O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Felipe Sampaio 08/02/2021

Resenha: O Homem Que Calculava, Malba Tahan
Achei muito criativa a forma de envolver a matemática, os cálculos e o raciocínio lógico numa história que realmente foi interessante. Por vezes me peguei tentando resolver os problemas e isso é um convite e tanto para o leitor participar da história. Me parece um tentativa muito feliz de inclusão da matemática, principalmente se levarmos em conta as dificuldades do tema baseado na visão carrasca de que muitos possuem dela.
Uma coisa que não curti muito foi que os títulos dos capítulos remetem a um resumo do que eles vão tratar e sempre me dava a impressão de que se tratavam de spoilers do mesmo, mas não é bem assim.
Vale muito a pena ler esse livro.

João Vitor 06/02/2021

Matematicamente mágico ??
Um dos melhores livros que li durante minha adolescência. Mesmo depois de tanto tempo, ainda lembro das cenas que eu reproduzia mentalmente ao lê-lo ?

Heloisa.Herrera 01/02/2021

Não gosta de matemática? Esse é livro!!!
Li quando jovem (adolescente) e nunca mais esqueci as lições do livro.
A matemática é tratada de uma forma fluida, divertida e dinâmica!
Vale muito a pena

Antonio.Alvaro 26/01/2021

Malba Tahan é o pseudônimo do escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, onde escreve histórias sobre incríveis do oriente. Em "O homem que calculava" traz várias histórias sobre um calculista Beremiz Samir, que demonstra grande habilidade diante de problemas aparentemente sem ou de difícil solução.

Bruno.Rafael 25/01/2021

A matemática pode ser muito interessante!
Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza é o autor dessa obra que conta a história do Homem que calculava, o persa Beremiz Samir. O narrador é o companheiro de viagem do calculista, que nos relata a grande habilidade de Beremiz com cálculos e problemas matemáticos em geral. O enredo não é a de uma história de grandes aventuras e emoções, mas, de uma história para o leitor se aproximar e se envolver com a matemática, onde o autor vai mostrar e reafirmar várias vezes que o mundo dos números pode ser espetacular.

Pensei, inicialmente, que leria o livro com uma calculadora do lado para entender os cálculos descritos nas páginas, mas não foi preciso em momento algum, pois a resolução das mais intrincadas charadas e problemas foi sempre solucionada da forma mais simples pelo nosso calculista, de forma que qualquer leitor com conhecimentos básicos de cálculo pudesse entender. E ainda tinha em alguns problemas, figuras para auxiliar no entendimento do cálculo, fora os apêndices e materiais extras na edição que traz as explicações e resoluções em linguagem matemática para maior aprofundamento dos casos.

Este é um livro de entretenimento, mas antes disso, de divulgação da matemática. O livro no todo é uma brilhante argumentação da defesa do ensino da matemática e nos mostra como ela está por todos os lados e sempre presente nas nossas vidas. Júlio César deveria se orgulhar muito da profissão dele e queria, através de suas palavras, compartilhar o amor que ele sentia pela matemática. É isso que nos revela esse livro: que a matemática pode ser mais que interessante, pode ser apaixonante! E por esse esforço grandioso de nos passar o entendimento e conhecimento matemático de forma simples, objetiva e efetiva, de nos deixar encantados pelos números, é que esse livro merece uma grande nota.

Luiz.Felipe 30/12/2020

Uma obra extraordinária da literatura matemática com intuito de transformar a mentalidade de inúmeros leitores.

Jana 02/12/2020

Bem didático!
Adoro a linguagem rebuscada e cheia de adjetivos! Livro pra conhecer mesmo as curiosidades da matemática, pq não tem uma história pros personagens...

Anne 01/12/2020

Me trouxe mudanças!
Eu gostei muito do livro, ele me ajudou muito com minhas questões de como eu via a matemática e com isso não me interessava nela, não é difícil de entender e eu particularmente achei bem divertido.

Hel 21/11/2020

deveria ter lido quando jovem
a melhor parte é ficar imaginando qual foi a loucurinha que passou pela cabeça do professor Júlio César para virar Malba Tahan.

Luciana 31/10/2020

Ótimo livro
Pra quem gosta ou não de matemática. Matemática incluída numa leitura descontraída. Matemática e raciocínio lógico explicados sem fórmulas complicadas.

Vinnylit 20/10/2020

Aaah, a matemática!
O livro conta as proezas matemáticas de Beremiz Samir, o homem que calculava, na movimentada Bagdá, resolvendo problemas envolvendo joias, camelos, troco e qual é a metad. da prisão perpétua.

Eu adorei esse livro, principalmente porque amo matemática. E a forma de Beremiz resolver tudo e explicar é muito legal.
Perfeito para os apaixonados por matemática.

Carol 12/10/2020

Li "o homem que calculava" para um trabalho escolar, mas foi impossível não me apaixonar pela cultura e forma de escrita.
De uma forma simples e sem muitos segredos, os personagens se deparam e resolvem vários problemas matemáticos para continuar sua jornada a Bagdá.
Recomendo não apenas aos amantes dos números, como eu, mas a todos que se interessam pela cultura muçulmana.

Liliane.Valentim 29/08/2020

Nunca achei que ia gostar tanto de matemática!!!!
Que livro magnífico!!!! Muita cultura, citações, muito cálculo e contos incríveis. Beremiz Samir é inesquecível!!

Tama 19/08/2020

Linda abordagem da matemática, privilegiando o Cálculo como ferramenta, e não como ciência eminentemente abstrata.
Leitura fundamental para crianças, sobretudo nos anos de educação básica.