Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

USLA RIBEIRO DE OLIVEIRA 12/04/2021

Gostei bastante da escrita desse autor, a narrativa é muito boa, e me prendeu fácil.

USLA RIBEIRO DE OLIVEIRA 12/04/2021

Isa 13/04/2021

Cartada final
Esse livro é envolvente, trata de uma temática de extrema importância mas de um jeito que ao passo que te emociona e te enraivece com as injustiças, torna a leitura leve. O livro é viciante e tivesse mais tempo livre de leitura, teria terminado numa toada só. Ao final do livro ao me deparar com o fato de ter sido baseado em uma história real, a intensidade dos meus sentimentos pós leitura se elevaram. Ao mesmo tempo que a frustração das injustiças e a nossa impotência perante elas me pega, a esperança de ver o mundo reagir a isso com compaixão e voracidade. Diria que a leitura é exemplar? Não, mas sem sombra de dúvidas recomendo!

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 14/04/2021

Muito bem dosado e constituído
John Grisham é técnico e direto, e seu livro Cartada Final é prova de que temas mais Simples mas mãos de um especialista pode se tornar uma história eletrizante e dosada na medida certa.
A carreira anterior de Grisham da a sua escrita um teor técnico e com arcos muito bem elaborados e finalizados, a visão do protagonista é certeira e mostra o lado burocrático que a maioria dos suspenses só analiza por outro ângulo.
A história é uma teia complexa mas que se explica muito bem ao longo das páginas e vai nos embalando com poucas reviravoltas mas um processo interessante de acompanhar e torcer para seu final.
O protagonista é muito bem elaborado, impossível não se solidarizar com sua a causa e acabarmos por abrir os olhos para o outro lado do sistema prisional. Os coadjuvantes soam mais como instrumentos de demonstração dos aspectos sociais da trama, mas servem bem a esse propósito e são bem elaborados.
Enfim , Cartada Final e uma drama de tribunal muito profundo mas de uma maneira controlada ele se simplificada em uma trama viciante e que nos faz pensar no certo e errado do mundo jurídico.

Pri Ruppenthal 15/04/2021

Viciante
John Grisham brinca de construir um quebra-cabeças investigativo. Sem deixar de lado as críticas a algumas condições que apodrecem o sistema jurídico. O réu, Quincy, é negro e foi julgado por um grupo predominantemente branco. A investigação inicial que o incriminou contou com o peso da corrupção, que não mediu esforços para que tudo saísse como planejado e qualquer vestígio fosse bem eliminado. A crítica mais evidente da obra é o funcionamento de uma justiça a favor de condenações que lotam os presídios de forma indiscriminada e que, em muitos casos, manda inocentes para penas intermináveis ou os executa impiedosamente. Um livro surpreendente e emocionante.

Ecris 22/04/2021

Ótimo livro
Gostei do enredo e do desfecho. Não quis largar o livro até terminar. Deve ter muitos inocentes presos por aí, mas não creio que seja fácil separar o joio do trigo...

wanessalucca_ 26/04/2021

Que Livro maravilhoso! E é claro que eu chorei ?
Esse livro mexeu demais comigo.
Você vai ficar pensando e pensando,
O Quincy passou 23 anos preso injustamente.
É muito doloroso só pensar que todos os dias acontece isso.

Estante Flor de Lis 27/04/2021

Cartada Final
O livro tem como base principal um grupo de pessoas que trabalha para libertar pessoas que foram presas injustamente, pessoas inocentes. Eles são chamados de Guardiões da Inocência e trabalham sem fins lucrativos, com ajuda de fundos e doações.
Nosso personagem principal é advogado e faz parte dos Guardiões. De todos os casos que eles acompanham, o principal e ponto central do livro é o caso de um negro chamado Quincy, que foi preso há 22 anos pelo assassinato de um advogado.

Acontece que o caso é cheio de furos, as "provas" que o incriminam são forjadas e por se tratar de um caso antigo, da década de 80, ainda não se tinha tecnologia suficiente para analisar adequadamente algumas delas, e ainda por cima a polícia local estava envolvida.
Os Guardiões rodam o país atrás das testemunhas e pessoas envolvidas com os casos antigos, afim de conseguir novos depoimentos, novas pistas e novas provas que possam servir para anular a condenação e até mesmo a sentença de pena de morte, que alguns clientes possuem.
Achei bem legal que o foco principal deles é inocentar quem está preso injustamente, descobrir quem realmente cometeu o crime é apenas um bônus, caso venha a acontecer.

Gostei bastante do livro, John Grisham é conhecido por ser o "Rei dos Tribunais", conta muitíssimo bem as histórias, e com uma realidade que claramente percebe-se que ele sabe exatamente do que está falando. John é advogado aposentado.
Não vi tanto mistério quanto o que a sinopse nos faz pensar que tem. E a cada capítulo, a cada parágrafo eu ia imaginando essa história indo parar nas telonas!
Pra quem não sabe Grisham já teve algumas de suas obras adaptadas para o cinema, e vale muito a pena conferir. Eu já assisti alguns e ainda não havia lido nenhuma obra sua.
Dentre as diversas obras adaptadas para o cinema e televisão, temos A Firma, O Dossiê Pelicano, O Júri e Tempo de Matar! Tenho certeza que algum desses vocês já devem ter visto ou pelo menos ouvido falar!

