Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

underlou 05/04/2021

Eu amo o texto criativo de Dante. Ainda assim, é a segunda vez que leio a obra e continuo tendo dificuldades para entender algumas passagens pois o autor faz muitas incursões históricas e apela para figuras mitológicas que por vezes precisam ser acessadas à parte. Por outro lado, o roteiro em que ele se "vinga" dos desafetos colocando-os no inferno é só um elemento coadjuvante de uma narrativa que é bem mais complexa que isso, dado que há toda uma divisão por círculos e uma precisão na própria divisão dos cantos. Se a Comédia de Dante ganhou posteriormente a alcunha de divina é porque se trata de algo realmente divino.
Cosmonauta 29/08/2021minha estante
Li duas traduções do Inferno, uma das quais contém em suas notas explicativas, menções a outras traduções; o que percebi a partir disso é que mesmo para estes estudiosos, a obra é difícil. Se há um livro para o qual são necessárias explicações adicionais ao texto, este é a Divina Comédia.

João Vitor 25/10/2021minha estante
Relaxa, ninguém entendeu

Susan.Appilt 15/09/2020

O Inferno de Dante
Esse livro foi uma grata surpresa! Comecei a leitura sem entender quase nada, pois como é um poema épico demorei até captar bem a estética dele e me concentrar na narrativa, que é bem difícil e por vezes foi necessário reler várias vezes os cantos para compreender o que estava acontecendo.
Depois de me acostumar à escrita, fiz questão de ler mais devagar e saborear os versos, pois Dante Alighieri escreveu tudo com tamanha simetria e perfeição que seria um pecado não fazer todo o possível para aprender com o livro.
A história é fascinante! A complexidade dos nove círculos do Inferno, as alegorias utilizadas, os castigos eternos que chocam da Justiça Divina, os detalhes e os diálogos são surpreendentes.
Foi uma leitura difícil, mas muito gratificante!

"Aquele que a existência assim consuma,
Tal vestígio de si deixa na terra,
Como o fumo no ar e na água a espuma."
Erick Simões 07/01/2021minha estante
Tive a mesma sensação no início

omogui 19/03/2021minha estante
Ainda não me adaptei, mas vou insistir nessa leitura

sharacrstn 14/08/2021

Não é meu tipo de leitura e é um clássico daqueles cheios de termos ou expressões que não se usam desde séculos atrás, mas é bastante criativo e tem uma visão bem ousada sobre moralidade e costumes pra época. O Dante é bem fofoqueirinho viu e gosta de dar umas alfinetadas sempre que pode.
Além disso, gostei mt da parte que misturou mitologia greco-romana e acontecimentos históricos.
Beatriz 14/08/2021minha estante
essa edição é boa ??

sharacrstn 15/08/2021minha estante
é sim, a tradução é ótima e tem notas de rodapé que ajudam mt a entender

Patrícia Brito 02/02/2022

Inferno - Divina Comédia
É um livro de difícil dissolução e entendimento. Acredito, que como toda obra poética épica, exige de nós uma alta concentração e vontade de compreender as melodias de Dante.

Mesmo com a dificuldade que enfrentamos ao lê-lo, esse livro possuí um grande peso em nossa vida intelectual, e é um privilégio poder ler essa obra.

Li pelo Kindle, isso ajudou bastante por ter fácil acesso as notas e ao dicionário para consultas. No YouTube, tem uma narração maravilhosa em audiobook, com perfeita dicção desta obra. No canal "Desassossego Sonoro". Nesse final do livro, usei esse áudio como apoio em uma leitura dinâmica, isso ajudou muito! Pretendo ler as outras partes da Divina Comédia usando esse apoio.
Cosmonauta 05/02/2022minha estante
Acho que é por causa da tradução.

Patrícia Brito 06/02/2022minha estante
Creio que seja isso.

Melancia 26/05/2024

Tudo culpa do Hozier
Sempre quis ler a divina comédia e depois do álbum do Hozier, finalmente tomei coragem.
E posso dizer que nunca me diverti tanto lendo um livro, mesmo com a linguagem difícil, eu ria, grifava, via vídeo na Internet, ouvia as músicas do álbum e transformava meu livro em um Carnaval.
A escrita do Dante é cômica, levemente preconceituosa, mas embasada. O homi sabia muito e era muito criativo.
Quanto eu crescer vou ser que nem ele e botar todos os meus inimigos no inferno.
Melancia 26/05/2024minha estante
Ps: só não ganhou 5/5 pois o oitavo círculo foi um porre

Jessica1248 11/02/2021

A Divina Comédia - Inferno (Poesia e Prosa)
Como toda obra épica é um tanto difícil de se entender no começo. A métrica da poesia e a tradução antiga dificulta muito também, mas nada que alguns textos explicativos sobre o estilo de escrita não ajude. Depois de se acostumar com o jeito do texto, a leitura flui muito bem. É muito interessante ver como a visão religiosa da época de Dante fazia muitas analogias com crenças de diversos outros povos que foram absorvidos ao longo da história Romana. Como muitos dizem, o Inferno é a mais poética e mais bem escrita entre as três partes da Divina Comédia Dantesca. Para aqueles que gostariam de conhecer a obra de Dante mais não se familiarizam com o estilo em versos do texto, as versões da Divina Comédia em prosa (narrativas) são bem ricas também.

site: https://www.skoob.com.br/livro/129987ED429513
Kau 15/02/2021minha estante
Estou começando a ler agora e estou sentindo alguma dificuldade, então vim nas resenhas e vi que não sou só eu e que melhora com o tempo. Agora estou mais motivada a continuar.

