Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Gabrieli 15/10/2023

Válido
O livro é bastante dramático, o romance é o foco principal o tempo todo. Werther é um personagem intenso e de certa forma tudo o que sabemos se passa na mente dele, então todo acontecimento é retratado de forma exacerbada. Não foi uma leitura complexa, mas ao mesmo tempo não foi uma leitura leve de forma alguma (inclusive devido a uma temática recorrente do livro...spoiler)

Procyon 15/10/2023

Os sofrimentos do jovem Werther ? comentário
?Que a vida humana é apenas um sonho outros já disseram, mas também a mim está ideia persegue por toda a parte.? (p. 23)

Fiquei um tanto surpreso após ler este livro e travar contato com várias interpretações da mesma obra. Este romance epistolar, precursor do romantismo, me parece direcionado a uma afirmação subjetiva, calcada profundamente num lirismo que é impressionante. Werther ? o *jovem* Werther ? é um personagem que, a primeira vista, me pareceu um tanto narcisista, com uma sensibilidade exacerbada, repleto de um sentimentalismo nocivo (não à toa, muitos o associam à figura do emo contemporâneo). Claro que muitas destas minhas impressões podem ser verdadeiras, todavia, Werther (o personagem/livro) é mais do que isso. Este eterno jovem, que está em perene crise emocional, que alimenta um amor ? ou paixão ? autodestrutivo, que transmite uma afetação e uma irreconciliação com a vida, me parece representar todos os jovens (ou pelo menos um ideal moderno de juventude). Parece carregar todo o ímpeto da juventude, em meio a tempestade que é este mundo. Muito disso se manifesta, por exemplo, na dualidade ciência/coração, ou mesmo nos humores do personagem, que interferem no clima.

Werther mantêm a contradição que é a paixão pela harmonia da natureza ? representada pela figura de Charlotte/Carlota ? e do sofrimento perante a sua inadequação ao próprio destino. Vejo esse sofrimento de Werther não digno de pena, ou chacota, mas sim de reflexão. Isto, pois, o assunto culminante do livro, é algo digno de reflexão. (Há alguns dias atrás, eu estava no trem em direção a Porto Alegre, a trabalho, e todas as linhas haviam sido interditadas por conta de um único homem, que eu e muitos nem sabem quem é, e que, ao que tudo indica, veio a se jogar nos trilhos, fez-me recordar deste livro e levá-lo um pouco mais em consideração). Werther, enfim, personagem em contradição com o mundo e com a si próprio, foi condenado a viver numa realidade trágica. Quantos não conhecem/conheceram um Werther?

Isaac 14/10/2023

: Confesso uma (não tão) leve demora para escrever sobre esse livro, mas o tempo de certa forma enriqueceu um pouquinho meus pensamentos sobre ele, e lendo minhas anotações, estou pronto para encarar essa jornada de escrita, eu acho.
: Um clássico na literatura alemã, “Os sofrimentos do Jovem Werther” foi e ainda impacta pelo seu protagonista cheio de conflitos sobre o indivíduo e seu pertencimento no mundo, sua interação na sociedade e sua relação com a religião, em especial com Deus, além do que leva muitos a lerem, acredito eu, o seu não relacionamento com uma mulher que está prometida a outro.
: Apenas vê-lo como essa história de um amor não correspondido junto a um fim trágico, faz-se perder muito do que a obra pode oferecer de reflexão, impressões, reações ao leitor. Queria destacar primeiramente o aspecto questionador de Werther que, em vários momentos traz para o leitor suas impressões sobre como ele, de certa forma, avalia a vida, seja nos seus desejos ideais, quanto no que acredita ser ela nua e crua, um toque forte de pessimismo e sinceridade para o que todos passamos pelo trajeto de viver. Seu olhar observador às outras pessoas, junto a seus sentimentos, reações de felicidade, prazer, era uma forma dele procurar entender algo que ele sentia faltar nele para ver sentido em sua vida.
: Uma polêmica sobre o livro está no fato como ele aborda o tema suicídio, em especial, como Werther lida com essa ideia de forma romantizada, vê o suicídio como forma legitima e honrosa de encerrar sua vida dependendo das circunstâncias. Em parte do livro, ele conversa com o noivo de Charlotte, Albert, sobre uma mulher que tira sua vida após perder o cerne de sua existência, um homem a quem se apaixonou muito. Werther vê essa atitude como a única possível para atender uma vida em paz. Além dessa passagem, seus desejos suicidas são vistos quase como um meio de chegar até Deus, onde estaria em paz consigo mesmo.
: Sobre o elefante na sala, existe um choque entre o momento anterior e posterior ao encontro de Werther e Charlotte na história, as cartas enviadas a Wilheim com uma aparente monotonia de impressões das pessoas da região, se tornaram um deleite de emoções vindas do remetente, uma revolução acontecia dentro da mente desse jovem e que é desenvolvida até o final. Sem decorrer nos detalhes, o declínio do protagonista foi narrado de forma apreensiva, dolorosa, ver alguém com tantos sentimentos, conflitos, sendo dominado por uma necessidade irracional de um amor que logo sabemos o destino, foi cruel, não apenas para quem lê, mas também para quem foi o motivo, Charlotte embora não tenha um ponto de vista narrado, o impasse de se relacionar com o prometido, o confortável, o racional, a “escolha certa”, ou de manter contato com alguém que sente muito por muito pouco.
: “Tantas vezes sentimos que nos faltam algumas coisas e justamente o que nos falta parece estar de posse de outra pessoa, a quem ainda somamos todas as qualidades que temos, além de certa satisfação idealizada por nós. Assim, a felicidade está completamente pronta no outro, uma criação de nós mesmos”.

