Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

Nanda 02/02/2021

Este livro contém gatilhos
Uma leitura que mexeu demais comigo, como nos mulheres nqoy enxergamos certas situações como ABUSO. Devido a cultura enraizada.

Ju de asgard 30/07/2021

Um livro super didático e muito interessante, porém contém muito gatilho, demorei muito pra ler, porque em vários momentos tive muita dificuldade pra digerir todas essas informações, e os casos.. Realmente é um estudo muito aprofundado e muito pesado..

Raoni Pereira 31/12/2020

Leitura imprescindível
No senso comum tende-se a buscar no estuprador um transtorno psicológico, e por meio da obra observa-se que uma pequena parcela (1%) apresenta alguma patologia psíquica severa. Ou seja, por meio de entrevistas com os acusados percebe-se a consciência ao realizar o ato criminoso e em sua grande maioria são pessoas próximas as vítimas, como: familiares, professores, líderes religiosos, entre outros.

Como a própria autora expõe no livro: o estupro é o único crime em que a vítima que sente a culpa. Por meio de discursos como: "que roupa ela vestia?","por que estava fora de casa a essa hora?", "Quantos parceiros ela já teve?", "Ela se insinuou pra mim", percebe-se que infelizmente na nossa cultura tende-se a isentar o criminoso e responsabilizar a vítima.

Júh 15/04/2023

Leitura necessária!!
Não se trata de uma leitura confortável, muito pelo contrário é incômoda e dolorosa na maior parte do tempo, mas se faz necessária à nível de entendimento das leis e direitos. É real o medo que nós mulheres sentimos apenas por sermos mulheres, o que é revoltante. É um absurdo pensar que "antigamente " uma vítima de estupro era obrigada a casar com o estuprador, como um meio de reparação à sociedade, sério, que mundo é esse?? É um absurdo pensar que mulheres vítimas de estupro ainda nos dias atuais, não são devidamente ouvidas ou respeitadas por conta de uma sociedade machista. É um absurdo ver relatos de vítimas que mesmo com a dor do abuso, ainda sofrem bulling por terem sido abusadas. Enfim são muitos absurdos, muitos casos revoltantes, mas como disse no início É UMA LEITURA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA.
Todos deveriam ler!

Vladia Castro 13/03/2022

Abuso- A cultura do estupro no Brasil (Ana Paula Araújo) ****
PQP!!! Q livro difícil de ler... Posso começar assim?! Difícil não pela estrutura ou linguagem, mas pelo assunto... Ana Paula Araújo é repórter âncora da Globo e fez pesquisas e entrevistas p escrever esse livro. Falar sobre abuso sexual é dolorido demais... Mulheres, crianças, meninas e meninos... Várias vezes eu dei uma parada p respirar... Principalmente, sendo eu mulher, sentimos na pele várias situações mostradas... Não se precisa estar de roupa decotada, ou sair tarde da noite ou ser simpática p acharem q está se dando mole. E o pós violência torna-se tão torturante quanto o ato em si. Estupradores não são doidos psicopatas. A maioria é ruim msm, quer ter poder sobre a vítima e quer impôr sua vontade. Temos q rever nossos conceitos e dos q estão ao nosso redor e acabar c esse machismo ainda tão forte na nossa cultura em que ser homem é poder tudo... E se a mulher quiser poder é pq ela é galinha, fácil, sapatão... Só pra refletir!! Quem quiser, vale a pena ler esse livro pq é mt bom, apesar de bastante dolorido...#anapaulaaraujo #abuso #globolivros

