Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Thayne. 29/10/2022

Atual, criativo, simples
O livro possui uma boa premissa que te transporta para um cenário não muito diferente da nossa realidade em meio a pandemia da covid-19. O mais interessante é que a autora escreveu essa história antes de tudo isso acontecer.

Apesar disso, achei que muitas pontas ficaram soltas e algumas coisas não foram muito bem explicadas, no entanto, é possível se importar com os personagens e seus dilemas.

Uma boa leitura pra quem procura algo simples. Não recomendo pra quem está saindo de uma ressaca literária, pois provavelmente não irá ajudar (como foi no meu caso).

Sofiss 11/09/2022

Cadê a divulgação dessa obra prima!!!
Umas das leituras mais surpreendentes desse ano. O livro tem sua história voltada em uma faculdade onde da noite para o dia uma menina dorme e não acorda mais, horas depois ela é dada como morta pela equipe médica, com isso o caos é instalado na faculdade e com o passar do tempo a doença do sono é espalhada poe todo a cidade.
Amei esse livro devido as diferentes narrativas e a maneira como cada ponto de vista foi único. O fim do livro mexeu com as minhas estruturas kkk.
Fato interessante: o livrofoi escrito antes da pandemiado covid- **, e durante a leitura vc conhece analisar vários pontos que refletem na nossa situação atual.

Paula 05/09/2022

Pandemia!
Essa autora escreve distopias e foi isso que ela pensou estar escrevendo antes do COVID! Mal sabia ela.... Além de tratar de uma pandemia ela ainda é ambientada nos EUA, um país com mais gente descompensada por metro quadrado. Depois do que a gente passou, este livro causa muita angústia e, ao mesmo tempo, a gente vai se identificando com a situação. Escrita bem fluída.
Andresa 10/09/2022minha estante
O país com gente mais descompensada por metro quadrado kkkkkkkk

Andresa 04/09/2022

Amei!
É um livro que vale muito a pena ser lido. É envolvente e você fica muito curioso, fora que a escrita da autora é linda demais!

Karina 16/07/2022

Incrível
Um pacata cidade dos Estados Unidos começa a ter sérios problemas com algo que é desconhecido, um vírus, onde que é contaminado, simplesmente cai no sono.

Ninguém nunca tinha visto isso antes, e logo a cidade está isolada e as pessoas com medo de saírem de suas casas. 100, 200, 300 pessoas contaminadas, os números só aumentam, o hospital fica sem vagas, alguns morrem, como lutar contra algo que não podem ver?

- Os Sonhadores é uma história incrível, que vai muito além da ficção, por se assemelhar assustadoramente com a situação de pandemia que vivemos, o medo do desconhecido, os céticos, os paranóicos, os doentes, os curados, tudo isso traz uma sensação de realidade, um livro incrível, que recomendo muitoooooo

Rudiely 22/06/2022

Ela previu?
Estou um pouco assustado ainda! Esse livro foi lançado originalmente em janeiro de 2019, antes da pandemia do covid19. O motivo de eu estar ainda assustado, é que o livro conta a história de uma cidade pequena dos Estados Unidos onde um vírus nunca antes visto começa a assolar a população.
É perturbador acompanhar os desdobramentos que o vírus novo causa na cidade, e esses desdobramentos são extremamente parecidos com o que o Corona Vírus trouxe ao mundo, começando no fim do ano de 2019...
A diferença principal é que no livro, o vírus apesar de alguns pré sintomas parecidos (como febre), tem como principal característica o sono.
Os infectados dormem. Nada faz com que acordem. Muitos morreram; muitos foram contaminados; a cidade isolada; o contágio fora de controle; as pessoas não sabiam como se proteger, não queriam se afastar de seus entes queridos. É uma história cheia de sofrimento e más lembranças em paralelo com o que enfrentamos na realidade.
Santa Lora é um cidade de interior, mas como toda cidade têm tramas complexas. Umas mais interessantes que outras. Acompanhamos universitários adolescentes e jovens adultos; crianças; recém nascidos; pais; enfim. Certamente li em um momento menos pior, onde as coisas se encaminham de maneira melhor no mundo real.
Algumas pessoas acordam do sono e o que se passou em seus sonhos se confunde com a realidade. Passado, presente e futuro se confundem e a autora foi genial em suas ideias. Ao meu ver ela pode ter tido um feeling do que estava por vir. Infelizmente!

"As coisas que poderiam ter acontecido mas não aconteceram são tão decisivas para uma vida, quanto todas as coisas que acontecem."

Gabbie 23/05/2022

Faltam sonhos em sonhadores
Estava muito animada com esse livro e fui perdendo o ânimo durante a leitura.

