Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

bruna gama 25/07/2022

Bruxão do cosme velho!!
Depois de (pasmem) 5 meses tentando terminar esse livro, cá estou eu com a leitura finalizada.
Tenho dois comentários sobre as peculiaridades da escrita desse livro em relação aos outros machadianos que eu li (não muitos), eu acho que estão relacionadas com o fato de que ele foi publicado em formato de folhetim:
O primeiro é que esse é, na minha humilde opinião, o livro mais engraçado do Machado. Eu morria de rir todas as vezes que o narrador se direcionava ao leitor na segunda pessoa daquele jeito tão ríspido e acho mais engraçado ainda imaginar a sociedade do século XIX lendo "É o que terias visto, se lesse com pausa. Sim desgraçado, ...". Queria poder conversar com o Machado e descobrir se a personalidade dele era assim mesmo.
O outro, e agora vocês me perdoem por criticar o consagrado, é que esse provavelmente também é o livro mais arrastado dele, muitas vezes eu fiquei entediada com os secundários, muitas tramas paralelas levaram tempo demais para serem concluídas e eu não recomendo Quincas Borba de jeito nenhum para quem está começando a ler Machado agora.

Rachel69 20/10/2021

Machado sendo Machado
Dizer que eu entendi 100% do livro seria muita mentira mas eu gostei do livro e da história pq a leitura foi bem fluída .

Felipe.Mello 22/03/2022

Perfeito
Definitivamente, essa é obra do Machado de Assis que eu mais amo!
Com seu humor ácido e críticas assertivas, Machado retrata muito bem a sociedade brasileira da época. É incrível notar como ainda somos assim. Embora com algumas diferenças, a essência das nossas relações sociais são as mesmas dos dois últimos séculos.

Guilherme.Oliveira 11/04/2023

Sensacional a maneira como Machado de Assim aborda tudo com uma ironia e um sarcasmo peculiar.

Achei está obra brilhante e como ele trata as relações cotidianas do protagonista.

Dinheiro meus caros... Dinheiro...
Ladyliterando 12/04/2023minha estante
Depois de Dom Casmurro, acho q essa é minha obra favorita dele. Quero reler?

Ana Paula 13/04/2023minha estante
Gosto muito desse livro. Acho que faz refletir bastante.

Guilherme.Oliveira 13/04/2023minha estante
Dinheiro, poder, influência... Fala muito disso. Bem atual...

gabrielareislr 11/06/2020

Ao vencedor as batatas
Comecei lendo Quincas Borba, por conta de ser uma das leituras obrigatórias da FUVEST. Sendo meu primeiro livro da lista, ainda sim suponho que vai ser meu favorito. Além disso, se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Machado de Assis, um autor brasileiro de deixar sem palavras quanto a sua descrição, como consegue deixar a leitura cada vez mais interessante, com suas falas as vezes diretamente para o leitor, e também seus personagens que cada vez mais me instigou a entender sobre. O livro, conta a história de Rubião, '' enfermeiro '' de Quincas em seus últimos suspiros ( juro que não é spoiler) conta a história de seu Querido amigo, e testemunha de suas filosofias, enfrentando coisas que não imaginaria um dia.

Denise Ximenes 11/07/2022

Vale quanto pesa!
Retrato da sociedade carioca do século XIX, esse livro poderia, sem sombra de dúvidas, retratar o Brasil da atualidade.

Obra da fase realista de Machado, Quincas Borba joga luz à sociedade utilitária e individualista, que reduz a importância das pessoas ao famoso clichê "vale quanto pesa".

É assim que Rubião, nosso protagonista, enxerga a vida e, de professor remediado a herdeiro da fortuna de seu amigo Quincas Borba, acaba vítima do desprezo dos "amigos", quando se vê pobre e louco.

Gostei da construção dos personagens: Sofia tem um quê de Capitu, e Rubião tem dois quês de Dom Quixote. Nosso Bruxo continua tecendo seus personagens com aquele toque que instiga o leitor sobre o caráter de seus personagens.

Bom demais!

Carolina Del Puppo 16/02/2022

Ainda não sei se gostei ou não
Houve momentos na leitura em que senti cansada, porque é bem difícil se identificar com os personagens ou mesmo gostar deles, mas como é machado não dá para perder tal leitura, e eu li porque quis, não foi uma leitura obrigatória. Apesar de eu preferir memórias póstumas, essa leitura vale todo o tempo investido, porque como sempre digo, Machado é genial.

Madu 18/03/2021

Razoável
Não vou bancar a falsa culta, se não fosse pela obrigatoriedade do vestibular, não teria lido de livre espontânea vontade.... porém, existem piores, ele até que tem seus pontinhos de humor.