Bruna 09/06/2021

O livro traz relatos de pessoas que sofreram abusos sexuais, mas também das pessoas que praticam o crime. A autora busca desmistificar a ideia de que quem comete esse crime é alguém que possui algum transtorno psiquiátrico, o que é uma ínfima minoria, pois a maioria dos casos são pessoas que não apresenta nenhum transtorno e que busca se aproveitar da vulnerabilidade da vítima. Pelas entrevistas da para perceber que a maioria dos criminosos tem total consciência sobre o que fizeram, além de demostrar prazer.
É importante salientar que a maioria dos casos são cometido por familiares, professores, lideres religiosos o que dificulta o percurso da denúncia.
O abuso é o único crime em que as vitimas se sentem culpadas, que são apontadas socialmente e questionadas: o que estava fazendo essa hora na rua? Que roupa vestia?
Vale ressaltar que a culpa nunca é da vítima, e infelizmente nossa cultura tende a responsabilizar a vitima e isentar o criminoso.

CLAUDIA 30/12/2020

Tema pesado
Adorei o livro apesar do tema ser pesado. É revoltante como a culpa é sempre da vítima. Casos onde a própria família fica contra a denúncia. Vidas que não seguem por anos... muito triste. O livro traz uma esperança de que as coisas possam mudar, mas vai levar tempo, infelizmente.

Jeferson.Gomes 30/04/2021

A CULPA DO ESTUPRO SEMPRE SERÁ DO ESTUPRADOR.
Em um ano difícil de crise na saúde pública, o brasileiro se pegou em casa vendo noticiários sobre racismo, homofobia e o aumento de abusos e estupros no País em 2020.

O livro de Ana Paula Araújo chega em um momento importante e propício, quando estamos todos em casa e "temos tempo" para se informar e refletir sobre o caos que nos ronda mesmo sob a luz do dia.

Manifestos nas redes sociais contra a violência a mulher (Sinal Vermelho) se intensificam, quando está se encontra em total desamparo e sofrimento ao lado de seu abusador.

Mas muitos desses que compartilham dessa defesa, são propagadores da violação e crimes sexuais. Homens e mulheres crescem e reproduzem falas que passam de geração a geração, tais como - "Se você não usasse roupas curtas, estaria segura", como se fosse possível.

Instituições que deveriam acolher, também são disseminadores da cultura do machismo, o que impede e provoca mais constrangimento à vítima. O despreparo de profissionais faz com que leis não existam, e quando elas estão em vigor, não se faz a justiça.

Quando se fala em cultura, pensamos logo na arte e em sua contribuição, mas ela também respira e se alimenta da ignorância e falta de informação. Educação Sexual que precisa ser ensinada em escolas.

Na campanha de divulgação, mulheres famosas e anônimas saíram com seus livros nas mãos, e os homens? Uma leitura obrigatória para todos, para a mudança e transformação.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Fabi Miranda 26/04/2021

Leitura obrigatória
Não foi uma leitura fácil. Lia um capítulo por dia, pois precisava de tempo para digerir a maldade, as injustiças, a falta de respeito, a tristeza, a revolta e tudo mais que o abuso abrange.
A cada página lida, aumentava a minha sensação/certeza de que mulheres e crianças NÃO estão seguras em nenhum lugar, em nenhum momento.
O trabalho da Ana Paula Araújo é incrível e muito bem fundamentado. Traz vários casos de abuso por todo o país e relatos das vítimas e criminosos.
É sempre bom lembrar: A CULPA NÃO É DA VÍTIMA. NUNCA É DA VÍTIMA.

nanai 01/04/2023

IMPORTANTE
Apesar de pesado é extremamente necessário, explicativo, detalhista e importante para observar os diversos lados e como a cultura do estupro reflete em todas as esferas.

O livro pode ser delicado para muitos, porém cada dado apresentado representa uma parcela do quão obscuro os abusos são e pode ser.

Me pegou bastante o fato dos eternos lembretes sobre os procedimentos, idade, alertas sobre como lidar ou quando é considerado abuso.

Impecável, penetrante e aterrorizante realidade.

