Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Wallace 05/12/2010

Comparável à Lost? Sei....
Muito boa a história. Fiquei curiosíssimo para descobrir como seria o final, o que seria aquele labirinto, quem estaria por trás dele, de onde vieram aqueles meninos, enfim... Muitas delas foram respondidas.
Achei tudo muito previsível. Nada de surpreendente acontece até o final.
Mas mesmo assim eu fiquei bem preso ao livro, mas acho que isso tem a ver mas com minha personalidade curiosa do que ao talento do autor em escrever suspense.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a insanidade de comparar tal obra ao seriado Lost. Está certo que começar uma história em um tempo e lugar em que desconhecemos nos remete ao princípios do seriado, mas ainda falta muito para formar essa opinião. Em Lost ficamos intrigado com as coisas que vão acontecendo ao longo da história que não esperamos e os personagens são tão bem explorados que amamos uns e odiamos outros, tudo isso para na próxima temporada descobrirmos mais coisas e amarmos os odiados e odiar os amados, enfim.... faltou surpresa e faltou detalhes.
Entretanto, como já disse, gostei da história e estou à espera do próximo volume.

Beatriz Gosmin 17/08/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Thomas está em um escuro elevador, porém não se lembra como foi parar lá. Não se lembra de sua família, nem de seu sobrenome. É como se tudo tivesse sido apagado de sua mente.
Quando o elevador para, Thomas entra em pânico com a possibilidade de ficar preso lá, porém a parte de cima do compartimento se abre e ele é resgatado por um grupo de garotos, e claro, recebe um empolgante acolhimento de boas vindas:

"
- Tomara que tenha gostado do passeio só de vinda, Fedelho.
- Não tem passagem de volta, meu chapa. "

Thomas se sente perdido em meio ao lugar, que logo é apresentado como a Clareira. Um enorme lugar retangular rodeado por muros super altos cobertos de hera, com uma abertura nos quatro lados, aberturas que levavam ao Labirinto.

" - [...] Você foi mandado à Clareira, Fedelho, e estamos esperando que sobreviva e nos ajude a cumprir nossa missão.
- E qual é nossa missão?- quis saber Thomas, muito embora esperasse aterrorizado a resposta.
[...]
- Descobrir uma forma de sair daqui, Fedelho – disse Newt – Decifrar o maldito Labirinto e encontrar o nosso caminho para casa. "

A Clareira é grande e organizada, com uma floresta em um canto (onde fica cemitério), no outro a criação de animais (sangradouro), no outro a Sede e o pomar. Também existe o Amansador (lugar onde prendem os Clareanos ou Trolhos que fizerem algo de errado) e a Casa dos Mapas, onde os Corredores guardam os desenhos que fazem do Labirinto.

Existem mais ou menos 50 Clareanos no lugar, que chegam a cada 1 mês. Todo mês, no mesmo dia, um garoto é enviado à Clareira, com a memória apagada, apenas lembrando-se do seu nome.

Porém, depois da chegada de Thomas as coisas começam a mudar. Um dia após sua vinda, um novo elevador chega com mais um Trolho. Mas dessa vez é uma garota, algo inédito para contrariar todas as regras de uma vez. E o mais horripilante: ela traz uma mensagem em um papel “Ela é a última”, e antes de entrar em coma, consegue dizer que “Tudo vai mudar”.

Todos os Clareados tem sobrevivido porque possuem um líder (Alby) e porque tudo é organizado e rígido. Cada um Trolho tem sua tarefa e função na Clareira, uns são Aguadeiros, outros Embaladores, Cozinheiros, Socorristas, entre outros. Porém, só os melhores são os Corredores, garotos que se aventuram a correr no Labirinto em busca de uma saída.

Thomas sente que deve ser um Corredor. Não sabe o porquê, mas sente que deve se tornar um. Porém seria um suicídio, sendo ele um novato. Ainda mais com os Verdugos andando por lá.

Verdugos são monstros meio animais meio máquinas que ficam soltos no Labirinto. Emitem sons de ferro e possuem luzes que saem de seus corpor. São aterrorizantes. Capazes de se enrolar e rolar pelo chão, e com suas pinças, picam, isso quando não matam.