Pedro 19/02/2023

Finalmente terminei esse livro. Ler ele foi um pouquinho cansativo, mas valeu muito apena. Bom demais!!
Ramiro.ag 19/02/2023minha estante
Tô adiando a leitura dele por esse motivo, mas acho que vai valer a pena

vanessaxclementino 18/03/2021

Dante
o que se esperar dos escritos de Dante afina? classico que a tempos esperava poder ler
Hong Zhuang 18/03/2021minha estante
Você n gostou?

Kau 03/03/2021

Não é morto; sentença não o condena...
A leitura foi muito difícil no início por vários motivos. Eu não estou acostumada à leituras de versos (na verdade, poemas e cânticos não me atraem); e o texto utiliza uma linguagem muito rebuscada e complexa, sendo necessário procurar o significado de diversas palavras desconhecidas. Porém, no decorrer do tempo, a leitura foi ficando mais fácil.
O texto prendeu minha atenção, e me deixou ansiosa para ver qual cenário iria vir a seguir, o que colaborou muito para esse livro não ser abandonado na estante. Outro motivo que não me deixou abandonar foi o fato de ser um dos maiores clássico da literatura, e toda a fama que o precede. Todavia, se o conteúdo não tivesse me agradado teria deixado de lado imediatamente. Então, é um livro que vale a pena ser lido, e vale a pena o esforço pra tentar entender essa jornada em busca da ?experiência plena? de Dante.
Felipe 03/03/2021minha estante
A leitura é realmente bem puxadinha mas, como você falou, a gente pega o ritmo e aí vai fluindo melhor. A Divina Comédia toda é uma obra que tem muito a dizer. Vale muito a pena!

Nytro 07/02/2022

Uma Viagem Longa e Detalhada
A primeira parte da aclamada Divina Comédia possui tudo que você pode imaginar. Há diversas passagens históricas que são necessitam de um auxílio do Google para que possamos entender, porém, vale a pena ficar um pouco mais de tempo para (ao menos tentar) compreender o que se passava na mente de Dante.
Obviamente é impossível ter uma avaliação precisa lendo de primeira, ainda mais com um certo hiato de leitura que tive.
Mesmo assim, é incrível, em geral. Possui uma locução única, as passagens históricas que já falei nos dão outra visão do mundo e dos personagens históricos citados no decorrer da jornada.
Pode não parecer, mas é muito possível se prender à jornada e ler 5/6 cantos tranquilamente.
Dante possuía uma visão do mundo (e principalmente das pessoas) totalmente fora do padrão da época, esse dentre outros motivos, pode ter sido o principal motivo para seu reconhecimento a nivel mundial séculos depois.
Enfim, todos deveriam ler a obra, parece chato se prender numa leitura de cantos, mas com o foco correto é possível desfrutar de uma verdadeira viagem ao Inferno acompanhado de grandes poetas da humanidade.
Nytro 07/02/2022minha estante
Que necessitam** não vou excluir não, mó textão

Paula1168 18/08/2022

Finalmente terminei!
Sempre achei que seria uma leitura densa, e tava certa. Chega até a ser simpático quando aparecem personagens de mitologias que a gente já conhece, parece familiar. O inferno não me causou medo não. E no fim das contas, acho que eu pertenço a todos os círculos.
FlaviosParanhos 25/08/2022minha estante
Eu também pensei que pertencia a todos os círculos kkkkk

Mi Rubin 10/01/2023

Mesmo a versão adaptada foi puxada pra ler, mas isso não quer dizer que a leitura é ruim.

É um mundo complexo e que é válido conhecer. Mesmo havendo partes que foram acima da minha compreensão, valeu à pena conhecer a visão do Inferno por Dante.
Fanfinc_sf.devorador_de_livros 10/01/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga

marygoore 14/05/2023

Parte I da primeira fanfic da história
Acho massa que em todo o livro a gente vê pelo menos 1% da visão de mundo do autor.
O Dante não só colocou TODA a visão de mundo dele como se colocou como personagem principal dessa presepada toda.
Tem muita coisa bíblica, história de Florença, as vivências dele (vou entrar no mérito da Beatrice quando ei chegar na parte do Paraíso).
Enfim, a Divina Comédia é realmente uma história que influencia artistas contemporâneos e com certeza futuros.
luisa619 14/05/2023minha estante
eu comecei a ler ha pouquíssimo tempo e to amando de mais esse livro

cadelinha do rhysand 09/04/2021

Me senti burra :)
Tenho certeza que, pra quem entendeu, esse livro é maravilhoso.
Eu não entendi quase nada desse trem.
Consegui captar a historia em si, mas o recheio do livro passou batido pra mim.
Vou ler os outros só porque ganhei de presente.
Gaia 19/04/2021minha estante
KKKKKKKZ lendo as resenhas, tenho uma certa convicção de que vou precisar ler o livro com o google aberto pra pesquisar as palavras difíceis KKKK

tina ! ð¦ 09/01/2023

rolezei no submundao com meu parça Virgílio e olha nq deu !!
divina comédia vai ser meu primeiro clássico e 1 lido do ano!!! Mto bom eu consegui entender o vocabulário por mais que foi um pouco confuso as vezes!!! Quero ler os outros
Joy.patrocinio 09/01/2023minha estante
Tentei esse. Mas caraca. Buguei total e nao terminei ele