Aju 09/04/2016minha estante
tanto em pdf como epub eu tenho tbm... já li ele... mas quero reler e quero ele físico... é muito bom esse livro.

Carla 11/04/2016minha estante
ahhh... físico eu não tenho .... ele é muito bom mesmo!

Marcela.Uchoa 15/04/2017minha estante
Oi Carla. Li q vc o tem pdf. Vc poderia me mandar? Desde já agradeço.?

Kelly.Chabaribery 17/07/2017minha estante
Oi Carla tudo bem você ainda tem este livro em PDF ou Epub poderia me enviar se puder Obrigada.
kelly_chabaribery@hotmail.com

Wanessa 23/03/2018minha estante
Oii Carla, se puder eu tbm gostaria muito que me enviasse o pdf. email: wanessaacoutinho@gmail.com

Paloma 28/02/2020

Uma verdadeira guerreira.
"Quando as pessoas me olhavam de perto, será que podiam ver a garotinha na minha cabeça sofrendo abuso naqueles videoclipes pornográficos projetados por trás dos meus olhos?"

Que vida dolorosa!

"Hoje eu sou Alice", é um livro autobiográfico que carrega em suas páginas um relato cru, perturbador e angustiante de todo estupro, sadomasoquismo e abusos causados pelo seu pai (isso se pudermos chamar-lo assim), e de tantas outras pessoas que ele permitiu se aproveitar dela.

E entre tantas crueldades, Alice desenvolveu TOC, anorexia, depressão, dependência química, tendências suicidas e transtorno de múltipla personalidade.

O livro é sensacional, porém esgota até a alma! A jornada dela é pesada, cansativa e nos arrasta para um verdadeiro inferno. É desanimador e o sentimento de tristeza pesa nosso coração durante todo o livro.

Entretanto não deixa de ser uma leitura necessária, principalmente para quem gosta de psicologia. Os transtornos mentais da Alice, faz com que o livro seja um prato cheio de conceitos, definições, referências e assuntos psicológicos.

Deveria ser uma leitura obrigatória para professores, assistentes sociais, para pais.

Se você for ler esse livro, sugiro preparar o estômago, sua mente e suas emoções.
Ele mexeu muito comigo, me deixou para baixo, com dores de cabeça, insônia e com um grande pavor de ver até onde a maldade humana pode chegar.

"Queria que meu pai visse com os próprios olhos que a garotinha que ficava de bruços enquanto ele rasgava as paredes de seu ânus forçando-as com o seu pênis ainda estava viva, lutando, enfrentando a batalha para ser normal, para ser feliz."
Elem 29/02/2020minha estante
É baseado em história real?

Paloma 29/02/2020minha estante
Sim, Elem!
História real e assustadora. :(

Elem 29/02/2020minha estante
Vou querer ler.

Juliana Rodrigues 29/02/2020minha estante
Nossa

Quero muito ler, mas não sei se vou conseguir. Esses trechos me deixaram com um peso no coração.

Duda 17/04/2020minha estante
Ooi, Paloma! Como você conseguiu o livro? Já procurei tanto em livrarias e nunca o achei pra vender. Procurei pela internet também e nada /: faz anos que tá na minha lista e nunca consegui ler kkkkk

Fefa 13/09/2010

CHOCANTE!!
Quando meu marido me recomendou que lesse este livro, não tinha idéia do que viria em seguida...

"Hoje eu sou Alice", trata-se da biografia de Alice Jamieson, que desde os seis meses de idade até sua adolescência foi submetida a todo tipo de abuso sexual, emocional e psicológico por ninguém menos do que seu pai.

Não é preciso ser um gênio para imaginar os traumas causados numa situação como esta, mas no caso dela, ela adquiriu um distúrbio de múltiplas personalidades (umas nove no mínimo), além e anorexia, TOC, entre muitos outros.

Eu mesmo sendo psicóloga, me senti profundamente tocada com as lembranças de Alice, chorei algumas vezes lendo o livro, me senti revoltada como ela, pois ali, eu não era a profissional, mas uma expectadora das experiências que ela relembrava. E Alice traz as experiências com riqueza de detalhes...

É um livro profundamente triste, mas também alerta para um problema que infelizmente temos que conviver, a pedofilia. Um assunto que muitas vezes é jogado para debaixo do tapete, mas que é preciso ser observado com cuidado, principalmente quando temos crianças por perto.

