Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Pratique.Livrotera 13/08/2021

?O abuso infantil e? algo inimagina?vel para os que na?o foram vi?timas dele, ao passo que e? o inferno para os que sofrem diariamente com o sentimento de vergonha e a? noite sa?o tomados pelo medo de que a porta seja aberta e que o homem- quase sempre e? um homem- entre em seu quarto. Na maioria das vezes, o abuso se da? em casa e geralmente envolve parentes pro?ximos.? ?

Na?o e? uma leitura fa?cil, nem leve, nem para descontrair, Hoje eu sou Alice, e? a histo?ria real de Alice Jamieson, que desde os seis meses de idade era abusada sexual e emocionalmente pelo pro?prio pai. ?
E? uma leitura necessa?ria! ? ?
Precisei ler este livro para abrir meus olhos. ?
Quando ouvimos falar sobre estupro, sabemos que e? algo ba?rbaro e desumano.
Quando lemos um relato real de uma vi?tima de estupro, e? como se por um momento senti?ssemos na pele aquele desespero. ?
Eu na?o quero infligir tristeza a ningue?m na?o, mas precisamos falar sobre esse assunto. Ele existe, e pode estar em qualquer esquina, atra?s de qualquer porta, e por tra?s de lindos sorrisos e fotografias em fami?lia.
Devemos ouvir as crianc?as!
Devemos parar e observar as crianc?as!

Alice desenvolveu va?rias personalidades (podia ser Billy, Shirley, Kato, Jj, e ter 5 anos, ou 10, ou 14..), ale?m de TOC, transtornos de ansiedade, ataques de pa?nico, depressa?o, viciou-se em drogas li?citas e ili?citas, e ainda quando crianc?a encontrava consolo para suas dores em garrafas de bebidas destiladas. Isso porque nunca teve coragem de pedir ajuda, sentia-se suja, envergonhada e culpava-se por tudo que o pai a infligia. ?

O estupro nunca e? culpa da vi?tima!

O que acontece na maioria das vezes e? que a vi?tima quer ser amada, e um amor mesmo que seja nocivo, e? melhor que nenhum amor.

?Voce? olha no espelho e nem sequer parece ser voce?. Imagina que deve ter feito algo errado. De certa forma, voce? se sente culpada. Recebeu o que merecia. Sendo uma vi?tima, assume uma mentalidade de vi?tima.?

Se sentir-se bem e mentalmente forte, leia essa histo?ria. Caso na?o se sinta bem, tome um copo de a?gua e respire, mas NUNCA feche os olhos para o relato de uma vi?tima.

Victoria.Bispo 07/11/2021

Hoje eu sou Alice
Cada vez que leio um livro novo sobre saúde mental me coloco no lugar das pessoas. Cheio de gatilhos de abuso infantil e estupro, mas um livro extremamente necessário. A gente precisa saber como essas pessoas pensam e vivem. Alguém ao seu lado pode estar sofrendo com isso.

Léo 18/11/2021

Forte, tenso e pesado, mas ao mesmo tempo, incrível.
"Hoje Eu Sou Alice" é uma autobiografia da autora, Alice Jamieson, contando sua vida e experiências traumáticas da infância; incluindo abuso físico, psicológico e sexual.

A história é bastante gráfica, honrando as palavras da autora de que "não se seguraria ao narrar as cenas".
Durante os relatos do abuso sexual feitos pelo próprio pai de Alice, é inevitável sentir um desconforto enorme com os detalhes de tudo.
Além do abuso, Alice ainda tem de lidar com vozes na sua cabeça e suas personalidades de criança, que se manifestam de súbito durante o dia-a-dia.
É incrível e tenso toda a narração e os descobrimentos que Alice faz. Todos os lapsos de memória que consegue se lembrar e todos os surtos e episódios psicoticos que passa sem ao menos pensar em desistir.

É um livro muito forte. Muito tenso. Mas que narra uma história de superação incrível.
Amei esse livro com todas as minhas forças, mesmo sendo incrivelmente forte e difícil de se ler.
E recomendo muito.

"Seguramente, não estou mais tão vulnerável quanto já estive, mesmo apesar de às vezes ainda me tornar o bebê Alice ? ocasiões em que Alec canta canções de ninar para ela dormir. Outras vezes posso ser Samuel, ou Billy, ou Kato, ou Shirley; mas hoje não tenho dúvida, sou Alice."

