Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo Chico Buarque

Resenhas - Chapeuzinho Amarelo

Jucinei 27/03/2014

Uma chapeuzinho que não amarela
Quando pedi esse livro (junto com outros) pela internet em uma campanha do Banco Itaú, nunca imaginei que alguém distribuiria livros de tão alta qualidade sem cobrar ao menos um tostão. Pois é... Aconteceu!
Às vezes nós somos uma Chapezinho Amarelo ao sair para procurar um novo emprego, conversar com a pessoa que gostamos, falar o que pensamos sobre a atitude de alguém, entre outras coisas. Agimos como nossa personagem porque ficamos com medo de coisas que, de vez em quando, são tão insignificantes que nem conseguimos enxergar. Temos o hábito de criar obstáculos em nossa mente que nos impedem de crescer, quando não, nos impedem de viver.
Assim foi nossa Chapeuzinho, que tinha medo do medo do medo de um dia conhecer o lobo, porém, esse dia chegou... E não é que nossa personagem nos surpreendeu? Você deve estar se perguntando como (Caso não tenha lido o livro)? Só há uma maneira de saber, que tal separarmos uns cinco minutinhos ou menos para nos dedicar a essa obra magnífica escrita por nosso cantor, escritor, crítico, garanhão e cidadão Chico Buarque de Holanda?
Marcela 30/04/2014minha estante
esse livro é mesmo muito legal e ate eu já fiz a resenha no meu skoob

Madduh 17/11/2014minha estante
Concordo Marcela,esse livro é bom mesmo,e também fiz minha resenha aqui

Lohania 12/10/2018minha estante
Chapeuzinho Amarelo certamente nos surpreendeu! E Chico nos ensinou muito! Adorei sua resenha. =D

Valfloripa 10/04/2011

Chapeuzinho de varias cores.

Essa obra “Chapeuzinho Amarelo” foi uma bela indicação da professora de literatura.
Confesso que a minha primeira relação foi com o clássico “chapeuzinho Vermelho”, mas ao passo que a cada página lida, acabei realizando uma nova leitura da minha infância, pois acabei me identificando mais com o chapeuzinho Amarelo, uma menina que tinha medo de tudo, tinha medo de trovão, medo do escuro, medo de ficar sozinha, tinha medo do próprio medo!
Chapeuzinho, que não teve mais medo do Lobo,se apróxima mais a realidade da nossas crianças.
Uma história bonita e rápida de ler, e assinada pelo grande Mestre Chico Buarque...

Natalia 19/03/2012minha estante
primeiro livro que eu li

Valfloripa 19/03/2012minha estante
Oi Natalia,boa noite!
Minha querida, como tudo na vida,o primeiro livro,o primeiro dia na escola,o primeiro amor,...
A gente, nunca esquece!Parabéns você iniciou o gosto pela leitura muito bem,com Chico Buarque.
Beijo.

Fabio Shiva 22/12/2019

Imaginação contra o Medo
Um livro infantil escrito por Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo não é nada menos que imperdível. Ao menos para mim, que como os poetas e as bolas tenho dois lados: um lado criança e um lado de fora!

Pois meu lado criança se deliciou com a história da Chapeuzinho Amarelo, a menina que tinha medo de tudo e todos, a ponto de ficar deitada na cama, paralisada, mas sem dormir, pois também tinha medo de pesadelos! Até que um dia descobriu o poder da imaginação, que a fez brincar com seus medos e assim se livrar deles. O malvado LOBO, por exemplo, por uma simples inversão de sílabas virou um inofensivo (embora pouco apetitoso) BOLO!

Gostei tanto desse método de mudar as letras de lugar que experimentei com as duas palavras que ultimamente mais têm me causado aversão. E acabei me divertindo com os esquisitos BOLORANOS, seres embolorados de tanto alimentar o mau hábito de CISMOFAS, que consiste em cismar em pensamentos mofados, que acabam estragando o cérebro das pessoas...