O cenário da história é bem desenvolvido e a autora consegue construir bem a sensação de quarentena e de incerteza de 2020 através da doença misteriosa que faz com que as pessoas durmam por longos períodos de tempo correndo risco de morte.

A realidade é que são introduzidos muitos personagens e por isso não tem eles não são muito desenvolvidos, o que causa que poucos sejam os personagens que eu me apeguei durante a história. Além disso, o foco do livro é o clima de quarentena e calamidade pública e não o aspecto mais interessante da doença, que são os sonhos, que são falados muito no final e de forma apressada apesar do título do livro.

Theo 23/04/2022

É bom. Apenas.
É uma ficção científica bem diferente. Eu me vi com vários gatilhos após enfrentar uma pandemia real de um vírus letal, mas não é uma leitura ruim. É bem poético e informativo e tem uma coisa bem incorporada que é o ponto de vista de diversas personagens em momentos e situações diferentes que se ligam por um senso comum. Vale a pena sim, é um livro que vale a pena.
Tem um ar conhecido já de outras histórias que apresentam um vírus letal para a humanidade e soa até meio apocalíptico, mas de uma forma sutil e real.

belikovv 23/04/2022

Um livro extremamente denso. A autora trouxe certinho os sentimentos que a gente teve durante a quarentena. Foi muito difícil não se conectar com os personagens.

Mas um adendo, eu não tava preoarada pro final.

skuser02844 28/02/2022

Uma mistura de sentimentos
Eu não esperava muito do livro, porque quando vi as resenhas falaram que ele era um livro ok, mas fiquei muito envolvida com a história.
A escrita da autora é bem fluida e fácil de ser lido, os personagens que mais são falados são bem desenvolvidos e possuem uma certa profundidade. É fácil se conectar com a história, principalmente com o fato de que os personagens estão numa epidemia que não se sabe exatamente o que fazer quando surge, mas também com as suas próprias história e medos.
É muito interessante como a autora conseguiu conciliar o medo do vírus e do que poderia acontecer com o amor, tanto paternal quanto conjugal. Gostei muito da história e como as coisas foram acontecendo, indico muito a leitura.

clarinha | @mundi_livros 24/02/2022

Intrigante
Gostei bastante do livro, achei a temática bem inovadora e fiquei satisfeita com o desfecho. No entanto, acredito que alguns trechos foram levemente cansativos, mas de forma geral a narrativa é a fluída.

Rasana 12/02/2022

Chato
Terminei de ler por teimosia, o livro é chato,nada envolvente, uma enrolação pra mostrar os fatos, termina sem um desfecho...

Julia Barrow 09/02/2022

Muito bom, mas não excelente
A proposta do livro é bem interessante, adorei a sinopse quando li. De fato, é um cenário curioso e razoavelmente apocalíptico: lembra demais a pandemia do Covid-19.

A autora mistura narrativas de diversos personagens, mas não é algo confuso. Consegui, inclusive, criar vínculos com essas histórias pessoais.

Contudo, a leitura é um pouco arrastada. Eu esperava uma grande revelação ao final, mas o que temos é a realidade: não há a certeza de nada. Entendo que seria uma representação do mundo atual e do pouco que sabemos, mas nós já temos consciência disso. ?

Finalizo por aqui: é um livro curioso e muito bom - mas não excelente. Apesar de tudo, vale a leitura!

Beta 16/01/2022

Poético
O livro é "arrastado" em vários momentos, mas também relata os acontecimentos de maneira leve e poética. Adorei

HoneyBookss 10/01/2022

Uma leitura fantástica
Imagina você morar em uma cidade em que um vírus chega do nada, de uma hora pra outra, e faz as pessoas dormirem. Mas não é apenas um sono tipo Bela Adormecida, é um sono que leva as pessoas a sonharem. É o que acontecem neste livro numa cidadezinha universitária, onde as pessoas começam a dormir e não acordam. O vírus vai se alastrando rapidamente pela cidade a ponto de que fique praticamente impossível sair dela. E enquanto acompanhamos o avanço da doença, vemos como isso afeta a vida de duas estudantes universitárias, um professor de biologia, um casal jovem com um bebê praticamente recém nascido e um homem com suas duas filhas ainda criança.
Se eu tivesse lido esse livro na época em que ele chegou pra mim, eu não teria apreciado tanto a história. A forma como ela aborda esse vírus e diante de tudo que passamos e temos passado nos últimos anos, isso dá uma intensidade grande na história. Pra mim a leitura fluiu de maneira fantástica, não conseguia largar o livro, curiosa no desenrolar da história. Simplesmente amei.
Pode ser um pouco confusa, um pouco cansativa devido aos diversos pontos de vistas e até a maneira como os personagens expõe a história, mas vale muito a pena dar uma chance a esse livro. Indico.