Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Sofia 09/01/2022

Como a doença às vezes expõe o que de outra maneira está oculto. Com que desleixo a doença revela o eu privado de uma pessoa.
Foi de repente, chegou sem ninguém saber como, sem ninguém entender porque, mas certo dia as pessoas começam a cair em um sono profundo. Não é sono de cansaço, não é sono de pós-festa ou pós-prova, não é sono depois de um dia de trabalho. É um sono do qual as pessoas não acordam mais. As pessoas começam a ser isoladas, a cidade - Santa Lola - é colocada em um cordão de isolamento, ninguém entra e ninguém sai. Cada vez mais pessoas estão sendo contagiadas, mas ninguém sabe como. Não existem mais leitos, não existem mais profissionais, faltam recursos. Ninguém consegue desvendar que vírus é esse. Então vamos acompanhar várias histórias, a de Ben e Annie, a de Mei, a de Rebecca, a das irmãs Libby e Sara, enfrentando essa pandemia, tentando sobreviver, tentando não ser contaminado e cuidando de quem mais amam.

Que livro forte para ler nesse momento. Confesso que por muitas vezes parecia que eu estava lendo coisas que estavam acontecendo aqui na vida real e foi bem difícil. Não é fácil ler sobre pandemias passando por uma. Senti empatia pelos personagens, senti seu pânico e medo, suas dificuldades e sua preocupação. A boa notícia é que no livro o vírus vai embora e eu só posso desejar que isso aconteça para nós aqui também o quanto antes.

Rodrigo 20/12/2021

A obra, publicada em 2019, aborda uma epidemia, em uma pequena cidade universitária da Califórnia, de um vírus que causa sono profundo.

Mais do que um personagem principal, "Os Sonhadores" acompanha a rotina de alguns daqueles que foram afetados pelo vírus, desde estudantes universitários (onde foram diagnosticados os primeiros casos) e professores, profissionais da saúde e voluntários que prestaram auxílio à comunidade da cidade, um pai bastante precavido (quase conspiracionista), dentre outros.

Na minha opinião faltou o foco em uma história principal, tal como Camus desenvolveu em "A Peste". É como se o livro todo tratasse apenas do contexto, da atmosfera da obra.

Mesmo assim é um livro que vale a pena. Seus defeitos se restringem apenas ao que não faz parte da história, isto é, a um protagonista mais ativo que pudesse unir os fragmentos da narrativa. Mas o que está no livro foi muito bem construído. Alguns dos destaques da obra são a abordagem das medidas preventivas (e suas recepções pela comunidade) e dos demais cuidados sanitários adotados, os sentimentos e as reflexões dos personagens e como o vírus afetou a comunidade. Em relação à esses aspectos, é possível perceber a influência de "Ensaio sobre a Cegueira", de Saramago, na escrita da autora.

Yasminy 13/12/2021

Que livro cansativo, tive vontade de desistir várias vezes. A leitura não fui e dá sono. A premissa dele é ótima, a escrita é boa porém a leitura não anda. Fiquei meia hora lendo e no fim só tinha lido algumas páginas.

Thaís 02/11/2021

Um livro... diferente
[A resenha em si começa no segundo parágrafo]

Comecei a lê-lo no início da pandemia quando recebi a caixinha mensal da TAG. Mas, por estar em quarentena, a leitura começou a me fazer mal. Li um resenha esses dias em que a moça considerou a escolha da TAG de mal gosto. E eu concordo. Não é um livro pra se ler durante uma quarentena dada por um vírus. Mas, retomei a leitura em out/2021.

Entitulei o livro como diferente pela temática e pela escrita da autora. Apesar de ler em período de pandemia, gostei da ideia do livro, de ser um vírus que faz as pessoas dormirem e tals. Gostei de como os personagens lideram com a realidade e de como, de fato, tudo ali parecia real; como os problemas reais foram colocados.

Gostei da escrita da autora, a princípio. Mas depois passou a me incomodar a repetição de construções do tipo "estão sempre aqui, essas pessoas". É legal às vezes; mas tá lá no livro todo.