AlexN 08/05/2021

A culpa jamais será da vítima.
Não duvide que esta é uma leitura difícil.
Eu iniciei o livro com uma noção rasa, do senso comum, sobre o estupro e a cultura que o perpetua e o encoraja. A cada página, a cada depoimento, a cada depoimento, fui ficando horrorizado. É um estado mental de terror para as mulheres se preocupar com o estupro dentro e fora de casa. Sim, elas não estão seguras nem dentro de casa, na presença da figura masculina, seja do pai, de um tio, de um amigo da família, em qualquer rincão deste país. O livro traz histórias de estupros de crianças, algo aterrador, nojento. É chocante, para dizer o mínimo, pensar que há homens (e também mulheres, embora em menor número) que dilaceram a dignidade física de uma criança para satisfazer desejos horrendos.
O capítulo sobre a cultura do assédio e do estupro nas faculdades, em cursos em que se supõe que os alunos sejam mais conscientes e progressistas, me assustou demais. Professores passando cantadas em alunas, tocando nelas em partes íntimas sem permissão, condicionando ajuda a favores sexuais. Meu Deus! Eu tive um professor de Português no Ensino Médio que descaradamente assediava minhas colegas de classe cujos corpos estavam no padrão de beleza que a sociedade admira. Na época (anos 2002 e 2003) minha turma idolatrava esse professor. Após a leitura deste livro, precisei questionar e muito esse comportamento. Quantas não devem ter se incomodado e se sentido enojadas com aquele assédio recorrente, mas se calaram para não serem "estraga-prazeres"?
"Abuso" é um livro excepcional. Me fez, como homem, questionar ainda mais atitudes que eu admirava, quando em alguma festa com meus amigos. Me fez mergulhar mais fundo no terror feminino e me tornar muito mais empático.
Pudera estarmos vivendo tempos mais progressistas no Brasil. Este livro deveria compor nossas regras de educação e civilidade em sociedade, e trazer muitas mudanças. Torço para que isso aconteça um dia.

Insta: @neilson_jr 29/09/2022

Um livro forte, mas essencial.
Eu não tenho palavras para descrever o sentimento de quem sofre o estupro e não há desculpas para quem comete esse crime bárbaro.
Não é uma leitura só para as mulheres, nós homens precisamos desse tipo de literatura para começar a educar as crianças desde já e evitar que algumas situações descritas nesse livro sejam incentivadas/acobertadas na maturidade.

@medusarm 22/12/2021

Por favor, LEIAM!
E se voce já sofreu abuso, leia com calma, aos poucos. Sim, o tema por si já é pesado, mas necessário.

É muito importante entender e compreender oque se passa a uma vítima de abuso, e quem sabe assim identificar casos, encorajar e dar apoio às vítimas e, desta forma pressionar as instituições responsáveis para que a justiça seja cumprida.

O livro aborda várias situações em que pode ocorrer o abuso e como proceder para diminuir os danos. Relata tanto testemunho de vítimas quanto de abusadores (sim, causa muita raiva).

Eu intercalei este livro com outro de poesia, bem leve. Demorei na leitura, mas pela carga que as palavras trouxeram. Dói. Chorei. Me vi em algumas cenas. É revoltante.

Recomendo firmemente este livro! A Ana Paula foi excepcional.
Sua escrita direta, cheia de contexto e dados reais tornam possível a compreensão e conscientização.

.geo. 04/09/2021

Todos deveriam ler
Esse livro é bem pesado, principalmente os primeiros capítulos, mas é uma dura verdade, que por mais que todos nós saibamos, às vezes, pelo menos eu, achamos que são somente números, mas são pessoas, que independente do que faziam, não tiveram escolha sobre o próprio corpo.
Neste livro, relata abusos e assédios que aconteceram, na aldeia e na cidade, no metrô e na faculdade, na igreja e em casas espirituais, mostram que estuprador não tem cara, que não é um mostro, mas que pode tanto ser uma mãe como um pai, um monge ou um pastor, uma tia ou um professor.