É um livro que faz as pessoas pensarem, mesmo que não tendo uma atitude tão doentia quanto o pai de Alice, mas em sermos mais responsáveis pelas atitudes que temos com nossos filhos, pois somos autores da constituição psíquica deles, e o como se tornarão adultos é esponsabilidade nossa também!!
Erika 18/01/2011minha estante
Assino em baixo de tudo que disse!
Só faltou falar do transtorno de múltipla personalidade, tão bem abordado no livro mostrando a realidade da doença, desmistificando-a. Ao contrário de filmes que mostram os portadores do transtorno como assassinos perigosos. Sou estudante de psicologia e é triste ver que as pessoas têm a visão de que os doentes mentais são perigosos, este livro é muito útil nesse sentido. Também mostra que mesmo os profissionais de saúde não estão preparados para lidar com este transtorno, infelizmente.

Barbara.Mello 07/05/2020minha estante
Acha que encontro em pdf ou kindle de graça?

Rafaela.Levinthal 30/11/2020minha estante
Sim, inclusive no lelivros imagino que tenha.

Lima.Araujo 14/04/2021minha estante
Tive que parar a leitura várias vezes para respirar

Isabel.Vilela 10/09/2018

Hoje eu sou Alice
Termino esse livro com um oco no estômago e a cabeça a mil por hora.
Esse sim é um livro que invade de corpo a alma a vida de outra pessoa..e que pessoa!!!
Passar por tudo isso e continuar vivendo?Não é pra qualquer um,não é pra mim.
Um exemplo de coragem sim.Com palavras e descrições duras e intensas mostrar o que sofreu por anos.
Confesso que esse foi pra mim o livro mais indigesto que li até o momento.Recomendo a leitura mas com muita ressalva.Ler essas páginas não foi nada fácil.Então se você pensa em ler analise bem se você tem psicológico suficiente pra aguentar a porrada.
Rosy 11/09/2018minha estante
Nossa! Esse é dos meus, adoro sentimentos intensos. Vou ler

Isabel.Vilela 11/09/2018minha estante
Estou derrotada com esse livro

Helder 13/11/2018minha estante
Fiquei curioso. Não conhecia.

Isabel.Vilela 13/11/2018minha estante
Leia Helder..você vai ver o que é um livro chocante

Taiany Araujo 03/08/2013

Nunca chorei tanto lendo um livro. Geralmente começo minhas resenhas dizendo que chorei, e isso é verdade, quase sempre choro lendo livros. No entanto, com esse livro vivi uma experiência que sinceramente espero nunca mais viver. Eu não só chorei. Eu sofri. Me senti dilacerada, abusada. Eu tive pesadelos. Por vezes senti o gosto de bile na minha boca e não podia fazer nada para esse gosto sumir. Eu fui à própria Alice enquanto lia o relato da sua história, e isso foi torturante.
A Alice é uma mulher que contra todas as probabilidades conseguiu sobreviver. Não só isso, conseguiu ser forte o bastante para lutar por sua vida. Não sei se com a história de vida dela teria feito a mesma coisa, acho que não conseguiria ser forte assim.
No livro Hoje eu sou Alice conhecemos a história verídica de uma mulher que foi abusada física, psíquica e emocionalmente pelo pai desde os 6 meses de idade até os 18. Uma mulher que foi submetida a rituais sexuais e sardônicos onde era abusada por diversas pessoas, homens e mulheres. Que foi obrigada por vezes a manter relações sexuais com outras crianças que participavam do mesmo ritual. Que viveu na terna idade as mais variadas perversões sexuais que se pode imaginar. Que teve seu pequeno e depois jovem corpo violado de todas as formas possíveis e supostamente impossíveis.
Através de seus relatos passamos a acompanhar as consequências geradas pelos abusos sofridos. Alice passou a ter anorexia, a ter problemas com álcool, a ter toc. Ela passou a conviver com nove ou mais personalidades diferentes e a ter alucinações entre tantas outras coisas.
Nesse livro somos transportados para a vida dessa mulher que teve a infância roubada e toda vida fragmentada e encaminhada de hospital em hospital, de psicólogo em psicólogo, de psiquiatra em psiquiatra. Mas que apesar disso tudo buscou por ser feliz e ser ou descobrir quem ela realmente era.
Ela era Alice.
Carla 21/09/2013minha estante
Gostei do texto, e realmente esse livro mexe conosco de tal forma é quase impossível não chorar , ainda mais se você se colocar no Lugar da Alice. Pelo que ela passou é admirável ver a força que ela teve diante dos problemas .

