Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Insta: @neilson_jr 07/03/2021

Um livro em que você vai da tensão a emoção em uma página. Vai pra galeria das 5 estrelas. O único defeito do livro: ele acabou. rsrs

Almeida 11/03/2021

Com certeza um dos meus livros favoritos do ano até agora. Emocionante, com um ótimo gancho, que te prende e faz você torcer muito pelos personagens que estão sendo mostrados na trama. Um livro sobre justiça, racismo e sobre um sistema falho que condena não só juridicamente, mas também socialmente, indivíduos inocentes.

Mone 01/06/2024

Muito bem escrito!
Primeiro livro que li do autor. É um ótimo livro, que prendeu a minha atenção do início ao fim.
Conta a história de 3 advogados e um ex-detento que se dedicam a provar e conseguir a libertação de pessoas que foram condenadas injustamente, muitas vezes por falhas do sistema e outras por terem sido intencionalmente incriminadas para beneficiar os verdadeiros culpados.
Infelizmente sabemos que esse tipo de situação acontece no mundo todo. A maioria, muitas vezes, não consegue provar a sua inocência e pagam por crimes que nunca cometeram, às vezes com a própria vida, nos países onde existe a pena de morte.
Avaliação: 4 **** e meia

Isis.Piasson 19/03/2021

Um livro perfeito. A história é envolvente e faz a gente se questionar sobre muitas coisas. Super recomendo

Gisela.Luckmann 21/03/2021

Eu enrolei um pouco no início, pq achei o início um pouco maçante, mas depois a leitura fluiu um pouco melhor, e acabei gostando! Até chorei em algumas partes da leitura... No fim, foi uma boa leitura.

Rafa 21/03/2021

Tempo de libertar (prisioneiros inocentes)
É o primeiro livro de John Grisham que leio. Assisti um único filme adaptado de um livro seu, "Tempo de Matar", e tinha gostado bastante. Dessa forma, dei bastante crédito para Cartada Final antes de iniciá-lo.

O livro acabou sendo diferente do que eu imaginava. Ele tem uma pegada mais de relato de rotina, só que uma rotina emocionante, com muitas informações e que nos deixa curiosos com o que virá a seguir. Tem poucas reviravoltas e ao contrário do que as premissas sugerem, só há um momento de "perigo".

Enfim, o autor é especialista no tema jurídico, por tanto, o livro é muito bem escrito. Nos traz satisfação com as resoluções e nos apresenta muitos aspectos da justiça da americana que chocam. Leitura fluída, rápida, com pouca descrição de imagem, descrevendo mais a ação.

Lorena 22/03/2021

Emocionante e envolvente
Confesso que no início achei que o livro seria maçante, por que, havia lido Câmara de Gás e do início ao fim eu chorei e fiquei ansiosa pelo fim do livro. Mas apesar de trazer injustiças e histórias extremamente tristes e reais, CARTADA FINAL é um livro fluido, comovente, revoltante e até engraçado. Quem leu deve ter rido até quando chegou na passagem que fala de Frankie e Post na casa "assombrada" dos Keth.
É muito triste e revoltante saber que nos EUA há pessoas condenadas a pena de morte mesmo sendo inocentes, é mais chocante ainda saber que tudo isso ocorre devido a corrupção e a ganância.
No mais, o livro passa uma mensagem de esperança e fé.

Mi 24/03/2021

Aprovado
Foi o meu primeiro contato com o autor e gostei muito. A história é boa, emocionante e me prendeu bastante!
Já quero ler outros livros do autor!

TonettoMayLivros 25/03/2021

?????
Cartada Final, John Grisham!

Muito impactada com esse livro!!! Confesso que quando comecei a ler achei que não iria gostar da história, e foi exatamente o contrário! Não só gostei como me vi refletindo sobre muitos assuntos!

O interessante desse livro é o assunto abordado "Injustiças no sistema Prisional" como algumas condenações, são injustas, facilmente implementadas para parecer que a pessoa é culpada, é nesse contexto que o verdadeiro criminoso fica solto.

Gostei muito da trama, ela é envolvente e tem termos técnicos na área de advocacia, creio que, pelo autor já ter sido advogado, influenciou bastante na construção da história! Pois é bem realista, abordando o sistema judicial, como algumas sentenças são equivocadas, provas sendo forjadas por aqueles que deveriam querer que criminosos fossem presos, e não inocentes pagando por algo que não cometeram!
O livro gira em torno, de provar a inocência de Quincy Miller, um homem negro que foi condenado por mais de 20 anos por cometer um assassinato, todas as provas foram forjadas para que ele fosse incriminado no lugar do verdadeiro culpado! Após 22 anos preso injustamente, ele irá ganhar o apoio dos  "Guardiões da Inocência" uma sociedade sem fins lucrativos, composta pelo advogado Cullen Post, Vicki Gourley, François Tatum (como  freelancer) e Mazy Ruffin. Juntos eles buscam justiça, para inocentar pessoas esquecidas pelo sistema! Mas para isso a pessoa precisa ser de fato inocente!

Foi uma experiência ótima essa leitura, fiquei de fato surpresa com o livro, não é monótono e sim envolvente, a leitura consegue nos fazer rever várias opiniões e conceitos já estabelecidos!

Simplesmente amei, #TAG como sempre arrasando, livros maravilhosos com autores  engenhosos e qualidade literária!  Fora os mimos que veio, ameeei! Simplesmente sou apaixonada por café!!?

DieineSoares 25/03/2021

A leitura desse livro foi uma experiência muito boa. Foi meu primeiro contato com o autor e fiquei, de fato, surpresa com o livro e com a escrita, pois aborda temas importantes, como racismo, (in) justiça, atos falhos do sistema judiciário, entre outras questões.
Apesar de sentir falta do desenvolvimento de alguns pontos citados no livro, vale a pena a leitura.