Abaixo o bolor! Abaixo o pensamento mofado de Boloranos! Abaixo o Cismofas! E viva a Imaginação contra o Medo! Viva Ziraldo! Viva Chico Buarque! Viva a Cultura Brasileira!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Marlana.Kiewel 04/02/2020minha estante
Falando em imaginacao, Tereza d Avila escreveu em uma de suas obras que a Imaginacao e a louca da casa. Amei e creio que a imaginacao faz cada coisa, ou nos fazemos cada coisa devido a nossa imaginacao. (teclado desfigurado).
Pois bem, a grande (mas e baixinha )e maravilhosa Rosa Montero escreveu uma linda obra que chama de A louca de casa. Onde com humor sutil e inteligente faz um mix de seus ex namorados, livros e autores que ama.

Fabio Shiva 05/02/2020minha estante
Oi Marlana, gratidão pelo comentário e pelas ótimas dicas! Essa Tereza d"Ávila é a mesma que escreveu "O Castelo Interior"?

Dani 30/12/2009

A Chapeuzinho Amarelo tinha medo de tudo, até da sua sombra. Um dia ela encontra com o Lobo Mau e descobre que ele nem é tão feio assim, sua boca nem é tão grande assim, na verdade, ela descobre que o Lobo Mau não está com nada. A partir daí ela descobre que não é legal deixar de fazer suas coisas por causa do medo.

Destaque para a ilustração que representa o encontro do lobo com a chapeuzinho. Ziraldo está de parabéns!

Alessandra 24/01/2013minha estante
Ele fez este livro para uma das filhas dele que tinha medo de tudo! Muito bom, leio para minha filha.

Alisson 05/09/2014

chapeuzinho amarelo
Eu gostei do livro poque a chapeuzinho amarelo tinha medo de tudo mas un dia ela encontrou um lobo e achou o lobo engrasado e perdeu o medo de tudo e ela brinca com todo mundo e não ten medo mas de nada.
Evandro 16/04/2015minha estante
legal!!

Babi 05/02/2022

Maravilhoso
Livro perfeito, minha infância todinha em um livro só, ele me dá uma nostalgia tão boa de quando eu era mais nova
Julie 06/02/2022minha estante
eu praticamente sei esse livro de cor

Sofia.Santos 24/01/2021

A menina que tinha medo de tudo
Esse livro é muito bom é baseado na Chapéuzinho Vermelho essa menina tinha medo de tudo principalmente do lobo ?
Suely Cristina 24/01/2021minha estante
Livro da minha infância ?

Madduh 30/05/2014

medo de tudo
chapeuzinho amarelo é uma menina que tinha medo de fazer tudo e para não fazer nada ela ficava deitada no escuro porque não podia sair no sol,mas um dia seu medo desapareceu graças a um lobo q tentou assustá-la mas acabou sendo uma diversão para ela.
Agora ela faz de tudo, come de tudo,brinca com vários amigos,cai,levanta,se machuca,ela não tem mais medo de nada...
Jucinei 30/05/2014minha estante
Parabéns, Duda. Fico muito feliz em ver você resenhando por aqui.
Bjão!

Duda Moura 21/01/2024

Era uma vez uma menina igual a mim
Em "Chapeuzinho Amarelo", Chico Buarque nos apresenta uma menina que sente medo de tudo, se priva de muitas coisas pelo medo que tem. Seu maior medo, que a cada dia cresce mais, é do lobo que, mesmo sem ter certeza de que existia, apavorava-a. Até que ela o encontra, e isso muda toda a sua vida. Completamente.

Neste livro, aprendemos que superar um medo não é fácil, mas, quando é feito, modifica todo o nosso comportamento, a forma que vivemos. E, para mim, é isso que o torna tão especial.

