Bhagavad Gita

Resenhas - Bhagavad Gita

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carolina 14/07/2020

Como ser um yogi
Apesar de bastante repetitivo, gostei da leitura pois entendi um pouco da filosofia do yoga.

Caroline 05/07/2020

????
Muita reflexão e aprendizado nessa linda história, vou reler diversas vezes

cruz 17/06/2020

Batalha interna
Todos temos essa batalha interna, nossas virtudes X vícios. Este livro irá ajudar como um guia para que suas virtudes possam preponderar e crescer em harmonia com natureza

LG 18/11/2020

Manual para a vida
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi em uma aula de Filosofia na Organização Nova Acrópole, na época eu era um fanático religioso e tinha muito receio em ler livros de outras religiões. Hoje, novamente de volta a mesma organização, liberto um pouco mais dos preconceitos religiosos, resolvi dar uma nova chance para a leitura. O livro é um trecho do grande épico Mahabharata, que fala sobre a luta entre duas grandes tribos pelo reino. Essas duas tribos possuem uma ancestralidade comum, são parentes, são os pandavas e os kuravas. O Bhagavad-Gita está no meio desse épico e fala sobre um trecho da batalha. Arjuna, exímio arqueiro dos pandavas irá lutar com seu exército contra o exército dos kuravas. Krishna, a divindade hindu é clamada por ambos os povos. Ao chegar Krishna oferece a sua presença ou o seu exército, de forma que ao lado oposto seria correspondente a outra parte. Arjuna escolhe a presença de Krishna - o que representa a presença do sagrado em seus aspectos de vida. Coube aos kuravas, o que o general kurava queria - o exército de Krishna. Arjuna está confiante em sua vitória, mas tem uma fraqueza, não quer matar os membros da sua família, mesmo que isso signifique perder o reino para sempre. Krishna então guia Arjuna para atingir a sabedoria nos versos seguintes do épico. Mais do que uma batalha, o Bhagavad Gita fala sobre a nossa própria luta, a luta das nossas virtudes (Arjuna e os pandavas) contra os nossos defeitos (kuravas). Traz os aspectos de uma vida guiada pela sabedoria, onde nosso karma está em consonância com o Dharma. O livro nos traz como devemos nos portar, como devemos viver a vida material e a vida espiritual. Ensina sobre os benefícios de uma vida virtuosa, bem como os malefícios de uma vida entregue aos vícios e prazeres.

Raphael 13/05/2020

Muito bom!
Ótima leitura pra começar a conhecer a literatura indiana. Da vontade de ler o Hamayana e outros.

Patrick 07/05/2020

É um livro pra ter na cabeceira, comensagens profundas sobre o conhecimento humano, é um livro que aprimora nosso ser e nos ajuda a ser melhores no dia a dia

Alvinho 05/05/2020

A espiritualidade é um caminho único
E a humanidade entendeu que havia um único Deus... E a humanidade enxergou-se dividida... Quem é o povo eleito? E estabeleceu -se a mais irracional das bases de uma guerra!
O Bhagavad Gîtâ é um livro sagrado hindu (isso mesmo, sagrado!) que revela ao ser humano o caminho para uma profunda espiritualidade. Fora a linguagem própria de um povo milenar, nada há de rebuscado ou que dificulte a compreensão. A mensagem é clara e objetiva: amar a Deus, amar ao próximo, amar a si mesmo. Ser coerente com a verdade. Tenho orgulho de ter esse livro na minha cabeceira. É um livro que transcende a proposta de qualquer religião. É uma linguagem inspirada pelo espírito. Experimente ler junto com a Bíblia. Jesus se torna ainda mais grandioso pra quem é Cristão, e sem precisar diminuir a personalidade de Krishna, Arjuna e seus discípulos! O caminho é um só! A mensagem é uma só! Amemos!!!! Deus não tem propriedade nem é propriedade se ninguém. Deus é amor!!!

Luanna.Noronha 03/05/2020

Considero essa uma boa edição para uma primeira leitura, é simples e ajuda no entendimento. Entretanto, a tradução/substituição de alguns termos originais acaba mudando o sentido e levando a uma compreensão mais cristã da obra.

