Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

stelasxs 03/05/2020

Cuidado: perigo de pegar no sono!
A sinopse do livro é interessante, nos faz querer ler. Aí que o erro começa.

O livro é muito ruim, muitos personagens e a grande maioria é inútil: não acrescentam em nada na história e no enredo. A escritora não conseguiu prender minha atenção. Se alguém aqui souber qual foi o papel para a personagem Catherine para o andamento da história, me conte. Fiquei curiosa, porque pra mim estava ali como figurante (como muitos outros personagens).
Emanoela.Silva 06/05/2020minha estante
Finalmente mais alguém que pensa isso! Estou na metade do livro, mas já li uns 10 capítulos sobre a Catherine e ainda estou ?????? Personagem desnecessária. Pra mim a pior parte desse livro é justamente ficar mudando tanto o ponto de vista da história (a cada duas ou três páginas muda) e as histórias ficarem perdidas e desconexas

stelasxs 07/05/2020minha estante
Quando eu estava lendo e vi o papel dela (vulgo profissão) achei que ela seria protagonista. Tolice minha! Aliás, acredito que foram tantos personagens que não deu o papel ideal para nenhuma deles. Muito triste, já que poderia fazer a diferença entre um livro péssimo e um muito bom.

Andrea 14/04/2021

Uma ficção próxima da realidade
Tenho o hábito de comprar os livros e quando os pegos para ler, não leio nem sinopse nem orelha, então imaginei pelo título que Os Sonhadores se tratava de pessoas que, ou corriam atrás de seus objetivos, ou passavam a vida vivendo apenas de sua imaginação. Que grande engano.

O livro publicado em 2019 pela escritora norte-americana Karen Thompson Walker parece ser uma prévia do que aconteceria no mundo em 2020, só que em uma escala menor.

Em Santa Lora, uma pequena cidade da Califórnia, uma universitária, após uma noite de festa, não acorda mais. Os médicos são chamados e ela é levada para o hospital para descobrirem o motivo pelo qual ela não sai deste sono profundo.

Os dias passam e novos casos são identificados entre universitários que habitam no mesmo andar, a universidade é evacuada e os outros moradores do andar colocados em isolamento. Mas o desconhecimento sobre o que aconteceu e a fuga dos confinados espalham o vírus do sono por toda a cidade.

Está tudo nas páginas, o vírus aumentando o número de vítima exponencialmente, o uso de máscara para evitar pega-lo pelo ar, a limpeza das mãos, o distanciamento de dois metros, a compra desenfreada por comida, o desespero de não poder chegar próximo as pessoas que amam, o fechamento de uma fronteira regional, a culpa por ter infectado alguém sem saber.

Então sim, a impressão que se tem é que o livro está narrando o que estamos vivendo, basta trocar o nome de vírus do sono por Covid. Pois nas páginas estão os cuidados, os negacionistas, os que infectam os outros, a morte de inocentes, a dor da perda, a alegria da cura.

Qual seria a minha opinião sobre essa leitura se não houvesse a Covid? Nunca vou saber. Minha única certeza é que os personagens não foram mais os mesmos quando o vírus enfim parou de se alastrar, assim como nós não seremos.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/04/os-sonhadores.html?m=1

Érica 01/05/2020

Merecia um final maior ??
Gostei da escrita, mas acho que o final deveria ser melhor explorado e desenvolvido. A história, se assemelha muito a realidade que estamos vivendo, onde muitos personagens me lembraram alguns vizinhos e amigos (rsrsrs).
Recomendo a leitura pela comparação com a nossa realidade, mas o final deixou a desejar.

Rosana Miyata 16/04/2020

Era uma história que tinha tudo para se ótima, o tema é interessante e muito atual com a pandemia que estamos vivendo, pois também aborda um vírus desconhecido que atinge uma cidade. Porém, achei que a escritora perdeu o foco, tentou discorrer sobre várias famílias e ficou tudo muito superficial.

Dimitrya 02/02/2021

O tema se faz interessante dado o momento de pandemia que estamos passando. O ritmo de leitura é um tanto acelerado, pela forma da escrita, o que por vezes acaba se tornando um pouco confuso.

Karol 29/12/2020

Tinha tudo pra ser ótimo...
...mas na minha humilde opinião não foi, uma ótima ideia a ser executada porém não foi isso que eu notei durante a leitura, pra mim foi bem arrastada, por diversas vezes pensei em abandonar, no entanto eu estava curiosa para o desfecho e tive mais decepções, muitas perguntas sem respostas principalmente sobre a doença, enfim, não indicaria esse livro.

