Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo Chico Buarque

Resenhas - Chapeuzinho Amarelo

Érica 04/07/2015

Divertido e belo
Adorei o livrinho! Mostra que muitas vezes os medos que temos de certas coisas, na verdade não passa de medo que temos das palavras e do significado que atribuímos a elas. Afinal, o que é um "monstro" se não uma palavra? Uma palavra a qual damos o poder para nos assustar? Quando Chapeuzinho Amarelo descobre essa propriedade das palavras, ela passa a não ter mais medo de nada, pois ela inventa novas palavras com novos significados que não assustam. Assim o lobo vira bolo e os monstros são só trosmons.

As ilustrações são lindas, adorei o tubarão invertido no final do livro, tudo a ver com a história.

Rafael 24/10/2014

era uma menina que tinha medo no dia to teu aniversario ela tinha medo de lobo mais quando ela viu o lobo viu que ele não dava medo assim como ela pensava.

Cláudia 30/11/2011

Sobre Chapeuzinho Amarelo
Esta é a história da criança Chapeuzinho Amarelo. Criança cheia de medos, meu Deus!!! Mas uma criança cheia de imaginação, que usa a cabeça a seu favor para desvendar, diminuir e por que não derrotar todos os medos que lhe aparecem à frente. Que corajosa essa Chapeuzinho Amarelo!

Flavio 22/08/2014

chapeuzinho amarelo
tinha uma menina que tinha medo de tudo , não sei da cama poque tinha medo de cair .essa menina chamava chapeuzinho amarelo,ela tinha medo do lobo branco e de mais um monte de coisa, que se contar ninguém acreditava. ele não fazia nada, nem comia, não ia a escola, nada

um dia, resolveu sai e superar todos os seus medos, inclusive o do
lobo branco. quando ela viu o lobo pela primeira vez percebeu que o medo que ela tinha dele foi passando, passando, passando, ate que de repente ele não tinha mais medo nenhum daquele lobo.O lobo ficou muito chateado, pois queria que todos tivessem medo dele.

e assim ela foi perdendo todos os seus medos, agora ela ela brinca, vai a escola, come e faz tudo o que uma criança sem medo FAZ E ATE HOJE ELA E MUITO FELIZ

Enzo 22/08/2014

chapeuzinho amarelo
existia uma menina que tinha medo de tudo ate de minhoca. nao sai da cama por que tinha medo de cair. a Chapelzinho tinha medo de lobo branco e de mais um monte de coisa, nem comia,nem brincava,não ia escola,nada.

Um dia resolveu superar todos os seus medos, inclusive o do lobo branco.Quando ela viu o lobo pela primeira vez percebeu que o medo que ela tinha dele foi passando, passando,passando,ate que de repente ela não tinha mais nenhum medo daquele lobo.O lobo ficou muito chateado pois queria que todos tivessem medo dele.
E assim ela foi perdendo todos os seus medos,agora ela brinca,vai a escola, come e faz tudo o que uma criança sem medo faz ate hoje ela e muito feliz

nat malu 02/06/2014

chapeuzinho amarelo
este livro conta a historia de uma menina que tem medo de tudo menos do lobo mau.
quando ela encontra o lobo mau confunde ele com um bolo, passado um tempo ela vira amiga dele.
cada dia melhor pena q ja acabei de ler todinho

Jung Angel 07/07/2012

Minha Opinião sobre: Chapeuzinho Amarelo
Recebi estes livros do Banco Itaú, através de um formulário que eu respondi no próprio site no bando. A Itaú está com uma campanha que investe na leitura, e ele têm distribuído livros basta completar o formulário. Gostei da iniciativa do banco e decidi pedir os exemplares, para divulgação e ajudar ao incentivo da leitura.

Os livros distribuídos são infantis como vão ver na resenha coletiva que fiz dos três livros recebidos. Depois da divulgação e leitura os livros já têm um novo novo, resolvi dar eles pra minha sobrinha para incentivar a minha pequena a entrar nesse mundo magico, e por sinal ela adorou, mesmo não sabendo ler ela vêm pro quarto pede para que eu conte as histórias e depois fica folheando o livro e ela conta por cima o que lembra de cada um. É uma fofa!

Logo abaixo estão as sinopses dos três livros e abaixo a resenha, que fiz englobando o que eu achei dos três livros!

São 3 tipos de histórias com mensagens diferentes, com toques diferente, desde o folclore que há na história da "Festa no Céu", ao aprendizado de superação de medos, "Chapeuzinho Amarelo", chegando na demostração de amor e carinho em "Adivinha o quanto eu te amo".

As ilustrações de ambos livros está belíssima, mas se por em ordem das que mais gostei seria: Adivinha o ..., A festa no ...e Chapeuzinho... não que as ultimas não sejam belas, mas a arte dos primeiros livros me conquistaram mais!

(A Festa no céu) Adorava escutar essa história quando era pequena, mas em vez da tartaruga na minha era o sapo! ... Adoro contar para minha sobrinha está história e ela pelo que vejo gosta tanto quanto eu!

A história que mais gostei foi a dos coelhinhos em Adivinha o quanto eu te amo, por se tratar de uma história simples, mas com um fundo tão lindo, fofo e apaixonante, que se torna dificil não se apaixonar!