Taiany Araujo 07/10/2013minha estante
Exatamente Carla

SG1 12/02/2014minha estante
Quando li este livro também sofri muito. As vezes o largava um pouco para conseguir respirar. Mas, depois de ler, vi o quanto esta autobiografia acrescentou na minha vida. Nunca mais pensarei as mesmas coisas que pensava antes de ler este livro sobre abuso sexual, estupro e doenças psicológicas.

Taiany Araujo 27/02/2014minha estante
SG1, larguei esse livro tantas e tantas vezes que perdi a conta, é um livro ótimo, mas com uma história que nos faz repensar qual a força ou a perversidão do ser humana.

Lala. 15/01/2021

Hoje eu sou Alice
Demorei pra fazer essa resenha porque demorei pra digerir esse livro, e mesmo assim, ainda não superei por completo.

Foi genial a forma como a história foi se desenvolvendo. A narrativa passou de uma menina confusa com que estava acontecendo, para o jeito que ela enxergava o mundo durante o desenvolvimento da sua esquizofrenia, onde ela compartilhava conosco seus medos e paranóias, e logo em seguida, para uma mulher adulta que já entendia sua situação atual, e sua vontade e esperança de melhorar.

O jeito como tudo foi narrado, faz ser ? quase ? impossível não adquirir empatia por Alice e as outras personalidades, terminei o livro muito afeiçoada a cada um deles.

Escrever esse livro depois de tudo que ela passou, com relatos, geralmente, bem detalhados não deve ter sido nada fácil. Foi uma leitura difícil e o estômago embrulhava em todas as cenas de abuso. É uma obra que acredito que não lerei de novo, mas não me arrependo de ter lido, e indico para qualquer pessoa que passa na minha frente.
Cat 13/03/2021minha estante
Ela tbm tem esquizofrenia? Achei que era só TDI e os outros problemas informados já no prólogo

Lala. 13/03/2021minha estante
sim, eu achava q eram só esses também, mas ao longo da história ela foi desenvolvendo a esquizofrenia

Cat 13/03/2021minha estante
Eita, cara, ela sofreu hein

Ana Maria 30/05/2023

Leitura muito necessária sobre pedofilia, abuso sexual, Transtorno Dissociativo de Identidade
A biografia de Alice, na verdade, é a biografia de milhões de vítimas de abuso sexual, acrescido do que veio como efeito colateral na vida adulta: um transtorno dissociativo de identidade, que mesmo os psiquiatras não sabem lidar, uso de drogas, perda laboral, dificuldade de criar vínculos na vida adulta, automutilação, alcolismo. etc. A leitura é necessária, pois mesmo para quem não aconteceu isso, fica de alerta para pais e responsáveis. Geralmente o abusador é alguém próximo, infelizmente pai ou padrasto. Aos sobreviventes, resta tentar restituir a mente e conviver com o transtorno.
Riva 31/05/2023minha estante
Eu fiquei estarrecida com o que a menina viveu e como reagiu a tudo o que havia acontecido com ele ?!

Ana Maria 31/05/2023minha estante
Infelizmente, isso é uma terça-feira em qualquer Caps Infantil no Brasil, e no mundo. O diferencial dela, foi que como ela própria era uma estudiosa, conseguiu trazer muita informação, e não escondeu nada. Alice trouxe a luz o mundo grotesco da pedofilia, mas principalmente; um transtorno de difícil diagnóstico, que mesmo os profissionais da área psquiátrica, resistem em dar. E precisamos mudar as leis, urgentemente! Chega de impunidade!

Riva 31/05/2023minha estante
Faço das suas palavras as minhas!

Ca Agulhari @literario_universo 21/07/2017

Perturbador, nauseante, triste, revoltante!
Cada página desse livro é um soco no estômago, cada atrocidade que a Alice revela é uma dor física que a gente consegue sentir. Toda mulher deveria ler. Todo ser humano deveria ler esse livro na verdade. De tudo que já li, é um dos livros que mais me chocou principalmente por ser uma história real. Nenhuma pessoa deveria passar por isso. Nenhuma. É revoltante, dá ânsia, da ódio, nos faz perder a fé nos homens, na humanidade.
Kemmy 21/07/2017minha estante
Não conhecia o livro. Vim ver por causa do teu post no Facebook haha

Ca Agulhari @literario_universo 21/07/2017minha estante
Menina, o negócio é muito tenso, como Alice conseguiu viver tudo que viveu?

