O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Liliane.Valentim 29/08/2020

Nunca achei que ia gostar tanto de matemática!!!!
Que livro magnífico!!!! Muita cultura, citações, muito cálculo e contos incríveis. Beremiz Samir é inesquecível!!

Tama 19/08/2020

Linda abordagem da matemática, privilegiando o Cálculo como ferramenta, e não como ciência eminentemente abstrata.
Leitura fundamental para crianças, sobretudo nos anos de educação básica.

Ayrton.Silva 06/08/2020

Adorei o livro, muito legal parar ajudar a compreender a importância da matemática nas nossas vidas.

Neto 01/08/2020

Um mergulho na cultura Arábica
O homem que calculava é fantástico, nos faz enxergar a fascinante beleza da matemática, em como ela consegue impressionar de vários modos. Uma história linda no qual poderemos aprender muita coisa sobre a cultura Arábica (que antes deste livro eu não tinha o menor interesse), a forma como ele escreve é muito envolvente, causa curiosidade, o que faz com que o livro de 300pg. seja terminado tão rapidamente que mal percebemos.

kecso 30/07/2020

Pra quem ama matemática
Esse é um livro pra quem ama matemática e gosta de suas curiosidades. Os problemas que Beremiz resolve são fascinantes e podem ser dados em sala de aula também

Diogo 22/07/2020

Matemática encantadora
Uma leitura interessante para quem gosta de desafios matemáticos. O livro traz uma estória envolvente com problemas matemáticos intrigantes e soluções criativas. Vale a pena a leitura.

Gustavo.leão.3D2Y 17/07/2020

Um grande calculista
Um Homem Que Calculava é uma história realmente impressionante. O livro começa com os problemas mais "fáceis" por assim dize, que já começam te impressiona, até os mais complexos onde requer uma atenção a mais.
O livro ganha pontos conosco por nos disponibilizar um glossário ( no final do livro) para consutarmos as contas feitas pelo calculista, nos ajudando a entender mais essa coisa mais complexa que é a ma usados na época e no lugar afinal temos cultura totalmente diferente de outros continentes.
O livro tem um foco maior a matemática, mas também nos apresenta a cultura mulçumana que é bem interessante pois foge desse "clichê" de se passar tudo nos Estados Unidos ou coisa do tipo.
A leitura de O Homem Que Calculava foi bem interessante e eu pretendo relê-lo mas diferente da primeira vez com um papel e caneta na mão

Grazi 13/07/2020

Vamos fazer as pazes com a matemática???
Um livro como esse com certeza deveria fazer parte do cotidiano e currículo escolar: o que Malba Tahan (pseudônimo do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza) expressa em tal obra não é simplesmente uma narrativa de aventuras mas sim um conjunto de conhecimentos históricos e culturais instigantes com doses lindas de espiritualidade. A literatura é a melhor maneira de se despertar o amor e a curiosidade pelo estudo, ciência e arte, e talvez seja isso o que tanto tem faltado na nossa educação brasileira.

O jovem Bagdali Hank Tade-Maiá, em suas andanças, avistou uma estranha figura sentada numa pedra gritando números enormes e extraordinários. Essa figura era Beremiz Samir, um jovem de origem simples que encantou Hank com sua exímia habilidade em lidar com a matemática. O jovem convida Beremiz a ir com ele à Bagdá, onde suas virtudes irão ser valorizadas.
Ao longo desse percurso Hank e Beremiz encontram várias pessoas e personalidades como Cheiques, poetas, vizires e califas que precisam resolver problemas matemáticos quase que insolúveis. Beremiz, sempre muito simpático e disposto a ajudar sem querer nada em troca, conquista todos a sua volta inclusive do famoso Cheique Iezid, que pede ao calculista para ensinar os princípios da matemática a sua filha Telassim.
O decorrer da história é cheio de curiosidades como a origem dos algarismos numéricos, a invenção da prova dos noves e, o que eu mais gostei, a origem do jogo de Xadrez que, segundo ele, se dera quando um jovem brâmane construiu um tabuleiro com várias peças para tirar do remorso e depressão seu Soberano, o rei Iadava, que havia perdido seu filho numa batalha sangrenta. O rei, curioso, logo se interessou e não cansava de jogar e interrogar as inteligentes regras do jogo.
Tem também a história da linda Lilavati, filha do famigerado matemático Bhaskara.
Enfim, não tem como não parar a leitura para tentar resolver os diversos problemas que estão expostos. É um livro muito divertido e cheio de ilustrações. Vale muito a pena!
. .
“O que procura instruir-se é mais amado de Deus que aquele que combate numa guerra santa. ”