Vanessa 28/03/2021

Primeiro livro que leio do John Grisham e gostei bastante. O autor tem uma escrita dinâmica e nos leva por termos jurídicos sem ser maçante ou de difícil compreensão.

Fiquei com um gostinho de quero mais de outras histórias dos Guardiães

Alessandra @euamolivrosnovos 31/03/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Cullen Post é pastor episcopal e advogado da Guardiões da Inocência, uma instituição dedicada à libertação de pessoas presas injustamente.

Ele é patrono da causa de Quincy Miller, um homem negro acusado de assassinar seu advogado e que já cumpre pena há mais de vinte e três anos por um crime que não cometeu.

O caso gira em torno de uma evidência que jamais foi apresentada no tribunal, pois acabou sendo destruída por um incêndio. Entretanto, ela é peça chave para o caso de Quincy, já que é a única coisa que supostamente o ligava a cena do crime.

Esse foi meu primeiro contato com John Grisham, autor com uma infinidade de romances e publicações ao longo da carreira e um nome de peso na literatura.
Sendo advogada, me identifiquei muito com a narrativa, carregada de mistério. Porém, é um livro que conversa com todos os públicos, explicando muito bem todos os caminhos pelos quais o advogado Post passa para chegar a suas conclusões e solucionar a questão.

Gostei da escrita, muito bem elaborada e convidativa, além de conter uma engenhosidade incrível, digna de um bom romance policial, se é que posso chamá-lo assim. A criatividade do autor é imensa e traz personagens com muitas camadas, gerando discussão sobre um tema pesado, mas real, já que existem sim muitas condenações injustas no sistema judiciário mundo afora.

Vale a pena dedicar seu tempo a leitura de Cartada Final e, com certeza, essa não será minha única leitura do autor (aceito indicações).

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Mima 07/04/2021

cartada final seria um bom enredo para filme.
O livro é ambientado na Flórida, o advogado Cullen Post faz parte de uma organização chamada "Os Guardiões da Inocência", que luta contra condenações injustas, sem fins lucrativos.
Em oito anos de atividade eles conseguiram provar a inocência de 10 pessoas que foram presas injustamente. No livro ele quer conseguir provar a inocência de Quincy Miller e mais outras 5 pessoas, porém o caso de Quincy é a principal história, ele é um homem negro que foi acusado de assassinar um advogado branco numa pequena cidade onde o xerife, o promotor e o juiz estavam possivelmente envolvidos em situações muito suspeitas.
O autor nos dá informações sobre como funciona esses processos de tentar provar a inocência de algum acusado, descreve as experiências que ele e seus clientes vivem nos presídios, de como as pessoas que estão nessas situações são tratadas.
O leitor se sensibiliza com a história do protagonista ele passou 22 anos na cadeia por um crime que não cometeu e não sabe quanto tempo mais vai passar lá dentro... Já que depois de todos esses anos os seus condenadores ou estão mortos ou são pessoas influentes e perigosas demais.
Ler o livro foi emocionante, para mim o trabalho do advogado que defende essas pessoas que foram esquecidas e injustiçadas pelo sistema é fundamental. Claramente um enredo de filme, já podem produzir. ?
"nos Estados Unidos dos brancos os presídios são lugares bons onde homens maus pagam por seus crimes nos Estados Unidos dos negros, esses espaços são muitas vezes utilizados como os depósitos para manter as minorias longe das ruas".

Nath Correia @bibliotecadanath 08/04/2021

Cartada final l @johngrisham l @editoraarqueiro
Em uma pequena cidade da Flórida, o advogado Keith Russo é assassinado. Apesar da ausência de pistas e de testemunhas, a polícia estabelece como suspeito Quincy Miller, um jovem negro e ex-cliente de Keith. Mesmo com a falta de provas, Quincy é julgado e condenado à prisão perpétua.

Mesmo após 22 anos preso, Quincy continua jurando inocência. Sem chances de uma apelação, ele resolve escrever uma carta para a Guardiões da Inocência, uma pequena organização que luta contra condenações injustas e defende presos esquecidos e abandonados pelo sistema. O apelo de Quincy convence o advogado Cullen Post que decide começar uma investigação de um caso que se mostra mais difícil e perigoso do que ele esperava.

"Cartada final" foi uma das grandes surpresas que tive o prazer de ler. Uma história que se mostra extremamente real e atual sobre presos condenados injustamente e que permanecem esquecidos e abandonados em suas apelações e alegações de inocência e que se veem à mercê de um sistema prisional e jurídico preconceituoso e elitista. Além de falar desta dura realidade, John Grisham mostra como os ricos e poderosos conseguem encobrir seus crimes em um ambiente onde o dinheiro e a troca de favores predominam e onde pessoas humildes são acusadas e perdem sua liberdade por crimes que não cometeram.

Mesmo mostrando o lado sujo e condenável no sistema jurídico, o autor consegue contrabalancear ao dar vida a Guardiões da Inocência e sua luta em prol dos presos injustiçados. Seus membros mostram que ainda existem pessoas boas e honestas neste meio, que fazem quase o impossível para provar a inocência de presos injustamente acusados, que não desistem de solucionar um caso mesmo com poucos recursos disponíveis e que enfrentam os poderosos mesmo sabendo que as chances de vitória, muitas vezes, são ínfimas.

O final do livro foi muito real e mostrou que mesmo as pequenas vitórias devem ser celebradas, pois elas servem de combustível para que novas lutas sejam travadas. Terminei o livro desejando um mundo com mais organizações como a Guardiões da Inocência e com mais advogados como Cullen Post.

Nota: 4,5/5

Instagram: @bibliotecadanath