Helder 13/11/2018minha estante
Fiquei curioso. Não conhecia este livro.

Emerson Santtos 14/02/2019

Sinceramente, não sei onde eu estava com a cabeça quando decidi ler esse livro. Não que tenha me arrependido, só não estava completamente preparado para as porradas que vieram da leitura.
Uma autobiografia angustiante (e é isso que nos deixa destruídos, pois não é uma ficção; tudo realmente aconteceu com Alice e certamente está acontecendo com outras crianças/adolescentes/jovens), com relatos de revirar o estômago.
É sufocante. Doloroso. Revoltante. Desesperador. Faz chorar.
Nos lembra que existem pessoas (principalmente homens, claro) extremamente nojentas e cruéis no mundo.
Karolina Novais 14/02/2019minha estante
Nossa...

Thaís 14/02/2019minha estante
Caramba!

Marcela.Sanchez 19/03/2021

Que leitura dolorosa
Doeu por saber que é um livro real, de algo que realmente aconteceu. Nenhuma criança deveria passar por algo assim. Um livro pesado que relata com detalhes os abusos sofridos por uma menininha e como isso afetou toda a sua vida. Confesso que larguei o livro diversas vezes.. foi bem difícil finalizar a leitura. Livro muito bem escrito, de fato. Porém cruel saber que essa é a realidade de diversas crianças em todo o mundo ?
Ane 02/04/2021minha estante
É realmente doloroso ler esse livro. Ver como ela estava se acabando por conta do que aconteceu e saber que não é a primeira vez que uma criança vai passar por isso e também não vai ser a última

Marcela.Sanchez 02/04/2021minha estante
Exatamente ?

Simone 14/12/2021

Como a mente humana é complexa
Para escapar do trauma dos abusos que sofreu desde bebê, Alice desenvolver personalidades que reflete situações que viveu durante sua infância e adolescência.
Joe 25/07/2023minha estante
Parece pesado, mas ao mesmo tempo, muito interessante

Simone 25/07/2023minha estante
É pesado sim

Rafaela.Levinthal 18/12/2020

Repetitivo
Entendo que devido aos acontecimentos o livro poderia ser repetitivo, mas não tanto assim.
É um drama pesado, pulei algumas partes
por já ter aparecido antes no decorrer do livro e serem muito gráficas. Ser gráfico não é um problema, aprecio muito os detalhes, mas em vários momentos achei cansativo e só queria terminar.
O interessante é que foi um exemplo real de como uma pessoa com TDI se sentiu e pelo o que passou por ter essa condição.
Cat 13/03/2021minha estante
Fala pros abusadores dela que eles sao repetitivos de mais. Isso não é um drama pra agradar, é um livro para ajudar pessoas e para dar conhecimento a outras. A autora sofreu pra c*r*lh* pra poder escrever isso, desenterrou varios traumas e ainda diz que é repeditivo. Aih deus.

Rafaela.Levinthal 13/03/2021minha estante
O que disse foi sobre a leitura, deixei bem claro.

Macys 20/02/2020

O poder de proteção da mente humana
Livro que pode ser um gatilho para pessoas que sofrem e/ou já sofreram agressões, em contra partida, dependendo do leitor, essa "biografia" também pode reconfortar, mostrando que não estamos sozinhos, que existem muitas outras pessoas que também sofrem e se consideram por diversas vezes "loucas", assim como o caso de Alice. Merece cinco estrelas pela coragem e força da autora, conseguir escrever detalhes de seu amargo passado, além do que não "colore" um futuro perfeito. Todas as doenças sejam elas físicas ou mentais precisam de constante acompanhamento médico e familiar.
Juliete Marçal 20/02/2020minha estante
Nossa! Parece pesado, mas ao mesmo tempo, interessante! :)

Macys 20/02/2020minha estante
é exatamente isso! :D

Lorrana 27/03/2013minha estante
É um livro realmente muito forte, pesado, pensei em abandoná-lo, mas dei uma pausa no meio e fiquei uns dias sem ler, toda vez que lia tinha pesadelos. Insisti e do meio para o final do livro fica mais leve. Não pretendo lê-lo novamente.

C. Aguiar 27/03/2013minha estante
é pesado mesmo. fiquei muito chocada com as coisas. é difícil imaginar que um pai tenha feito aquelas coisas e o pior que ela ficou com tantos problemas né lorrana.