Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Natalie.Coppola 07/09/2020

Esse livro é maravilhoso, mas é super triste e pesado, não recomendo pra quem tem gatilhos com abuso.

Lilian.Ladeira 20/09/2020

Perturbador
O retrato de uma vida de abusos físico, mental, sexual. Uma leitura difícil, triste, agonizante. Um retrato perfeito da morte em vida ?

Luciana.DAngelo 21/09/2020

A biografia de Alice Jamieson, que sofreu abusos físicos, sexuais e emocionais durante toda sua infância e parte da adolescência, sua mente então, cria como forma de proteção, novas personalidades para operar diferentes partes da memória dos abusos.

Lili 20/10/2020

Relato Intenso
Hoje Eu Sou Alice, é um relato bibliográfico sobre a vida da própria autora, a qual sofreu abusos sexuais por parte de seu próprio pai, durante a infância. Os seus relatos pessoais são profundamente intensos.
A leitura é bastante pesada, tanto é que foi demorada pra se concretizar. Recomendo esse livro, pra quem gosta de ler e entender a respeito de problemas psicológicos e psiquiátricos.
Mereceu as 5 estrelas, apesar da sua intensidade.

Joyce 20/10/2020

Uma leitura super difícil!
Não recomendo se você estiver em um momento ruim da vida pois, por vezes, tive que dar um tempo e parar pra acalmar os pensamentos.

Alice tem TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) e sobrevive com diferentes personalidades que surgiram como forma de mecanismo de defesa contra os abusos físicos, sexuais e emocionais que sofreu durante a vida.

É uma condição complexa! No livro podemos ver que alguns profissionais da área de saúde mental também não estão preparados para lidar com as diferentes personalidades ... quem dirá a sociedade em geral.

Por isso, é um livro necessário, apesar de pesado. Foi bem importante pra mim conhecer a história da Alice e tudo que ela teve que enfrentar.

Além disso, fica sempre o alerta: não conhecemos ninguém, nem as pessoas que convivem conosco. Todo o cuidado do mundo com nossas crianças ainda é pouco.

Thais Layne 29/10/2020

Muito angustiante!
De longe, esse foi o livro mais pesado que eu já li. O tema é extremamente pesado, e o pior de tudo é que se trata de uma história real.
Não é um livro que eu recomendo para todo mundo, mas definitivamente é muito importante de ser lido.

Gisele.Fagundes 13/01/2021

Livro Hoje sou Alice
É uma leitura triste, difícil e eu diria até perturbadora. Tem que estar muito bem para ler este livro, relatos sobre todos os tipos de abuso possíveis e também sobre a doença psiquiatra da própria autora, baseado em uma história real, o que te deixa ainda mais perturbado. Um leitura que vale a pena.

Letibrbsa 27/01/2021

Leitura densa e perturbadora
Eu me interesso muito por livros de autobiografia, se tratando de distúrbios psicológicos eu fico ainda mais interessada. Mas eu não esperava que iria me deparar com tanta violência, tanta descrição explícita de abusos sexuais, fatos que ativaram gatilhos em minha mente que eu não sabia da existência.
Parei de ler um pouco depois da metade e só consegui retomar após 1 mês de detox.
Aprendi muito com a leitura, fiz várias marcações, muitas reflexões, mas os gatilhos são diversos e perigosos, para quem deseja le-lo: cuidado, não se arrisque caso você seja muito sensível.

Rafa 07/02/2021

Muito bom, mas extremamente difícil
Depois de uns seis meses (pra mais) finalmente consegui acabar de ler. A construção do relato da Alice é muito bom, no começo estranhei um pouco a escrita, parecia tudo meio caótico, mas depois entendi que o jeito como é escrito é reflexo do que tudo que aconteceu fez com ela.
O jeito como era meio confuso e embaralhadas as lembranças dela e o relato da infância, logo fizeram sentido conforme as personalidades foram "evoluindo" e se mostrando.
No geral é muito interessante e bom, mas é extremamente desconfortável e agoniante ler os relatos sobre o abuso que ela sofreu desde a infância e como tudo isso afetou ela.
Não costumo ter grandes problemas com momentos mais pesados na leitura, mas tive que parar inúmeras vezes e ler outra coisa, pois do início ao fim tudo que eu queria era poder fazer algo pra ajudar, fazer com que ela parece de sofrer aqueles absurdos.
Feliz por terminar, mas duvido que um dia eu consiga ler de novo.

Ane 28/02/2021

Destruidor
Não há palavras para explicar o quão horrível foi tudo que Alice passou. Eu ainda tô me sentindo péssima

Ally Kay 04/03/2021

Pesado!
É um livro pesado, uma leitura difícil, tive que parar para me recompor depois de ler alguns detalhes do que a Alice sofreu. Como usei o livro para estudo, foi uma experiência gratificante poder aprender tanto com ele!

Milena300 15/03/2021

Perturbador
A leitura desse livro muitas vezes me fez me sentir mal, tive que parar diversas vezes. Foi quase sempre muito sofrimento durante todo o livro. Até um pouco mais da metade eu não conseguia ler mais que 2 capítulos/dia.
O que mais me chocou e me fissurou foi quando Alice levanta a questão de estar fazendo tudo isso para chamar a atenção. Quem sofre tanto assim e perde o controle da própria mente e a vida pra chamar a atenção???? Quem quer ir pro abismo???? Quem gosta de lembrar o tempo todo que foi brutalmente humilhada????
A dor e o sofrimento, assim como a solidão, são muito reais. A cada página você tinha uma leve melhora para logo sofrer uma recaída junto da Alice. E o tempo todo você torce pra ela ficar bem, não dá pra imaginar o quanto deve ser difícil.
Alice é o exemplo de uma pessoa que reconhecia que tinha problemas e lutava com ela mesma para buscar ajuda.
É bom saber que existem pessoas que mesmo com tudo que aconteceu, nunca perderam a fé em ajudar. Muitas mulheres na maioria das vezes.
Esse caso foi um que acabou com um final "feliz" mas não podemos esquecer todos aqueles que, infelizmente, acabaram de outra maneira.

Ele tem diversos gatilhos. É preciso ser forte para lê-lo. É um problema real, de uma sociedade real que tem de ser levado a sério.

Nanda 16/03/2021

Um livro triste que conversa com muitos traumas de quem já sofreu abuso. O relato da Alice é real, verdadeiro, difícil pra quem vive e viveu. Quando sofremos, a primeira coisa que queremos é que na verdade não seja com a gente, mas com outro alguém, e esse alguém não precisa ser real..
"O abuso infantil sempre ressurge, não importa quantos anos passem."
"Não consigo explicar. Quando só temos sexo, sexo e sexo na infância, não temos infância. Sinto-me triste e vazia. Também estou só — isolada do mundo, pois apenas vegeto enquanto há tanta vida à minha volta."
"O luto que não fala sussurra para o coração pesado e o deixa partido."