Trolhos que são picados e que conseguem ser socorridos a tempo passam pela transformação: um processo terrivelmente doloroso e horrível. E ganham de brinde, um pouco de sua memória perdida.

Gally, um Trolho que passou pela transformação chato e irritante afirma saber sobre Thomas, que o viu na transformação e claro, o odeia. Ben, um garoto que fora picado recentemente também afirma que vira Thomas, porém resolve atacá-lo como um animal por ele ser “Mau”. E por isso, Alby resolve o banir. Banir = ser solto no labirinto de noite.

O que isso tem de ruim? Simples: toda noite as 4 aberturas da clareira se fecham magicamente, as paredes se movem e eles ficam seguros, protegidos contra os verdugos. Ninguém que tenha ficado preso lá fora de noite sobreviveu, por isso, ser banido é morte na certa.

As coisas começam a piorar cada vez mais depois da chegada dos dois Trolhos (Thomas e a Garota), parecendo que os Criadores (nome que chamam as pessoas que os enviaram para lá por algum motivo e que os espionam através dos besouros mecânicos) estavam querendo realmente mudar tudo por lá.

Gente, me desculpem pela empolgação, mas a história é tão complexa e interessante que eu tinha que dar uma descrição geral de tudo.
Me apaixonei pelo livro! Lia sem parar e no final meu coração queria sair pela boca. O suspense é incrível e você nunca sabe o que está por vir.

Não falei muito sobre os personagens, mas tem o Newt, que é o um dos chefes (fora o líder Alby), o fofo do Chuck que vira amigo do Thomas e é um dos Trolhos mais novos, o Caçarola, que é cozinheiro, o Minho que é um Corredor, entre tantos outros.

O interessante no livro é que mesmo sendo de suspense a ironia é constante, o que dá um up na história. Os personagens te fazem rir, e você consegue se imaginar vivendo lá com eles, os veem como garotos normais, tentando sobreviver, tentando ter uma vida, mesmo estando enclausurados ali.

O palavreado na Clareira também é muito interessante, chamam um aos outros de Trolhos (garotos enviados à clareira), utilizam “seu monte de plong (cocô)” ou “cara de mértila” em suas falas (geralmente para ofender), usam Conclave no sentido de reunião entre outros. Devo dizer que agora sou uma Trolha porque simplesmente adotei este palavreado também.

O livro em si é uma distopia, mas só lendo para vocês entenderem. Bom, acho que quem chegou até aqui já entendeu que eu AMEI o livro. Virou favorito, sem dúvidas.

E você seria um monte de plong se não adicionasse ele agora na sua lista de leitura.

Maze Runner é uma trilogia que possui todos os livros já lançados: correr ou morrer, prova de fogo e a cura mortal. O primeiro livro será transformado em filme e logo poderemos vê-lo nas telonas.

Amandha 10/02/2011

Por muitos esse foi considerado um dos melhores livros de 2009. Sinceramente, eu concordo, ainda mais se levar em consideração que foi o ano dos vampiros, então foi uma boa mudança do gênero.
Eu diria que é difícil não gostar de The Maze Runner. Se gostar de distopias, é claro. Mas esse livro tem uma qualidade que facilita: suspense. Esqueça tudo o que você conhece sobre expectativa e surpresas. Esse livro é TÃO cheio de tudo isso, que pelo final você fica cansado como os Gladers. Ele tem um começo enigmático, mas demora pra ter alguma ação, então te faz pensar que nada demais pode acontecer. Errado.

Para continuar a ler a resenha e saber mais sobre o segundo livro da série, entre no site:

Dani 02/04/2012

avaliei com 4 estrelas.
Muita ação, mas é pra quem gosta de maluquices, assim como eu!!!