E.bucc 23/11/2021

Dei graça quando terminei
Leitura cheia de gatilhos de abuso sexual. O conteúdo é interessante porque fala do transtorno de personalidade múltipla, mas toda hora ela repetia a mesma coisa e quando eu achava que a leitura iria desenvolver acabava engatando a ré ;-;

Angelica.Bugari 09/12/2021

Forte
Saber q a maldade de alguém q era para nós amar, foi capaz de destruir uma vida..
E a justiça, sempre ruim..

Superação e lutas diárias

Aliel 30/12/2021

Não esperava nada do que aconteceu aqui, mas já tinha uma ideia de como as personalidades surgem, os acontecimentos são bem marcantes e reais. Fiquei pensando por muitos dias depois de finalizar a leitura, de como deve ser difícil ter TPM e da carga que a pessoa carrega. Esse livro abriu portas que não fecham mais, gostaria que mais pessoas lessem e soubessem da importância dele para compreender melhor pessoas com esse transtorno.

cecil :) 30/01/2022

tenho tanto pra dizer... essa história é tão dolorida e difícil, ainda mais por ser verídica e por retratar uma das tantas pessoas desse mundo que sofrem dessas mesmas situações. Ninguém deveria ter que viver dessa maneira, ninguém deveria passar por tantos traumas, é uma injustiça, uma desumanidade, é surreal e ao mesmo tempo tão normal, e dói tanto...

mile e uns livros 18/02/2022

Gente, esse livro tem tantos gatilhos ( pedofilia, anorexia, pensamentos suicidas?)
Mas é um livro maravilhoso, um dos melhores livros da minha vida !

Anna 02/03/2022

Transtorno de identidade múltipla
Me sinto grata por ter conhecido Alice, Kato, Shirley, bebê Alice, Billy, JJ, Professor e Lucy.

Encontrei o livro por acaso e terminei completamente aterrorizada e apaixonada pela história de Alice.

Não consigo acreditar que alguém possa sofrer tantas coisas terríveis, mas olhando para o mundo em que vivemos você logo tem certeza que tudo é verídico.

Espero profundamente que o pai dela tenha morrido de uma forma dolorosa porque todos merecem uma segunda chance...até não merecerem mais.

Agradeço também por Alice ter contado sua história e ter abrido os olhos de muita genter por aí, ou ajudado pessoas com traumas de abuso e TDI.

Doenças psicológicas são um demônio que vão te persuadiando aos poucos e detriorando quem você é. Precisa de coragem para encara-lá, mas evidentemente não só isso, também é preciso uma rede apoio responsável e pessoas atentas aos sinais.

Como citação deixo esta:
"A partir do momento em que uma mulher é aprisionada pelo medo, ela perde a liberdade de ser quem realmente é."

É uma história forte que merece ser contada.

Tenham coragem ;)

wavenue. 08/03/2022

Hm.
Eu vi esse livro sendo indicado em um comentário do YouTube e resolvi ler. A pessoa dizia ser bastante pesado e traumatizante e não deixa de ser, mas acho que não aconteceu comigo. Não sei de quem é a culpa ou se há realmente um culpado, mas há momentos durante a narração que fizeram com que eu me perdesse e me questionasse realmente se aquilo tudo era real ou se era fanfic, mesmo eu sabendo que estava lendo um livro com a história da própria autora. Às vezes a narração me causava essa dúvida cruel e eu me pegava com vários ????? Enquanto lia. Enfim, não é um livro ruim e o assunto não deixa de ser pesado, mas achei meio perdido em alguns momentos.

Leiturasdamarina 13/03/2022

Hoje eu sou Alice
Uaau, que livro!!! Forte, muito forte! Em vários momentos, fiquei com o estômago embrulhado, pensando que tudo que foi relatado, aconteceu de verdade.
Alice é uma mulher extremamente forte e, contra todas as possibilidades, sobreviveu.
Psicólogos, psiquiatras, estudantes da saúde mental PRECISAM ler esse livro!

Taisa.Machado 20/03/2022

Cruel e real
Esse é um livro que vc precisa estar preparado para ler. Alice não suaviza suas descrições das atrocidades que sofreu e por esse e outros motivos pode ser um livro cheio de gatilhos para muitas pessoas. Apesar de torturante, a leitura vale a pena e é muito interessante compreender melhor o TDI.