Kaio.Oliveira 05/11/2020

Ao vencedor as batatas
Inicialmente eu esperava que esta história era sobre o filosofo Quincas Borba que aparece em Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele ate aparece no livro mas essa história é de Rubião amigo de Quincas Borba que herda sua fortuna para cuidar do cão de Quincas Borba do qual possuía o mesmo nome, Rubião ao herdar a fortuna do filosofo se muda para o Rio de Janeiro aonde começa a criar laços com o auto escalão social do Rio, mas se apaixonara pela esposa do amigo, Rubião se torna um homem chato e antiético ao tentar de todas as formas "roubar" a esposa do amigo que claramente não gostava deste então personagem, a vida corrida e solitária de Rubião o leva a um péssimo estado mental. Que leva ao fim dele e do seu então cão Quincas Borba, uma obra que explora a filosofia que o filosofo Quincas Borba apresenta em Memórias Póstumas de Brás Cubas sendo a famosa frase "Ao vencedor as batatas" uma metáfora sobre em relação a vencer na vida a custas de uma falta de moral e falta de ética do qual Rubião faltou ao tentar de todas as maneiras conquistar a esposa de um sócio de negócios.

Bia 21/03/2021

Quincas Borba
Eu achei que ia gostar muito mais desse livro, pesquisei um pouco sobre a história para poder entender e analisar melhor e estava interessada no enredo, tanto é que comecei adorando e com a leitura fluindo. Mas me cansei e comecei a achar maçante depois de um tempo. Contudo, da pra ver que Machado era um autor extremamente inteligente e quero ler mais dele (talvez com o passar dos anos eu goste mais das obras dele)

? Li para vestibular

"O mar batia com força, é verdade, mas o meu coração não batia menos rijamente; ? com esta diferença que o mar é estúpido, bate sem saber por quê, e o meu coração sabe que batia pela senhora."

Rafael 01/01/2022

?Que triste cousa é perder o juízo!?
Conheci o personagem Quincas Borba em janeiro do ano passado, durante a leitura de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881). Lembro-me de dar muitas risadas a partir das discussões que ele, já acometido por uma grave enfermidade mental, travava com Brás, principalmente sobre o Humanitismo, filosofia que criara e cuja essência indica o princípio Humanitas como universal, presente em todos os seres, e inalterável até mesmo pela morte. Em "Quincas Borba" (1891), esse e outros temas voltam à tona com fôlego significativo.

Embora o título da obra espelhe o nome do célebre personagem e do seu cachorro, que curiosamente deveria ser tratado "como se cão não fosse, mas pessoa humana" (p. 47), o protagonismo recai sobre Rubião, um professor que ascende socialmente após a morte de Quincas, ao descobrir-se herdeiro universal dos bens deste (em texto que integra a fortuna crítica dessa edição, Ana Paula Salviatti destaca que o mecanismo da herança reflete a perpetuação dos privilégios de classe, proporcionando concentração de renda, de modo que a vitória pessoal de uns não depende de mérito próprio, mas da subjugação de outros, sobretudo da mão de obra escravizada; o Humanitismo se mostra contraditório, assim, já que nem todos são iguais ou possuem um mesmo ponto de partida).

Com a nova posição, cerca-se Rubião de novos "amigos". A todos ajuda conforme suas necessidades, econômicas ou políticas. Porém, como é de se esperar de parasitas que visam o alpinismo social, Rubião, considerado louco, é abandonado por eles tão logo surgem as primeiras adversidades.

A dinâmica apresentada por aquela sociedade oitocentista, escravocrata e patriarcal, em sua podridão de valores parece não muito diferir da nossa atual. De fato, o livro ?Quincas Borba nos ensina mais sobre lucidez do que sobre loucura?, como sugere Jeferson Tenório.

callmedante 27/06/2021

2,5
achei chatokk eu ja sabia q nao ia gostar entao n é nenhuma surpresa. foi difícil fazer a leitura fluir e msm quando fluiu ainda fiquei perdida em algumas partes pq a escrita é mt rebuscada. ja q eu fui obrigada a ler, tentei gostar do livro mas aí em uns 60% eu ja nao aguentava mais e terminei na força do odio

(achei legal q o narrador interage com o leitor

Carol 02/12/2021

Machado não tem erro! Mais uma história gostosa, engraçada, cheia de sarcasmos.
?Aos vencedores, as batatas!?
Alexandra.Sophia 03/12/2021minha estante
Maravilhoso!!! TB amo esse livro...

Angelica185 13/03/2021

Quincas Borba
Quincas Borba é o segundo romance da trilogia realista de Machado de Assis, tendo forte relação com Memórias Póstumas de Brás Cubas (o primeiro). O tema do livro continua atual, mostrando como os interesses pessoais motivam as relações e as amizades.