Gostei do fato de haver estórias paralelas. Trouxe perspectivas individuais de um mesmo cenário global. Foi uma boa reflexão.

Consegui me apegar a boa parte dos personagens, o que também é muito bom.

Para finalizar, é uma leitura realmente diferente. Não posso indicar de olhos fechados mas diria para darem uma chance ao livro. Diante das resenhas que já vi dele, não considero que seja tão ruim quanto vi avaliarem. Há uma sensação curiosa de indicar dizendo: leia e me diga aí o que tu acha.

@nomundodalih 12/09/2021

Bom, mas não rolou química não....
A autora trouxe uma proposta interessante, uma espécie de vírus toma conta de uma pequena cidade, fazendo com que as pessoas caiam em um sono profundo, uma espécie de doença jamais vista, nenhum especialista consegue explicar ou deter.

Mas eu me decepcionei com o livro, fui com uma expectativa grande de que ia ser foda, que ia ter várias reviravoltas a respeito do que estava por trás da doença, mas quebrei a cara . A leitura foi um pouco difícil, porque ironicamente, eu sentia muito sono ao ler, ficou tudo muito bagunçado. Teve sim algumas passagens interessantes, mas o que mais me decepcionou foi o fato de ter ficado tudo vago no fim e sem maiores revelações. Em fim, ele não me tocou infelizmente

Evy 06/09/2021

Mediano
A história e legal, tem momentos que e meio confuso porém depois tudo se encaixa novamente, não gostei do final, esperava um pouco mais da história

Catarine Heiter 29/08/2021

A história começa muito bem, atiçando a curiosidade do leitor e trazendo elementos que garantem uma expectativa pelo desenrolar da trama. Porém, no meio, a autora patina em alguns pontos e traz um final acelerado. Poucas coisas são esclarecidas, apesar de 'solucionadas'. Uma pena, pois tinha potencial para ser muito mais.

jhowhaiti 18/08/2021

Imagine uma pandemia diferente...
E aí galera vc já teve um sonho muito louco?

O livro "Os Sonhadores" de Karen Thompson Welker, conta sobre uma doença que faz com que a pessoas durmam e sonhem.

Parece louco pensar que isso pode acontecer, mas aí na história foi um vírus que causou isso em uma cidade toda. Uma cidade vivendo um surto de uma doença, vivendo o isolamento, muito parecido com o que alguns lugares viveram e vivem com a covid-19.

A história do livro é toda romanceada, diferente da realidade, mas ideal para aqueles que estão afim de "sonhar".

Andréa 12/08/2021

Uma pandemia
Covid? Síndrome do sono? Um livro que mostra a realidade de uma pandemia em uma pequena cidade. Vale a pena a leitura

Carla.Cerqueira 04/08/2021

Um suplício ler esse livro.
Quando li que a autora se inspirou em Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, já fiquei com o pé atrás... Aí a história começou e achei que ia ser legal. Mas a maneira como a autora escreve a história da doença acaba se perdendo. Não tem sustentabilidade essa história. Ela tentou questionar o que é sonho e realidade, e acho que pra mim, isso não se sustentou. Livro mais mal avaliado por mim, acredito

aneto1 25/07/2021

Não é taaaao ruim quanto li em algumas resenhas
Poderia ser um livro um pouco menor, mas de certa forma foi uma leitura interessante. O final me broxou um pouco mas né, é um livro único que fala sobre uma epidemia então também não tem como ter um plot twist enorme :)

Fran Belgrowicz 08/07/2021

Incrível! Uma leitura extraordinária. Ao mesmo tempo que relata a vida cotidiana, ressalta como o privilégio de ter uma vida cotidiana é enorme.
Um livro além de fictício. É poético e profundo.

Milena 20/06/2021

Tag
Outro livro da Tag que eu nem imaginava receber. A leitura é fácil e fluida mas uma história estranha.achei sem pé, nem cabeça. Talvez eu não tenha entendido o foco dela, mas não leria novamente..
Mari 20/06/2021minha estante
Esse livro é exatamente isso. Sem pé nem cabeça kkkk