Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Ivy 21/03/2014

Apesar de possuir uma linguagem um pouco complicada em virtude da época em que foi escrito e fatos e mitos sobre a "terra lusitana" que não entendo muito, o livro possui a excelência de Luís de Camões e sua belíssima poesia. Camões explora de forma poética os sofrimentos e aventuras do ser humano em busca de seus ideais, a maldade e o amor andando lado a lado em meio aos conflitos.

Erika Daniela 28/02/2014

O desafio de leitura
Escrito em forma de poesia, com linguagem difícil e que se recorre muitas vezes ao dicionário, o que não ajuda a ser apreciada, apesar de ser leitura obrigatória para vestibulandos. Confesso, que teve horas que me revoltei com a glorificação do povo e do Rei D. Sebastião por Camões. Ele exalta tanto as conquistas portuguesas, que até os deuses se curvam diante de tanto domínio. Fala de um povo valoroso, conquistador justo e conquistados agradecidos pela presença tão ilustre.
Mas de uma forma geral, descobre-se o porquê de ser um clássico da literatura portuguesa. Quando se pega o ritmo da leitura, parece que você está no navio com Vasco da Gama, sendo embalado pelas ondas, assistindo a discussão dos deuses e torcendo para chegar logo em terra firme durante a tempestade.
“Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos nossos corações grande medo;
Bramindo, o negro mar de longe brada,
Como se desse em vão nalgum rochedo.
- Ó Potestade, disse, sublimada:
Que ameaço divino ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor cousa parece que tormenta?”

Lari 02/12/2013

tenha porre....
.....para ler esse livro,na boa,eu cheguei ao oitavo canto e não aguentei mais.

Tati 17/01/2013

Os Lusíadas
Publicado em 1572, Os lusíadas inclui-se na pequena lista dos seis ou sete maiores poemas narrativos da literatura universal, ao lado dos de Dante, Homero e Virgílio. Com esta narrativa da história e dos feitos da nação portuguesa, Camões construiu um dos maiores marcos da cultura portuguesa fixando mitos até hoje presentes no imaginário português e de todos os países colonizados por Portugal.

Autor:
Luís de Camões

David 16/01/2013

Os lusíadas
Esse livro é ótimo. Nara a trajetória dos portugueses durante sua jornada a Índia. História contada em versos de Luis de Camões que perdeu um olho em uma batalha. Luis de Camões é um ótimo escritor um dos melhores escritores da literatura, publicou vários livros muito legais. Os Lusíadas é um dos melhores que já li, naveguei junto com os portugueses nos seus versos contando a jornada e as batalha que os portugueses enfrentaram durante esse trajeto até a Índia, eu recomendo para todos lerem sua obra espetacular.

@apilhadathay 16/10/2012

O-O
Os Lusíadas é uma obra secular publicada em 1572, apenas 12 anos antes da morte de seu sofrido autor. Pulsa, em suas entrelinhas, o bom patriotismo lusitano e cada estrofe nos lembra disso. Este livro mostrou sua importância não apenas histórica como pessoal desde que seu manuscrito foi salvo durante um naufrágio pelo próprio autor – que perdeu a amada, no evento, e quase perdeu a própria vida.

É a primeira obra a celebrar as glórias do Império de Portugal, um país que à época era ícone da navegação, berço de grandes desbravadores que cruzaram águas desde a Índia até as Américas, "por mares nunca d'antes navegados". Através desta poesia épica, Camões propõe que agora se revela um valor mais alto do que os inspirados pela Musa Antiga [a Eneida e a Odisseia, referências no gênero, que narraram os grandes feitos de Roma e da Grécia, respectivamente].

Não vou dizer que é um livro fácil de se ler. Levou 400 anos de história e 10 anos no pós-escola para eu ler esta versão da Ática! Não que me orgulhe da demora. Em meio a toda a infelicidade e pobreza por que Camões passou, a obra se tornou uma obsessão sua, e o fez encarar a peste, um naufrágio, a perda de um amor. Capaz de pôr a paixão por sua terra acima de qualquer outro valor, Camões é o homem que viveu no período privilegiado da transição entre a Idade Média e o Renascimento, com as descobertas científicas e tecnológicas que agitaram aquela época. Pelo contexto em que foi escrito e publicado, este livro merece ser lido, no mínimo, com respeito.

