Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Alba 30/08/2010

Vale a pena Conferir!
Alice sofreu abuso sexual de seu pai desde os 6 meses de idade até a adolescência. Para mim, foi um choque ler isso e um choque ainda maior acompanhar o relato das atrocidades as quais seu pai a submetia.

Nascida no meio de uma família modelo, com um irmão quatro anos mais velho e um pai e uma mãe que viviam aparentemente bem, Alice se vê perdida entre a confiança depositada na figura paterna e a confusão por tudo o que é obrigada a fazer. Dessa confusão nascem personalidades diferentes, todas elas aparecem como um mecanismo de defesa para afastar Alice de seu pesadelo.

E é na adolescência que os sinais da doença mental de Alice, causada pela violência, aparecem.

Anoréxica e ouvindo vozes, Alice passa a se consultar com uma psicóloga indicada pela escola, mas por ainda não enfrentar o problema de frente não consegue se abrir.

A busca pela sanidade e os relatos são de uma clareza tão desconcertante que é impossível não sentir ódio e revolta a cada página do livro.

Gostou? Quer ler a resenha completa? Acesse o blog e confira:

Psychobooks 30/08/2010

Biografia que vale a pena Conferir!! \o/

Gostou? Quer ler a resenha completa? Acesse o blog e confira:

Naty 10/08/2010

www.meninadabahia.com.br
"Como a Alice da história de Lewis Carrol, eu mergulhava nas profundezas do espelho e não sabia se a pessoa no reflexo era eu ou uma impostora, uma sósia."

Alice foi uma criança irrequieta, gostava de ficar só, não gostava de contato físico. Não tinha amigos, não namorava. Não se conhecia.

Ao poucos, Alice começou a ficar anoréxica, depois começou a ouvir vozes, algumas vozes. Passou a beber, todo dia um golinho. Dois golinhos. Três golinhos. A bebida nessa altura lhe era essencial. Começou a ouvir várias vozes. Nove vozes.

A bebida já não lhe fazia efeito, precisava de algo mais forte. Passou a se drogar. Os tratamentos com psicólogos e psiquiatras não faziam efeito e nem amenizava as vozes. As vozes queriam que ela cometesse suicídio. Era uma guerra constante entre a vida e a morte.

Além das vozes, todo dia, desde criança, ela tinha o mesmo pesadelo:

"Estou com dois anos. Ele tira meu pijama e brinca comigo, fazendo cócegas. Molha o dedo e com ele percorre os lábios de minha vulva. Depois desabotoa as calças. Ele segura minha cabeça. Abro a boca sem que ele precise me dizer para fazê-lo, e então ele coloca na minha boca. Ele empurra e puxa, e depois enche minha boca com um líquido que tem gosto de leite azedo. Depois sobe na cama e o empurra na entrada da minha vagina. Outras, ele me coloca deitada de barriga para baixo e o coloca no meu bumbum. Dói muito. Tento não gritar, não quero deixar papai triste."

Hoje eu sou Alice, de Alice Jamieson (Larousse, 336 páginas, R$ 34,90) é o relato verdadeiro e honesto de uma mulher que foi abusada física e emocionalmente pelo pai, até parte de sua vida adulta. Uma mulher que desenvolveu, entre outras doenças e traumas, nove personalidades múltiplas, que a incitavam ao suicídio.

A sinceridade do relato me deixou espantada. Por muitos anos Alice se calou. Não conseguia admitir pra si que o pai era capaz de cometer tamanha barbaridade. Mas desde que, já adulta, foi estuprada por ele, ela conseguiu gritar. Gritar bem alto e se fazer ouvir. Alice é a prova real que sempre existe uma luz no fim do túnel. De que a esperança nunca morre.

Recomendo.

Danilo Barbosa Escritor 27/07/2010

Se voce já ouviu falar de pessoas que tem múltiplas personalidades nas novelas e filmes de ficção, prepare-se para descobrir a dura realidade por trás desta doença que para muitos parece um mito.

Este livro é brilhante!

Veja resenha completa no http://literaturadecabeca.blogspot.com
Dani Serrano 19/08/2010minha estante
Eu já li algumas páginas e a cada minuto que passa, cada linha que leio choro mais e mais por saber que tive essa doença e que minha vida é muito, muito parecida com a de alice.