Tao Te Ching

Resenhas - Tao Te Ching

1 | 2 | 3 | 4

Antônio 14/10/2020

Pérola do Oriente
Tao Te Ching é um livro pra lá de especial. Seus ensinamentos são breves, mas as verdades escondidas em seus versos são de uma riqueza imensurável. É um livro lindo que necessita de muitas pausas e reflexões. O conhecimento do Oriente é riquíssimo; vale a pena conhecer.

Deixo aqui um de meus poemas prediletos para que apreciem a beleza dessa obra-prima:

POEMA 11 - A ATUAÇÃO DO INVISÍVEL NO VISÍVEL

Trinta raios convergentes no centro
Tem uma roda,
Mas somente o vácuo entre os raios
É que facultam seu movimento.
O oleiro faz um vaso, manipulando a argila,
Mas é o oco do vaso que lhe dá utilidade.
Paredes são massas com portas e janelas,
Mas somente o vácuo entre as massas
Lhes dá utilidade -
Assim são as coisas físicas,
Que parecem ser o principal,
Mas o seu valor está no metafísico.

A PAZ ESTEJA COM TODOS.

Milena 13/10/2020

Minhas impressões:
Tão simples e tão complexo, esse paradoxo que pode ser usado pra descrever toda a obra divina também se aplica aqui. Essa união do básico, do que de alguma forma todos nós já sabemos com o que extrapola a razão, com o que desafia os pensamentos me cativou e me deixou positivamente impressionada, aliás se estivesse sido escrita hoje, já seria impressionante a obra de Lao-Tsé e sua visão magnífica sobre Tao, mas pensar que essa obra foi escrita há 2.600 anos me deixou perplexa em diversos momentos, as vezes precisava relembrar que o autor não tinha noção alguma de mecânica quântica por exemplo e muitas vezes me deparei com seus conceitos ali, claramente e naturalmente inseridos no texto. Incrível!
Acredito que o Tao Te Ching não seja uma leitura única, certamente sempre se absorverá muito a cada releitura. Algumas passagens foram mais desafiadoras, inclusive essa edição trás explicações filosóficas a cada poema feitas por Huberto Rohden e a sensação que tive foi que quando assimilei o poema assimilei a explicação do Huberto, mas quando não assimilei o poema também não assimilei a explicação filosófica ou pelo menos ela não ajudou a entender o poema, as explicações me soaram mais como a visão do autor sobre o assunto do poema e menos sobre uma ajuda pra entender mais facilmente as palavras de Lao-Tsé. Mas recomendo essa edição mesmo assim pois com certeza essas visões agregaram muito mais do que se não estivessem ali.

Marcus Oliver 14/08/2020

Diferente
Uma leitura bem excêntrica, até mesmo para os meus padrões. Dao de jing é repleto de ?aforismos? bem colocados e sábios, contudo eu sou um indivíduo muito ocidental. Muitos dos conceitos e ensinamentos eu acabei compreendendo, mas não foram algo que eu aceitaria ou tentaria colocar em prática. A leitura não foi ruim, mas achei bem mais instrutiva e prolífica, para mim, o estudo de notas e o prefácio do tradutor, suas discussões sobre o dao de jing foram excelentes para a compreensão de alguns dos ensinamentos. Creio que esta é a melhor tradução que qualquer leitor encontrará desta obra, por isso, ela vale muito a pena.

Soler 23/06/2020

Bom como ar puro na manhã
Bom livro de uma das bases do mundo. Bom para o nosso soltar. E deixar fluir. A importância do silêncio, onde há a Música de Deus. Recomendo a leitura.

Raphael 18/05/2020

Síntese do divino
Através de 81 versos curtos, Lao Tsé revela o essencial para a descoberta de Deus. Um dos melhores que já li.

@life_library 14/02/2020

Leitura agradável e filosofia cativante, que nos mostra como a vida simples pode ser bem mais feliz.

Lel352 03/07/2019

Aforismo 63
"Agir pelo não-agir!
Sede ativos na inatividade!
Achai gosto no desgosto!
Vede o grande no pequeno!
Vede o muito no pouco!
Enfrentai o ódio com o amor no coração!
Reconhecei o difícil,
Antes que apareça a sua dificuldade!
Realizai o grande,
Amando o pequeno!
Todo o complicado no mundo
Começa simples!
Todo o grande
Nasce pequeno!
O sábio não se preocupa com sua salvação,
E por isto a encontra.
Quem facilmente promete
Não merece confiança.
Quem age levianamente
Esbarra com dificuldades.
O sábio prevê as dificuldades.
E por isto as supera." Um livro com 81 aforismos, pequenos de uma até duas páginas, de complexa leitura, mas contendo em cada linha uma bela sabedoria, para vida.

