O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Bia 06/01/2024

No duro mesmo, que livro bom!!!!?
Já tinha visto falar muito do apanhador no campo de centeio, até mesmo através de outros livros. E após ler entendo porque ele é tão citado nos livros. Ele merece a fama que tem.
Com uma narrativa fácil, senso de humor crítico extraordinários e conflitos de adolescente, o apanhador no campo de centeio trabalha de forma genial com momento reflexões da adolescência e principalmente sobre a vida.
O livro me surpreendeu e me prendeu do início ao fim. De fato um livro que dá vontade de sair recomendando, falando pra tudo mundo ler. Inclusive, se podem ler, leiam. Vale muito a pena.

Will 07/01/2024minha estante
Li esse livro quando tinha uns 20 anos e na época achei o Holden um chato. Hoje relendo aos 32 anos, vejo no Holden um cara que mais que um ?reclamão?, é um cara com depressão, que não consegue mais encontrar prazer na vida e nas coisas após a morte do irmão. Hoje em dia o livro teve outro significado pra mim e consegui gostar bem mais.

Sherlock 04/01/2024

Mediano
Pelo título eu esperava um livro mais poético e recebi a história de de um adolescente nada interessante e revoltado com o mundo.

Mas é razoável.

millena156 03/01/2024

Todo mundo precisa de uma Phoebe de vez em quando
Sobre o holden: ele não é um garoto qualquer. ele é estranho, mas estranho mesmo. ele é um observador e um hater. ele é inteligente e não suporta isso. ele é complexo, espontâneo, imperativo e nessa ele foge no meio da noite logo depois de ser expulso da escola e embarca sem querer numa jornada de auto conhecimento q nem ele sabe q embarcou. ele te faz querer sair por aí na sua própria jornada.

sobre o titulo da resenha: na minha opinião a gnt só conhece o holden de verdade depois que a gnt conhece a phoebe. eu acho que a leitura toda valeu só por ela e sua doçura e pureza e inteligência.

sobre a edição: eu só me forcei a ler essa pq prefiro livro físico, e ganhei ele de presente. mas a tradução é podre! leiam em inglês se puderem. tá tudo traduzido errado e incomoda desde o começo ate o final.

Pedro3087 03/01/2024

Minha impressão
Comecei a leitura antes da metade de 2023, e me interessei pela história do Holden, porém, com o decorrer dos acontecimentos fiquei um pouco saturado, comecei a achar massante. Depois de um bom tempo, voltei a ler, e assim terminei, mas é um livro lindo, que carrega uma história perfeita.

isa 01/01/2024

Um entretenimento fora do comum
Eu AMO clássicos que não são clássicos!

Esse livro é a prova de que livros com histórias mais lentas e que se passam em um menor período de tempo são tão incríveis quanto as mais agitadas, que ocorrem em muitos lugares diferentes!

O personagem principal, Holden, é o ouro suco de entretenimento. Ele pode ser muito irritante e estúpido mas ao mesmo tempo muito interessante e hilário!!!

Só sei que amei e mal posso esperar para reler ?The Catcher in the Rye?.

Marcos Aurélio 31/12/2023

Partir o quanto antes
Um livro repleto de figurões e fajutos. Mas Holden Caufield e nossa amiga Phoeb são diferentes.

Holden conta sua história a partir do momento em que foi novamente expulso do colégio, e, precisa dar a notícia aos seus pais.

Ele prefere antecipar o momento da partida da Pencey, fugindo antes do dia determinado. Passa noites em hotel ou vagando por Nova York. Na mala leva seus poucos pertences e muitas lembrança de colegas, rivais, paixonites, professores, e família.

A idolatria ao irmão escritor DB, a saudade do irmão falecido o amor pela irmã mas nova, Phoebe, são marcas na vida do adolescente. Holden é inteligente, sensível e que toma decisões erradas em sua vida.

Uma delas poderá levá-lo ao abismo, e Phoebe parece ser a única pessoa que poderá impedi-lo.

Tacy 31/12/2023

Para ficar entediado
O Apanhador no Campo de Centeio é um livro escrito em primeira pessoa, na qual o personagem conta o que faz, o que sente e o que pensa durante um fim de semana, antes de voltar pra casa.
Achei chato pra caramba.

