Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Meline 23/04/2020

Mais atual impossível
Apesar de não ser um excelente livro, a escritora previu (livro foi escrito antes da atual pandemia) diversas situações e sentimentos pelos quais estamos passando. Por isso, vale a leitura. Só não consegui me envolver com os personagens, talvez por serem muitos e não haver um aprofundamento quanto a nenhum.

Gisele567 06/05/2020

Os sonhadores
Uma pandemia que causa sono ocorre em uma cidade. Um mistério com personagens muito interessantes. " É assim que a doença se alastra melhor: percorrendo os mesmos canais que o carinho, a amizade e o amor" pg156 Alguém identificou alguma semelhança com a pandemia na qual vivemos??

Thais645 11/04/2020

"É assim que a doença se alastra melhor: percorrendo os mesmos canais que o carinho, a amizade e o amor."
Vou deixar claro que tive sentimentos conturbados sobre esse livro, por isso serei um pouco breve.

Ele fala sobre uma epidemia que chega em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Um dos sintomas da doença é o sono, fazendo a pessoa dormir por um período muito grande de tempo, podendo a vir morrer. Pois bem, é isso que o livro me deu. Sono. E uma incrível vontade de dormir pro resto de minha vida. Não dava explicações sobre quase nada e, quando falava algo, era extremamente breve. Achei os personagens extremamente mal desenvolvidos e sem carisma, não consegui me apegar por absolutamente nenhuma pessoa do livro. O final eu achei bem simplório, corrido, como se a autora precisasse finalizar logo e não se importasse em fechar as diversas lacunas. Fiquei com a sensação de terminar a leitura com mais perguntas do que respostas. Pode ser que seja apenas porque estou desacostumada com ficção científica? Pode. Mas ainda não curti muito não. Mas deu pra passar o tempo, eu acredito.

Podemos até fazer um paralelo com o que estamos vivendo agora, a pandemia, mas eu achei bem diferente. Claro, em alguns capítulos, a autora parecia descrever exatamente o que está acontecendo agora no mundo, mas isso é só a lógica agindo. Mas essa é só a minha opinião.

stelasxs 03/05/2020

Cuidado: perigo de pegar no sono!
A sinopse do livro é interessante, nos faz querer ler. Aí que o erro começa.

O livro é muito ruim, muitos personagens e a grande maioria é inútil: não acrescentam em nada na história e no enredo. A escritora não conseguiu prender minha atenção. Se alguém aqui souber qual foi o papel para a personagem Catherine para o andamento da história, me conte. Fiquei curiosa, porque pra mim estava ali como figurante (como muitos outros personagens).
Emanoela.Silva 06/05/2020minha estante
Finalmente mais alguém que pensa isso! Estou na metade do livro, mas já li uns 10 capítulos sobre a Catherine e ainda estou ?????? Personagem desnecessária. Pra mim a pior parte desse livro é justamente ficar mudando tanto o ponto de vista da história (a cada duas ou três páginas muda) e as histórias ficarem perdidas e desconexas

stelasxs 07/05/2020minha estante
Quando eu estava lendo e vi o papel dela (vulgo profissão) achei que ela seria protagonista. Tolice minha! Aliás, acredito que foram tantos personagens que não deu o papel ideal para nenhuma deles. Muito triste, já que poderia fazer a diferença entre um livro péssimo e um muito bom.

João 31/07/2020

Uma história que tem como tema uma pandemia em uma cidade que entra em quarentena, enredo um pouco arrastado.
Por mais que não era o foco do livro gostaria que tivesse dado mais atenção ao mundo dos sonhos, gostei desse ar de misto de ciência e místico que a autora deixou no fim do livro.

Tiemy.Tizura 11/08/2020

Estava ansiosa para receber o livro através da Tag, pela coincidência de retratar o cenário de uma epidemia durante o período que estamos atravessando.
Mas confesso ter terminado a leitura de forma arrastada.
Achei os personagens pouco aproveitados e a historia rasa.

Pry Salomão | @leitoraredglasses 11/06/2020

Um livro impactante para o atual momento
Esse livro li em plena época de quarentena/ covid19.
Se essa leitura fosse em uma época diferente acredito que não teria me impactado tanto, um livro que fala sobre uma nova pandemia, um vírus completamente desconhecido que se espalha pela pequena cidade de Santa Lora, Califórnia.
A narrativa é contada pela perspectiva de um narrador que nos trás alguns diferentes personagens principais: Mei e Mathew, Rebecca, Sara e Libby e o casal com sua filha bebê Ben, Annie e Grace.
Esse vírus faz com que as pessoas simplesmente durmam, um sono com diversos sonhos, uma alta atividade cerebral.
Ler esse livro foi como viver uma realidade em muitos momentos, pelo fato de estar de fato vivendo um momento de pandemia. E em muitas paginas fiquei me perguntando e se de fato isso acontecer conosco?