jeslendo 12/10/2023

Não tenho muito o que falar sobre o livro, além de que é uma leitura extremamente melancólica e que acaba ficando um pouco chata em suas partes finais. Não é mesmo o meu tipo de livro, mas precisei ler para a faculdade.

alec.0 09/10/2023

I get it werther, i get it
To tão em choque que não consigo nem ter raciocínio suficiente pra falar sobre esse livro.
simplesmente incrível o jeito sútil que é lentamente mostrado o descontrole do werther, desde os diálogos até seus próprios pensamentos nas cartas (pensamentos muito profundos, inclusive. tinha momentos que eu simplesmente fechava o livro e ficava pensando sobre o que recém tinha lido pelo resto do dia). foi impressionante acompanhar um processo de enlouquecimento tão detalhado e bem escrito.

pra mim que tenho um pouquinho de dificuldade ao ler livros clássicos, fico meses em bloq literário, esse não foi nenhum problema!! li por causa da escola e gostei mto, de verdade.

Gabriela.Andrade 08/10/2023

É um livro que eu indicaria dizendo ?uauu, é muito bom! Você tem que ler!?? Não

Mas o lado bom de ler clássicos é que nenhuma experiência vira tempo perdido porque sempre tem uma escrita linda e pontos para nos fazer refletir!

Então, vale a pena ler sim

Geovana 07/10/2023

Um livro muito sensível e relatável. Aborda a trágica trajetória dos sentimentos intensos vividos por um jovem romântico que levam a perdição do mesmo. Particularmente, foi uma leitura difícil para mim, tanto pela linguagem rebuscada quanto pelo conteúdo. É um livro ótimo, com belas passagens e ensinamentos. Porém, pode se tornar um gatilho para algumas pessoas, então recomendo cuidado antes de começar a leitura

Gabriel 05/10/2023

A definição do livro 5 estrelas. Apesar de o conteúdo da história ser hoje muito familiar para nós leitores, as páginas do livro revelam o trabalho de um gênio.

Sel 04/10/2023

Sofrimento
Mesmo com o título do livro entregando que vamos entrar em contato com os sofrimentos do personagem, a história surpreende. Toda a filosofia sobre a vida e o amor torna a leitura um deleite e alimentamos uma pequena esperança de um desfecho diferente.

Recchi 04/10/2023

Wherter: a personificação de um idealista romântico
Eu gostei muito desse livro, tava num momento de ler romances epistolares.

Ouvi ou li em algum lugar, não lembro, que Wherter era um adolescente/ jovem adulto, por isso essa idealização louca do amor e essa viagem de que talvez a guria estivesse querendo ele da mesma forma (*fofoca literária: não queria!! e vou contar o porquê jaja). Mas confesso que em algumas partes até eu idealizei esse sentimento porque a forma em que ele detalhava os motivos que faziam ele amar tanto ela são realmente fortes. Me fez sentir coisas que eu gostaria de sentir mais vezes na minha realidade, mas que são bem fora da realidade da maioria das pessoas (me identifiquei com os detalhes).

*Fiquei sabendo que esse livro foi escrito com base numa viagem que o próprio Goethe (o autor) fez e conheceu um casal (que seria a guria que ele era apaixonado na história + o noivo) que daí já não sei se aconteceu ou não o que ele detalha no livro, até enviou o livro pra eles lerem depois kkkk e aí foi que se identificaram e negaram tudo. O cara era maluco, mas rendeu essa obra de arte aí.

lara a 30/09/2023

Um clássico, precisava ler, recomendo muito
voce sente a dor dele, embora eua che um pouco melodramático demais, so quem conhece a dor do amor entende

Eduardo 30/09/2023

Deixe-me voltar para o meu Homero
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma obra clássica da literatura alemã que retrata de forma intensa as emoções e dilemas de seu protagonista, Werther. Escrito em formato de cartas, o romance nos permite entrar na mente do jovem protagonista, que se apaixona profundamente por Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem.

A narrativa é uma jornada emocional que explora temas como amor não correspondido, desespero, solidão e a luta interna de Werther para lidar com seus sentimentos intensos. A escrita de Goethe é cativante, e ele descreve com maestria as nuances das emoções humanas.

Embora a história seja marcada por uma tragédia inevitável, a beleza da prosa de Goethe está em como ele nos faz refletir sobre a natureza do amor e da paixão. "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma leitura impactante que continua a ressoar com os leitores, explorando a complexidade das relações humanas e as profundezas do coração humano.

Este clássico da literatura é uma experiência literária rica que mergulha fundo nas emoções humanas e continua a ser relevante mesmo séculos após sua publicação.