Enfim, Cartada Final é um ótimo livro, uma boa história e nos trás também algumas reflexões, sobre o quão frágil a justiça pode ser. Ao final do livro o autor expõe que a sua obra foi inspirada em fatos reais e nos deixa ainda mais sensíveis à história!

site: https://estanteflordelis.blogspot.com

Bela 28/04/2021

Tem furos, mas é bom!
Eu adorei!
Em alguns momentos fica um pouco arrastado, mas de forma geral o enredo envolve. Achei que os personagens não foram tão aprofundados e senti falta disso. Também achei que uma história foi bem contada e a outra não. Mas eu honestamente gostei do livro e é um tema que me sensibiliza muito. Recomendo sim! :)

nathlimah 04/05/2021

Cartada final nos envolve por nossa sede de justiça
Esse livro (Cartada Final) se trata de recente "thriller" jurídico escrito por John Grisham, em uma versão belíssima lançada pela TAG Livros em 2020.

O suspense da obra não prende ao leitor pelo iminente terror, mas sim pela iminente injustiça que está sempre prestes a acontecer, ou melhor, que já aconteceu (condenação de homens inocentes à prisão perpétua ou pena de morte) e cuja possível reparação parece incerta por motivos absurdos em gênero, número e grau como interesses privados sobrepondo-se ao interesse público, bem como o orgulho, o preconceito e o racismo institucionalizado daqueles que detém grandes e pequenos poderes sobre a vida alheia e o sistema. Tal angústia do leitor é ainda mais agravada porque a história principal baseou-se em fatos reais.

É o tipo de livro para o qual seria bastante interessante ter a continuação, já que para alguns personagens secundários, porém igualmente intrigantes na trama, os desfechos não são revelados na escrita e ficam completamente entregues à imaginação do leitor.

Uma das coisas que mais gostei das personagens é que elas são reais e não construídas em um ideal utópico, por exemplo, o sujeito principal é um clérigo que eventualmente faz usos de bebida alcoólica e cigarro, não como hábito, não como se fosse o tema do livro, mas de forma a fazer com que o enxerguemos como um ser humano real e não ideal. Aliás, essa é a segunda obra que leio desse escritor e vejo que é uma característica dele de que seus personagens sejam homens comuns, sem nenhum super poder adicional, com qualidades e defeitos, o que me me afeiçoa bastante a eles.

Como o livro tem muitos diálogos e a diagramação faz com que os parágrafos tenham muito espaçamento entre uma frase e outra, apesar de ser um livro de mais de 400 páginas, mal se sente isso na leitura.

Para quem gosta de investigação criminal, manobras forenses (no modelo americano e não brasileiro) e é fã de séries como "Law and Order", acredito que é uma ótima opção de leitura!

Hugo 04/05/2021

Suspense bem escrito
John Grisham é o melhor autor de suspense. A história prende o leitor desde o início.

Sani Melo 05/05/2021

Fui Tapeada
O livro é interessante sim, porém ele vendido como um suspense, quando na verdade é basicamente um documéntario apontado as falhas do sistema judicial dos Estados Unidos. Achei algumas partes maçantes, porém não foi uma experiência ruim.

Paulascrap 11/05/2021

Excelente leitura!..
"Sua liberdade me revigora e me faz continuar trabalhando. Se não fosse pala Guardiões da Inocência, ele ainda estaria apodrecendo na cadeia".

📔 O quadragésimo thriller jurídico do autor é baseado em um história verídica, e envolve um preso do Texas chamado Joe Bryan, preso injustamente acusado de matar de forma barbara a esposa, uma investigação malfeita sem nunca identificar o real assassino.

📔Iremos conhecer o trabalho dos grupos pró-inocência, tendo como base real de atuação o Centurion Ministries fundado pelo seminarista James McCloskey, que atuava como capelão em um presidio e se convenceu da inocência de um detento, após tirar sua libertação , ele viajou pro 40 anos, indo atrás de pistas e testemunhas em busca da verdade para salvar inocentes do corredor da morte. Segue o site para maiores detalhes: https://centurion.org/

📔A instiutição Pró Iocência recebe a carta do detento Quincy Miller condenado sem provas e com falsos testemunhos de assassinar o advogado Keith Russo, após de forma estranha a defesa tão empenhada praticamente entregar o veredicto contrário ao júri e promotoria.

📔 Cullen Post advogado e pastor abandona a carreira para unir-se a : Vicki sua fundadora da PO, Mazy a advogada contratada e Frankie seu leal funcionário e ex detento, em busca de libertar inocentes do atual corredor da morte do EUA.

📔No decorrer de minuciosa investigação apara apresentação do pedido de revisão criminal à Corte. Post descobre uma perigosa organização criminosa, a qual comprou testemunha, ameaçou advogados e forjou provas para incriminar Quincy e proteger crimes maiores e pessoas importantes , que colocariam em risco a vida de quem tentasse descobrir a verdade.

📔Paralelo a esse caso, Post investiga e liberta novos inocentes, demonstra a fragilidade da justiça na condenação e a importância de se achar um culpado para encerrar o caso , e acima de tudo a dificil corrida contra o tempo de enfrentar o sistema para provar a prisão injusta de inocentes condenados à morte.

📔A leitura é dinâmica e recheada de informações no decorrer da trama, a escrita do autor flui muito bem e nos prende a cada página até o desfecho.

O livreto anexo da Tag traz informações sobre a pena de morte no EUA, casos reais de vitimas inocentadas e muita reflexão acerca de um assunto que gera muitas discussões mostrando a ineficácia do sistema da condenação a aplicação da pena.
#cartadafinal #johnghrisham #penademorte #thriller #thrillerjuridico #centurionministries #bookstagramprasempre

Beatriz2371 16/05/2021

Assinatura TAG
Admito que o início achei a leitura arrastada.
Mas no decorrer da leitura, fui me prendendo e quando vi já havia terminado.
Fiquei impactada e quando vi que a história é baseada em fatos reais, fiquei mais impactada. Gente que leitura.
TAG obrigada por essa experiência.