O que mais me admira na obra é o conhecimento que o autor tinha da língua, além de sua disciplina e das rimas perfeitamente colocadas para terem sonoridade e fazerem sentido. O original tem 10 cantos, cada um com um número diferente de estrofes – tendo o maior 156 e o menor, 87 – com versos decassílabos que seguem uma perfeita métrica e simetria na rima, no padrão 1-3-5 / 2-4-6 / 7-8. É uma poesia épica tradicional que segue o esquema Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo. Não, não li a versão integral.

Nele, é narrada a viagem de Vasco da Gama às Índias, e todas as dificuldades que os tripulantes enfrentaram naquela empreitada. Há o fator mitológico que tem grande força na narração, de modo que se atribuem os sucessos e problemas a uma interferência direta dos deuses do Olimpo, tais quais Marte e Vênus, que estariam a seu lado, e Baco mais Netuno, que seriam contra o seu sucesso na aventura.

Vemos figuras como Inês de Castro, a que “depois de morta foi rainha”; o Gigante Adamastor, a tempestade protetora do Índico; e também a Máquina do Mundo, que mostra a visão geocêntrica da época. O próprio autor considerava o desenvolvimento racional mais importante que os avanços científicos e isto nos permite ver uma faceta de sua personalidade singular.

Não posso dizer que foi uma leitura divertida...
Encontrei palavras novas em um número mais alto do que seria viável postar no blog, mas a obra tem grande importância histórica para Portugal e isto é igualmente inegável. Pretendo lê-la em prosa, em breve, para poder me aprofundar no texto e, quem sabe, tomar mais gosto pelas aventuras de Luís e suas ninfas.

***
Ver resenha completa em:
Fran Carvalho 21/09/2017minha estante
Resenha impecável.

A.G. Sacra 03/10/2012

Mais uma paixão minha!
Eu tenho essa edição de 1974 da Ed. Porto.
Belíssima capa, com estudos da Vida de Luís de Camões, introdução literária, questões sobre conteúdo humano e conteúdo mítico em cada Canto, Mitologia, Figuras...Um vasto material para entender melhor e se aprofundar nesse grandioso mar que é "Os Lusíadas".

Lílian 27/09/2012

Simplificando Os lusíadas
É uma adaptação que resume os principais episódios do livro de Camões.
Sucinto, mas útil pra quem tá sem tempo de reler o original.
Pra quem nunca leu e não liga pra considerável perda das principais características estilísticas, tá valendo...

Anna 31/08/2012

Os Lusíadas
Esse foi um livro que me deixou com certa ressaca literária. Acabei dedicando mais tempo e esforço a essa leitura do que havia planejado.

"Os Lusíadas" narra as aventuras marítimas de Vasco da Gama e seus companheiros em uma busca pelas Índias. É uma obra poética, inteiramente escrita em versos e dividida em 10 cantos. Luiz Vaz de Camões alcançou a perfeição poética escrevendo 1102 estrofes com oito versos decassílabos. Imagine escrever 8816 versos com exatamente dez sílabas poéticas cada um, deve ter sido um trabalho e tanto! E pra complicar mais ainda, as estrofes seguem um padrão de rimas no formato AB AB AB CC, que em momento algum é quebrado.

//Leia a resenha completa no blog:

Guilherme 21/06/2012

Não é pra qualquer um
Sem dúvidas o livro mais "complicado" que li até agora, mas sem dúvidas uma ótima escolha. Clássico!

Karudasu 01/06/2012

Muito fora da nossa realidade.
É um épico exaltando Portugal de forma simbólica, apaixonada e irreal, escrito em uma linguagem arcaica.

E o que eu tenho com isso? O esforço é grande demais pra algo com tão pouco interesse.

Seu valor histórico é lindo, mas o seu valor de entreterimento para um leitor brasileiro e atual é baixo. Os sonetos de Camões por outro lado, são muito mais interessantes!

