Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo Chico Buarque

Resenhas - Chapeuzinho Amarelo

Bella :) 13/04/2020

Mesmo sendo um livro curtíssimo e focado na área infantil, o assunto sobre o medo e como aquela menina se desfez dele é fascinante. Além de claro, a escrita ser em uma poesia encantadora, esse livro é sensacional e uma leitura obrigatória para todas as crianças pequenas e claro crianças grandes hahahaha!

Carolina.Rozeira 27/02/2020

Fofura
Eu não tenho palavras para dizer o qual doce e sensível é essa obra, apesar de ser infantil o adulto se vê muitas vezes como a pequena chapeuzinho amarelo que tem medo de tudo e deixa de viver por isto.

Cláudia 30/11/2011

Sobre Chapeuzinho Amarelo
Esta é a história da criança Chapeuzinho Amarelo. Criança cheia de medos, meu Deus!!! Mas uma criança cheia de imaginação, que usa a cabeça a seu favor para desvendar, diminuir e por que não derrotar todos os medos que lhe aparecem à frente. Que corajosa essa Chapeuzinho Amarelo!

Chapeuzinho amarelo
Desta vez a chapeuzinho nos ensina como o medo do medo nos impede de voar, nos dá força e coragem para superar os nossos medos.

ngommes 04/11/2011

Chapeuzinho Amarelo
Realmente incrível, um livro perfeito. Gostei da capa, historia do desenho, alias adoro livro infantis e cheio de ilustração dar vontade de desenha também. A chapeuzinho Amarelo e bem engraçado começa expressando seu medo e no final vence-o. Bem fofinho. AMei!!!Dar para tira ideias bem criativas em cada paginas bastar usar a imaginação.
"Mesmo quando está sozinha inventa uma brincadeira."

Vale apenas ler.

Chapeuzinho amarelo
Desta vez a chapeuzinho nos ensina como o medo do medo nos impede de voar, nos dá força e coragem para não amarelar.

Milena - @milenayasmim_ 25/07/2018

Amei de mais!
Que livro engraçado Brasil!! Amei,uma menina que te medo de tudo,já pensou? Adorei,como o Chico Buarque descreveu ela,simplesmente maravilhoso!

samu 13/03/2018

O medo
O livro chapeuzinho amarelo de Chico Buarque, autor de vários livros infantojuvenil traz ilustrações de Ziraldo que ganhou o prêmio jabuti de ilustração de 1998 com este livro. O livro infantojuvenil para crianças de 3 a 6 anos ou mais; mostra chapeuzinho com uma criança que tem muito medo, e que fica paralisada por causa desse medo. Este livro faz uma adaptação da história original de chapeuzinho vermelho, que na primeira versão do autor Perrault, é de terro, feita para sociedade burguesa de sua época. Nessa versão de chapeuzinho vermelho mostra uma menina que usa um chapéu amarelo que tem medo de tudo, fazendo pensar em coisas absurdas. Este livro altamente recomendável para crianças mostra que muitas vezes que nosso medo e infundado que só é fruto de nossa imaginação. Chapeuzinho Amarelo traz de forma lúdica para as crianças que o medo que temos do desconhecido muitas vezes não faz sentido. Que o desconhecido também faz parte do aprendizado, que a expectativa negativa do que não conhecemos não tem sentido algum.

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Na Estante 59: Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque)
Textos infantis possuem uma simplicidade que engana a princípio. Por trás desta linguagem mais pueril esconde-se todo um artifício formal que o escritor deve utilizar para que o texto carregue ao mesmo tempo a literariedade e a inteligibilidade para a criança que não deve, de modo algum, ser subestimada. Inclui-se neste tipo de empreitada literária o já clássico livro de Chico Buarque, Chapeuzinho Amarelo que é uma releitura do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, já narrada pelos irmãos Grimm e Charles Perrault, para falar do medo que ronda os pensamentos de toda criança.
Consagrado compositor da Música Popular Brasileira, escritor de romances celebrados pela crítica especializada, Chico Buarque também enveredou pela escrita de livros infantis e Chapeuzinho Amarelo, publicada pela primeira vez em 1979, a obra mais famosa desta sua vertente. Com lúdicas e coloridas ilustrações de Ziraldo, Chapeuzinho Amarelo é a protagonista que nutre um medo de todas as coisas, vivendo assim paralisada pelo receio de algo ruim acontecer-lhe. Até que ela encontra pelo caminho aquilo que mais teme: o lobo. E face a face com a figura que sempre a assustou, mesmo não tendo visto um único lobo em sua vida, faz com que feneça justamente o medo do medo do medo do medo do lobo que a perseguia. Libertação que proporciona a ela viver a infância plenamente.
Na tessitura desta obra, Chico Buarque brinca com as palavras, invertendo os seus valores semânticos, fazendo trocadilhos e explorando aliterações e assonâncias, o que torna a leitura mais rica e divertida, cada vez que for relida, a olhos adultos mais interessados na exploração da linguagem do compositor e romancista ou a olhos infantis que se deliciarão com a trajetória desta personagem marcante tão próxima a eles.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2016/06/na-estante-59-chapeuzinho-amarelo-chico.html

Daniel 11/11/2016

A Chapeuzinho Amarelo ou Superando Os Medos
É indescritível o tamanho da contribuição de Chico Buarque à cultura brasileira. Na música, no teatro e na literatura, o compositor carioca soube imprimir com maestria a sua marca mais sublime e perfeita. Na literatura infantil não seria diferente. Com a obra Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque cria, de forma inusitada, uma personagem medrosa e ansiosa com tudo. Até o momento em que percebe que seu medo é superado pelo poder da própria palavra. Com uma linguagem fácil e acessível, a obra infantil tem se destacado durante anos e mostrando sua força através de uma narrativa limpa, delicada e cheia de zelo com as palavras e a foma de narrar.