GuiCalvin 22/06/2020

Introduzindo a matemática
O livro faz um despertar matemático através das resoluções feitas pela personagem principal do livro. Mostrando como a matemática pode ser bem usada no dia a dia e como ela é fantástica. Porém, a historia fica arrastada no meio da narrativa e acaba ficando um pouco chata e impedindo de ler em apenas um dia, mas sim separando em partes.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 11/06/2020

Lembranças nostalgicas
Esse livro me traz boas memórias. Li em minha adolescência e lembro-me de ter me divertido bastante, de ter devorado em poucas horas.

Yasmin 04/06/2020

O livro conta de maneira bem fácil vários problemas matemáticos práticos que vão sendo apresentados durante a história de vida do homem que calculava. A leitura é fluida e interessante com capítulos curtos. Não espere uma narrativa robusta e construção de personagens intensa. A história é contada como uma rede apenas para segurar a real intenção que é a explicação dos dilemas matemáticos. Recomendo a leitura, pois as reflexões e soluções são muito interessantes mesmo para quem não gosta de matemática e cálculos.

Thais Campos 30/05/2020

Vale a leitura
Li o homem que calculava pela 2° vez, acho fascinante, o livro não é baseado em um fato real, porém o autor usou vários fatos reais para se inspirar para, é um romance, mas não tem nada de meloso, conta a história de um homem muito humilde e inteligente que viveu a séculos atrás, era um sábio fazia cálculos fantásticos que hoje em dia não conseguimos calcular sem calculadora, é interessante e vale a leitura.

Mariana 27/05/2020

Lógica não lógica.
É um livro bem legal, apresenta muitas coisas bastante interessantes sobre matemática e como ela funciona. Por exemplo, mesmo que a matemática dele é
aplicada, mas não é tanto quanto a prova do ENEM (que tem uma matemática tão longe do que é na graduação, que vejo boa parte dos meus colegas frustrados em aulas de introdução a matemática).
Dito isso, eu gostei muito da forma como ele mostra como a matemática pode ser algo intrigante e desafiador, como a história da matéria e as formas de resolver problemas variados são atrativas e interessantes, não só decorar fórmula e tentar aplicar, afinal, matemática é a expressão da lógica, mas lógica não é uma coisa tão óbvia quanto espalham por aí.
Sobre a escrita em si, me atrasou um bocado o tom infantil moralizante dela, além da forma como eles mistificam o calculista (se bem que pessoa que consegue fazer contas de cabeça realmente é alguém para se mistificar). Além disso, como um texto de apresentação de ideias, a história não cresce muito, cada capítulo pode ser lido como um mini-conto sobre problemas matemáticos interessantes, inclusive queria muito ver esse livro como hq ou uma animação infantil. Imagino que, como é feito em Cyberchase, ele conseguiria mostrar como a matemática pode ser interessante (mesmo que não tão útil, devemos assumir) e escapa, facilmente, daqueles problemas vistos no ensino médio.

André 20/05/2020

Maravilhoso!
A jornada do protagonista e seu companheiro é repleta de "enigmas matemáticos", cada um mais interessante que o outro, e após cada resolução eu ficava maravilhado em como é incrível a matemática!!
Aos amantes e não amantes desta ciência, recomendo muito!!