Karudasu 01/06/2012minha estante
Não estou tentando dizer o que Camões deveria ou não ter feito com o livro. Estou apenas explicando porque abandonei a leitura e porque acho que leitores aqui no Brasil, fora de um contexto acadêmico, não devem se sentir mal por não se interessar pelo livro.

Marcelo 16/12/2013minha estante
Valor de entretenimento?
Fala serio, rapaz, esse nao e um livro para entreter, e um poema epico historico.
Voce acha que Camoes escreveu esse livro para entreter? Literatura nao e entretenimento. Sua analise e completamente equivocada, para dizer o minimo.

Ravel Medrado 15/11/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK oh céus, eu ri.

Gabriela 26/12/2011

Leia se você estiver muito, mas muito afim. É interessante, mas cansa.

Fábio 29/07/2011

Agora Inês é morta!

Os Lusíadas é a epopéia portuguesa escrita por Luís Vaz de Camões, principal nome do Quinhentismo português. Nesta obra, basicamente ele conta três histórias: Viagem de Vasco da Gama; História de Portugal e Luta dos Deuses do Olimpo.

Depois das grandes epopéias da Antiguidade (a Ilíada e a Odisséia, de Homero), a poesia épica raras vezes atingiu a altura a que se elevam 'Os Lusíadas'. Camões “O homem da pena e da espada” , isto é, além de escritor foi aventureiro (mas não navegou nesta que ele conta), faz 1102 estrofes de 8 versos, que são divididos nos 10 cantos, dedicado ao rei D. Sebastião, usa como musas, as Tágides, ninfas do rio Tejo. Vou destacar os episódios mais importantes e fazer sucintamente um comentário:

- Consílio dos Deuses:
Nesse é o que há mais emoção;

- Inês de Castro:
O mais lírico, no qual há mais sentimentos, fala-se de amor;

- Velho do Restelo:
Neste há um critica ao expansionismo português;

- Gigante Adamastor:
Sobre o Cabo das Tormentas, é o que tem mais mitologia;

- Ilha dos Amores:
Hora do recreio, descanso para os merecidos navegadores.

O momento e o assunto, ou seja, o Renascimento que fervilhava na época, e o episódio da conquista dos mares e avanços sobre terras distantes e desconhecidas, mais um poeta grandioso, foram os grandes ingredientes para esta magnífica obra. Todos que tem como língua materna o português, tem por obrigação pelo menos conhecer essa grande obra, na qual Camões mostra toda a sua erudição nas ciências humanas, realmente um clássico além-túmulo.

Marcos.Azeredo 18/11/2021minha estante
Os poemas líricos dele tambem muito bons.

Rogério do espeto 21/01/2022minha estante
Mano, eu li uma vez um poema de Inês, o melhor poema que eu já li, porém não encontro em lugar algum, apenas outros poemas

Brahyan 23/07/2011

Dois Adjetivos.
Adorei?! Não cheguei a tanto... Até porque adoro somente a Deus por meio de Cristo Jesus, meu Senhor. Gostei,todavia,do tal, por encerrar em si uma carga cultural insubestimável além de ser detentor de uma admirável visão ultra-temporal.Destaco o velho de Restelo e os milagres de Tomé que, não sei até que ponto, foram reais.Para um melhor aproveitamento(leia-se:para não desistir),antes de lê-lo,recomendo uma iniciação em mitologia greco-romana.Plínio,o velho(se não me escapa)disse que ninguém consegue ser sábio a todo tempo.Camões conseguiu ser poeta a cada verso,a cada estrofe,a cada canto... donde decorre os dois adjetivos que dá título à presente resenha,a saber: insubestimável e admirável que de mim só raramente se arranca. Boa leitura!

lena 25/01/2012minha estante
livro insuportável. reli duas vezes apenas por que dormi quatro vezes. foi para a escola e me arrependo profundamente de ter sido a unica da sala a le-lo e nao ter pegado um resumo. A historia resumidamente, e sobre um cara chatissimo que entra no mar e viaja. Camoes deveria ter salvado ines e poupado todos nos.