É uma leitura hipnotizante, te prende e te faz pensar diversas coisas.

Letícia 17/05/2020

O medo é um ato da imaginação
Uma pacata cidade nos Estados Unidos é transformada por uma misteriosa doença. Seus habitantes caem aos poucos em um sono profundo, perpétuo, e os que continuam despertos precisam aprender a seguir com a vida e a sobreviver - sem saber se irão acordar no dia seguinte.

Citações:

"Todo momento banal contém uma potencial calamidade, e é impossível saber quando uma delas vai acontecer."

"Como a doença às vezes expõe o que de outra maneira está oculto. Com que desleixo a doença revela o eu privado de uma pessoa".

"Nem sempre é possível distinguir razão de esperança".

"O medo é um ato da imaginação".

"É fácil confundir um desejo com um fato, uma esperança com uma mentira, um mundo melhor com aquele que existe de verdade".

"É difícil lembrar, no escuro, que toda preocupação é ainda mais preocupante no meio da noite".

Alcio 06/06/2020

Sonhos
Uma misteriosa doença alastra-se em uma pequena cidade, afetando a vida dos moradores e chamando a atenção do país. Este cenário deixará marcas profundas nos habitantes de Santa Lora, tornando quase imperceptíveis os limites que separam a consciência e os sonhos.

Ana 26/04/2020

3/5 - Os sonhadores
O livro de Abril da TAG apresenta uma temática extremamente atual: Pandemia.
Para alguns leitores acredito que devido ao momento pelo qual estamos passando, a história possa ser um pouco pertubadora.

Achei a leitura interessante, não exite um grande aprofundamento nos personagens visto que, cada capítulo é contado por um persongem diferente. Contudo, em alguns momentos me vi torcendo por alguns personagens e com raiva de outros.

Gostei muito da escrita da autora, principalmente na maneira como ela representa o passar do tempo durante a história.

Em resumo, a leitura foi tranquila, o enredo é bom, os personagens são ok mas, o final poderia ser melhor. Devido a todos esses pontos considero o livro 3 estrelas.

Caroline.Queiroz 02/10/2020

Me viciou
Fiquei completamente apegada a esse livro até termina lo.
Na vida real em meio da pandemia por conta do covid-19...
Foi, deu pra se identificar MT com a história do livro.

Erika 19/04/2020

Eu que dormi...
A autora já começa a narrativa com uma citação do livro "ensaio sobre a cegueira" de José Saramago, que aliás acabei de ler também. Fiquei me perguntando se a autora se baseou nessa obra.
Numa cidadezinha , em um campus acontece o primeiro caso da doença do sono . Uma estudante é encontrada dormindo por muito tempo, vai para o hospital e morre. Depois outros estudantes são acometidos pela mesma condição,especialistas começam a investigar e descobrem ser contagioso. A cidade entra em estágio de alerta, quarentena deve ser feita, pessoas ficam apavoradas. Tem todos os eventos de uma pandemia. Tipo a que estamos vivendo.
Mas faltou alguma coisa. Muitos personagens. Cada um em um lugar, sem nenhuma conexão entre eles. A parte da doença fica vaga. Ninguém sabe de onde surgiu, nem o que é. É uma coisa esquisita. Outra coisa chata: todo mundo que fica doente e dorme começa a sonhar. A autora dá asas a esses devaneios tornando tudo muito entediante.
É sério, eu dormi.
O livro não é se todo ruim maaasss...
É uma leitura dispensável.

Ni 27/08/2020

A história toda é dem graça.
Muito semelhante a pandemia que vivemos hoje, mas há muitos personagens descritos e achei um pouco enrolado. Além de não gostar da forma como o livro foi escrito em algumas partes, repetindo a mesma i formação já dita na linha anterior.

Kelly.Martins 19/05/2020

Eita sono
Consegui viver a história, me senti uma das personagens, por vezes adormecia lendo o livro. Kkk
Senti a leitura arrastada, com um pouco de enrolação. Não me prendeu muito.

Rosana Miyata 16/04/2020

Era uma história que tinha tudo para se ótima, o tema é interessante e muito atual com a pandemia que estamos vivendo, pois também aborda um vírus desconhecido que atinge uma cidade. Porém, achei que a escritora perdeu o foco, tentou discorrer sobre várias famílias e ficou tudo muito superficial.