Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

caio.lobo. 08/08/2021minha estante
Percebo uma influência de Nietzsche em Quincas Borbas. O que eu nunca consegui descobrir é se Machado de Assis teve contato com alguma obra de Nietzsche.

yokiitos 09/08/2021minha estante
Eu nunca cheguei a ler Nietzsche, mas acredito que talvez ele tenha sim influenciado o Machado, ainda que ele possa não ter lido. As ideias de Nitzsche se espalharam muito rápido pelo mundo, inclusive aqui também, então talvez ele tenha sofrido uma certa influência sim, mesmo que indiretamente, não sei...

Junior 21/03/2022

pois eh ne
daqui 10 anos vou reler esse livro sem ser por obrigação da escola/vestibular e certeza que vou gostar. mas por agora, acho que só o quincas borba salvou o livro... obg por tudo cachorro lenda !!!

Mony 25/08/2021

Ao vencedor, as batatas !
Machado de Assis narra a vida de Rubião, a partir do momento em que recebe a herança deixada por Quincas Borba, até o fim de seus dias.
Faby 25/08/2021minha estante
Obrigada por lembrar que preciso relê-lo!??

Rafaela1002 20/09/2022

Quincas Borba ou Rubião?
Não é meu livro preferido do Machado De Assis pois a narrativa é mais arrastada e cansativa. Mas certamente é um livro bom, bem ao jeito do autor.

Paiva 21/06/2022

??
Me rendeu alguns risos..

Quincas Borba é um livro dinâmico, muitas coisas acontecem, muitos personagens - o que me confundia as vezes - mas é fácil de entender, mesmo a linguagem sendo antiga.

No começo possui muitas filosofias por conta do Quincas Borba, que se explicam por si só no desenrolar da história, principalmente no fim, com Rubião.

Rubião foi um homem muito apaixonado, porém, sua paixão não foi correspondida, Sofia estava mais interessada no dinheiro, e quando seu ego era ferido - por não ter atenção de todos os homens -, ela ficava triste.

Palha foi muito esperto em administrar todo o dinheiro de Rubião, mas Rubião em tentativa de agradar a todos, acaba perdendo muito.

Recomendo a leitura, não tem aquela coisa de "traiu ou não?" , "será que o filho é meu?" como em Dom Casmurro mas gostei, principalmente pelo Rubião sempre tentar conquistar a Sofia.

Anderson Theodoro 28/05/2021

Que descoberta!
Descobrir Machado de Assis foi descobrir um tesouro.
Meu primeiro contato deixou excelentes impressões e despertou o desejo de ler a trilogia.

Marivaldo.Barreto 11/06/2020

Ótimo livro, se tratando de Machado de Assis, nem precisava dizer. O livro nós faz refletir sobre muitos aspectos do ser humano, assim como a ganância e o que um indivíduo pode fazer para conseguir o que quer, mesmo que para isso tenha que usar o outro sem remorsos.

Eliza.Beth 28/12/2023

Chato pra caramba
Infelizmente, não tenho muito o que falar sobre essa leitura.
Comecei empolgada, mas na metade do livro não conseguia mais avançar. Tive que recorrer à ajuda de um audiobook para poder terminar.
Achei muito maçante e fui perdendo o interesse pela história e personagens lá na metade e não teve jeito.

Senti falta de várias coisas que me fizeram amar Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Seria um livro que eu daria 2 estrelas fácil, mas vou respeitar o Machado de Assis.
3 estrelas, carinha triste.
Carolina.Gomes 28/12/2023minha estante
Você não curtiu, mas é um bom livro. Tem umas lições legais. N é o melhor dele mesmo, mas eu gosto.

Deby Rodrigues 28/12/2023minha estante
Mulher, que pena. Vou ler em janeiro. Será que vou avaliar assim tb ?

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
É, Carol. Fiquei triste de não ter gostado, mas vc me conhece? não gostei, falo mesmo kkkkk

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
Deby, vá com o coração aberto. Acho q vc pode gostar.