Thaisliz 22/03/2020

A mensagem do mestre
Bhagavad Gita faz parte da grande obra da literatura indiana: Mahabharata. Por ser tratar de um trecho muito importante, foi feito um livro a parte, que nos traz a mensagem sobre o diálogo entre o príncipe Arjuna e o Deus Krishna, na qual é conhecido como Bhagavad Gita, ( a mensagem do mestre, a canção do senhor ou a sublime canção).
Nesse diálogo com o divino, é revelado para Arjuna os mistérios do universo, da natureza humana e os processos que envolvem a evolução do espírito. Grande são as palavras de sabedoria que esse livro nos transmite. Deve ser lido por todos que buscam o aperfeiçoamento espiritual, independente da religião.

regifreitas 27/11/2019

BHAGAVAD GITA (séc. IV a.C.), de Krishna; tradução e notas Huberto Rohden.

Bhagavad Gita, cuja tradução seria algo como “canção do bem-aventurado” ou “a sublime canção”, é um texto sagrado do hinduísmo, sendo um dos textos religiosos clássicos de inspiração espiritual e filosófica. Também é uma das partes de uma obra maior, o grande épico Mahabharata (formado por mais de 74 mil versos em sânscrito). A primeira versão do Mahabharata na qual aparece pela primeira vez o Bhagavad Gita, data do século IV a.C.

A obra é estruturada na forma de diálogos entre Krishna (a suprema personalidade de Deus) e seu discípulo, o guerreiro Arjuna. Essas conversas, nas quais são discutidas pontos importantes da filosofia divina, têm caráter instrutivo e de orientação, tendo como objetivo final o alcance do autoconhecimento através do caminho do reto-agir.

Não é algo para se ler da mesma forma que um romance, um conto ou qualquer outro trabalho de ficção, pois sua complexidade e simbologia demandam um tempo maior de introspecção e reflexão. Mesmo realizando-a de forma mais pausada e espaçada nos últimos meses, certamente muitos desses símbolos e metáforas me escaparam, ou mesmo se mostraram complexas demais para uma primeira leitura. Isso se deve, também, por se tratar de uma visão diversa de religiosidade e espiritualidade, da qual nós ocidentais não estamos familiarizados. Então, mais do que lida, é uma obra para estudo, análise e ponderação, como os demais textos sagrados ancestrais, sejam de orientação cristã ou não.

Para o Desafio Viaggiando: um livro que retrata uma religião não-cristã.

Umberto Vicente 02/11/2019

Belo livro, bela filosofia hindu...
Bhagavad Gita (A Canção Sublime), nos mostra o diálogo entre Krishna (a personificação de Deus na Terra) e Arjuna, filho de Pandú.

Questionamentos sobre Deus (Brahma), o ser supremo, donde tudo está em seu interior, são feitas por Arjuna, com esclarecimentos sobre como o alcançar.

Krishna o esclarece sobre tudo isso, dando exemplos, subdivisões, nas quais o filho de Pandú, em meio a guerra entre seus irmãos e primos, se ilumina.

Um dos textos mais importantes do hinduísmo. Uma bela mensagem nos traz, com toques conscienciais imutáveis e atemporais.

Eu como um estudioso ávido do espiritualismo e suas inúmeras vertentes em torno do mundo, recomendo muito!

Antônio 01/10/2019

Profundo e filosófico
Muitas vezes nos sentimos incapazes de enfrentar as lutas diárias, cansados e desmotivados, sem forças para o bom combate. Hemos de concordar que somos todos uma espécie de "Arjuna", o herói impotente diante da luta, sem saber qual caminho seguir. Por isso, talvez um dos maiores ensinamentos do Bhagavad Gîtâ seja este: busque sempre a sua evolução como pessoa e siga sua intuição nos momentos de incertezas e desafios, sempre ciente de que a renúncia Sattwa é a mais alta das renúncias, pois aquele que a cumpre age com desinteresse e sem necessidade de recompensas.

Indubitavelmente, esta é uma obra que marcou o Ocidente. Desde a célebre frase do físico Oppenheimer diante da explosão da bomba atômica ("Agora eu me tornei a morte, a destruidora de mundos") até a famosa canção "Gita", escrita por Raul Seixas e Paulo Coelho, esse texto sânscrito ainda vai continuar deixando seus rastros e influências por muitos e muitos anos ao redor do mundo.

Hare Krishna!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6