Luciane 11/06/2012

O livro é muito bom!!!! Confesso que quando comecei a ler, senti algumas semelhanças com Jogos Vorazes... Mas depois a história foi mostrando que era diferente. Tem muita ação, suspense, um pouco de romance. Tudo para deixar um livro perfeito.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Camila 13/09/2012

RESENHA | Correr ou Morrer - James Dashner
Bom, esses dias eu terminei de ler Correr ou Morrer, The Maze Runner em inglês. Eu baixei uma versão traduzida do livro que é PÉSSIMA então ainda não tenho uma opinião totalmente concreta do livro. Tive que tirar minhas próprias conclusões de frases e falas mal escritas e isso me deixou um pouco irritada. O livro em si é bem diferente de todos os que eu li, com uma história totalmente original. Alguns podem até comparar um pouco com Jogos Vorazes por o livro se passar em um ambiente de sobrevivência mas tirando isso eu não achei nenhuma semelhança entre ambas as séries. O livro possui um dicionário diferente, com palavras que os chamados habitantes da clareira inventaram, então no início é meio confuso, mas com o tempo tudo começa a ficar mais claro.
O livro se passa através do ponto de vista de Thomas, um menino cuja idade se aproxima dos 16 anos e que não tem qualquer tipo de memória da sua vida, só sabe que o nome dele é esse. No início do livro ele se encontra em uma caixa que vem a ser um elevador. Depois de alguns dias lá dentro as portas do elevador se abrem e vários meninos o tiram de lá, e ele percebe que se encontra em uma clareira com quatro aberturas em cada lado da mesma que depois vem a descobrir que são aberturas para um chamado labirinto.
O primeiro amigo que ele faz lá se chama Chuck e está na idade dos 12 anos, e só conta o essencial para Thomas, fazendo o mesmo ficar irritado e sempre querendo saber mais sobre o lugar em que se encontra e do misterioso labirinto. Thomas descobre que todos na clareira não tem memória de sua vida antes desse lugar, exatamente como ele mesmo, só se sabe que a cada mês a caixa traz um visitante novo, sempre do sexo masculino. Só que com a chegada de Thomas muitas coisas começam a mudar, e no dia seguinte a sua chegada um novo habitante chega a clareira, e para piorar é uma menina.
Thomas começa a entender como as coisas funcionam na clareira e que cada um tem uma função na mesma, mas a que mais chama a sua atenção são os runners: habitantes da clareira que passam o dia fora dentro do labirinto e voltam no cair da noite para montar mapas e tentar solucionar a saída do mesmo.
Todos os dias, sempre na mesma hora as paredes do labirinto se fecham para proteger os habitantes da clareira do perigo que se encontra lá fora, os Grievers, que são criaturas metade máquina.
Não vou mais falar sobre o livro e deixar vocês com um gostinho a mais. Correr ou Morrer é o primeiro livro de uma trilogia, e aos que baixam livros na internet compulsivamente como eu, não recomendo baixar esse. Como eu disse, todas as versões da tradução são horríveis e não compensa. É melhor comprar o livro físico. Esse é o tipo de livro que contém muitas aventuras, ação e amizade. E claro, uma pitada de amor entre Thomas e a misteriosa menina.

Lipe 02/05/2014

Corra. Corra. E corra mais ainda.
Maze Runner: Correr ou Morrer é um livro ótimo, de tirar o folego e de leitura fácil. Não é apenas os Runners (Corredores) que correm no livro; o próprio leitor enfrenta um tipo de corrida contra o tempo para terminar o livro e ler o próximo.

ELB 16/05/2014

Quando terminei de ler Jogos Vorazes, me senti orfã e perdida. Desde então comecei a busca por livros do mesmo gênero, que pudessem suprir a falta da densidade de emoções, misturado com a corrida e a luta pela sobrevivência. Li vários: Gone (e suas continuações, que pelo menos para mim, não cumprem o que prometem); Matched (gente, por favor, as capas são LINDAS mas esse livro me zzzzZZzzz); Delirium (que apesar do começo ser chato e o meio irritante, o final me surpreendeu positivamente); e o melhor para mim, Divergente, mas que ainda não bate JV, assim como Maze Runner não o faz, mas foram os mais próximos de algo bom que eu tenha lido. A sinopse do livro em si já foi o suficiente para me atrair bastante.