Lembro-me de lê-lo quando pequena e de me identificar com a protagonista. Hoje em dia, por razões distintas, ainda me vejo nela, mesmo que isso seja quase imperceptível. A verdade é que aquela menininha que não sabia como agir, tinha medo de crescer e vergonha de conversar e mostrar seus sentimentos ainda está dentro de mim, só não da mesma maneira.

Eu cresci, mas meus medos me acompanharam e reler este livro meio que me fez acordar para a realidade, porque há tempos que quero mudar, porém não me esforço nem me arrisco o suficiente ??

No fim, enfrentar um medo é igual a enfrentar o lobo: é libertador quando passamos por ele.

Este livro me enche de nostalgia e me acorda para a vida, por isso eu o amo com todo o meu coração.

Sim, faz parte da literatura infantil e, sim, há preconceitos em relação a isso, mas nunca deixamos de sermos crianças por completo, não é mesmo? Por esse motivo, acho que é uma leitura essencial na vida de toda pessoa que tem um medo que há como enfrentar. Afinal, como nossa situação pode ser diferente da da Chapeuzinho Amarelo?

?Mesmo quando está sozinha, inventa uma brincadeira. E transforma em companheiro cada medo que ela tinha.?
Duda Moura 14/03/2024minha estante
nunca deixamos de ser crianças por completo* não acredito que errei isso ?

Ana Carolina 30/07/2012

Chapeuzinho Amarelo
Esse livro fala sobre Chapeuzinho Amarelo. Uma menina que não faz nada pois tem medo de tudo. O que mais lhe dá medo é um lobo que pode nem existir.

Um belo dia de tanto pensar no lobo ela o encontra, mas o que é mais engraçado é que ela não se assusta. E o lobo sem graça começa a gritar seu nome, mas no meio da gritaria ele não era mais o lo-bo era o bo-lo. Com esse acontecimento Chapeuzinho Amarelo não teve mais medo, até começou a brincar com outras crianças.

Esse livro é interessante até para um adolescente. Pois nos mostra, de um jeito criativo, infantil, que os nossos medos podem atrapalhar nossas vidas e que se o enfrentarmos podemos ver que ele não é assim tão assustador e se nos esforçarmos podemos até vencê-lo.
Raquel 31/07/2012minha estante
Gostei da reflexão!

Dany 26/10/2012

chapeuzinho amarelo
Conta a história de uma garota que tinha medo de tudo e um dia se encontrou com um lobo.O lobo virou um bolo e então ela jogou a sua primeira amarelinha e tudo que ela tinha medo bom ela perdeu.
Dany 26/10/2012minha estante
esse livro é chapeuzinho amarelo

Luisa1016 08/02/2023

Infância
Eu lia esse livro direto quando tinha uns 8 anos, ele é muito bom, ensina a superar os medos e que, às vezes, os verdadeiros monstros estão em nossas cabeças.
Isabela1017 08/02/2023minha estante
Eu simplesmente amo esse livro

Marcela 30/04/2014

a Chapeuzinha amarelo
esse livro é muito legal ele conta a historia de uma menina que tinha medo de tudo ela era até amarelada de tanto medo ela só ficava na cama de tanto medo tinha medo de cair de trovão até de toma banho ou toma sopa até da própria sombra mas o maior medo dela era o lobo e um dia encontrou com o lobo porem no mesmo instante perdeu o medo e o lobo ficou chateado ele só gritava sou um lobo e de tanto fala lobo se confundiu com bolo e virou bolo de lobo fofo com medo da Chapeuzinho amarelo ela não ia come o bolo de lobo porque sempre preferiu de chocolate mas os medo da chapeuzinho sumiram agora ela pula amarelinha com os novos amigo dela

Jucinei 05/05/2014minha estante
Parabéns pelo comentário, Marcela!
Nem vou falar do livro, pois ele é uma obra prima.

milyyys 21/04/2024

Eu amava esse livro, me sentia muito ela porque eu era medrosa no mesmo nível, agora nem tanto, a história é bem divertida