"Eu te amo até a lua...ida e volta!" (Adivinha o quanto eu te amo)

Ao todo os 3 livros levam 4 estrelinhas. Espero que tenham gostado da minha pequena avaliação. E vamos todos incentivar cada vez mais nossas crianças e jovens a lerem, a gostarem e terem prazer pela leitura!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

ANINHA 22/07/2012

CHAPEUZINHO AMARELO
Esse livro fala sobre uma garota muito medrosa.

o livro é muito legal, divertido e engraçado eu já li muitas vezes.

theo33 17/05/2024

esse foi meu trauma literário. exceto que não é bem um trauma. mais como um tapa na cara que só perde a dor quando a gente cresce. ficava com medo das ilustrações do lobo quando criança, agora entendo o que é metáfora e fico com medo de não conseguir enfrentar o medo do medo do medo do lobo.

um livro que recebi naquele programa cultural de incentivo a leitura do Itaú e vou guardar para toda a vida.

Carina 11/09/2013

Literatura infantil contra o lobo da ditadura
Este é um dos melhores livros de literatura infantil brasileiros. Criança não tem de viver enclausurada em um mundo de fantasias, alheia à realidade que a circunda. Chapeuzinho Amarelo prova esta ideia ao inserir no campo da literatura infantil um tema tão complexo e delicado quanto a ditadura.

Tudo é bem encaixado na obra. Ainda que crianças (e mesmo adultos) não percebam a intertextualidade política, a história narrada tem muito a ensinar, sem ser, contudo, politicamente correta ou moralizante.

Chico Buarque nos ensina a questionar nossos medos: afinal, visto de perto, o Lobo não passa de um bolo fofo. O traço de Ziraldo só torna o conjunto ainda mais interessante, conseguindo melhorar uma obra que já é em si só perfeita.

Carolina 08/08/2013

Muito criativo!
Minha filha gosta muito desta história. O jogo com as palavras é maravilhoso, recomendo!

Eliana 13/07/2013

Ganhei qdo tinha 10 anos do meu irmao, amava muito, ainda amo, mas perdi o livro, pena! mas vou comprar outro

Poesia na Alma 28/07/2012

Chapeuzinho Amarelo
Livro de Chico Buarque em sua 27ª edição, conta-nos a história de uma garota e sua intrínseca relação com o medo. Impulsionando o leitor as seguintes questões: seria possível viver sem o medo? E se o medo é presente como vencê-lo?
E por ter medo de tudo conhecemos a personagem central desta história por Chapeuzinho Amarelo. Que em sua existência já não ria, nem comparecia as festas, não brincava de amarelinha etc.

“...Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair...”

O medo, figura constante na obra, chega ao ápice quando a protagonista denota seu receio de ter medo do medo do medo do medo de encontrar um lobo.

“Um LOBO que nunca se via,
que morava lá pra longe,
do outro lado da montanha,
num buraco da Alemanha,
cheio de teia de aranha,
numa terra tão estranha,
que vai ver que o tal do LOBO
nem existia...”

E mesmo sabendo que tal lobo não existia o medo de Chapeuzinho Amarelo de encontrá-lo cada dia majorava. Tão predominante o medonho medo, que o Lobo tornou-se figura materializada para nossa pequena protagonista. Tão grande e assustador, capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa e sete panelas de arroz, e, principalmente um chapéu amarelo de sobremesa.
Frente a frente com o mais temido medo que Chapeuzinho Amarelo poderia enfrentar. O que fazer? Aonde se esconder? A quem recorrer? O que acontece com esta garota amedrontada?
Eis que nos deparamos com uma quebra total de expectativas, pois quem achou que a Chapeuzinho iria procurar ajuda enganou-se! Ao olhar fixamente para o mais temido dos medos, a personagem, viu-se sem medo. E de tão sem medo sobrou apenas um lobo. E a Chapeuzinho ria... ria... ria... por não sentir mais medo. Reconquistando a alegria de viver, superando seus temores!

Fica evidente a intertextualidade com a história de Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm. Existe na troca de cores a simbologia do oposto, pois onde uma representa à menarca a outra retrata o medo. A desconstrução do mito do lobo ser o mais forte e a Chapeuzinho ser frágil é o que ascende a história. O uso de uma linguagem inovadora coloca o leitor diante de um dilema: seria este um livro apenas infantil? Enquanto adulto quais os medos que ainda não superei? Quais os mitos impostos pela sociedade que podem atrofiar a segurança da criança nela mesma? O que mais podemos desconstruir e reconstruir para superar nossas angustias e medo?
Chapeuzinho Amarelo é um livro que nos prende, deixa saudades, imploramos para que não acabe, que sentimos o gosto gostoso que só a leitura pode proporcionar.
Informações técnicas:
Buarque, Chico. Chapeuzinho Amarelo / Chico Buarque; ilustrações de Ziraldo. – 27ª Ed. – Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2011.
Por lilian farias

Damião 10/05/2013

Leitura para Ninar
Li para os meus filhos, a Mariana durou até a página 30 e pegou no sono, o Tiago estava mais ativo e fizemos uma leitura a 4 olhos, ele lendo com soluço (fica bem engraçado rsss) e eu corrigindo as puladas de linha. Ele se divertiu bastante, porque a menina para não sentir medo das coisas, invertia a ordem das letras dos nomes das coisas que sentia pavor. LOBO LOBO LO BO LO BO BOLO BOLO BOLO.

Tauana Mariana 03/05/2013

Livro lindo, escrito pelo Chico Buarque e ilustrado pelo Ziraldo. Chico escreveu o livro para a sua filha, que tinha medo de tudo.

"Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca pegava sol
porque tinha medo da sombra
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não se ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava de pé com medo de cair.
Então vivia parada,
deitada, mas sem dormir,