Jackie! 31/12/2023

"Aquilo me matava!"
Se tem uma coisa que eu amo é um clássico que não tem cara de clássico. Tipo assim, que escrita atemporal! A técnica de narração do Sallinger era impecável.

Gostei muito de acompanhar o protagonista, o seu cotidiano e todas as suas peculiares. Tem partes bem marcantes, que dificilmente irei esquecer! Amo também que apesar da carga emocional e dos pensamentos intrusivos dele, que remetem muito a alguém que sofre de depressão* - a história ainda me tirou algumas risadas.

Algumas partes que eu não entendi direito, mas acho que era parte da história deixar essas coisas para interpretação do leitor mesmo.

emilly1176 31/12/2023

O livro dos adolescentes de todas as gerações
"O apanhador no campo de centeio" narra os pensamentos de Holden Caulfield, um rapaz que xinga todo mundo de fajuto, bebe muito, vai atrás de mulher, encontra professor, prostituta, agiota e, como todo bom adolescente, é meio depressivo das ideias.

E por que esse livro é um clássico? Acho que pela combinação perfeita de identificação e boa escrita.

O autor é bem pontual em representar a mente de um adolescente, é fácil sentir que o Holden está conversando com você o tempo inteiro, e essa é justamente a magia desse livro.

Muita gente vai chamar o Holden de insuportável, babaca e perturbado (e eu até concordo), mas a verdade é que ele é um personagem extremamente humano, e que faz juz à sua idade.

Ele apresenta comportamentos e questionamentos que todos nós já tivemos: problemas escolares, amorosos, rebeldia, a falta de sentido nas coisas e a vontade de jogar tudo pra cima, fugir de casa e ir morar sozinho no meio de uma mata.

Tinha ele como um dos meus favoritos justamente por ser uma leitura muito identificável quando se é jovem. Relendo novamente, um pouco mais velha, acho alguns comportamentos do Holden bem irritantes e quase concordo com os adultos na maior parte do livrokkkkkkkk, mas acho que isso faz parte do processo de crescimento.

É impossível não rir e até concordar com algumas das falas do Holden, mesmo hoje em dia, e a história é de fato muito bem escrita, então vou deixar como um dos meus favoritos, sim, foi uma boa leitura para finalizar o ano de 2023.

malu206 30/12/2023

He?s just like me fr
Não sei o q dizer mas ele eh engual eu ?? dito isto bom livro, eu acho. definitivamente entendi o hype, essencial para vc q tem depressão

JosA225 30/12/2023

O Apanhador no Campo de Centeio
Um dos primeiros livros a falar sobre a rebeldia juvenil, conta a história de um jovem que não acha o seu lugar no mundo. O personagem principal tornou-se um ícone cultural.

Monique 30/12/2023

A escrita e a narração é muito interessante, e foi meu favorito por muito tempo, mas com essa releitura eu enxerguei coisas que não tinha visto antes e meio que desencantei com a história.

bluxvison 29/12/2023

O apanhador no campo de centeio
Um dos livros cult que mais me diverti lendo! no início, achei que fosse achar chato ou monótono. recebi a indicação de um amigo da época e acabei pegando pra ler, meio contrariada. mas eu adorei a escrita, achei que a história fluiu bem pra uma crônica e acabei me surpreendendo. o holden é um adolescente problemático, mas que várias vezes se torna bem identificável, pelas encrencas que acaba se metendo e nos sentimentos à flor da pele que ele transparece na sua narrativa. um típico coming of age, mas que não deixa de ser incrível. li ano passado mas esse livro me tocou de uma forma muito especial até hoje.

Gio ð¦ 28/12/2023

Adorei
Oi apenas leiam! não iram se arrepender, apesar de ser um livro beeem antigo vale super a pena e é bem fácil de ler.
A história pode não te encantar e falar nossa que incrivel mas o jeito que é narrada vai te surpreender.
O nosso querido protagonista Holden é iconico, no início você talvez ache ele meio chatinho mas conforme a história se desenvolve vai gostar dele! Eu adorei o jeito que o livro é escrito muito realista,também cheio de gírias bem típico de um adolescente :).

Peguei essa referência de livro do Charlie de As vantagens de ser invisível e o meu prof de história também disse que gostava muito!!