O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Aline.Armond 13/12/2023

Comecei odiando o livro e tendo muita raiva do Holden. Ele fala e faz bastante merda. Pensei até em largar a leitura. Mas continuei e o desenvolver da história constrói muito bem a depressão e outras questões psicológicas que ele tem. Eu chorei muito porque o autor é incrível na forma de transmitir essa dor. É um livro pesado e incômodo, vale a leitura.

laranwise 12/12/2023

As coisas são alguma coisa
Esse livro é simplesmente incrível. A mente do Holden é incrível, a história é incrível, os personagens, a ambientação, TUDO. QUE LIVRO DO CARAMBA! ele me deixou com uma leve crise existencial? sim. mas que livro com não te deixa com uma crise dessas, né?
leiam.leiam.leiam.

Julia.Roloff 10/12/2023

Um clássico de verdade.
Depois que eu li esse livro, eu tive que ir atrás pra entender melhor, e cara, esse livro só fica melhor quando a gente descobre mais sobre ele.

Mas sobre o livro, foi uma leitura extremamente gostosa. Eu não me identifiquei com o protagonista, sinceramente, na maior parte do tempo eu fiquei morrendo de raiva dele (o que faz sentido, porque ele é uma especie de antagonista).

Mas quando eu me via nele era tão dolorido, e foi isso que me fez amar ele mais ainda.

Leitura sensacional, clássico atemporal.

Dieago 10/12/2023

Supimpa e cheio de fajutos.
"A marca do homem imaturo é querer morrer de maneira nobre por alguma causa, enquanto a marca do homem maduro é querer viver de maneira humilde por uma causa"

Inicialmente eu confesso ter achado um tanto descompromissada e maçante, sem um propósito e com uma estória até que simples, porém ao decorrer dos capítulos eu percebi que essa era a intenção pelo estado em que se encontrava o Holden, ele trás uma narrativa interessantíssima, bem condizente com a personagem.

O Caulfied por sí só é a obra, isso é um estudo de personagem, estamos na mente dele o tempo todo e viajamos perante as ideias dele, com uma personalidade forte, bem ranzinza (o que faz eu me identificar) onde não gosta de nada, fala mal de tudo e acha tudo bem fajuto e sem propósito, ele nunca trás um ponto linear, ele nos conta a história a medida que trás vários pensamentos e explicações em volta disso mostrando um pouco de como funciona sua mente complicadissima.

O livro começa a passar bem mais rápido e as coisas que passamos junto de Holden parecem que fazem tanto tempo e ele mesmo acha isso, são tantos acontecimentos em apenas três dias, nenhum pouco forçados e sem consequência, trata-se dele se encontrando, amadurecendo e tentando decidir seu futuro de uma forma leve, sempre trazendo tramas difíceis bem palpáveis de se absorver.

Dito tudo isso foi uma experiência única e bem caracterizada que me fez ficar imerso durante a obra toda, mesmo que os outros personagens não tenham tanto destaque e o livro acabe sem uma resposta definitiva, nada disso é um problema para proposta dela.

Luiz Paulo 10/12/2023

Vida
Tão simples que assusta
Lenta, silenciosa e calma
Os acontecimentos se perdem no ar
Assim como a nossa inocência
E nossa felicidade

Sem alarme
Sem surpresa
É sobre a morte?
Com certeza

lauroca! 07/12/2023

Adolescência
No começo fiquei confusa porque o livro não era em um campo de centeio. Mas, depois, eu entendi o livro e me identifiquei com o Holden. E ele me fez eu me sentir menos sozinha na minha adolescência "estranha".

Lucas 07/12/2023

A tradução desta edição ficou a altura do original. Holden deixou de ser aquele menino birrento para de fato assumir o adolescente depressivo que ele é. Na tradução anterior, parecia uma criança chata. Nesta não. Um dos melhores livros que já li.

Larissa.Vieira 06/12/2023

Caulfield, eu te entendo
Foi apenas na releitura deste livro e com mais bagagem de vida e literária, é que eu senti de verdade toda a angústia e melancolia de um jovem narrador de 16 anos que carrega consigo o peso do mundo, das decisões, de uma futura vida adulta fundada na hipocrisia da sociedade a qual ele se recusa a aceitar. Eu fui uma adolescente atormentada por crises existenciais e trouxe essa carga pra minha vida adulta. Por isso digo: Holden, não vai passar mas melhora. É um ótimo livro que deve ser lido com sensibilidade e sem pressa.