Meline 23/04/2020

Mais atual impossível
Apesar de não ser um excelente livro, a escritora previu (livro foi escrito antes da atual pandemia) diversas situações e sentimentos pelos quais estamos passando. Por isso, vale a leitura. Só não consegui me envolver com os personagens, talvez por serem muitos e não haver um aprofundamento quanto a nenhum.

Bru 16/11/2020

Eu achei a leitura arrastada. Em muitos momentos eu quis abandoná-lo.

Tiemy.Tizura 11/08/2020

Estava ansiosa para receber o livro através da Tag, pela coincidência de retratar o cenário de uma epidemia durante o período que estamos atravessando.
Mas confesso ter terminado a leitura de forma arrastada.
Achei os personagens pouco aproveitados e a historia rasa.

jessyhehe 29/05/2020

Comecei a ler com muita empolgação, pois esse é um tipo de tema que gosto muito de mergulhar. No entanto, eu achei a escrita muito arrastada, tinha capítulos que não tinha relação nenhuma com o enredo do livro e vários personagens que no final , a maioria, não foram importantes para a história.
Mas, dei 3 estrelas porque foi um livro com uma temática muito boa . Quem for ler, não fique com muita expectativa como fiquei, pq senão a decepção será grande.

Bru 26/07/2020

Faltou desenvolvimento dos personagens
O livro conta sobre uma doença desconhecida que fazem as pessoas dormirem e que tomou conta da cidade de Santa Lora, uma situação parecida com a que estamos vivendo com o Coronavirus, com os médicos sem saber ao certo como tratar dos pacientes para que eles se recuperem.
Com o desenrolar da história, a autora foi criando muitos personagens sem qualquer ligação entre eles e acabou não conseguindo desenvolve-los, o que resultou em vários trechos da história vazios e sem sentido.
O que fortaleceu mais ainda essa minha sensação, foi quando o livro estava do meio para o final e ela começou adoecendo vários desses personagens, justamente por não saber o quê fazer com eles.
Tirando essas lacunas, a história é muito interessante, nos faz refletir sobre como interpretamos e reagimos aos acontecimentos da vida.

Monique355 19/10/2020

Não é meu livro favorito enviado pela TAG, mas ao contrário do que muita gente avaliou, não achei ele ruim. Se trata de uma distopia bem interessante e que levanta algumas questões relevantes também. Pelo momento que estávamos vivendo enquanto sociedade quando eu li esse livro, foi um pouco angustiante pra mim, mas nada que comprometesse tanto assim a leitura. Senti falta de uma exploração melhor de alguns personagens, acredito que se tivessem sido melhor construídos o livro teria ficado mais completo.

Kelly.Martins 19/05/2020

Eita sono
Consegui viver a história, me senti uma das personagens, por vezes adormecia lendo o livro. Kkk
Senti a leitura arrastada, com um pouco de enrolação. Não me prendeu muito.

Letícia 17/05/2020

O medo é um ato da imaginação
Uma pacata cidade nos Estados Unidos é transformada por uma misteriosa doença. Seus habitantes caem aos poucos em um sono profundo, perpétuo, e os que continuam despertos precisam aprender a seguir com a vida e a sobreviver - sem saber se irão acordar no dia seguinte.

Citações:

"Todo momento banal contém uma potencial calamidade, e é impossível saber quando uma delas vai acontecer."

"Como a doença às vezes expõe o que de outra maneira está oculto. Com que desleixo a doença revela o eu privado de uma pessoa".

"Nem sempre é possível distinguir razão de esperança".

"O medo é um ato da imaginação".

"É fácil confundir um desejo com um fato, uma esperança com uma mentira, um mundo melhor com aquele que existe de verdade".

"É difícil lembrar, no escuro, que toda preocupação é ainda mais preocupante no meio da noite".

Gabinas 03/05/2020

Uma boa leitura para quarentena
Gostei bastante do livro, talvez pelo contexto do momento em que li. Gostei do final em particular, o desfecho de cada história, a sensação de que por mais que tudo ?volte ao normal?, não passamos ilesos de nenhuma experiência da vida humana. A narrativa leve e concisa da autora também me agradou bastante.