A escrita do James Dashner me conquistou desde o começo. Apesar de enrolar um pouco, colocar mais fatos do que necessários, ele consegue alcançar seu objetivo. Ao final de cada capítulo, você cria expectativas para o próximo, e acaba sendo surpreendido. O livro todo eu pensava "ah agora vai acontecer isso" e pan, acontecia algo totalmente inesperado, que conseguia ser melhor do que eu tinha imaginado. James (óh a intimidade) também consegue passar a adrenalina, meus ouvidos chegavam a latejar com as corridas.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nina P., postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/02/resenha-maze-runner.html

Kamila 17/05/2014

Ao acordar dentro de um elevador escuro e em movimento sem lembrar-se de nada que aconteceu antes daquele momento, Thomas não tem a menor ideia de para onde está sendo levado, a situação fica ainda mais confusa quando o elevador finalmente para em uma clareira e é recebido por outros vários garotos que ocupam uma faixa etária entre 12 e 18 anos.

Apesar de serem muitos nenhum consegue dar uma explicação completa a Thomas do porquê estão ali, só o que podem afirmar é que, de alguma maneira, a cada 30 dias um novo garoto é entregue a clareira da mesma forma.

Chateado com a escassez de de informação ele começa a explorar o local e se depara com enormes paredes de pedra que levam até um labirinto, que cerca toda a clareira, e logo descobre os vários perigos que lá existe. Um exemplo são os Grievers, criaturas que podem deixar qualquer um que entrar em seu caminho bem mal.

Mesmo assim existem os runners, os corredores, um grupo que sempre tenta resolver o labirinto pois, acredita ser a única solução que poderá levá-los de volta para suas casas e Thomas se sente estranhamente atraído a fazer parte deles, algo nele diz que é capaz de ajudar.

E uma ajuda não seria nada ruim depois que, quebrando todas as regras, o elevador aparece trazendo uma menina, a primeira. E ela carrega um recado de que "tudo vai mudar agora".

Sabe aqueles livros que você ler sem a menor expectativa e acaba sendo uma ótima surpresa? Foi o meu caso com "Correr ou Morrer", de principio achei a história confusa e fiquei com medo de ler algo sem sentido e que torna-se a leitura cansativa. Após vários meses relutante acabei cedendo e aplaudi de pé o autor.

O começo é mesmo confuso, mas ser confuso se tornou um ponto positivo, pois, não fazemos ideia do que está acontecendo igual aos personagens e quando aos poucos eles vão ficando ciente e montando o quebra-cabeça que é o labirinto, nós estamos fazendo a mesma coisa!

O final é surpreendente e torturante, o epílogo pegou meus sentimentos e os massacrou. Agora só resta ler o segundo.

site: http://gostoliterario.blogspot.com.br/

Joanna27 24/05/2014

Maze Runner: Correr ou Morrer
[Pode conter algum spoiler]
Esse é o começo da série distópica que me fez sair por aí indicando pra todos os amigos e dizendo com todas as letras: É UMA DAS MELHORES SÉRIES QUE JÁ LI!
"Ele começou sua nova vida pondo-se em pé, envolvido pela escuridão fria e pelo ar poeirento e rançoso."
O livro começa exatamente assim. Um garoto dentro de uma "caixa" escura, subindo pra um lugar desconhecido, sendo que ele não se lembra de nada além do próprio nome: Thomas. Nem idade, nem características físicas. Quando o elevador para e garotos abrem as portas à força, tirando-o de lá, Thomas descobre que está na Clareira, cercado de garotos de várias idades. Quase nada lhe é dito e Chuck, o antes último fedelho a chegar, lhe arruma um lugar pra dormir.
No dia seguinte, Thomas vê os muros, as paredes que os cercam e os separam do labirinto, cujo portão abre toda manhã e fecha toda noite. Também conhece do que os muros os protegem, de monstros chamados Verdugos, e descobre que ninguém nunca escapou e muito menos ficou vivo após uma noite no labirinto. Mas as perguntas continuam e as respostas só virão com o tempo.
Uma coisa interessante é a organização deles, onde cada um faz sua parte de acordo com as habilidades. E Thomas quer ser um Corredor, ir lá fora, procurar uma saída daquele lugar. Ele quer entender, quer descobrir. Aí está o ponto do livro: a sua curiosidade te fará ler.
Tudo muda nesse segundo dia assim que o sinal que avisa quando novos garotos chegam toca. Todos ficam eufóricos, afinal somente um garoto chega por mês, sempre no mesmo dia. A surpresa vem ao não ser um garoto e sim uma garota, a primeira e, em no bilhete que carrega está escrito que também é a última. "Tudo vai mudar." são as palavras dela ao abrir os olhos e em seguida entra em coma. Não poderiam ser mais precisas.
O desespero toma conta deles quando as coisas antes tão certas, como a segurança dentro dos muros, se transformam. A rotina foi quebrada. Não tem como fingir que não está acontecendo. E se não acharem uma saída, nem a um fim rápido terão direito. Como achar em tão pouco tempo a saída que nem em dois anos foi encontrada?
Thomas é a melhor chance de salvação. Será apenas coincidência ou seu passado está mais envolvido com o labirinto do que o dos outros?
Lembre. Corra. Sobreviva.
Eu sei, livros distópicos estão pipocando em todos os lugares, mas nem todos agradam os exigentes fãs. Eu li toda a saga Maze Runner e, pra mim, cada livro foi melhor que o outro.