Deby Rodrigues 29/12/2023minha estante
Gostei tanto de Brás Cubas. Tomara que goste desse tb. Hahahaha

Natália Carolina 29/12/2023minha estante
Preciso dizer que é o meu livro menos favorito do Machado.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Deby, Brás Cubas eu amei tbm.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Nat, bom saber kkkk

Isa Romero 27/06/2021

provocante, triste e angustiantes
Machado ao escrever Quincas Borba fez o que sabe fazer de melhor: escreveu um livro com uma história profunda, marcante, pesada, difícil de digerir mas ótima, não é atoa que é o maior escritor brasileiro de todos os tempos afinal

Gisela.Lobo 05/04/2021

Não gostei!
Com a morte de seu amo, Rubião herda a sua fortuna e decide mudar-se para o Rio de Janeiro. No caminho, conhece o casal Cristiano Palha e Sofia.  Apaixonado pela beleza de Sofia e pela simpatia de Cristiano, o protagonista acaba se envolvendo cada vez mais

O livro é muito interessante nesse aspecto, uma vez que analisa as relações humanas de forma bastante crítica.

Artemis24 09/08/2021

Machado de Assis é genial
Esse livro não me pegou tanto quanto Memórias Póstumas e Dom Casmurro, mas é impossível não dar 5 estrelas, ainda mais quando se lê a análise do livro feita por uma professora ao final (pra quem não pega tanto as referências como eu). Machado de Assis era e continua sendo genial, faz tantas alusões e coloca ligações entre os livros dele, é tudo muito incrivel e não atoa que é um dos maiores se não o maior escritor da literatura brasileira.

Erivaldo21 12/12/2022

Quincas Borba.
A minha leitura com esta obra de Machado de Assis não foi das melhores. No início os acontecimentos se passam rápido, quando se aproxima para o meio, a leitura fica arrastada, me esforcei para não abandonar. Ademais, é uma grande obra nacional, principalmente pela filosofia "Humanita" iniciada em Memórias póstumas e desenvolvida pelo personagem Quincas Borba. Em síntese o personagem principal é Rubião que é enfermeiro do filósofo Quincas Borba; este está destinado à loucura e quando falece deixa sua fortuna para Rubião, seu herdeiro, todavia, há uma condição para ganhar a fortuna que é cuidar do cachorro, Quincas Borba, que leva o mesmo nome do dono. Rubião após ter dinheiro, se vislumbra e vai morar junto da corte no Rio de Janeiro, lá conhece Sofia, esposa de seu amigo Palha, e se apaixona por ela. Vive um romance, só nas palavras e gestos. Depois a loucura acomete Rubião, assim, como seu amigo Quincas Borba. O livro vai narrar a vida de Rubião; o romance com Sofia, sua vida na corte, seus amigos que se aproveitam da sua fortuna, do seu fiel amigo o Quincas Borba cachorro. O Humanitismo é desenvolvido no livro e nota-se também que é vivido pelos personagens, o mesmo que aconteceu com Quincas Borba acontece com Rubião e mostra o pressuposto básico da filosofia que é a lei do mais forte. É narrado em terceira pessoa, e o narrador, que fica implícito ser Machado de Assis, em certas ocasiões fala diretamente com o leitor, abusando muitas vezes da ironia; como em uma parte que ele relata que o leitor deve prestar mais atenção e ler mais devagar. Por enquanto dou 3 estrelas, entretanto vou relê-lo em outro momento para ver a sua grande extensão.

Rosangela.Chaves 27/03/2021

Um encanto
Li este "condensado" com mais tranquilidade, de coração dormente e alma serena. Já faz algum tempo que li o livro na íntegra, assim como fiz com o anterior, mas este me trouxe memórias mais subjetivas, como uma lembrança gostosa, saudosa de outros tempos.
A semelhança com Moisés negro de Alain Mabanckou transpareceu nas partes finais e foi algo que me fugira, esse mal que os arrebatou a realidade de tal maneira os levando a paragens mais amenas não os feriu, pelo contrário, me parece que foi um leve cuidado da vida para com eles, mas a indiferença dos ditos amigos (em ambas as obras) é angustiante.
Machado de Assis continua na estante como um dos meus queridinhos, carinho à mão quando a chuva cai com mais força.

Lorena 01/04/2022

Gostei
O narrador conversar com o leitor foi mto legal e eu achei mto bom a história se basear na filosofia apresentada no começo.
Se não fosse pela escola eu não teria lido, pq tem livros do Machado de Assis que parecem ser bem mais interessantes, e eu acho essa é uma leitura bem cansativa/chata por ser uma escrita antiga, ent por mim mesma eu demoraria mto pra ler algo do realismo.

Sofia 30/04/2023

Louco
Li por causa da escola, mas confesso que não é ruim.
A linguagem é bem difícil e acaba sendo cansativo de ler, porém se você prestar atenção dá pra entender
Não achei os personagens ruins como vi em algumas resenhas. A maioria só se importava com dinheiro, mas não eram todos.
Enfim, ao vencedor as batatas.