Lao-Tsé, como grande outros sábios(Jesus, Buda, etc..) cada qual com suas palavras, como seu modo de expressar, colocaram seu pés nesse mundo para ensinar a humanidade um caminho de paz, humildade e comunhão entre todos.

Que todos possamos compreender o Tao para vivermos nele.

AriAri0 01/04/2019

Composto por 81 aforismo para o desenvolvimento pessoal em relação ao Tao, que é inominável e realiza grandes coisas em pequenas atitudes. Com isso aprende-se o Caminho em direção ao Wu Wei e as virtudes do Tao... ;)

Gabriel Baliza 04/02/2017

Confuso.
O livro é bem profundo. Porém, também é bem confuso o que dificultou bastante meu entendimento.

Sapo d=] 31/01/2017

Um livro para a vida toda!
Magnífico! Creio que toda pessoa deveria se dar o presente de ler e reler esse livro. É como se a cada verso meditado fosse-lhe aberto uma cortina para enxergar a verdade do mundo. Não é um livro de fácil entendimento, ele se revela aos poucos, mas os perseverantes e pacientes encontrarão uma sabedoria divina que não encontrei ainda em livros ditos "inspirados por deus". Se vale a pena ler? Vale muito!

Hildeberto 10/10/2015

O Tao Te Ching é um livro que, embora pequeno, deve ser lido bem devagar, pois cada capítulo contêm temas de sabedoria profunda que merecem uma boa dose de reflexão. Não se trata apenas de ler as palavras contidas no livro, mas tentar absorver seus significados mais profundos. É uma obra que já marcou de forma categórica a forma como vejo o mundo e, para aqueles que estiverem abertos a uma leitura mais minuciosa, pode estimular a introspecção.
Modesto 25/09/2016minha estante
undefined

Danilo 04/09/2015

O Tao Te Ching é definitivamente um dos melhores livros que já li. Revelando como a filosofia oriental estava muito à frente dos gregos na época de Platão, os conhecimentos de Lao Tsé demonstram um grande domínio de ideias que só seriam desenvolvidas no ocidente séculos depois de sua escrita, como linguística e pontos sobre a realidade. Com um bom toque da poesia com que o oriente encara (ou ao menos encarava) a natureza e a harmonia do homem com ela, um conhecimento extremamente pragmático pode ser encontrado por meio dos poemas do livro. Realmente uma leitura obrigatória para qualquer um que goste de filosofia ou que procure uma forma mais leve de levar a vida.

Dany 27/08/2013

Taoismo e zen-budismo
O Livro do Caminho Perfeito é o texto essencial do Taoismo e do Zen-budismo.

Esta tradução não é uma tradução direta do chinês antigo, mas no entanto usa como base uma das traduções mais importantes, senão a mais importante, para o inglês: a de James Legge, o primeiro professor de chinês de Oxford.

Uma das vantagens que vejo numa tradução ocidental é que há uma tendência a se usar mais palavras para descrever o que há para ser descrito, enquanto que as traduções diretas do chinês possuem poucas palavras. Certamente o Tao continuará sendo tão indescritível e indecifrável tanto numa quanto outra versão, mas a versão ocidental certamente deve agradar mais aos ocidentais.

Há uma versão gratuita deste livro na Amazon, que também é muito boa. No entanto, além de ser uma tradução direta do chinês, está um pouco mal diagramada (provavelmente por ser gratuita, claro). Acredito que esta tradução mais moderna (de 2013) valha o (baixo) investimento.

O ideal, entretanto, me parece ser ler as duas e compará-las, afinal se trata de um livro histórico - para não dizer, lendário!

sonia 28/01/2012

escrito em uma noite
Diz a lenda que Lao Tsé ditou este livro ao guarda da fronteira, ao partir da China. É um legado precioso que nos deixou a China. Diz-se que, nas mãos de Gandhi, ajudou a derrotar um império.
Tem sido livro de cabeceira de reis e líderes espirituais, merece ser degustado devagar e apreciado com carinho.

1 | 2 | 3 | 4