Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Matuta 22/05/2021

A trama discutida em Cartada Final é extremamente interessante.
Há muito boa intenção do autor em apresentar os pormenores do sistema judiciário norte-americano aos seus leitores, infelizmente, isso faz com que o roteiro, até quase metade do livro, seja lento e um bocado monótono (o que acaba fazendo com que o deixemos para "depois").
Ainda assim, a história nos coloca diante as injustiças de um sistema que deveria atuar no sentido contrário, promovendo reflexões importantíssimas. Recomendo a leitura.

brenda 04/06/2021

Que livro sensacional! Foi uma leitura bem fluída para mim (apesar de demorar um pouco para ler por conta da ressaca literária), foi muito interessante e muitas vezes revoltante ver o descaso do sistema judiciário perante à essas pessoas, ao mesmo tempo que foi tocante ver pessoas indo atrás para provar a inocência dessas pessoas. Me emocionei quando tudo deu certo.
Super recomendo a leitura.

Paulo 05/06/2021

Oq o John faz no final dos seus livros é uma coisa incrível kkkkk o tom humorístico mesmo em uma situação tensa, ele faz isso com perfeição.

leituracriminal 07/06/2021

John Grisham, conhecido como “O Rei dos Tribunais”, possui uma escrita ágil e dinâmica, fazendo com que a leitura de “Cartada Final” seja leve e fluida durante toda obra, mesmo tratando de um tão assunto denso.

A narrativa, baseada em uma história real, se desenvolve em primeira pessoa e sob a ótica do advogado/pastor Cullen Post, que, na luta pela libertação de presos inocentes, cruza os EUA com o objetivo de colher provas e desfazer injustiças.

O principal instrumento jurídico utilizado pela equipe de Post é a revisão criminal, que, guardadas as devidas diferenças, também é prevista no direito brasileiro. Assim como na obra, a revisão criminal é uma ação com a finalidade de rever uma condenação fruto de um erro judiciário.

A semelhança entre a ficção de John Grisham e o direito brasileiro está, também, na complexidade da ação e na dificuldade em se ter sucesso na empreitada.

Por fim, “Cartada Final” é um thriller jurídico de alta qualidade, com uma temática relevante e atual e bons momentos emocionantes, mas que peca ao não surpreender o leitor e em deixar de desenvolver algumas interessantes tramas paralelas e personagens secundários.

site: https://www.instagram.com/leituracriminal/

Isabella 10/06/2021

Tentando salvar inocentes
É muito interessante como o sistema prisional é questionado, uma vez que condena além de sua capacidade e não se importa muito com a reinserção na sociedade. O livro é instigante.

Sabrina.Almeidas 14/06/2021

Envolvente a história nos coloca diante as injustiças de um sistema que deveria atuar no sentido contrário, promovendo reflexões importantíssimas.

maare 19/06/2021

Maravilhoso
Um dos melhores livros que li esse ano! Já tinha ouvido falar de John Grisham mas nunca tinha lido nada, é o primeiro livro e superou minhas expectativas.
Os personagens são bem escritos e profundos e não tem como não amar o Post e não acreditar na inocência dos clientes dele.
A única coisa que deixou um pouco a desejar foi a revisão ortográfico do livro, mas aí é culpa da TAG.
Ótimo livro pra quem gosta de casos policiais com direito a muito tribunal.

Zeantonio 19/06/2021

Como sempre John Grisham elabora uma trama que faz com que o leitor se sinta parte dos acontecimentos. O que torna tudo mais humano.

Nayara 04/07/2021

Foi meu primeiro contato com uma obra do John Grisham e, no geral, foi uma experiência bastante interessante.
É notável o domínio que o autor tem sobre o assunto e isso enriquece a trama pois nos é mostrado, e muito bem, o lado jurídico dos casos e, embora aborde uma parte bem técnica, senti que consegue ser descomplicado a ponto de passar com sucesso a informação para quem não tem muito conhecimento sobre essa área constitucional (e eu me incluo nesse grupo).
Foi interessante conhecer um pouco mais sobre as organizações, como de fato o sistema jurídico opera e acompanhar o trabalho da Guardiões com outros clientes além dos envolvidos no caso do Quincy.
Existem diversos personagens envolvidos na história e alguns me cativaram bastante, mas confesso que em muitos momentos me senti confusa em reconhece-los, afinal foram muitos nomes e muitas situações simultâneas.
No todo é um ótimo livro e muito bem escrito, mas particularmente esperava mais suspense. Óbvio, isso não é um problema do livro em si, acredito que ele entrega o que promete, mas ainda assim o avalio com nota 3/5 baseada na minha experiência com a leitura, eu esperava mais surpresas então achei os acontecimentos muito monótonos e até mesmo as surpresas
do caso do Quincy que vão sendo reveladas posteriormente não me surpreenderam tanto assim. Ainda assim, acredito que é um leitura muito proveitosa e com certeza agradará os amantes de um boa luta por justiça e com direito à muito tribunal.

giiubevilacqua 04/07/2021

A cartada final
Esse livro é simplesmente fantástico! A trama desenrola super bem e a cada capítulo você fica com sede de saber o que acontece na história! Faz jus a um belo livro se suspense! Recomendo :)

Dimitrya 04/07/2021

Escrita fácil de acompanhar sem ser superficial. Enredo interessante, informações tbm interessantes acerca do tema, personagens bem construídos.. enfim, só elogios.

Douglas 05/07/2021

Intenso e incrível
Um dos livros que mais gostei de ler ultimamente, além de ter me prendido do início ao fim. A história é muito rica e o personagem principal consegue conversar com o leitor de uma forma simples e fluída. Além disso, é incrível imaginar o trabalho construído no enredo, que resulta em um desfecho emocionante.

Lele 06/07/2021

Cartada Final
O livro gira em torno do advogado e pastor Dr. Cullen Post e sua organização, a Guardiões da Inocência, cujo objetivo é tirar pessoas inocentes do corredor da morte.
A trama por si só já é cativante, mas se você pensa que o Post vai ser o advogado certinho e ingênuo, está muito enganado. Ele faz de tudo e mais um pouco para ir atrás da verdade.

O livro é muito bem escrito, rico em detalhes e cheio de personagens, não sei como o autor não se perde em meio a todos eles: os atuais 6 clientes da Guardiões, seu 3,5 funcionários, várias testemunhas, vítimas e suspeitos e mais alguns personagens por aí.

Cartada Final me deixou com vontande de ler outros livros do autor, Jonh Grisham.

Manu 09/07/2021

Acho que nunca demorei tanto tempo para concluir um livro. Mas enfim terminei.
Não é que a história seja ruim, ou que o livro não seja bem escrito, ou que o livro não deu certo para mim. Acho que só não queria acreditar no que estava lendo. Não queria acreditar que realmente existem pessoas que são presas injustamente. Que existem pessoas que aceitam acusar alguém injustamente.
O livro me deixou triste, e por isso demorei tanto para ler.
Mas é bem escrito, é bom.

Kivia 12/07/2021

Primeiro livro do autor que leio..
Não se assuste pelo número páginas, é uma leitura fluida e gostosa...
Da vontade de devorar o livro é não parar..

Apesar da leitura fluida é um livro que nos arranca lágrimas e sorrisos.

Infelizmente tem muitos casos como esses perdidos pelo mundo.