Joana 06/12/2023

Carinho e identificação
Ao concluir a leitura, os sentimentos de identificação e afeição dominaram meus pensamentos. Me vi no protagonista, Holden, diversas vezes, que se revela um retrato perfeito de um adolescente típico – irritado, volátil, controverso. No entanto, essas características não o tornam chato, mas sim real e tridimensional. O texto desempenha um papel fundamental ao destacar esses traços, utilizando um vocabulário raso e limitado, repleto de palavrões e gírias, mas que faz todo sentido no conjunto.
Confesso que uma leitura superficial, concentrada apenas nos eventos do enredo, pode parecer pobre e cansativa, pois a verdadeira riqueza está na reflexão sobre o entorno, na subjetividade e no ponto de vista único de Holden. A beleza do livro surge não tanto nos eventos objetivos, mas sim na introspecção provocada, na exploração das complexidades da mente do protagonista. Vou guardá-lo com muito carinho.

HeloCantu 04/12/2023

Resenha Holden Caulfield
Que personagem! Por isso coloquei seu nome e não o título.. alguns podem se identificar, outros não, como ocorre em diversos livros.

Eu me identifiquei. A adolescência é uma fase muitíssima confusa, falando por mim, eu generalizava tudo, catastrofizava tudo, desconfiava de todos, criticava todo mundo e com certeza bolei planos de fuga para viver vidas que não tinham o menor cabimento.

Holden simplesmente é. Muita gente pensa que pra algum personagem (ou até mesmo na vida real) ser interessante, ele tem que ser positivo ou diferente. Nossa beleza está em ser, não necessariamente perfeitos, mas humanos, em todas nossas fases.

Quem gosta da beleza da vida no seu formato mais verdadeiro, com certeza vai gostar do livro.

Victord_Alves 04/12/2023

Eu li um tempo antes uma pessoa descrevendo o assunto desse livro como "banalidades" e no final acaba por ser isso mesmo. O que acaba se tornando interessante justamente por atrair a atenção e por ser identificável com o cotidiano e com pensamentos que muitas vezes eu particularmente me identifiquei

bru 03/12/2023

Tive que ler pela segunda vez
Sinceramente, tenho que admitir que eu tinha uma grande expectativa a respeito desse livro. E quando o li pela primeira vez, tive uma impressão muito diferente da que tenho hoje e acho que um dos motivos pelo qual não abandonei essa leitura pela primeira vez, foi por causa da narrativa totalmente bem escrita. Pois esse é aquele tipo de romance que você precisa de alguns dias para digerir e finalmente formular uma opinião a respeito. No meu caso, a minha visão mudou completamente. A simplicidade desse livro e a maneira como a trama é desenvolvida, fizeram este livro se tornar definitivamente um dos meus favoritos. Nele, é basicamente narrado o que o protagonista ?Holden? faz em um final de semana logo após ser expulso de sua escola. A história mostra com bastante precisão o descontentamento do personagem com a vida. Porque a princípio, não existe nada demais no plot. Mas por incrível que pareça, essa é a graça do romance. Outro ponto positivo foi que apesar de ser um clássico, a linguagem dele é simples.

Oliver- 03/12/2023

Chato e Holden é um B?sta
O livro tem algumas cenas engraçadas, só por isso que dei uma estrela e meia. De resto, leitura chata com um personagem principal escroto, que odeia tudo e todos, que tem uma crise existencial e um dedo de loucura. Holden é absurdamente insuportável. O livro seria muito melhor se ele fosse embora mesmo, como ele queria, assim todos estariam melhor sem ele e ele estaria feliz com sua vida desgraçada, chata e , como ele ama falar, FAJUTA.

Carolina Del Puppo 03/12/2023

Veja bem, eu agora entendi o motivo do livro ser tão aclamado, entendo o título e até a capa. Entendi as críticas, concordei com elas; pude perceber um olhar diferente sobre as atitudes dos humanos. O desprezo do personagem principal sobre as pessoas "fajutas", e é claro que eu compartilho das mesmas angústias. No entanto, não pude ter uma boa experiência com esse livro, talvez pela fase em que o li, fiquei impaciente, então eu gostei e não gostei ao mesmo tempo, mas valeu né, fiz o que pude para tirar o melhor, e não me arrependo de ter ido até o fim apesar dos apesares.