site: Postado em cifjeenbooks.blogspot.com.br e http://cantinhodauchiha.blogspot.com.br/

Matheus 27/05/2014

Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner | Quase uma Estante
No começo do livro já estamos em terreno desconhecido. Thomas acorda em um caixa que se movimenta como um elevador e, para o seu desespero, não se lembra de absolutamente nada do seu passado com exceção do seu nome. Em um momento o elevador para e Thomas é apresentado a Clareira, um lugar com apenas garotos com idade entre 12 e 19 anos e este lugar é cercado por portas que levam para um labirinto.

Todos os dias os muros mudam de posição, as portas se fecham em determinado horário e monstros caminham lá dentro. Alguns meninos, chamado de corredores, entram nesse labirinto para achar uma saída daquele lugar terrível e voltam no fim do dia para desenhar mapas do que mudou. Mas não vai ser tão fácil com pensamos. Durante 2 anos os corredores tentaram achar uma saída, sem sucesso. Os monstros se chamam Verdugos e nós não temos uma definição exata do que é. Apenas sabemos que é metade animal, metade máquina e que os sons que emitem são terríveis e assustadores. Horripilante, né?

Assim que Thomas é apresentado a Clareira, naturalmente, está cheio de perguntas, que de primeira não são respondidas. Os garotos da Clareira são acostumados com novatos e suas perguntas. Todos os meses, no mesmo dia, um novato é enviado. Por essa razão, Thomas não consegue tudo o que quer e nem se destacar. O lugar tem regras e quem desrespeita-las será punido. E a principal regra é: somente os corredores podem entrar no labirinto.

Alguns dias após a sua chegada uma coisa estranha acontece. Um alarme sinaliza a chegada de um novo garoto, coisa que nunca foi vista já que um novo garoto era deixado lá a cada mês. Quando o elevador finalmente chega na Clareira, traz consigo uma surpresa: é uma garota. E para piorar a situação, ela trás uma mensagem: tudo vai mudar.

Foi incrível como esse livro me prendeu a cada vez que eu o pegava para ler. Tive que me controlar para não ler o livro de um vez só em 3 dias. Os capítulos são curtos com, no máximo, 3 folhas e para te deixar mais curioso, cada capitulo acaba de um modo que você não consegue sossegar até ler o próximo e o próximo e o próximo. As revelações são incríveis e nem um pouco previsíveis. Não fazia ideia do final, coisa que me chamou bastante atenção.

Já no final do livro descobrimos algumas coisas e, para o meu desespero, descobrimos que o pior ainda está por vir. PRECISO DAS CONTINUAÇÕES.

Um livro recomendadíssimo pra quem gosta de ser surpreendido e gosta de uma boa aventura. Minha nota no Skoob foi 5 estrelas e ainda favoritei

site: www.quaseumaestante.com

Kah 29/05/2014

[Resenha] Correr ou Morrer (Maze Runner) - James Dashner
Confira a resenha de Correr ou Morrer que eu fiz lá no blog :)

site: http://leitoravoraz.com.br/2014/05/resenha-colecao-maze-runner-correr-ou-morrer-james-dashner/